Política de compatibilidade e atualização de componentes Microsoft
Atenção - Neste pacote entregamos uma atualização, seguindo a recomendação da Microsoft - https://learn.microsoft.com/en-us/previous-versions/windows/desktop/cc507436(v=vs.85). A atualização consiste na instalação de uma nova versão do framework do Linx ERP 8.1.8 que contempla a versão mais atualizada da biblioteca MSXML 6.0.
Instalando e redistribuindo o MSXML 6.0 - acesse o Linx Share aqui para atualizar.
Política de compatibilidade e atualização de componentes Microsoft
Atenção - Será mantida até junho de 2026 a compatibilidade dos produtos do ecossistema Linx ERP com o SQL Server 2012 e SQL Server 2014.
A partir da versão SQL Server 2016, seguiremos alinhados com a política de ciclo de vida oferecida pela Microsoft aos seus produtos. Confira a página oficial da Microsoft aqui (Datas do ciclo de vida do SQL Server).
Linx ERP | |||||
Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030 | |||||
Para acessar o conteúdo, clique nos links abaixo: | |||||
| Aplicativo e roteiro para instalação de service packs e hotfixes | ||||
Linx ERP | Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030 | ||||
Linx ERP Franquias | Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030 | ||||
| Versão Mínima Linx Datasync Retail 5.3.33 | |
Linx ERP 8.00.007 ou 8.01 com Service Pack 02.25.020 |
IMPORTANTE
Linx ERP Franquia : Esta documentação se aplica, naquilo que couber, ao Linx ERP Franquia, isto é, aplicam-se ao Linx ERP Franquia as funcionalidades aqui documentadas que forem também pertinentes a essa modalidade do produto.
Os pacotes contêm os componentes de atualização e NÃO DEVEM SER DESCOMPACTADOS.
Clique na imagem Saiba Mais em cada quadro para acessar as evidências de teste.
Foi realizada uma análise dos índices da tabela CTB_CHEQUE_CARTOES visando melhorias de performance no banco de dados.
Evidência da tela 009086 e Evidência da tela 009072
Adicionada restrição para impedir o recálculo de saldos contábeis na tela 009050 quando o período estiver fechado, evitando alterações indevidas nos balancetes.
Criado botão para copiar o código de barras completo, tanto para Títulos/Boletos quanto para Concessionárias de Serviços Públicos, evitando a fragmentação que ocorria na tela.
Foi realizada uma otimização nas telas 150059 e 300059 para melhorar a performance de carregamento e execução, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência do sistema.
Implementado ajuste no processo de conciliação para permitir estorno individual por loja, evitando a reabertura de conciliações de múltiplas lojas em um único lote, conforme necessidade operacional do cliente.
Foi feita uma análise detalhada das telas do módulo de Ativo Fixo, identificando pontos de lentidão e aplicando melhorias para aumentar a performance no banco de dados e nas rotinas envolvidas.
Adição do campo “Descontar Controlada da Eliminação” na tela 009007 – Conta Contábil Analítica,
O desenvolvimento oferece maior controle e transparência na gestão contábil, facilitando a configuração e a identificação das contas contábeis envolvidas em processos de eliminação que impactam diretamente os saldos das empresas Controladas.
Acesse o manual aqui.
Foi ampliada a lista de valores do campo Grupo na tela 009007 – Conta Contábil Analítica, permitindo melhor categorização contábil.
O campo Grupo deve apresentar, além das opções já existentes, as opções: Custo Fixo, Custo Variável, Patrimônio Líquido, Conta de Compensação, Resultado, Não consta na Visão
Implementada parametrização que permite excluir o DIFAL da base de cálculo do PIS e da COFINS, conforme o Parecer SEI nº 71/2025/MF da PGFN, garantindo conformidade com a legislação vigente.
O sistema foi ajustado para aplicar corretamente essa regra em todas as rotinas de emissão e entrada, sem impacto em outros tributos ou regras fiscais existentes, e sem efeito retroativo.
Corrigida a lógica de apuração do evento R-4000 da REINF para considerar a data do pagamento do título como referência, conforme legislação vigente, em vez da data de recebimento da nota fiscal.
Ajuste no sistema para permitir a inserção de números no campo de código de itens de composição após o limite de 999, atendendo à solicitação do cliente.
Foi implementada uma otimização no processo de importação de dados para o Bloco K.
A nova abordagem elimina o uso de expressões complexas, o que:
- Reduz o uso de CPU;
- Simplifica o plano de execução;
- Permite redução no tempo de resposta e otimiza a experiência do usuário.
Foi incluído um novo campo denominado “Indica Apuração” na tela 009003 – Imposto. Esse campo permite identificar quais impostos devem participar das rotinas de apuração. A integração com a tela 012006 – Resumo da Apuração garante que apenas os impostos com esse campo marcado sejam exibidos para seleção, sem alterar a lógica de cálculo existente.
Realizados ajustes nas funcionalidades da tela de Migração de Exceção de Imposto:
Melhoria na estrutura interna da tela: Alterações realizadas para facilitar o funcionamento e tornar o sistema mais leve e eficiente.
Correção na visualização de dados: Ajuste na forma como o sistema acessa o histórico das exceções, garantindo que as informações sejam exibidas corretamente para o usuário.
O manual da tela pode ser acessado clicando aqui.
Procedures e classes de Entradas e Faturamento foram ajustadas para excluir os impostos FECP Destino (70) e ISS (14) da base de cálculo dos tributos IBS/CBS, PIS e COFINS, conforme nova legislação tributária.
As procedures foram ajustadas para permitir a configuração diferenciada do parâmetro PORC_REDUCAO_BASE_IPI entre empresas distintas, atendendo às regras fiscais específicas de cada uma.
Foi realizada uma análise de performance nos índices da tabela LF_REGISTRO_SAIDA_ITEM, visando identificar possíveis melhorias no desempenho das operações de banco de dados.
ERP - Reforma Tributária - Melhorias da geração dos imposto IBC e CBS no emissão de NF-e
Foi feita uma análise de performance nos índices da tabela LF_REGISTRO_SAIDA, com o objetivo de otimizar o tempo de resposta das consultas e operações relacionadas.
Realizada análise e proposta de solução para lentidão identificada na importação da LCF, especificamente nas rotinas LX_LCF_TEMPORARIA_INVENTARIO e lx_lcf_importar_inventario.
Desenvolvida uma tela de monitoramento para auxiliar o time de RC na identificação de inconsistências entre os sistemas Linx UX e Linx ERP, com foco em divergências de atendimentos, valores, parcelas e documentos fiscais.
Implementada melhoria no processo de remessas por consignação para garantir a correta movimentação de estoque quando a operação é iniciada pelo Linx POS. A emissão da NF de remessa realiza a baixa do estoque e classifica a mercadoria como "estoque em poder de terceiros" no ERP, gerando romaneio de saída. O retorno também é feito via POS, atualizando as telas 120009 e 005112.
Melhoria de performance na tela 003007 – Cores Básicas, que apresentava lentidão significativa em cadastros com mais de 40 mil itens.
Foi aprimorado o processo de importação de XML na tela 005045 -Entrada de Notas Fiscais por XML para atualizar corretamente os preços por tamanho na tela 005102 (Entrada de NF de Produtos Acabados).
Os valores também são gravados corretamente nas colunas “Item Impressão” e “Subitem Tamanho” do módulo de Custo Médio.
Acesse o manual aqui.
Implementado ajustes e melhorias na tela 014053 – Configurações de Integrações Externas visando aprimorar a usabilidade, a consistência dos dados e a validação das configurações de acesso a sistemas externos (ex: Fiscal Flow).
Melhorar o desempenho e o controle da procedure LX_PROCESSOS, segmentando sua execução por tipo de processo,
Foi implementado o suporte ao tipo de transação "P" na integração MCX → Linx ERP, permitindo o processamento de pedidos faturados do Microvix
Desenvolvida a funcionalidade de baixa automática de pedidos de compra vinculados ao XML importado. O sistema realiza o casamento de itens entre o XML e o pedido (quantidade, preço, código), apresenta divergências ao usuário e, após confirmação, gera o documento fiscal, atualiza o estoque e contas a pagar, e registra log da operação.
Acesse aqui o manual.
Foi desenvolvida uma nova interface no Linx ERP para monitorar o trânsito e os logs dos processos de entrada de NF-e enviadas pelo sistema UX.
A tela permite visualizar registros de integração (XML/JSON), acompanhar o status de processamento e consultar logs detalhados de erros.
Também é possível validar informações como EAN e fatores de conversão.
A solução inclui filtros avançados, grid principal com dados de envio e status, além de uma aba de detalhes com histórico e conteúdo dos documentos. O objetivo é melhorar a rastreabilidade e facilitar a identificação de falhas na integração.
Permitir que o usuário informe o valor do frete diretamente no pedido de compra. O desenvolvimento, possibilita:
- Automatizar o cálculo do valor total do pedido, refletindo corretamente nos relatórios e notas fiscais;
- Ajustar exibição e cálculo do frete;
- Melhorar visibilidade de custos logísticos;
- Automatizar lógica de cálculo do pedido;
- Facilitar aprovação de compras;
- Integrar frete aos relatórios financeiros.
Corretiva na integração entre o sistema Equals e o ERP, para que deixe de exibir msg de erro ao tentar excluir um relatório na tela 009254
Corrigida a grafia do município “Olhos D’Água” para garantir correta integração de pedidos no ERP.
Melhoria aplicada para reduzir o tempo de salvamento em cadastros com mais de 40 mil itens.
Ajustada a view `W_CM_CONSULTA_RESUMO_CONTABIL` para retornar corretamente a descrição da conta contábil.
Ajuste na rotina de recálculo de estoque para lojas.
Corrigido erro de busca de nota fiscal na geração de títulos a pagar.
Ajuste para permitir geração correta ao selecionar múltiplas filiais.
Corrigido alinhamento entre títulos e valores das colunas na tela 080021. Corrigido erro de acesso à aba.
Foram realizados testes e validações para garantir a correta integração e processamento de pedidos de transferência de consumíveis entre os sistemas UX e ERP.
Ajuste no cálculo de custo médio.
Corrigido erro após geração de análise.
Ajuste na rotina para evitar falha de indexação.
Corrigida lógica para considerar transações do tipo ENTRADAS_109.
Correção aplicada para evitar falha ao marcar todos os registros.
Grade da tela agora se adapta automaticamente ao tamanho das colunas.
Aplicado comando `OPTION (RECOMPILE, MAXDOP 1)` para evitar travamento.
Corrigida validação durante importação de XML.
Ajuste aplicado para permitir salvamento correto em Lavagens e Tinturaria.
Corrigido erro de acesso à aba.
Corrigido alinhamento entre títulos e valores das colunas na tela 080021.Corrigido erro de acesso à aba.
Ajustado formato de exibição da data nos logs.
Corrigida lógica para permitir exclusão apenas de romaneios em aberto.
Corrigido cálculo de estorno de débito na tela 012006, adicionando validação do Id_fiscal para evitar duplicidade no cálculo de estorno.
Sugestão de índice aplicada para reduzir tempo de processamento.
Corrigida ordenação dos registros gerados pela tela 012334.
Corrigido erro de instanciamento da classe `lx_financeiro.vcx` na versão 8.1.8.
Transportadora não exibida
Ajuste no cursor `V_CLIENTES_01.TRANSPORTADORA`.
Correção aplicada para reexibir opções após atualização.
Ajuste nos relatórios para evitar falha de abertura.
Corrigido erro de modificação do campo “CAMBIO_NA_DATA”.
Corrigido o cursor para exibir corretamente os dados de vendas na aba CLIENTE da tela 001027.
Otimizado o processo de lançamento contábil, reduzindo múltiplas execuções da mesma procedure.
Ajustada a procedure LX_CONCILIATION_EQUALS para bloquear apenas movimentações contábeis, permitindo outras conciliações.
Corrigido o cálculo do valor total dos ajustes a débito no registro E110 para o estado do RJ.
Ajustado o processo para não incluir notas inutilizadas no registro A100, conforme manual da Receita Federal.
Correção aplicada para restaurar funcionamento das telas.
Corrigido o processo de importação para evitar inserção de valores nulos na tabela LCF_CFE_ITEM.
Ajustado o tamanho dos campos no cursor v_analise_inv_00_material para evitar estouro numérico.
Corrigido o processo de geração de itens físicos na tela 005102 para evitar duplicidade em devoluções de consignação.
Ajustado o processo de busca de exceção de imposto no faturamento, respeitando o parâmetro UTIL_EXCECAO_APRIMORADA e a UF do terceiro.
Foi corrigido o tipo de dado na operação de alteração da tela 005112, evitando falhas de cursor.
Corrigido o processo de busca da exceção de imposto na tela 005102, considerando a data de vigência.
Foi ajustada a validação do modelo fiscal 62 na entrada de notas, permitindo salvar corretamente a NF-e.
A tela 009126 foi ajustada para exibir corretamente os dados de centro de custo e filial por item, evitando divergências contábeis.
Foi corrigido o processo de localização automática da nota fiscal de origem na tela 100112, que antes não encontrava registros corretamente.








