A indicação de cliente consiste em uma rotina que torna possível a seleção de um indicador previamente cadastrado no CRM em uma determinada classe durante a finalização de uma venda. Costuma ocorrer, por exemplo, quando um cliente indica a outro uma determinada loja para realização de suas compras, como mestre de obras indicando lojas de material de construção para seus clientes.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Parametrização
- O parâmetro "Utilizar Política de Indicação" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais deve estar marcado.
- No parâmetro "Classe" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais deve ser informada a classe a que os clientes indicadores deverão pertencer, ou seja, somente clientes que possuem a classe informada neste parâmetro poderão ser indicadores.
Executando a Rotina
Para que um cliente seja indicador é necessário que o tipo de seu cadastro seja Cliente ou Cliente e Fornecedor e que ele pertença a classe informada nos parâmetros globais. A funcionalidade de indicação de cliente se aplica às rotinas de Emissão de Nota Fiscal, Venda Fácil e Loja - Contingência.