A indicação de cliente consiste em uma rotina que torna possível a seleção de um indicador previamente cadastrado no CRM em uma determinada classe durante a finalização de uma venda. Costuma ocorrer, por exemplo, quando um cliente indica a outro uma determinada loja para realização de suas compras, como mestre de obras indicando lojas de material de construção para seus clientes.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • O parâmetro "Utilizar Política de Indicação" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais deve estar marcado.
  • No parâmetro "Classe" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais deve ser informada a classe a que os clientes indicadores deverão pertencer, ou seja, somente clientes que possuem a classe informada neste parâmetro poderão ser indicadores.

Executando a Rotina

Para que um cliente seja indicador é necessário que o tipo de seu cadastro seja Cliente ou Cliente e Fornecedor e que ele pertença a classe informada nos parâmetros globais. A funcionalidade de indicação de cliente se aplica às rotinas de Emissão de Nota Fiscal, Venda Fácil e Loja - Contingência.


Ao acessar Faturamento > Emissão de Nota Fiscal, será exibido o campo "Cliente Indicador" para que seja informado o cliente que indicou a compra. A busca pelo indicador pode ser realizada ao informar nome, CPF, CNPJ ou código de seu cadastro.


Cliente indicador


Mais informações sobre a Emissão de Nota Fiscal podem ser consultadas clicando aqui.

Ao acessar Faturamento > Venda fácil, será exibido ao lado do campo "Consumidor Final" o botão  para que seja informado o cliente que indicou a compra. A busca pelo indicador pode ser realizada ao informar nome, CPF, CNPJ ou código de seu cadastro.


Cliente Indicador 


Mais informações sobre a Venda Fácil podem ser consultadas clicando aqui.

Ao acessar Faturamento > Loja > Contingência, na finalização da venda será exibido o campo "Cliente Indicador" para que seja informado o cliente que indicou a compra. A busca pelo indicador pode ser realizada ao informar nome, CPF, CNPJ ou código de seu cadastro.


Cliente indicador


Mais informações sobre o Contingência podem ser consultadas clicando aqui.

Relatório de Faturamento - Classe - 


Observação Importante


O nome deste relatório será apresentado no menu de acordo com a parametrização definida em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo "Indicação" > Classe. Portanto, onde lê-se "-Classe-" poderá ser substituído pelo valor do parâmetro. No entanto, caso na parametrização, a opção selecionada seja "Todos" o nome do relatório será apresentado como "Faturamento por Indicações".


Parâmetro definido como "Todos"


Parâmetro definido com uma classe determinada


Através do relatório de Faturamento - Classe - será possível consultar as vendas que possuíram indicadores, ele estará disponível em Faturamento > Relatórios > Faturamento - Classe -. Ao acessá-lo será possível filtrar as informações por empresa, período, natureza de operação e clientes. 


Filtros

Filtros do relatório de indicações


Ao gerar a listagem, serão apresentadas as vendas divididas pelos indicadores, com as informações de data, empresa, série, documento, cliente e valor. Através da coluna "documento" é possível consultar o documento interno da venda no qual estará registrado o indicador. 


Listagem

Listagem do relatório de indicações


Documento interno

Documento interno


Demais Relatórios de Faturamento

Nos demais relatório de Faturamento que possuírem documento interno, a informação do Indicador também será exibida junto aos dados do destinatário/remetente.

  • No labels