A transferência de mercadorias entre filiais é um método simples que permite o envio e recebimento de itens entre as unidades de forma rápida e automatizada. Para que seja possível utilizar essa rotina, é necessário realizar algumas configurações que permitirão o correto funcionamento.


Configuração de Filiais

Vamos utilizar como exemplo as empresas fictícias A e B que fazem parte de um mesmo portal e realizarão a transferência. No entanto, antes de qualquer coisa é necessário cadastrá-las como clientes/fornecedoras, desta forma acesse:

  • Logado na empresa A em CRM > Cadastro, cadastre-a como cliente/fornecedora. O código gerado a partir deste cadastro foi 12. Ainda logado na empresa A, acessar Empresa > Dados da Empresa > grupo "Dados Adicionais" > Campo Filial e inserir o código 12 e salvar;
  • Logado na empresa B em CRM > Cadastro, cadastre-a como cliente/fornecedora. O código gerado a partir deste cadastro foi 11. Ainda logado na empresa B, acessar Empresa > Dados da Empresa > grupo "Dados Adicionais" > Campo Filial e inserir o código 11 e salvar;


Configuração de Natureza de Operação

Para que a transferência ocorra é necessário que as naturezas de operações estejam configuradas corretamente. Ambas as empresas, A e B, devem possuir as seguintes naturezas cadastradas:

  • Transferência de Mercadoria – Filiais (Saída);
  • Transferência de Mercadorias - Filiais (Entrada).


Lembrando que elas devem ter marcada as opções "Transferência entre filiais" e "Gerar integração com financeiro/contabilidade" para que a nota seja gerada corretamente.

Dica

Para que a operação de transferência funcione corretamente, é necessário o auxílio de um contador para realizar o Detalhamento de Configuração Tributária.


Ajuste de Configuração Tributária

Ao associar a natureza de operação à configuração tributária do produto, a natureza de saída deve possuir a classe fiscal da empresa destinatária e a natureza de entrada deve possuir a classe fiscal da empresa emitente.


Configuração da Operação Padrão

A operação de transferência entre filiais utiliza quatro operações específicas. Para tanto, deve-se acessar Adm./Financeiro > Contabilidade > Operações Padrões e configurar as opções:

  • Transferências entre filiais – Saída (1134);
  • ICMS Transferências entre filiais – Saída (1135).
  • Transferências entre filiais – Entrada (1136);
  • ICMS Transferências entre filiais – Entrada (1137);

Para cada operação, deve ser informado Histórico Contábil, Conta Débito, Conta Crédito e Centro de Custo. Desta forma, quando uma nota de saída for emitida com uma natureza de operação que indique transferência entre filiais utilizará a operação padrão de saída (1134) e caso gere algum valor de ICMS o lançamento contábil utilizará a operação de saída com ICMS (1135).  Do mesmo modo, as conferências de transferência utilizarão as operações de entrada (1136) e caso gerem valor de ICMS, entrada com ICMS (1137).


Nota

Referente a configuração da natureza de operação

Caso seja realizada a emissão de uma nota de entrada ou saída que gere algum valor de ICMS e a natureza de operação utilizada não tenha sido configurada com a opção "Gera integração com o financeiro/contabilidade", as operações padrões que o sistema utilizará para contabilização serão "Crédito de ICMS em compra sem integração com o financeiro (153)" para entrada e "ICMS sob venda de mercadorias (33)" para saída, desconsiderando assim as operações específicas de transferência.


Configuração de Parâmetros

Para concluir as configurações, em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Transferências, de ambas as empresas (A e B), devem ser definidos seguintes parâmetros:


Parametrização para transferência entre filiais


Para nota de Saída:

  • Série Sugerida: que será utilizada na nota de saída;
  • Vendedor Sugerido: que será carregado automaticamente ao selecionar a Natureza de Operação;
  • Plano Sugerido: que será utilizado na nota.


Para nota de Entrada:

  • Natureza de Operação: que será utilizada na nota de entrada;
  • Conferência rápida: determina se os produtos serão conferidos automaticamente, restando ao usuário apenas confirmar a operação.


Execução - Emissão de Nota Fiscal 

Ainda utilizando o exemplo acima, para realizar uma transferência em que a empresa A enviará itens para B, acesse Faturamento > Emissão de Nota Fiscal.


Emissão de nota fiscal – transferência entre filiais


Insira uma data de emissão, o código do cliente correspondente à empresa B (neste caso 11), escolha a série de saída configurada nos parâmetros globais e selecione a natureza de operação de saída para transferência entre filiais, conforme configurado anteriormente. O campo correspondente ao vendedor será preenchido automaticamente seguindo a parametrização.

Na página seguinte será possível inserir os itens que serão transferidos. A transferência entre filiais utiliza o conceito de fator de conversão, para mais informações sobre a inclusão de itens através do fator de conversão vide tópico Inclusão de Itens na Nota Fiscal de Origem Manual, item Inclusão de Itens - Fator de Conversão.

Na página de cadastro de nota fiscal, o clicar no ícone  será aberta uma janela com todas as pré-transferências pendentes e a opção de exclusão.


Pré-transferências pendentes

Caso o parâmetro "Bloqueia exclusão de pré-transferência" (empresa > segurança > faturamento > permissões gerais do grupo faturamento) esteja habilitado, ao tentar excluir uma pré-transferência o sistema apresentará um alerta, caso contrário será realizada a exclusão normalmente.


Alerta de bloqueio


Nota

Referente a obrigatoriedade do CEST

Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na nota. Mais informações sobre a configuração do CEST vide tópico Habilitar obrigatoriedade do código CEST, tópico "Grupo - Classificação dos Produtos".


Ao finalizar a operação, serão apresentados os dados da contabilização da operação e ao confirmar, a nota será gerada indicando a transferência.



Nota Fiscal de Transferência finalizada


Nota

  • Se o usuário logado não possuir permissão para efetuar transferências entre unidades, ao cadastrar a nota de transferência, no campo "Código do Cliente" não será possível informar o código da filial e no campo "Natureza de Operação" não estarão visíveis as naturezas para transferências. Para configurar a permissão de usuário é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar usuários > grupo Faturamento > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > permissão Transferências.
  • Quando a empresa utilizar o parâmetro de validações de séries ativado (via Suporte Técnico Linx - Empresa -> Parâmetros Globais -> Acesso Restrito -> Fiscal -> Ativar validações de série) estará disponível para seleção apenas os modelos de notas fiscal Nota Fiscal (1/1A), Nota Fiscal Eletrônica (55) e Nota Fiscal Venda ao Consumidor, permitindo somente a inclusão de produtos nesses modelos de notas.
  • O campo Código do Cliente também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do cliente, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa->Parâmetros Globais->CRM->Grupo Outros".


Conferência da Transferência entre Filiais

Realizada a nota de transferência, será necessário logar na empresa B para receber e conferir os itens transferidos. Para tanto, acesse Suprimentos > Estoque > Transferências > Conferência, nesta página estarão listadas todas as transferências recebidas.


Listagem de transferências



  • Documento;
  • Série;
  • Data de Emissão;
  • Hora;
  • Fornecedor: representa a filial emitente;
  • Quantidade de Peças;
  • Valor.

Através do ícone  será possível conferir a nota e ao acessar este link o sistema pode se comportar de três maneiras:

  • Se o parâmetro "Conferência Rápida" (descrito no tópico "Configuração de Parâmetros") estiver marcado será necessário apenas finalizar a conferência, pois o item já será apresentado na coluna "Conferido".


Conferência Rápida


  • Caso o parâmetro "Conferência Rápida" não esteja habilitado, a conferência poderá ser manual, bipando ou inserindo o código do produto no campo "Capture o Produto".


Conferência Manual


  • Se na nota que estiver sendo conferida, possuir produtos controlados por serial será necessário informa-lo para então finalizar a conferência.


Conferência de itens com controle


Inserir os controles


  • Se a nota que estiver sendo conferida, possuir produtos que utilizam o conceito de fator de conversão e unidades de medidas diferentes, na inserção de itens será possível selecionar a unidade que se deseja conferir.


Selecionar unidades


Independente da forma como for realizada a conferência, ao concluí-la, o sistema exibirá a mensagem abaixo e permitirá uma nova conferência.


Conferência Realizada com Êxito


Nota

  • Caso haja problemas com a configuração tributária ou natureza de operação, somente será possível realizar a conferência após as devidas correções;
  • Se durante a conferência um item for inserido mais de uma vez, de forma que ultrapasse a quantidade que ele possui na nota de transferência, será gerada uma divergência.
  • Sobre o ICMS no custo de aquisição:

    • Caso a Natureza de Operação de Entrada utilizada esteja configurada para "Atualizar Custo Médio", o sistema fará as seguintes considerações para o cálculo do Custo de Aquisição ao concluir a conferência para verificar se o ICMS será deduzido ou não:
      • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, os campos "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito" e "Na entrada por transferências, deduz o ICMS/FCP do custo médio dos produtos" estiverem marcados, então o ICMS e o FCP serão deduzidos do custo;
      • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, o campo "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito' estiver marcado e o campo "Na entrada por transferências, deduz o ICMS/FCP do custo médio dos produtos" estiver desmarcado, então o ICMS e o FCP serão ignorados, não sendo somados nem deduzidos do custo;
      • Se no detalhamento da configuração tributária do produto, o campo "Sobre o ICMS - No caso de valor de imposto, possibilita crédito/débito' estiver desmarcado, então o ICMS e o FCP serão ignorados, não sendo somados nem deduzidos do custo.


Relatório de Itens Transferidos

Para verificar os itens que foram transferidos da empresa A para B, após a conferência, acesse Faturamento > Relatórios > Itens Transferidos entre Unidades. Será possível filtrar as informações selecionando a empresa de origem e destino, o período referente à conferência e o fornecedor.


Filtros do Relatório de Itens Transferidos


A listagem será apresentada conforme os filtros definidos e apresentará os itens recebidos.


Listagem


Conferência Automática

É possível configurar a empresa para realizar conferência automática assim que é gerada a nota fiscal. Para isto é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Transferência > Realizar conferência automática. Com o parâmetro marcado, ao emitir a nota fiscal será apresentado o botão "Realizar Conferência Automática".



Através do campo de seleção "Depósito destino da transferência" será possível definir em qual dos depósitos da empresa de destino que será realizada a entrada do produto. Ao acionar o botão "Realizar conferência automática", o sistema apresentará a mensagem de sucesso e o produto já estará no estoque da empresa de destino.


Mensagem de sucesso da conferência automática