Venda Fácil

O Venda Fácil simplifica o processo de venda do produto ou serviço e você realiza a emissão de notas fiscais de maneira fácil e rápida.


A Rotina de Venda Fácil permitirá ao usuário a emissão de notas de maneira rápida e facilitada, para que esteja disponível é necessário que o usuário possua a permissão "Cadastro de Notas Fiscais" disponível para configuração em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal. Após sua ativação basta acessá-la através do seguinte menu: Faturamento > Venda FácilCaso seja o primeiro acesso será exibida uma mensagem solicitando que sejam informadas as preferências.


Aviso de primeiro acesso


Ao fechá-la será exibida a página de configurações para a venda


Preferências do Usuário

  • Vendedor: para que os vendedores sejam exibidos neste campo o cadastro deve ser do tipo "Vendedor" ou "Ambos", estar ativo e associado a empresa logada. Além disso, no ícone do cabeçalho da tela inicial é possível alterar o vendedor sem a necessidade de modificar as configurações padrões no menu.


    Ícone do vendedor


    Ao clicar no ícone será possível trocar o vendedor de uma venda em específico. Além da seleção do vendedor, será possível buscar manualmente pelo nome ou código.


    Seleção do vendedor


    A troca do vendedor durante a venda não implicará na alteração das configurações do menu, mantendo o vendedor padrão. Caso ele seja modificado nas configurações, será exibido no ícone na tela de vendas, ainda com a liberdade de trocá-lo a qualquer momento. Além disso, ao modificá-lo na tela inicial, ao realizar o logoff e um novo login, o vendedor utilizado na última venda estará selecionado.

  • Venda Ambulante: a opção de Venda Ambulante só poderá ser habilitada caso no cadastro do Vendedor em questão ele esteja configurado para realizar Vendas Ambulantes. Caso não esteja configurado, não será possível marcá-lo para a Venda Ambulante;


    Vendedor não disponível para Venda Ambulante 


  • Tipo Venda: é necessário selecionar se o tipo de venda será NFC-e, NF-e ou NF Consumidor;
  • Natureza de Operação:  para que sejam exibidas devem obedecer aos seguintes critérios:
    • Deve ser de saída;
    • Não deve ser de "",
    • Não deve ser de "Transferência entre depósitos";
    • Não deve ser de "Remessa de mercadoria em demonstração";
    • Deve estar configurada para "Gerar integração com Financeiro", visto que não existe venda sem que haja o financeiro.
  • Série: deve ser de saída nos modelos NF-e, NFC-e e NF Consumidor, estar associada a empresa logada e possuir as opções "Disponível para NF-e", e "Numeração Automática" marcadas como "Sim";
  • Depósito: apresentará todos os depósitos disponíveis pra venda, ativos ou não, desde que não estejam bloqueados em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Depósitos Bloqueados";
  • Tabela de Preço: deve estar associada a empresa logada. As tabelas que serão utilizadas não podem estar bloqueadas, para isto é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > Permissão "Tabelas de Preço bloqueadas". Além disso, a tabela apresentada será a preferencial definida em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Tabela de Preços. 
  • Exibir imagens do produto na tela de atendimento: para que os produtos sejam apresentados com imagens na tela inicial de vendas, será necessário marcar esta opção;
  • Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF: marcando esta opção será obrigatório o preenchimento dos campos NSU e Código de Autorização nas vendas, finalização de pedidos e finalização de pré-vendas que sejam feitas com cartão de crédito ou débito não TEF. Este parâmetro deve ser configurado por usuário; 


Configurações para a venda

Preferências da Loja

No grupo de Preferências da Loja somente um usuário que seja Supervisor poderá alterá-las, caso contrário os campos ficarão bloqueados para seleção. O usuário poderá definir algumas preferências para a loja. Ao marcar um dos campos, será exibido outro abaixo para definir a preferência.

Realiza Venda de Serviços: esta opção poderá ser marcada para empresas que realizam venda de Serviços e precisam gerar um Recibo Provisório de Serviço (RPS);

  • Série para Serviços: deverá selecionar a série que será utilizada na venda de Serviços;
  • Natureza de Operação para Serviços: deverá selecionar a Natureza de Operação que será utilizada na venda de Serviços;


Selecionar Campo


Definir Preferências da Loja


Nota

  • No ícone de  disponível na tela de venda, será possível visualizar as configurações atuais.


Informações das configurações


  • Para alterar as definições, basta acessar a opção Configurações no menu lateral.



Menu de Configurações


  • É necessário selecionar a opção de "Venda Ambulante" para que seja permitido realizar Vendas Ambulante;
  • Para que seja possível selecionar uma Natureza de Operação de Entrega Futura ou Faturamento Antecipado/Entrega Futura é necessário se atentar a alguns parâmetros:
    • Parâmetros "Venda com Entrega Futura/Faturamento Antecipado" e "Faturamento antecipado" marcados em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação;
    • Parâmetro "Venda com Entrega Futura/Faturamento Antecipado" marcado e "Faturamento Antecipado" desmarcado em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação.
    • Em ambos os casos, o parâmetro “Atualizar Estoque” deve estar desmarcado em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação.
  • Caso o usuário logado esteja com a permissão "Realiza apenas o cadastro e alteração de Pré-Venda" disponível em  Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil marcada, será exibida uma mensagem com a informação no menu de "Configurações";


Alerta de permissão




Sobre o valor dos produtos apresentados

  • Quando selecionada uma Natureza de Operação, o sistema irá validar qual foi o preço selecionado nas configurações da natureza de operação em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Naturezas de Operação > Natureza Selecionada > Campo "Utiliza preço por";
  • No catálogo de produtos do modo público, os valores apresentados sempre serão os aplicados pela Tabela de Preço que está selecionada nas configurações do Venda Fácil no momento do compartilhamento;




Sobre o processo de Venda Ambulante

  • Se o usuário estiver na modalidade Venda Ambulante, e no Venda Fácil após incluir os itens prosseguir para uma pré-venda, o sistema entenderá como um cadastro de orçamento;
  • Será localizada a Nota Fiscal Remessa de origem para efetuar a baixa desta remessa, ou seja, os itens localizados na(s) remessa(s) deverão ter suas quantidades e valores atualizados para coluna de "Vendidos" e "Pendentes", tanto na listagem de Remessas e Retornos, quanto no comprovante e no relatório;
  • Será emitida a nota de retorno simbólico para Estados que trabalham neste formato;
  • Será referenciada na nota de venda a(s) respectiva(s) nota(s) de Remessa e OS(s) informada(s);
  • Será permitido vender somente itens que estão na Remessa em aberto para o vendedor selecionado e que tenham saldo suficiente;
  • Caso o vendedor esteja habilitado para realizar vendas normais e vendas ambulante, ele terá condição de mudar o modo de venda. Porém, será efetuada uma validação para verificar se não existe uma venda/Pré-Venda em andamento. Se existir algum item lançado na venda, o campo de Venda Ambulante ficará bloqueado sem poder alterar o modo de venda;

  • Ao utilizar Venda Ambulante pelo Venda Fácil, o sistema utilizará automaticamente as configurações da rotina de Remessas e Retornos;

  • Só poderá utilizar Natureza de Operação que não faça integração com o financeiro ou contabilidade. Para isso, o usuário poderá bloquear as Naturezas de operação que não serão utilizadas em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo "Faturamento" > Subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Faturamento" > Campo "Naturezas de Operação Bloqueadas";

  •  A Natureza de Operação utilizada no Venda Fácil em operações de Venda Ambulante, poderá ser sugerida pelo que foi configurado na Natureza de Operação que consta nas configurações de Venda Ambulante da rotina de Remessas e Retornos;

  • No momento da venda no Venda Fácil, se for informada uma Natureza de Operação de Saída Garantia Fábrica ou Saída Garantia Seguradora em que o parâmetro "Gerar integração com o Financeiro/Contabilidade" esteja desmarcado, o sistema não apresentará a etapa de pagamento. Será gravado automaticamente sem necessidade de ação do usuário. O mesmo processo ocorrerá com Pré-Venda.




  • No campo "Série para Serviços" só serão exibidas as séries que são do tipo "Recibo Provisório de Serviços";

  • A venda de Serviços é separada da venda de Produtos. Ou seja, o vendedor deverá primeiro passar a Venda dos Produtos no Venda Fácil, depois que finalizar e emitir os documentos fiscais, deverá iniciar uma nova Venda com os Serviços. Serão vendas e pagamentos separados.

Ao acessar a rotina os dados iniciais serão considerados de acordo com as configurações definidas necessitando apenas da informação de cliente. 


Informações iniciais


  • Clienteo cliente informado deve estar cadastrado como "Cliente" ou "Cliente e Fornecedor". Para pesquisá-lo será possível informar o nome, nome fantasia ou CPF/CNPJ. Este campo conta com o recurso de auto completar, ou seja, ao inserir parte do nome ou CPF/CNPJ o sistema exibirá uma lista de resultados correspondentes a pesquisa. A listagem será exibida por ordem alfabética, sempre apresentando dez resultados. Ao inserir um CPF/CNPJ o sistema pesquisará primeiro por documento e caso não sejam obtidos resultados, a pesquisa será realizada pela data de nascimento;

Pesquisa de clientes


Através da opção "Cadastrar Cliente" é possível efetuar o cadastro de um novo cliente para utilização na venda. Será necessário informar: CPF/CNPJ, Nome/Razão Social, Endereço (CEP, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Cidade e UF) e Contato. 


Cadastrar cliente


  • Cliente Indicador: este campo somente será apresentado caso a empresa esteja devidamente configurada. Informações sobre a configuração e utilização de indicação de clientes podem ser consultadas clicando aqui
  • Pré-Venda com Consumidor Final: é possível gerar uma pré-venda com Consumidor Final, desta forma, após inserir os itens e clicar em Pré-Venda, será apresentada uma janela para sejam informados dados básicos do cliente, porém sem a necessidade de cadastrá-lo. Apenas o nome será obrigatório para prosseguir, os campos de contato serão opcionais, no entanto se não forem informados, a pré-venda não poderá ser compartilhada. 


    Informações do cliente


Nota

  • Ao inserir CPF/CNPJ o sistema identificará pessoa física ou jurídica e exibirá os campos de acordo com o perfil de cada um;
  • Caso o documento informado corresponda a um cadastro já existente no sistema os dados serão carregados e será possível editá-los;
  • Somente serão considerados cadastros do tipo cliente e cliente/fornecedor;
  • Ao salvar o novo cadastro ele será automaticamente selecionado para a venda.
  • É possível realizar um novo cadastro através da opção Cadastrar Cliente no menu lateral;


Menu cadastrar cliente

  • Ao realizar o cadastro de um novo cliente será apresentada a mensagem correspondente ao atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados, no campo "Política de Tratamento de Dados". Para mais informações, clique aqui.
  • Para o campo de Inscrição Estadual, caso seja informado CPF, o campo não será marcado como obrigatório. Porém em caso de ser informado CNPJ, o campo será marcado automaticamente sendo obrigatório o preenchimento do campo. Em caso de PJ ter a inscrição estadual Isento, só informar "ISENTO" no campo que o cadastro ficará com esse dado;

Regras para as classes fiscais e contribuinte fazendo cadastro pelo Venda Fácil/Catálogo Digital:

    • Informou uma IE e marcou o contribuinte, no NF-e sai como Contribuinte.
    • Informou ISENTO e marcou o contribuinte, desde que não seja do estado de AM, BA, CE, GO, MG, MS, MT, PA, PE, RN, SE, SP. Caso seja destes estados o 'contribuinte' fica desmarcado. Estando o contribuinte marcado no NF-e sai como ISENTO, estando desmarcado sai como "Não contribuinte";
    • Não informou uma IE e nem escreveu isento, o campo IE fica vazio ou nulo no banco e o campo 'contribuinte' fica desmarcado. No NF-e vai como "Não contribuinte";

Ao prosseguir o usuário será direcionado para a inclusão de itens.

A inclusão de itens pode ocorrer de maneira rápida ou através de uma busca de produtos.


Inclusão de itens


Nota

Para utilizar o recurso de Pré-Venda/DAV é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível emitir Pré-Venda/DAV no Venda Fácil é necessário que o parâmetro "Utiliza DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS esteja marcado.



Inclusão de itens:

A inclusão dos itens pode ser realizada informando manualmente a quantidade e código de barras, código do produto, serial/controle, descrição ou referência, ou através do upload de arquivo 

Inserção manual

Através da inserção manual se a informação digitada for compatível com apenas um produto, o mesmo será incluído ao acionar a tecla "Enter" do teclado ou clicando sobre o ícone .


Inclusão rápida


Caso contrário será aberta a pesquisa de produtos já com o retorno das informações. Além disso, é possível pesquisar o item através do botão Pesquisar Produtos será direcionado para o Catálogo de Produtos.


Após a inserção, é possível alterar a quantidade através do campo "Qtde". Para excluir algum item da lista basta clicar no ícone  e selecionar a opção "Excluir".


Itens inseridos


Ao incluir itens de kit de produtos, será possível visualizar todos os produtos que compõem o kit. 


Kit de produtos


Nota

  • Mesmo que o parâmetro Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque em Empresas > Parâmetros Globais > Grupo Faturamentos Gerais > Subgrupo Nota Fiscal esteja desmarcado, a listagem ainda irá exibir apenas produtos com saldo em estoque.
  • Quando o parâmetro “Atualizar Estoque” estiver desmarcado em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação, será possível inserir produtos que estejam sem saldo no estoque;

Upload de Arquivo

Para realizar o upload do arquivo é necessário clicar no botão de .


Iniciar a rotina de upload


Escolher arquivo


Regras para envio do arquivo

  • Os arquivos aceitos pela rotina são os de formato ".csv" e ".txt";
  • Devem ser informados no arquivo o código do produto ou o código de barras; 
  • Poderão ser inclusos códigos de barras numéricos e alfanuméricos;
  • A quantidade do produto não é obrigatória, porém quando não informada o sistema considerará uma unidade de cada item;
  • O delimitador que deve ser utilizado entre o código e quantidade deve ser vírgula "," ou ponto e vírgula ";";
  • Não devem ser utilizadas quantidades com decimais.



Arquivo carregado


Após carregar o arquivo, ao clicar em "Confirmar" os produtos serão incluídos no mesmo instante na lista de itens.


Itens inseridos pelo arquivo de txt

Serial/Controle

Será possível realizar a venda de produtos com serial e a inserção poderá ser diretamente pelo controle, código do produto ou código de barras. 


Itens com seriais


Ao inseri-lo, no link de "Seriais" será possível selecionar os controles desejados.


Seleção de seriais

Também será possível selecionar os seriais pela opção "Incluir Seriais" no ícone  do produto.


Incluir seriais


Na listagem de seriais serão apresentados somente os que estiverem vinculados ao produto e que possuírem saldo, com ordenação do mais antigo para o mais novo. Além disso, para localizar o controle desejado basta digitar o código no campo ou rolar a listagem. Caso o produto inserido esteja com saldo de seriais zerado, o sistema exibirá a seguinte mensagem:


Saldo zerado


Caso para os produtos que exigem controle não seja selecionado nenhum serial, esteja sem saldo, ou a quantidade de seriais informados esteja divergente da quantidade de produtos inseridos não será possível prosseguir com a venda. 


Bloqueio


Nota

  • Caso o serial tenha sido utilizado em uma devolução de venda que ainda não foi autorizada, a utilização também ficará indisponível.
  • As vendas realizadas utilizando produtos com serial/controle terão esta informação constante na impressão do DANFE e no Documento Interno. 

Lote

Será possível realizar vendas com produtos que possuem Lote. Ao inseri-los, será necessário informar o Lote.


Produto com Lote


Clicando sobre o link de "Lote: Não informado", será exibida uma janela onde será possível visualizar todos os lotes disponíveis para o produto selecionado.


Selecionar Lote


Caso o produto tenha somente um lote, ele virá selecionado automaticamente com a quantidade já definida. Todos os lotes disponíveis do produto poderão ser visualizados no campo "Lote". No campo quantidade poderá aumentar ou diminuir de acordo com a quantidade de produtos inseridos na tela de vendas. Após definir o lote, clique em "Confirmar".


Lote Selecionado


Nota

  • Caso o Lote tenha uma validade, esta validade será exibida junto do Lote selecionado;
  • O sistema não permitirá a seleção dos Lotes cuja a data de vencimento seja inferior a data atual;
  • Na gravação de Pré-Vendas, o Lote informado será armazenado e carregado posteriormente no momento da efetivação da pré-venda. O mesmo irá ocorrer com efetivação de pedidos;
  • Para identificar se o produto controla Lote é necessário que no cadastro do produto o parâmetro "Controle de lote na compra e venda" esteja marcado;
  • Para verificar se o produto possui saldo disponível no Lote, pesquise o produto em Suprimentos > Estoque e na coluna de "Ações" clique no link "Detalhes do Saldo";
  • Caso a Natureza de Operação esteja configurada para atualizar estoque e os parâmetros "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" e "Bloquear Produtos sem Saldo no Depósito" também estejam marcados, então o sistema irá realizar a validação relativa ao saldo do Lote na empresa e depósito;
  • Caso a opção "Lote" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-NF-e > Grupo Informações Adicionais da NF-e esteja marcada, então no campo Informações Adicionais do produto será enviado o Lote do produto. Assim, o Lote poderá ser visualizado também no Documento Interno;
  • Após a geração da nota, caso a Natureza de Operação esteja com o parâmetro "Atualizar Estoque" marcado, será realizada a atualização do saldo dos produtos portanto. Ao acessar Suprimentos > Estoque > "Detalhes do saldo", quando a visão apresentada for a de "Saldo por Lote e Depósito", a quantidade listada para o Lote e Depósito que consta na Nota Fiscal, terá seu valor atualizado, com a subtração dos itens vendidos.

Suporte Técnico

Informações de manipulação exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para identificar se a empresa controla validade dos Lotes: é necessário que o parâmetro "Controle de lotes com Datas" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito - Microvix > Estoque > Grupo Entrada de Compras esteja marcado.


Quantidade em Decimais

Caso o produto inserido esteja configurado com múltiplo de venda em seu cadastro, será possível inserir quantidades que possuem casas decimais. 


Quantidade Decimal do Produto


A quantidade decimal deve sempre respeitar o número de múltiplos configurado em seu cadastro.


Inserção da Quantidade de Múltiplos


Nota

  • Para definir a quantidade de casas decimais da unidade de venda acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Unidade;
  • Para definir o múltiplo de venda acesse Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisar > Editar cadastro > Grupo Dados Complementares.


Desconto por Itens

Para aplicar o desconto em cada item, basta acionar o botão  do item desejado. 

  • Incluir Desconto: permite adicionar o valor de desconto que será concedido;
  • Excluir: ao selecionar esta opção o item será excluído da venda.


Incluindo Desconto


Caso o item já tenha desconto será possível alterar o valor ou excluir.

  • Alterar Desconto: nesta opção será possível modificar o desconto já aplicado no item;
  • Excluir Desconto: através desta opção será possível excluir o desconto que já foi aplicado no item.


Alterar Desconto


Ao clicar em incluir desconto devem ser informados os seguintes campos:

  • Tipo: deve ser selecionado se o desconto será em valor ou em percentual;
  • Desconto: deve ser inserido o valor ou percentual de desconto que será aplicado;
  • Total de desconto disponível: valor total de desconto disponível para concessão;
  • Total desconto: valor de desconto atribuído ao item.




Inserindo Desconto


Após inserir o desconto, clique em Salvar e o abatimento será aplicado ao item. Caso o percentual do desconto inserido esteja acima do limite permitido para o usuário, será exibido um alerta.


Limite do Desconto Excedido


Ao tentar prosseguir a venda com o limite excedido, será necessário inserir as credenciais de um usuário possua o limite de desconto igual ou maior ao que foi inserido na venda para aprovação. Para aprovar localmente basta um supervisor inserir o usuário e senha, e clicar em "Aprovar" em seguida. Porém, caso o vendedor esteja em outro local que não o mesmo do supervisor, poderá enviar um link para aprovação remota por meio de cópia ou WhatsApp.


Aprovação do Desconto


Nota

  • O limite do desconto deve ser configurado por usuário em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > Percentual de desconto para usuário. Caso o desconto inserido seja acima do limite permitido, será exibido um alerta.


Bloqueio de Desconto


  • A aprovação do desconto acima do limite será válida para descontos por item separadamente e no valor total da venda;
  • Caso o desconto tenha sido aprovado, e o usuário retorne para a tela de itens, realizando alterações, a aprovação será invalidada e terá que concedida novamente;
  • Não será possível aplicar desconto individual quando o item for kit de produtos, somente o desconto no total da venda.



Barra Inferior

Na barra inferior da tela de inserção de itens, serão exibidas as seguintes opções:

  • Desconto Itens: é exibido o valor de desconto que foi aplicado nos itens da venda;
  • Desconto Venda: através deste recurso é possível aplicar um desconto sobre a venda total. Ao clicar sobre o link é exibida uma mensagem com o valor ainda disponível para desconto e um campo para inserir o valor do desconto. Conforme for inserido o desconto, o valor disponível vai diminuindo;


Link desconto da venda


Desconto disponível de venda


Nota

O valor do desconto não poderá ser maior que o valor total da venda.

  • Total: será exibido o valor total da venda com os descontos aplicados;
  • Botão Cancelar: quando acionado, o sistema realizará o cancelamento da emissão de nota;


Sair


  • Botão Dados Adicionais: após a inclusão de itens será possível incluir as informações adicionais e de transporte através do botão "Dados Adicionais". Esta opção somente será apresentada para o tipo de série NF-e e NF Consumidor;
  • Botão Pré-Venda: após a inclusão de itens será possível gerar uma pré-venda. Ao acionar o botão será apresentada a página de pagamento para que sejam definidas as informações e o documento gravado;

Definir forma de pagamento

Para incluir um produto na venda é possível acessar o Catálogo de Produtos disponível na tela inicial do Venda Fácil. Basta apenas clicar em "Pesquisar Produtos".


Pesquisa de produtos


Ao acessar, será exibido o Catálogo de Produtos.


Catálogo de Produtos


Na barra de pesquisa, será possível buscar o item pelo código de barras, código do produto, descrição ou pelo serial/controle. Nos resultado será possível visualizar a imagem do produto, o número de referência, o valor e o saldo em estoque.


Resultado da busca


Se o modo de Venda Ambulante estiver habilitado, será exibido o saldo em remessa  ao lado do saldo em estoque.


Saldo em Remessa


Já para venda de serviços não será exibido nenhum ícone de saldo/estoque.


Pesquisa de Serviços


Além disso, quando selecionar o Serviço, não será exibido nenhuma informação de estoque.


Seleção de um Serviço


Não será permitido inserir um Produto e um Serviço na mesma venda.


Negado a venda de Produtos e Serviços Juntos


Nota

  • Na pesquisa rápida não é necessário uma quantidade mínima ou máxima de caracteres inseridos para a busca;
  • No resultado da pesquisa sempre exibirá a imagem principal do produto. Caso não tenha, o sistema irá procurar por imagens que tenha a mesma referência, exibindo sempre em ordem de menor preço para o maior.
  • Marcando a opção "Somente produtos com saldo" serão exibidos somente produtos que possuem saldo em estoque;
  • Caso o modo de Venda Ambulante esteja habilita, será exibido a opção "Somente produtos em remessa", que permitirá exibir produtos que estão pendentes em alguma nota de remessa;
  • Só será possível selecionar um serviço quando a opção "Realiza Venda de Serviços" estiver habilitada nas configurações;
  • Quando for inserido um serviço na venda, não será permitido finalizar sem inserir um cliente.


Selecionar Cliente

Ao clicar sobre o produto, serão exibidas as seguintes informações:

  • Imagem do produto;
  • Referência do produto;
  • Código do produto;
  • Preço do produto;
  • Adicionar: clicando sobre esta opção o produto será incluído na venda;
  • Estoque: exibirá informações detalhadas de estoque do produto;


Detalhes de estoque


  • Voltar: retornará para o resultado da pesquisa de produtos;
  • Ir para Venda: retornará para a tela inicial da venda;
  • Pesquisa Avançada: será exibida a tela de pesquisa avançada dos produtos.

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Detalhes do produto



Nota

Para cadastrar as imagens dos produtos é necessário acessar Suprimentos > Estoque > Produtos (Novo) > Selecionar produto na listagem > Imagens do Produto ou em Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisar Produto > Opções > Imagens B2C/Venda Fácil;

No caso de produtos com grade, serão exibidos os tamanhos e cores disponíveis para seleção.


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Produto em grade


Nota

  • Caso não tenha estoque para alguma das cores ou tamanhos, a opção não estará disponível para seleção;
  • Para cada tamanho selecionado, serão exibidas as cores disponíveis.

Cabeçalho

  • Campo pesquisar: permite pesquisar o produto pelo código de barras, código do produto, descrição ou pelo serial/controle;
  • Botão pesquisar: após inserir o item no campo, será necessário acionar o botão para que a pesquisa seja realizada;
  • Somente produtos com saldo: marcando esta opção serão exibidos na pesquisa somente produtos que possuem saldo;
  • X Registro(s): exibirá a quantidade de registros encontrados da busca;
  • Ícone : selecionando esta opção, os produtos serão exibidos um em cada linha;
  • ícone : selecionando esta opção, serão exibidos dois ou mais produtos por linha.


Cabeçalho do Catálogo


Pesquisa Avançada

Na opção de "Pesquisa Avançada", o usuário terá a possibilidade de realizar uma pesquisa mais precisa e inserir mais detalhes dos produtos.

  • Campo pesquisa: permite inserir o código, referência ou descrição do produto;
  • Somente produtos com saldo: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem saldo;
  • Somente produtos em promoção: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem alguma promoção;
  • Somente produtos com imagem: marcando esta opção serão exibidos somente produtos que possuem imagem em seu cadastro;
  • Valor Mínimo: será possível estipular um valor mínimo do produto para a busca;
  • Valor Máximo: será possível estipular um valor máximo do produto para a busca;
  • Referências: permite inserir uma referência do produto;
  • Setor: permite selecionar um setor para filtrar na busca;
  • Linha: permite selecionar uma linha para filtrar na busca;
  • Marca: permite selecionar uma marca para filtrar na busca;
  • Coleção: permite selecionar uma coleção para filtrar na busca;
  • Tamanho: permite selecionar um tamanho para filtrar na busca;
  • Cores: permite selecionar uma cor para filtrar na busca.


Pesquisa avançada


Nota

  • Nos filtros de estrutura mercadológica, clicando sobre o ícone , é possível visualizar mais opções. 
  • Nos filtros de estrutura mercadológica serão considerados considerados e exibidos apenas os produtos que estão ativos na empresa em questão.

Após selecionar os filtros desejados, basta clicar em "Pesquisar" para apresentar os resultados.

  • Ordenar: permite ordenar a exibição dos produtos por "Menor Preço", "Maior Preço" ou "Novidades";
  • Cancelar: permite cancelar a pesquisa e retorna para a tela inicial de vendas;
  • Compartilhar Resultado: com uma URL pública, o usuário poderá compartilhar os resultados da busca com um cliente, através do WhatsApp, Facebook, Telegram, Twitter ou Instagram.


Link para compartilhar Catálogo


Catálogo compartilhado com o cliente


O cliente que receber o Catálogo, ainda poderá selecionar novos filtros para buscar outros produtos, porém não poderá remover os filtros já selecionados pelo usuário. Na parte inferior do Catálogo serão exibidas todas as informações da loja como endereço, redes sociais, o horário de atendimento da loja e um botão para falar com o vendedor responsável.


Contato do Vendedor


  • Pesquisa Avançada: retorna para os filtros da pesquisa avançada para realizar uma nova busca.


Resultado da busca avançada


Nota

Na pesquisa avançada, quando marcar a opção "Somente produtos com imagem" serão exibidos somente os produtos que tenham uma imagem principal cadastrada. Caso tenha somente imagens secundárias, o produto não será exibido.

Ao retornar à tela inicial de vendas, o produto será inserido juntamente com a imagem.


Item na venda


Nota

Para que a imagem do produto seja exibida na tela de atendimento, é necessário que a opção "Exibir imagem do produto na tela de atendimento" esteja marcada no menu de "Configurações" do Venda Fácil.

Na página de inclusão de itens, através do botão "Dados Adicionais" deverão ser informados os dados do transportador e outras informações adicionais.

Transporte

  • Transportador: o preenchimento desse campo é essencial, pois, informando o nome do transportador é possível durante o faturamento da venda preencher o tipo e valor do transporte. Quando estes campos forem preenchidos, os dados serão apresentados no XML da Nota Fiscal; 
  • Data Saída: deve ser selecionada a data de saída do pedido;
  • Hora Saída: deve ser inserida o horário de saída de um pedido;
  • Quantidade: campo obrigatório se for informado Peso Bruto e/ou Líquido;
  • Espécie:  campo obrigatório se for informado Peso Bruto e/ou Líquido;
  • Peso Bruto: quando existir, trará previamente os valores preenchidos no cadastro de produto;
  • Peso líquido: quando existir, trará previamente os valores preenchidos no cadastro de produto;
  • Marca;
  • Número; 

Quando estes campos forem preenchidos, os dados serão apresentados no XML da Nota Fiscal.


Dados de transporte



Local de Entrega


  • Endereço de entrega: este campo será preenchido automaticamente com o endereço do cliente selecionado previamente no orçamento, porém com a possibilidade de alteração. Caso seja uma venda normal, o campo ficará em branco, com a possibilidade de inserir o endereço do cliente em questão, além disso serão exibidos os endereços cadastrados no CRM;



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Local de Entrega


Identificação

  • Indicador de Presença: é permitido informar o método que a venda foi realizada. Sendo:
    • 0- Não se aplica;

    • 1- Operação presencial;

    • 2- Operação não presencial, pela Internet;

    • 3- Operação não presencial, tele atendimento;

    • 4- NFC-e em operação com entrega a domicílio; 

    • 9- Operação não presencial, outros.

  • Intermediador (Marketplace): poderá selecionar um intermediador de marketplace ou realizar o cadastro de prestadores de serviços e de negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas. No cadastro será necessário inserir Nome, CNPJ e Identificação Vendedor. Para intermediadores já cadastrados será possível editá-los.


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Cadastro de Intermediador Marketplace





Informações Adicionais


  • Observação Padrão: as opções apresentadas devem ser cadastradas em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Observações Padrões. A opção selecionada será apresentada no XML, DANFE e no Documento Interno na Nota Fiscal;
  • Informações Complementares: as informações inseridas neste local são enviadas diretamente no XML/DANFE;
  • Observação Interna (não é impressa no documento fiscal): esse campo é fundamental para que sejam inseridas informações internas sobre a venda. Nesse caso, por exemplo o vendedor pode deixar uma observação para o caixa que irá finalizar a venda ou para o separador da mercadoria;
  • Ordem de Serviço: deve ser informado o número da ordem de serviço para vendas ambulante e quando for obrigatório de acordo com a natureza de operação selecionada, que poderá ser configurada em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Faturamento-Gerais > Subgrupo Processo de Assistência Técnica no Venda Ambulante > Naturezas de Operação que obrigam informar Nr. de OS;




Informações adicionais




Nota

  • Caso o campo de Observação Interna tenha sido preenchido, a informação será apresentada na tela de Pré-Venda, sendo permitida a edição dessa observação;
  • Para vendas de pedidos, oriundos de orçamentos, os campos de "Quantidade", "Espécie", "Peso Bruto" e "Peso Líquido" terão seus valores sugeridos automaticamente conforme as seguintes regras:
    • Quantidade: caso a unidade de venda do produto seja: 'M2' ,'PC' ,'KG' ,'JG' ou 'L' e exista múltiplo de venda configurado no cadastro, será enviado o resultado do somatório da quantidade de cada produto/múltiplo de venda de cada produto;
    • Espécie: caso a unidade de venda do produto seja: 'M2' ,'PC' ,'KG' ,'JG' ou 'L' e exista múltiplo de venda configurado no cadastro, se o resultado do somatório da quantidade de cada produto/múltiplo de venda de cada produto for maior que zero, será sugerido "VOLUMES";
    • Peso Líquido: somatório do peso líquido configurado no cadastro de cada produto x quantidade de cada produto;
    • Peso Bruto: somatório do peso bruto configurado no cadastro de cada produto x quantidade de cada produto. Caso o peso bruto não esteja preenchido no cadastro do produto será considerado o valor do peso líquido.
  • A data de saída do pedido não pode ser anterior ao dia atual da venda/pré-venda.


Alerta sobre data de saída do pedido



  • Para vendas de NFC-e estarão disponíveis os indicadores de presença "1" e "4";
    • Caso o usuário tenha informado o Intermediador/Marketplace da Transação, então o indicador será enviado como "1=Operação em site ou plataforma de terceiros" (Intermediador/Marketplace);
    • Caso o usuário não tenha preenchido o Intermediador/Marketplace da Transação, então o indicador será enviado como "0=Operação sem intermediador" (em site ou plataforma própria);

    • Caso o usuário deixe o "Indicador de Presença" como "1=Operação presencial", mas informe valor de frete, então será enviado o "Indicador de Presença" com a opção "4=NFC-e em operação com entrega a domicílio", assim como já ocorre atualmente;

  • Para vendas de NF-e estarão disponíveis os indicadores de presença "2", "3" e "9";
    • Caso o usuário tenha informado o Intermediador/Marketplace da Transação, então o indicador será enviado como "1=Operação em site ou plataforma de terceiros" (Intermediador/Marketplace);
    • Caso o usuário não tenha preenchido o Intermediador/Marketplace da Transação, então o indicador será enviado como "0=Operação sem intermediador" (em site ou plataforma própria);
    • Estas mesmas regras valerão para pré-vendas efetivadas ou pedidos faturados. No momento de alterar ou efetivar uma pré-venda, o usuário poderá alterar o Indicador de Presença e/ou o Intermediador/Marketplace.
  • Os indicadores de presença "1" e "4" também serão exibidos para faturamentos oriundos do B2C;
    • Será verificado se os dados relativos ao Intermediador da operação foram recebidos via integração. Neste caso, se o CNPJ já estiver cadastrado será selecionado o campo "Intermediador/Marketplace" automaticamente. Caso o CNPJ ainda não esteja cadastrado, será realizado o cadastro automático e selecionado o campo "Intermediador/Marketplace" automaticamente.

Quando o parâmetro "Solicita CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente na finalização de venda para Consumidor Final" disponível em menu Configurações > Preferências da Loja estiver marcado, na tela de pagamento será disponibilizado um campo para que seja possível inserir o CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente.



Com o parâmetro "Exige CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente nas vendas a partir de" será obrigatório a inserção do CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro. Caso a venda atinja o valor mínimo definido no parâmetro, não poderá ser finalizada sem inserir as informações.



Nota

Os parâmetros também funcionarão para as pré-vendas.

Na página de pagamento será necessário indicar as formas de pagamento que serão aplicadas à venda. Além disso, será possível visualizar os outros valores da venda que serão exibidos na nota.



Pagamento

PARTE 1 - ITENS

Nesta parte são especificados os valores que compõem o total da nota e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota. Para visualizar as informações basta clicar sobre o botão Outros Valores.


Itens 


GRUPO ACRÉSCIMOS E DESCONTOS 

Neste grupo, ao acessar o ícone  é possível informar um valor para Descontos, Seguro, Outras Despesas e Frete.

Desconto

Serão apresentados os descontos aplicados anteriormente na inclusão dos itens (total e por item). Não será possível alterar esses descontos na tela de pagamento, para isso será necessário clicar em Voltar e reajustar os valores na tela de inclusão de itens.

Frete

São apresentados dois campos para preenchimento, sendo o valor e tipo de frete praticado. Os tipos de fretes exibidos serão os configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais > Grupo Frete > "Tipo de frete disponível". Após salvar as alterações, o sistema passa a considerar o valor do frete na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Quando o valor e o tipo de frete não forem informados, no XML, DANFE e Documento Interno , constará a descrição "Sem cobrança".

Descontos e Acréscimos Financeiros

Quando o plano de pagamento selecionado possuir acréscimo ou desconto será apresentada a linha "Descontos Financeiros" ou "Acréscimos Financeiros" apresentando os seus respectivos valores. Estas linhas não poderão ser editadas, pois apenas demonstrarão o que está cadastrado no plano de pagamento.


Acréscimos e descontos do plano


Dica

Após selecionar um plano de pagamento, os valores deste grupo não poderão ser editados.

Nota

Todas as informações de acréscimos e descontos serão apresentados no DANFE ao realizar a impressão.

GRUPO IMPOSTOS QUE REFLETEM NO TOTAL

Quando algum dos produtos inseridos na venda possuir valor de ICMS Desonerado, e o parâmetro "Deduz o valor do ICMS Desonerado do Total da Nota Fiscal" estiver marcado no detalhamento da Config. Tributária, ele será apresentado neste grupo.

  • ICMS Desonerado: Exemplo: Venda no Valor de 100,00, com 18% de ICMS, onde há redução de 20% da Base de Cálculo do ICMS (CST 20):
    • Base de Cálculo do ICMS: 100 - 20% = 100,00 - 20,00 = 80,00
    • Valor do ICMS: 80,00 * 18% = 14,40
    • Valor do ICMS Desonerado = 20,00 * 18% = 3,60


Nota

Na geração de Nota Fiscal, ao imprimir a DANFE, o valor do ICMS Desonerado será exibido em Informações Complementares no campo "Valor do ICMS desonerado deduzido do valor total da nota R$ XX,XX", com a informação do valor deduzido do Total da Nota;


GRUPO IMPOSTOS QUE SOMAM NA NOTA

Quando incidir sobre a nota algum imposto que faça parte de seu valor total, por exemplo IPI, ICMS-ST e FCP-ST, estes valores serão apresentados neste grupo, eles não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • IPI

Base de Cálculo do IPI = Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas – Desconto

Valor do IPI = Base de Cálculo do IPI * Alíquota do IPI

Observações: O desconto sempre irá compor a base de cálculo do IPI, mas será possível definir se os itens de frete, seguro e despesas comporão ou não a base de cálculo do IPI, para isso é necessário entrar em contado com o Suporte Técnico Linx.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir se o frete, seguro e despesas irão compor ou não a base de cálculo do IPI é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e configurar os parâmetros "Soma frete à base para IPI em NF", "Soma seguro à base para IPI em NF" e "Soma despesas à base para IPI em NF".


  • ICMS-ST

Base de cálculo do ICMS-ST= ( (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1 + (Margem/100))) * (1- (Percentual de redução do ICMS-ST/100))

Valor do ICMS-ST = (Base de cálculo do ICMS-ST * Alíquota ICMS- ST) - Valor do ICMS próprio

Se no detalhamento da configuração tributária do item houver alíquota de ICMS-ST e a CST/CSOSN não for compatível com a substituição tributária, então o item não será tributado pelo ICMS-ST;

  • CST compatível com a substituição tributária termina em: x.10, x.30, x.70 e x.90;
  • CSOSN compatível com a substituição tributária termina em x.201, x.202, x.203.


Dica

  • O Diferencial de Alíquota para Consumidor Final não Contribuinte também é um imposto que soma na nota, para mais informações clique aqui.
  • O FCP-ST soma na nota, para mais informações clique aqui.


gRUPO IMPOSTOS QUE NÃO SOMAM NA NOTA

Quando incidir sobre a nota algum imposto que não faça parte do seu valor total, por exemplo ICMS, PIS e COFINS, estes valores serão apresentados neste grupo. Esses valores não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.

  • ICMS

Base de Cálculo do ICMS = (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1- (Percentual de redução/100))

Valor do ICMS = Base de Cálculo do ICMS * Alíquota do ICMS

Observação: os valores de frete, seguro, despesas e desconto sempre deverão compor a base de cálculo do ICMS. O IPI só compõe a base de cálculo quando a venda for realizada para um consumidor final (pessoa física ou pessoa jurídica não contribuinte). Se o parâmetro " Natureza de Operação estiver marcado, então o IPI irá compor a base de cálculo. Quando a operação for entre contribuintes, e o item for destinado à industrialização ou à comercialização, então o IPI não irá compor a base de cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação "Lucro Real" ou "Presumido" e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS, indiferente do Regime tributário da empresa.

Empresa com o sistema de tributação "Simples" e o Regime tributário "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS.

Empresa com o sistema de tributação Igual a "Simples Nacional' e o Regime tributário não for o "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", então o sistema não realizará o cálculo do ICMS, mesmo que na configuração tributária exista alíquota de ICMS configurada.

  • PIS e COFINS

Base de Cálculo PIS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do PIS = Base de Cálculo PIS * Alíquota de PIS

Base de Cálculo COFINS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto

Valor do COFINS = Base de Cálculo COFINS * Alíquota de COFINS

O PIS e COFINS somente será calculado se as alíquotas estiverem definidas na configuração tributária. Se a empresa for do Simples Nacional, então não será calculado PIS e COFINS.

GRuPO SUB-TOTAL


Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.

PARTE 2 - PAGAMENTO

Pagamento


  • Formas de pagamento: estarão disponíveis as formas de pagamento Dinheiro, Crediário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito, Vale, Voucher, QR Linx e Cupom.
  • Plano de Pagamento: estarão disponíveis neste campo os planos de pagamento configurados para a forma de pagamento escolhida e que o "Tipo de Plano" seja igual a "Venda". Quando a soma dos planos de pagamento totalizar o valor da nota o sistema não permitirá a seleção de mais um plano.


Se o plano de pagamento estiver configurado com um valor mínimo para parcela o sistema emitirá um alerta. O valor mínimo para parcelas geradas pelo plano é configurado no cadastro/alteração de plano de pagamento no campo "Valor mínimo parcelar", em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.


Valor mínimo para parcela


Nota

Quando for definido um valor mínimo para parcelas o sistema irá respeitar a regra e exibirá somente o número de planos que condizem com o valor mínimo permitido de cada parcela. Por exemplo: se no plano de pagamento foi configurado o valor mínimo de R$100,00 em cada parcela, e foi realizada uma venda de R$200,00, então serão exibidas somente duas parcelas de R$100,00 disponíveis para o pagamento.


Quando o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" (disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais, grupo "Nota fiscal") estiver configurado como "Sim" e houver limite de crédito definido no cadastro do cliente em: CRM > Aba "Comercial" > campo "Limite de crédito", ao selecionar um Plano de Pagamento em crediário e a nota possuir um valor superior ao limite disponível, então a operação será bloqueada e o sistema emitirá um alerta. Se o parâmetro "Bloquear crédito p/ crediário" estiver configurado como "Não", então não será realizada nenhuma validação de limite de crédito para crediário.


Limite de crédito


Quando o parâmetro "Faturamento liberado" estiver configurado como "Não" no cadastro/alteração do cliente em: CRM > Aba "Comercial" o usuário não poderá selecionar Planos de Pagamentos vinculados a Forma de Pagamento: Crediário e o sistema emitirá um alerta. Este bloqueio não tem relação com os parâmetros "Limite de Crédito" e "Bloquear crédito p/ crediário" citados anteriormente.


Bloqueio de faturamento


  • Valor: poderá ser informado um valor inferior ao total da nota, desta forma será necessário informar mais de um plano de pagamento. No entanto, o valor inserido não poderá ultrapassar o total da nota, caso isso ocorra o sistema apresentará um alerta.

Valor ultrapassou o total da nota


Na listagem dos planos de pagamentos selecionados poderão ser visualizadas as informações referente ao plano, como:

  • Plano: apresentará a descrição do plano;
  • Parcelas: apresentará o número de parcelas geradas por aquele plano;
  • Acréscimos/Descontos: apresentará em valor os acréscimos ou descontos referente ao plano de pagamento;
  • Subtotal;


Além disso, após adicionar o plano de pagamento, a exclusão pode ser realizada através do ícone .


Pagamento com Crediário 

Ao selecionar o pagamento com crediário, caso o parâmetro de Análise de Crédito esteja habilitado e o cliente da venda tenha um crédito aprovado, será exibido as informações detalhadas.


Análise de crédito do cliente


Através das informações de análise de crédito do cliente, poderá selecionar um plano de pagamento disponível. Em seguida deve ser definido o valor e data de vencimento das parcelas.


Definir plano de pagamento


Caso o valor da venda seja maior que o valor máximo de crédito do cliente, será alertado.


Limite de compra não disponível


Após definir o plano e as parcelas, o pagamento será inserido entre as formas de pagamento.


Pagamento inserido


Pagamento com Vale Troca 

Para realizar o pagamento com o "Vale", é necessário que tenha no mínimo um vale com saldo relacionado ao cliente da venda. 


Pagamento com vale troca


No campo "Vales Disponíveis" serão exibidos todos os vales disponíveis em nome do cliente selecionado.


Vales disponíveis para o cliente


Também é possível encontrar um vale manualmente, clicando sobre o ícone  e inserindo o número do vale.


Busca manual do vale


Nota

Caso o vale esteja com o valor zerado ou não seja localizado, será exibida uma mensagem de alerta.


Vale com saldo zerado

Vale não encontrado


Caso o valor do vale seja inferior ao valor total da venda, será necessário inserir outras formas de pagamento até fechar o valor total.


Valor do vale inferior


Do contrário, caso o valor da vale seja superior ao da venda, será exibido somente o valor da venda ao selecionar o vale.


Valor do vale superior


Nota

  • Quando a venda for efetuada para Consumidor Final, os vales não serão listados, porém será possível pesquisá-los manualmente;
  • Para pré-vendas não será possível utilizar o vale como forma de pagamento;
  • É possível usar mais de uma vez o mesmo vale no pagamento, contanto que tenha saldo disponível.


O cliente poderá realizar o pagamento utilizando o vale e outras formas de pagamento na mesma venda.


Seleção de forma de pagamento além do Vale


Pagamento com Crédito 

A partir do momento em que foi realizada uma devolução ou desfazimento de negócio de uma venda, é possível gerar um crédito ao cliente, que futuramente ele poderá utilizar como forma de pagamento em uma outra venda. Caso o cliente tenha crédito com saldo, na opção de "Vale" será exibido.

 

Crédito com saldo disponível


Crédito adicionado como forma de pagamento


O pagamento poderá ser realizado utilizando o crédito juntamente com outras formas de pagamento na mesma venda.


Múltiplas formas de pagamento


Nota

  • Caso a venda possua valor total inferior ao do crédito selecionado será utilizado somente o valor referente à venda;
  • Caso a venda possua valor total superior ao do crédito selecionado será necessário selecionar mais planos até que feche o valor total da venda;
  • Caso a venda for oriunda de um pedido, o valor do Crédito será apresentado selecionado quando possuir saldo disponível. Isso ocorrerá somente se o valor em dinheiro for superior ao valor do crédito disponível;
  • Se o valor em dinheiro for inferior ao saldo de crédito disponível, então o plano em dinheiro será selecionado normalmente. E caso o usuário queira utilizar um crédito, deverá excluir o plano e inserir o crédito manualmente.


Campos NSU/Cód. Autorização 

Caso nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" estiver marcado e a venda estiver sendo efetuada com cartão de crédito ou débito não TEF será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.


Campos não informados


Se for selecionado mais de um plano de pagamento com cartão não TEF, será necessário preencher os campos em todas as seleções.


Mais de um plano de pagamento com cartão não TEF


Clicando sobre o link para edição, será exibida uma janela para digitá-los.


Informar campos


Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização, portanto, ao tentar prosseguir será apresentado um alerta.


Alerta para informar os campos


Dica

  • As formas de pagamento Cheque à Vista, Cheque a Prazo e Convênio não estarão disponíveis para utilização;
  • A rotina de Venda Fácil não valida o parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento", ou seja, independente do parâmetro estar marcado ou não poderão ser utilizados múltiplos planos de pagamento;
  • Mais informações sobre o cálculo do Limite de crédito podem ser encontradas clicando aqui;
  • Mais informações sobre acréscimo e desconto do plano de pagamento podem ser encontradas clicando aqui, no tópico "Índice".


Utilização de Cupom na Venda 

Será possível adicionar cupons de desconto à venda em questão. Para inseri-lo, basta adicionar o código.


Adicionar cupom


Cupom adicionado

Regras:

  • O código inserido deve ser exatamente igual ao cadastrado;
  • O cupom deve estar disponível, vinculado à empresa em que a venda está sendo feita e dentro do período de vigência;
  • A quantidade de aplicações do cupom não pode ultrapassar o limite configurado;
  • O cupom poderá ser aplicado independente de ações promocionais ou campanhas que incidam sobre a venda;
  • O valor do desconto oriundo do cupom somará ao valor total de desconto aplicado à venda;
  • O valor de desconto do cupom será aplicado ao valor total da venda antes dos pagamentos, desconsiderando índices dos planos de pagamento;
  • Caso o valor de desconto do cupom ultrapasse o valor restante dos pagamentos, ele não será aplicado à venda;
  • Caso necessário, o cupom poderá ser removido da venda;
  • Caso o cupom seja incluído e após isso, a venda seja alterada, ele será removido e deverá ser adicionado novamente;
  • Caso a venda para a qual o cupom foi aplicado seja cancelada, a quantidade utilizada será estornada. 


Alertas

Caso o cupom inserido esteja descrito incorretamente, não esteja disponível, não faça parte da empresa na qual a venda está sendo gerada ou esteja fora do prazo de vigência, será exibido o alerta abaixo:


Cupom inválido


Caso o o cupom tenha atingido a quantidade de aplicações disponíveis, o alerta abaixo será apresentado:


Limite atingido


Nota

Para mais informações sobre o cadastro de cuponsclique aqui.


Barra de Rodapé

  • Total Pago: será exibido o valor já adicionado no pagamento;
  • Restante: será exibido o valor que resta pagar caso sejam selecionadas mais de uma forma de pagamento;
  • Voltar: retorna à página de inclusão de itens;
  • Cancelar: selecionando esta opção será possível cancelar a venda;
  • Outros Valores: através deste botão é possível visualizar valores de acréscimos e descontos, além de outras informações;
  • Botão Finalizar: após selecionar a forma de pagamento, basta acionar o botão de "Finalizar".

Rodapé da tela de pagamento


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

Caso os parâmetros  "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST" estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em "Prosseguir" será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" ela será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 


Mensagem de alerta


Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.


Mensagem de informação através do ícone de alerta ""

O Link de Pagamento é uma solução que permite o pagamento de compras online, isentando ao estabelecimento a necessidade de envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação de dados do cartão por telefone. Desta forma, após a compra, é possível que o lojista encaminhe ao cliente (via WhatsApp, e-mail, etc) o link para que o pagamento seja efetivado. Ao utilizar este recurso será possível agregar maior agilidade, segurança e facilidade ao processo de venda remota. 


Suporte Técnico

  • O Link de Pagamento é um recurso da solução Linx Pay, portanto para que esteja disponível para sua empresa faz-se necessária a contratação junto ao setor Comercial da Linx.
  • Para mais informações sobre o portal Linx Pay, consulta de transações ou estornos clique aqui.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização Restrita

  • Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico/Consultores e garantir que as seguintes configurações abaixo estejam corretamente definidas em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento.
    • Client ID;
    • API Key:
    • Secret Key.


Configurações Link de Pagamento

Executando a Rotina

Após a contratação do recurso, através do Venda Fácil será possível gerar o link de pagamento para as vendas realizadas remotamente. Para tanto, é necessário que sejam seguidos os seguintes critérios:

  • O link somente será disponibilizado para geração de Pré-Venda;
  • A forma de pagamento utilizada deve ser cartão de crédito ou débito.

Desta forma, após a inserção dos itens, ao selecionar a opção Pré-Venda será exibida a página de pagamento, neste momento deve ser adicionada a forma "Cartão Crédito" ou "Cartão Débito" para que a opção "Gerar Link de Pagamento" seja habilitada.


Gerar Link de Pagamento


Nota

  • Caso a empresa não tenha contratado a solução, a opção será exibida, porém desabilitada;
  • Não será possível gerar o link para outras formas de pagamento diferentes de cartão de crédito ou cartão de débito;
  • Não será possível geral o link para vendas com múltiplas formas de pagamento.
  • Caso seja selecionada a forma de pagamento com cartão de débito, será exibida uma mensagem informando que somente será aceito o cartão com bandeira ELO.


Aviso do cartão de débito

Ao finalizar, o documento será gerado e serão disponibilizadas as opções para compartilhamento:


Documento gerado com link de pagamento


  • Copiar: efetua a cópia do link;
  • WhatsApp: disponibiliza o link para compartilhamento via aplicativo;
  • E-mail: envia o link para o e-mail configurado no cadastro do cliente.


Observações

  • O link ficará disponível por duas horas e será desabilitado posteriormente;
  • O link será gerado por empresa;
  • O cadastro e configuração do CNPJ para o link será realizado pela equipe do Linx Pay;
  • Quando o link expirar será possível verificar esta informações no Resumo do DAV;
  • Ao cancelar uma pré-venda o mesmo ocorrerá com o link;
  • Ao efetivar o pagamento do link a Pré-Venda/DAV vinculada também será listada com o status "paga".

Pagamento

Ao acessar o link serão exibidos dos dados da venda e a opção "Cartão de Crédito" para que sejam informados os dados de pagamento.


Informações da venda


Dados do cartão


Caso seja selecionada a forma de pagamento para débito, será exibida a opção "Débito Elo Caixa".


Informações da venda


Dados do cartão



Nota

  • O pagamento deve ser efetuado em até 5 minutos, o contrário a sessão será expirada e o link deverá ser acessado novamente.
  • Para a opção de pagamento "Cartão de Débito" somente será aceito o cartão da bandeira ELO.

Efetivação da Venda

Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Venda Fácil > Pré-Venda > Resumo do DAV. Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído.


Resumo do DAV - Pagamento autorizado


Dados para finalização


Nota

Caso o status do pagamento esteja diferente de "autorizado" não será possível efetivar a venda.

Pré-Venda com Link de Pagamento a partir da Rotina Configurar Pagamentos

Geração

Quando o Link de Pagamento estiver definido com os planos de pagamento através da rotina de Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos, após incluir os itens e clicar em "Pré-venda", na tela de pagamento será exibido entre os planos, a opção do link.


Link de Pagamento


Link inserido


Ao clicar em finalizar, o link será gerado e poderá ser compartilhado.


Compartilhar link


Nota

  • Para informações sobre o cadastro dos planos de pagamento para o link, clique aqui.
  • As pré-vendas geradas a partir do modo antigo, permanecerão inalteradas, desta forma, caso o link expire, a forma de geração será mantida como anteriormente;
  • Ao clicar em finalizar, caso os dados de contato do cliente não estejam preenchidos, será exibido o alerta abaixo e ao clicar em "sim" será possível atualizar os dados para prosseguir;


Definir e-mail do cliente

  • Ao utilizar a rotina, sem a configuração dos planos através do cadastro das adquirentes, conforme descrito no início deste documento, será exibido o alerta abaixo, ao acessar o link disponível em "clique aqui" o usuário será redirecionado à rotina em questão.


Alerta

Pagamento

Ao acessar o link, o cliente deverá selecionar a forma de pagamento desejada e as parcelas que serão exibidas conforme a definição na configuração do plano.


Selecionar forma de pagamento


Indicar parcelamento


O parcelamento respeitará os valores mínimos indicados pelo usuário na configuração do plano. 

Efetivação de Pré-Venda

Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Venda Fácil > Pré-Venda > Resumo do DAV. Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído. No entanto, caso a pré-venda tenha sido criada sem a indicação de planos de pagamento, ao clicar em "Efetivar" primeiramente será necessário alterá-la, selecionar a opção de pagamento correspondente ao link, aguardar a efetivação do pagamento para então finalizar o processo. 


Financeiro e Contabilidade

A contabilização de financeiro será realizada apenas após a efetivação do pagamento do link e geração do documento fiscal, utilizando a mesma data da emissão. Os lançamentos serão os seguintes:

  • Financeiro: será gerada uma fatura no cantas a receber em nome do cliente/adquirente cadastro;
  • Contabilidade: o lançamento respeitará as regras contábeis de uma venda com cartão de crédito.
    • Operação padrão: venda com cartão de crédito;
    • Contas contábeis: configuradas na operação padrão;
    • Taxa: será realizado o lançamento da taxa na venda ou na baixa, se na venda no momento do pagamento com o link será gerado, além do lançamento contábil da venda, o lançamento contábil da taxa de cartão (operação padrão de taxa).

Regras para Cancelamento de Pré-Venda e Link de Pagamento

A pré-venda, e sucessivamente o link de pagamento, poderão ser cancelados em Venda Fácil > Pré-Venda > Resumo do DAV.


Cancelar


No entanto, serão consideradas algumas regras para o cancelamento das vendas com link:

  • Se o processo de pagamento já foi iniciado, a transação será cancelada;
  • Se o processo de pagamento ainda não foi iniciado, o link será inativado;
  • Se o processo de pagamento foi concluído, mas a venda não foi efetivada, será processado o cancelamento.


Dica

Para mais informações sobre a listagem de DAVs gerados, bem como as opções disponíveis no resumoclique aqui.

Regras para Cancelamento de Vendas Efetivadas

Caso a pré-venda seja efetivada, ou seja, emitido o documento fiscal da operação para realizar o cancelamento é necessário acessar o Portal do Linx Pay e proceder com o estorno. Para mais informações sobre este processo verifique a documentação do portal clicando aqui.

Regerar Link

O link de pagamento poderá ser regerado em Venda Fácil > Pré-Venda > Resumo do DAV, nas seguintes condições:

  • O DAV tenha sido criado originalmente com o link de pagamento;
  • O link de pagamento estiver expirado (perdido a validade para pagamento).


Regerar link


Dica

Para mais informações sobre a listagem de DAVs gerados, bem como as opções disponíveis no resumoclique aqui.

Relatórios

As informações das vendas realizadas utilizando link de pagamento poderão ser consultadas em: Relatórios > Acessar > Fontes de Dados: Faturamento por Vendas ou Faturamento por item. Ao gerar estes relatórios serão exibidas as informações se a venda foi ou não gerada com o link e o valor. Além disso, no Relatório de Movimento Diário foi adicionada uma coluna denominada "Link de Pagamento" na qual apresentará as operações efetivadas com o link.


Movimento Diário

Com a popularização dos meios de pagamento digitais, o QR Linx veio para facilitar vida dos lojistas reduzindo atritos, melhorando a experiência do seu cliente e democratizando o acesso ao consumo. O QR Linx permitirá ao consumidor o pagamento de suas compras através de aplicativos apenas com a leitura do código gerado na finalização da venda. Desta forma, no Venda Fácil será possível realizar os pagamentos utilizando mais esta opção.


Nota

O QR Linx não faz parte do produto padrão para contratá-lo para sua empresa é necessário entrar em contato com o setor Comercial da Linx. 

Após a contratação, na finalização de vendas efetuadas através do Venda Fácil será possível selecionar o QR Linx como forma de pagamento. 


QR Linx no Venda Fácil


Ao selecionar o QR Linx será exibido o QR Code para que seja realizada a leitura e o pagamento seja efetivado através do celular. 


Leitura do QR Code


A leitura deverá ser realizada em até 90 segundos, caso contrário o tempo expirará e será possível novamente ou abandonar e selecionar outro plano de pagamento.


Tempo de leitura do QR Code expirado


Caso o QR Linx não esteja contratado, ao tentar acioná-lo será apresentada a seguinte mensagem. 



Alerta


Carteiras Digitais Aceitas

Atualmente, o Venda Fácil permite efetivar pagamentos com os seguintes parceiros.

  • Banqi;
  • BIP;
  • Mercado Pago;
  • Ame;
  • PicPay;
  • PIX;
  • ContaLinx.

Para mais informações sobre o QR Linxclique aqui.



Nota

  • O QR Linx não poderá ser utilizado para pré-venda;
  • O QR Linx poderá ser utilizado com outros planos de pagamentos inseridos na venda;
  • Caso o pagamento tenha sido efetuado com o QR Linx, o usuário deverá realizar um estorno da transação para que o plano de pagamento seja excluído;
  • Caso ocorra um erro ou rejeição em uma venda de NFC-e, o pagamento com QR Linx será estornado automaticamente. Se o estorno automático não for realizado, o usuário poderá fazer o processo de forma gerencial.

O pagamento com o plano D-TEF é um sistema de Transferência Eletrônica de Fundos, que tem como principal objetivo fazer a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão. Visando assim facilitar o lojista ao ter que realizar vendas com pagamentos de cartão de crédito, débito e voucher, que ao utilizar uma máquina de cartão Pinpad não terá a necessidade de selecionar a operadora do cartão nem o valor para pagamento, sendo que as informações serão extraídas pela máquina.


Nota

  • Para realizar pagamentos com o D-TEF, é necessário realizar as configurações do plano em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário realizar a contratação através do Setor Comercial da Linx;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização;
  • Para utilizar o pagamento com D-TEF é necessário ter instalada a última versão do Scarf e do D-POS;


Validação do Scarf


  • Somente será permitido inserir o TEF para pagamento em vendas diretas, finalização de pré-venda, edição de pré-venda com a finalização em seguida, finalização de pré-venda do ramo óptico e finalização de faturamento.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível utilizar o D-TEF como pagamento é necessário que o parâmetro "Empresa usa TEF" esteja habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito - Microvix > TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

Ao selecionar o plano de pagamento TEF, será apresentada as três opções disponíveis: crédito, débito ou voucher.


Plano de pagamento do TEF


Após selecionar a forma e clicar em "Pagar", será necessário selecionar o número de parcelas. Serão apresentadas as parcelas e o valor de cada uma com os acréscimos ou descontos aplicáveis.


Selecionar forma de pagamento


Escolher parcelamento


Nota

  • As parcelas deverão ser previamente cadastradas em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurar Pagamentos. Caso não tenha o cadastro, não será permitido efetuar o pagamento com o plano selecionado;
  • Caso exista um Plano de Pagamento com a mesma parcela e adquirente, e apenas não exista com a mesma bandeira, então o sistema deverá utilizar o Plano de Pagamento cadastrado sem bandeira, respeitando apenas a parcela e a adquirente;
  • Nos pagamentos com cartão de débito ou voucher somente estará disponível uma única parcela;
  • Mesmo que o parâmetro "Habilitar financiamento pela ADM no TEF dedicado" esteja marcado, não será possível definir se a venda será com parcelamento pelo Estabelecimento/Loja ou pela Administradora. Logo, toda transação com cartão TEF realizado pelo Venda Fácil será registrada como Parcelamento do Estabelecimento/Loja;
  • Caso o sistema identifique algum erro na seleção do pagamento, será exibida uma mensagem informando sobre o pagamento não efetuado com TEF;


Pagamento com TEF sem sucesso

  • Caso haja mais de uma adquirente cadastrada, serão exibidas as disponíveis com seus devidos planos de parcelamentos cadastrados;
  • Caso exista mais de uma adquirente cadastrada com as mesmas parcelas, será apresentada a que tiver o maior valor pago (menor desconto ou maior acréscimo), levando em consideração o índice do plano de pagamento.

Com a transação do cartão aprovada, o pagamento será inserido.


Plano com TEF adicionado



Nota

  • O NSU e o Cód autorização serão inseridos automaticamente, sem a possibilidade de edição;
  • Caso a venda seja cancelada, a transação do TEF será cancelada automaticamente;
  • Caso um item seja adicionado à venda após a transação aprovada do TEF, será necessário remover o pagamento do TEF para que a inserção aconteça.

Antes de finalizar, caso seja necessário remover a forma de pagamento com TEF, ao clicar no ícone  será exibida uma mensagem para confirmar.


Confirmar desfazimento do pagamento


TEF desfeito


Ao finalizar, a nota será autorizada e o TEF terá a transação realizada.


Transação TEF confirmada



Nota

  • Caso ocorra alguma falha na autorização de uma nota, será realizada a exclusão automática e o TEF não será autorizado;


TEF não autorizado


Venda não concluída

Por fim, a venda será finalizada e a nota gerada.


Nota gerada


TRANSAÇÕES TEF

Através do menu no Venda Fácil, o usuário poderá acessar a opção "Transações TEF".


Transações TEF


Na tela apresentada, o usuário poderá realizar duas operações: 

  • Cancelar Transação: nesta opção será possível cancelar ou estornar transações de vendas que foram realizadas com o TEF;
  • Reimpressão do Comprovante: nesta opção será possível reimprimir o comprovante de pagamento da venda realizada com o TEF autorizado.



Cancelar Transação

Para cancelar a transação será necessário inserir a data da venda, o número do NSU e o valor a ser estornado.


Data da venda


Número do documento


Valor a ser estornado


Por fim, basta clicar em ok para confirmar o estorno.


Confirmando estorno


Será apresentado o comprovante do estorno que poderá ser impresso.


Comprovante


Reimpressão do Comprovante

Para reimprimir um comprovante de pagamento, será necessário inserir o número do NSU.


Número do NSU


O comprovante relativo ao NSU será exibido e poderá ser impresso novamente.


Comprovante

Pedido Online

Ao receber o Catálogo dos Produtos pelo compartilhamento da busca avançada, o cliente que recebeu poderá estar efetuando um pedido online.


Catálogo compartilhado


O cliente poderá clicar sobre os produtos desejados e clicar em "Adicionar".


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Selecionando produto


Todo os produtos adicionados irão para o carrinho que poderá ser visualizado através do ícone . Em "Meu Carrinho", será necessário adicionar algumas informações.

  • Quantidade: será possível alterar a quantidade do produto selecionado;
  • Tipo de Entrega: poderá selecionar se a entrega será em casa ou retirada na loja;
  • Cupom Desconto: caso o cliente possua um cupom de desconto, poderá inserir e depois selecionar "Aplicar" para que o desconto seja aplicado no pedido;


No grupo "Totais" será exibido o a soma do valor dos produtos, o valor do cupom de desconto aplicado, o valor de promoções aplicado, o valor da entrega, e o valor total do pedido.


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Meu Carrinho com o pedido


Após selecionar todos os produtos desejados, o cliente pode selecionar "Finalizar Pedido". Caso o pedido não feche o valor mínimo de compra será exibido um alerta.


Alerta de valor mínimo do pedido


Ao prosseguir, será necessário que o cliente insira algumas informações de identificação.

Dados Pessoais

  • CPF;
  • Nome;
  • Tenho inscrição estadual;
  • Telefone/WhatsApp;
  • Email;
  • Observações;

Dados pessoais


Nota

  • Caso o cliente produtor rural gerar pedidos pelo Catálogo Digital, será necessários informar os dados completos (CPF / nome / Inscrição Estadual / Endereço), pois no Venda Fácil, no ato de efetivar esse pedido, caso esse cadastro já tenha na base, será exibido um alerta que o CPF indicado no pedido já está cadastro e se deseja sobrescrever ou não os dados informados no pedido no cadastro do CRM.



Endereço para Cobrança

Deverá informar o endereço completo para entrega e cobrança do pedido.

  • CEP;

  • Logradouro;

  • Número;

  • Complemento;

  • Bairro;

  • Cidade;

  • UF.

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Endereço de cobrança e entrega


Em seguida o cliente terá que clicar em "Ir para Pagamento" para prosseguir. Na etapa de pagamento deverá selecionar se o pagamento será feito online ou na retirada da loja.


Escolher pagamento


Para o pagamento online estará disponível "Cartão" ou "QR Code" para a forma de pagamento. 


Pagamento online


Nota

  • Selecionando a opção de "Cartão", o cliente será redirecionado para o pagamento padrão do Link de Pagamento;
  • Selecionando a opção de "QR Code", será exibida as carteiras digitais disponíveis para o cliente efetuar o pagamento. Em seguida será exibido o QR Code para realizar a leitura conforme já ocorre atualmente com pagamentos do QR Linx;


Leitura QR Code

  • O QR Linx não faz parte do produto padrão para contratá-lo para sua empresa é necessário entrar em contato com o setor Comercial da Linx;
  • Para realizar o pagamento com QR Code é necessário habilitá-lo nas configurações de Catálogo Digital no menu do Venda Fácil.

Escolhendo para o pagamento na retirada na loja, será exibido o comprovante do pedido com todas as informações inseridas pelo cliente. Poderá ainda enviar a confirmação do pedido por e-mail clicando em "Enviar Confirmação por Email". Para realizar um novo pedido, basta clicar em "Nova Compra".


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Comprovante pedido online


Com a venda finalizada, o pedido ficará salvo em "Vendas em Aberto".


Nota

  • Para cancelar um pedido com o pagamento online é preciso primeiro estornar o pagamento, e só então cancelar o pedido;

  • Será validado o câmbio da moeda no valor dos produtos de acordo com a moeda configurada em seu cadastro.

  • Os pedidos efetuados pelo Catálogo Digital não serão exibidos e nem poderão ser faturados pelo Microvix POS.

Com o Catálogo Digital, ao realizar o compartilhamento do catálogo de produtos com os clientes, será permitido a eles fazerem um pedido e concluir a compra efetuando o pagamento dos pedidos gerados via Link de Pagamento. Para acessar a rotina, acesse o Catálogo Digital no menu do Venda Fácil. Será necessário realizar as configurações para que o pedido online possa ser efetuado.


Ativação

Neste grupo serão realizadas algumas definições para que os clientes da loja possam realizar o pedido online.

  • Permitir que seus clientes façam compras online: marcando está opção será permitido que os clientes realizem a compra online;
  • Criar URL Padrão da Loja: marcando esta opção permitirá ao usuário criar a url padrão da loja, além de poder definir os filtros e compartilhar o catálogo de produtos;
  • Campo: no campo disponível, poderá definir o nome da loja que irá composto no link para compartilhamento;
  • Definir Filtros: clicando neste botão será exibida a busca avançada do catálogo de produtos o qual poderá escolher os filtros que serão compartilhados posteriormente com o cliente;
  • Compartilhar Link: será exibido o link do catálogo de produtos com os filtros da busca avançada para consulta. O link poderá ser compartilhado por cópia do link, WhatsApp, Facebook, Telegram, Twitter e Instagram;
  • Link da sua loja: ficará para exibição o link da loja para compras online.


Definições da ativação para Catálogo Digital


Contato da Loja

Poderão ser definidos os contatos da loja.

  • WhatsApp: poderá inserir o número de WhatsApp da loja;
  • Facebook: poderá inserir o link do Facebook da loja;
  • Instagram: poderá inserir o link do Instagram da loja.


Contatos da loja


Opções de Entrega

Poderá definir as configurações da entrega para as compras online.

  • Filtros: neste campo deverá ser selecionada a opção de entrega, se o cliente irá retirar na loja ou se será entregue em casa;
  • Taxa de Entrega: poderá definir o valor de entrega das compras;
  • Entrega grátis com pedidos acima de: poderá definir um valor mínimo de pedido para que o cliente possa adquirir a taxa de entrega grátis caso ele faça pedidos no valor ou maior;
  • Horário de Atendimento: poderá definir o horário de atendimento da loja;
  • Área de Entrega: poderá inserir os bairros e/ou cidades em que a loja atende.


Opções de entrega dos pedidos


Opções de Pagamento

Poderá definir as opções de pagamento para as compras realizadas online.

  • Pagamento no ato da entrega: definirá o pagamento para ser efetuado no momento em que for entregue o pedido;
  • Pagamento na retirada: definirá o pagamento para ser efetuado no momento em que for retirado na loja;
  • QR Code (via QR Linx): definirá o pagamento por meio da leitura do QR Code via o QR Linx;
  • Pagamento com Cartão (Link de Pagamento): definirá o pagamento efetuado com cartão por meio do Link de Pagamento.


Opções de pagamento dos pedidos


Outras Configurações

  • Valor Mínimo do Pedido: poderá definir um valor mínimo do pedido online;
  • Vendedor: deverá definir o vendedor responsável pelo pedido;
  • Depósito: deverá selecionar o depósito onde está localizado os produtos;
  • Tabela de Preço: deverá definir a tabela de preço usada nos produtos para o pedido;
  • Ativar Ação Promocional: marcando está opção, quando o pedido se encaixar em alguma ação promocional cadastrada, ela será aplicada no pedido.


Outras configurações 


Após definida as configurações, basta clicar em "Salvar".


Nota

  • As configurações de pedidos online deverão ser feitas por empresa;
  • Caso o parâmetro "Permite cumulatividade de ações promocionais" esteja marcado, no catálogo será aplicados todas as promoções que estão ativas;

  • Caso a opção de cumulatividade esteja desmarcada deve ser usado a primeira promoção listada.

  • Os pedidos efetuados pelo Catálogo Digital não serão exibidos e nem poderão ser faturados pelo Microvix POS.

No Venda Fácil, o usuário poderá efetivar uma pré-venda com produtos do ramo óptico que foi gerada através do POS ou mediante aplicativo de integração no qual são inseridos os pedidos.


Nota

Não será possível efetuar pré-venda ou venda direta com produtos do ramo óptico no Venda Fácil quando for do tipo lente. O sistema não irá permitir a inserção dos produtos.


Aviso sobre produtos ópticos


Porém, quando o produto for armação será permitido realizar uma venda direta ou pré-venda.

Listagem de Vendas em Aberto

Na listagem de vendas em aberto as pré-vendas identificadas como remessa serão exibidas com os seguintes status:

  • Em Preparação: o produto, no caso a lente e/ou armação, ainda está em produção;
  • Disponível para retirada: o produto está pronto na loja e disponível para retirada.


Listagem de pré-vendas


Prazo de Entrega

Ao selecionar uma pré-venda que está em preparação, será possível visualizar o prazo de entrega do pedido. Como padrão o sistema definirá o prazo de dez dias a partir do dia em que foi gerada a pré-venda, no entanto, será possível alterá-lo. Vale salientar, que se no cadastro do produto o campo "Prazo de Entrega (dias)" estiver definido, o prazo considerado será este. 


Detalhamento da pré-venda


Em "Agendar Entrega" será possível definir uma nova data e horário de previsão de entrega. Ao clicar em "Atualizar", o novo prazo será salvo.


Alteração do prazo de entrega


Notificação

Quando o produto já estiver na loja, pronto para a retirada, será possível notificar o cliente para a retirada do pedido. A notificação poderá ser feita pelo WhatsApp ou E-mail cadastrados do cliente, caso as formas de contato não estejam definidas estar opções serão inativadas. 


Pedido disponível para retirada


Faturamento do Pedido

No momento da retirada do produto, será necessário efetivar a pré-venda e realizar o faturamento do pedido. Ao clicar em efetivar, será exibida a tela de inclusão de itens para conferência e somente será possível realizar alterações dos dados adicionais, editar (tipo da venda, série e natureza de operação) e cliente.


Faturamento do pedido


Na tela de pagamento será exibido o valor antecipado e o restante a ser pago. O pagamento antecipado não poderá ser removido, assim como não poderão ser inseridos acréscimos ou descontos em "Outros Valores".


Finalizar pagamento


Após o faturamento, a nota fiscal será gerada e o processo finalizado. 


Nota fiscal gerada


Nota

  • No momento de faturar uma pré-venda com produtos de ramo óptico, a antecipação financeira somente será exigida se houver uma lente entre os itens;
  • No momento de faturar uma pré-venda com produtos de ramo óptico, não será permitido alterar os itens caso esteja incluído algum do tipo "Lente". Porém, será possível removê-lo e assim editar os demais produtos.

Através da opção de Troca no menu do Venda Fácil, será possível realizar a troca de uma venda de forma mais prática para que já em seguida, seja realizada uma nova venda utilizando o vale gerado. Ao acessar a página serão exibidos os tipos de busca das vendas disponíveis:

Cliente/Produto

  • Código do Produto: permite buscar a venda pelo código do produto;
  • Cliente: permite buscar pelo nome, CPF, CNPJ ou código do cliente;


Busca pelo cliente ou produto


Inserir cliente

Token

  • Token: impresso no comprovante e enviado por e-mail;



Busca pelo token

Serial

  • Serial do Produto: permite realizar a busca pelo número do serial do produto;



Busca pelo serial


Após definir os filtros e clicar em Buscar, serão exibidas as vendas disponíveis para troca.


Trocas disponíveis


Antes de efetuar a troca, é necessário inserir o motivo.


Motivo de troca 

Rodapé

No menu de rodapé será possível visualizar as seguintes opções:

  • Nova Busca: acionando esta opção, o usuário poderá realizar uma nova busca de venda para a troca;
  • Trocar: nesta opção, a troca será efetivada e a nova venda poderá ser efetuada em uma outra data. Será gerada uma Nota Fiscal de Devolução ou de Entrada e o Vale com o valor da troca.
  • Trocar e Vender: com esta opção, a troca será efetuada e em seguida o usuário poderá prosseguir com uma nova venda. Na tela de pagamento, já estará selecionada a forma de Vale com o valor da troca realizada.


Nota

  • Caso a nova venda possua valor inferior ao vale gerado, será preenchido somente o valor da venda;
  • Caso a nova venda possua valor superior ao vale gerado, será necessário que o usuário selecione mais planos até que feche o valor da venda;
  • O Vale-Trocas poderá ser visualizado em Faturamento > Loja > Painel > Vale-Compras e Trocas > Listagem dos Vales Compras;
  • Caso a data de validade para a troca seja de 6 meses, mas o motivo de troca possuir um prazo de adaptação de 15 dias, o usuário somente poderá efetuar a troca do produto usando esse motivo dentro dos 15 dias especificados.
  • Na listagem dos itens disponíveis para troca serão exibidos os últimos 30 registros, listando por primeiro as últimas vendas registradas da loja logada. Além disso, não serão listados os produtos inseridos em outra troca (token utilizados).
  • No momento de inserir o motivo da troca, se o cliente estiver como Consumidor Final, será obrigatório selecionar um produto.


Para consultar a listagem de pré-vendas e/ou orçamentos gerados é necessário acessar a opção Vendas em Aberto no menu lateral.


Nota

Para utilizar o recurso de pré-venda/DAV é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para a correta parametrização.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix

Para que seja possível emitir Pré-Venda/DAV no Venda Fácil é necessário que o parâmetro "Utiliza DAV" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS esteja marcado.

Ao acessar serão exibidas as pré-vendas e/ou orçamentos gerados nos últimos 7 dias.


Listagem dos DAVs


Para localizar uma pré-venda e/ou orçamento, através do ícone  é possível buscar pelo número ou cliente.



Busca pelo pedido 


Para refinar a listagem, basta utilizar o botão "Busca Avançada" e serão apresentados os seguintes filtros: 

  • Cliente;
  • Data inicial e final;
  • Número: correspondente a venda realizada;
  • Status: para empresas que possuem a funcionalidade de Link de Pagamento contratada, serão exibidos os seguintes status: aguardando, capturada, cancelada, pré-autorizada, autorizado, verificando cartão e não autorizada;
  • Canceladas: ao marcar esta opção serão apresentados os documentos cancelados, porém nenhuma ação poderá ser tomada sobre ele. 


Busca Avançada

Resumo 

Ao clicar no ícone  será possível acessar o detalhamento do documento em questão.


Resumo


Poderão ser consultadas as seguintes informações:

  • Ficha;
  • Cliente;
  • Data;
  • Origem: POS ou Venda Fácil;
  • Frete;
  • Desconto;
  • Valor Total;
  • Compartilhar Pré-Venda: será apresentado o link da pré-venda para compartilhá-lo com o cliente através da cópia do link, envio pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Clicando sobre o ícone do WhatsApp, será exibida uma janela para informar o número;


Informar número de WhatsApp


  • Detalhes Pedido Catálogo Digital: serão exibidas as informações do pedido feito por pedido online através do catálogo de produtos;
  • Link de Pagamento: serão apresentadas as informações sobre pagamento com link: data de expiração, status de pagamento, opções de compartilhamento (quando o link não expirou), gerar novo link (quando expirado), etc.;
  • Produtos;
  • Pagamentos: formas de pagamento utilizadas no DAV;
  • Voltar: ao selecionar esta opção retorna para a listagem dos DAVs;
  • Cancelar: efetua o cancelamento do documento em questão;
  • Pedido Separação: exibe o pedido de separação da pré-venda para impressão. Ao abrir a impressão do pedido de separação, será exibido o documento com informações do cliente e do pedido;


Impressão do pedido de separação


  • Editar: permite editar a pré-venda antes de efetivá-la;
  • Efetivar: finaliza a venda normalmente.


Nota

  • Caso em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil a permissão "Altera Vendedor de Pré-Vendas" esteja desabilitadanão será possível modificar o vendedor durante a efetivação;
  • Caso o usuário tenha a permissão "Realizar apenas o cadastro e alteração de Pré-venda" marcada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, ele poderá realizar alterações na pré-venda, mas não poderá efetivá-la;
  • Pré-vendas oriundas de pedidos on-line não poderão ser editadas, apenas efetivadas.
  • Caso o parâmetro: "Exibe campo para informar número de OS no Venda Fácil e no Acerto de Venda Ambulante" estiver marcado e a venda estiver no modo Venda Ambulante, possível informar o número da Ordem de Serviço em "Dados Adicionais" no momento de efetivar uma pré-venda;
  • Caso uma Natureza de Operação esteja selecionada no parâmetro "Naturezas de Operação que obrigam informar Nr. de OS" e ela esteja sendo usada em uma venda do modo Venda Ambulante então será obrigatório informar a Ordem de Serviço em "Dados Adicionais" no momento de efetivar uma pré-venda;
  • Para o cadastro e alteração de pré-venda, mesmo que os dois parâmetros acima estejam configurados, não será obrigatório o preenchimento da Ordem de Serviço, somente quando for finalizar a pré-venda;
  • Caso a pré-venda tenha uma remessa vinculada, no momento de efetivar a venda no modo Venda Ambulante, será verificado se há saldo da remessa;
  • Para alterar a data de validade de uma pré-venda é necessário que a permissão de usuário "Alterar data de validade da Pré-venda" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil esteja marcada;
  • Quando for pedido oriundo do Orçamento ou Pré-Venda/DAV do POS, o prazo de validade não será aplicado;
  • Quando uma pré-venda estiver com o prazo de validade vencido, o usuário não conseguirá finalizar a pré-venda. Somente um usuário com a permissão poderá ajustar a data de validade para que em seguida a pré-venda possa ser faturada. Ou a pré-venda expirada deverá ser cancelada pelo vendedor e cadastrada uma nova;
  • Caso a Pré-Venda tenha sido gerada com Lote, a informação será carregada no momento da efetivação. O mesmo ocorrerá com efetivação de pedidos;
  • Caso a Pré-Venda tenha produtos com Lote e não tenham sido informados os Lotes, o usuário poderá inserir na edição da Pré-Venda antes de efetivar.


Pré-vendas com consumidor final

Na listagem de vendas em aberto, as pré-vendas para consumidor final serão exibidas com a identificação definida pelo usuário na geração. 


Pré-vendas para consumidor final


Ao clicar em detalhar serão exibidas as informações da venda e será possível efetivá-la. No entanto, caso nas validações fiscais, o tipo de venda seja NF-e será obrigatório selecionar ou cadastrar um cliente válido.


Obrigatoriedade do cliente


Edição de uma Pré-Venda

Para editar uma pré-venda é necessário selecionar o botão de "Editar" disponível no detalhamento. Ao editá-la, o usuário será redirecionado para a tela inicial de vendas, na qual será possível realizar as seguintes alterações:

  • Alterar o cliente;
  • Inserir novos produtos;
  • Alterar a quantidade dos produtos existentes;
  • Excluir um produto;
  • Conceder desconto no item e/ou na venda;
  • Inserir ou editar os dados adicionais;
  • Alterar o serial;


Edição da pré-venda


  • O vendedor poderá ser alterado, desde que a permissão "Altera Vendedor de Pré-Vendas" esteja marcada em:  Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Venda Fácil, caso contrário, esta opção estará bloqueada para modificação.


Alteração de vendedor bloqueada


Ao realizar uma alteração nos produtos será exibido um alerta sobre a remoção dos planos de pagamento e se deseja continuar mesmo assim.


Remoção dos pagamentos

Ao removê-los, na tela de pagamento será necessário inserir novamente os planos. Caso os planos de pagamentos sejam mantidos, o usuário poderá excluir e inserir novos conforme a necessidade. 


Seleção de novos planos de pagamento


Clicando em "Salvar" na tela de inserção de itens e depois em "Finalizar" as alterações ficarão salvas e a pré-venda continuará disponível em Vendas em Aberto para efetivar ou realizar novas alterações se necessário. Porém, se o usuário alterar os dados, clicar em "Pagar" e depois em "Finalizar", a venda será efetivada. 


Nota

  • Caso a pré-venda tenha um Link de Pagamento autorizado ou em aguardo, não será possível realizar a edição;


Aviso de link de pagamento ativo


  • Caso a pré-venda seja efetivada com alterações nos itens, serão recalculadas as ações promocionais;
  • Caso a pré-venda seja apenas alterada, será considerada a nova ação promocional, sendo aplicada normalmente no momento da efetivação;
  • Caso o produto possua um desconto em percentual e a sua quantidade seja alterada, o valor do desconto será recalculado;
  • Caso a pré-venda tenha sido criada apenas com os dados básicos do cliente, sem inserir um cadastro do CRM, no momento de editar, serão apresentados os mesmos dados já preenchidos anteriormente;
  • Não será obrigatório o pagamento total na edição da pré-venda, apenas na efetivação;
  • A opção "Outros Valores", na tela de pagamento, somente poderá ser editada caso não haja nenhum plano de pagamento selecionado;
  • Caso a pré-venda possua produto do ramo óptico do tipo "Lente", não será permitido realizar alterações. Porém, será permitido remover o item e assim alterar o que desejar.


Campos NSU/Cód. Autorização

No momento de finalizar um pedido de orçamento ou uma pré-venda, caso nas configurações de venda o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF" esteja marcado será obrigatório informar os dois campos na tela de pagamento.


Campos não informados

Caso a pré-venda tenha sido efetuada sem um plano de pagamento, então será necessário informá-lo juntamente com os campos de NSU e Código de Autorização na tela de pagamento. O mesmo vale para a finalização de um pedido, os campos também serão requisitados na tela de pagamento.


Campos não informado


Se for selecionado mais de um plano de pagamento com cartão não TEF, será necessário preencher os campos em todas as seleções.


Mais de um plano de pagamento com cartão não TEF


Clicando sobre o link para edição, será exibida uma janela para digitá-los.


Informar campos


Não será possível finalizar a venda sem inserir o NSU e o Código de Autorização, ao tentar prosseguir será apresentado o seguinte alerta.


Alerta para informar os campos


Os campos de NSU e Código de Autorização somente serão obrigatórios caso o pedido e pré-venda tenham sido efetuados com cartão de crédito ou débito não TEF.


Nota

Sobre as opções de Link de Pagamento:

  • Para que estejam disponível é necessário a contratação da solução Linx Pay;
  • A efetivação do DAV com link de pagamento seguirá as seguintes observações:
    • Caso esteja com status "pago" a finalização ocorrerá normalmente;
    • Caso o link ainda não tenha sido utilizado será exibido um alerta bloqueando a ação.

Alerta

Sobre a impressão do Pedido de Separação:

A impressão do pedido de separação poderá ocorrer em:

  • Finalização ao gerar uma pré-venda;
  • Finalização ao gerar uma venda de qualquer tipo;
  • Detalhamento de pré-venda;
  • Minhas Vendas.

Sobre a efetivação de uma pré-venda sem pagamento:

  • A efetivação seguirá o mesmo fluxo de um faturamento de pedido;
  • Não será possível adicionar, alterar ou remover itens;
  • Não será possível alterar qualquer valor que possa modificar o valor total da venda (desconto, acréscimo, frete, seguro, despesas acessórias);
  • Para os itens, somente será possível informar lote e serial, caso o produto se enquadre nestas condições;
  • Poderão ser adicionados ou removidos pagamentos de acordo com a necessidade.

Para consultar as vendas do dia é necessário acessar a opção Minhas Vendas no menu lateral. Ao acessar serão exibidas as vendas realizadas do dia e as seguintes informações:

  • Vendas de: poderá filtrar as vendas efetuadas em: Hoje, Ontem e Últimos 7 Dias;
  • NF/NFC-e/NF-e: é exibido o número da nota gerada;
  • Cliente: é exibido o nome do cliente que fez a compra;
  • Origem: é exibida a origem da nota;
  • Hora: é informado o horário que foi realizada a venda;
  • Total: é informado o valor total da venda;


Além disso, através desta lista o usuário poderá realizar as seguintes ações.

  • Ícone : através deste recurso será possível cancelar a venda;
  • Ícone : através deste recurso será possível imprimir o DANFE;
  • Ícone : através deste recurso será possível enviar o DANFE por e-mail;
  • Ícone : através deste recurso é possível abrir o documento do pedido de separação para que seja impresso.




Listagem das vendas do dia


  • Sem rótulos