- Criado por Usuário desconhecido (fernanda.matoso) em mar 14, 2024
O Venda Fácil simplifica o processo de venda do produto ou serviço e você realiza a emissão de notas fiscais de maneira fácil e rápida.
Para que esteja disponível, é necessário que a permissão Cadastro de Notas Fiscais esteja habilitada, acesse as permissões do usuário em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal.
Para acessar o Venda Fácil, abra o menu do sistema e clique em Faturamento > Venda Fácil.
Caso esteja acessando pela primeira vez, o sistema exibirá uma mensagem solicitando que sejam feitas as primeiras configurações.
As configurações podem ser editadas a qualquer momento, através do menu do Venda Fácil na opção configurações.
Nota
Caso a senha do usuário que está logando no Venda Fácil esteja expirada, ao tentar entrar será alertado para cadastrar uma nova senha.
Senha expirada
As Configurações Inicias são realizadas ao acessar pela primeira vez o Venda Fácil, será necessário parametrizar as preferências do Usuário e Loja. Para isso, descrevemos cada campo para auxiliar você.
Aba Configurações
- Vendedor
- Nesse campo é possível selecionar o vendedor padrão. Para que os vendedores sejam listados é necessário que ao realizar o cadastro da pessoa o campo Tipo seja preenchido como Vendedor ou Ambos, estar ativo e associado a empresa logada. Caso tenha dúvida sobre essa parametrização no cadastro do vendedor, acesse Faturamento > Cadastros Auxiliares > Vendedores/Compradores.
- Preferências do usuário
- Tipo Venda: é necessário selecionar se o tipo de venda será NFC-e, NF-e ou NF Consumidor;
- Série: deve ser de saída nos modelos NF-e, NFC-e e NF Consumidor, estar associada a empresa logada e possuir as opções Disponível para NF-e e Numeração Automática marcada como Sim;
Nota
- Atualmente o Venda Fácil permite a realização de vendas utilizando o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT) para os estados do Ceará e São Paulo;
- Para que a opção de CFe SAT esteja disponível no campo Tipo de Venda, é necessário conter uma série do modelo "Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e" cadastrada para cada um dos estados. Para cadastrar ou consultar, acesse Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria.
- Caso utilize o tipo de venda CFe SAT, é preciso que o aparelho MFe/SAT esteja instalado no mesmo computador da loja que o SCARF e MID encontram-se configurados. Esse aparelho é fundamental para envio da informação junto a SEFAZ. Para saber mais, sobre como configurar esse tipo de venda ou como configurar o MFe/SAT, clique aqui.
- Natureza de Operação;
- Permite alterar a Natureza de Operação no momento da venda: essa opção habilita o campo da natureza da operação durante a venda, sendo assim, será possível alterar a informação sem modificar as configurações padrões. Naturezas de operações configuradas como "Estoque de terceiros em minha posse" não aparecerão;
- Depósito: apresentará todos os depósitos disponíveis para venda, ativos ou não. Para consultar os depósitos ativos ou bloqueados, acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Depósitos Bloqueados;
- Tabela de Preço: as tabelas que serão utilizadas devem estar associadas a empresa logada e não podem estar bloqueadas, para isto é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > Permissão "Tabelas de Preço bloqueadas". Além disso, a tabela apresentada será a preferencial definida em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Tabela de Preços;
- Nome da impressora não fiscal para transações TEF: é possível informar o nome da impressora cadastrada no Windows;
- Exibir imagens do produto na tela de atendimento: para que os produtos sejam apresentados com imagens na tela inicial de vendas, será necessário marcar esta opção;
- Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF: marcando esta opção será obrigatório o preenchimento dos campos NSU e Código de Autorização nas vendas, finalização de pedidos e finalização de pré-vendas que sejam feitas com cartão de crédito ou débito não TEF. Este parâmetro deve ser configurado por usuário.
- Permitir finalizar venda/pré-venda automaticamente após pagamento: quando este parâmetro estiver marcado, ao informar o valor total da venda no plano de pagamento, a finalização da venda ocorrerá automaticamente. Esta alteração será salva por usuário;
- Ordenação de formas de pagamento: permite que o usuário ordene os métodos de pagamentos. A ordem definida aqui é como será exibida na tela de pagamento de uma venda. A configuração poderá ser utilizada tanto para a versão Web quanto para a versão Mobile;
Nota
- Quando o modo Venda Ambulante estiver ativo, o Venda Fácil irá considerar o tipo de venda, série e natureza de operação configurados nas preferências do usuário ou loja;
- Não haverá uma série padrão para venda interna e outra para venda ambulante. A série será a mesma para as duas situações. Ou seja, se o vendedor do usuário logado for do tipo Ambos, poderá fazer vendas dos dois tipos, mas o tipo de venda, série e natureza de operação serão os mesmos nos dois tipos de venda;
- Ao gerar uma nota fiscal de Venda Ambulante, o depósito e tabela de preço serão os mesmos da nota fiscal de origem (remessa de origem). Não será utilizado das preferências do usuário;
- Caso o cliente selecionado tenha uma tabela de preço padrão vinculada ao seu cadastro, esta tabela será automaticamente selecionada na venda. Para alterar a tabela vinculada é necessário que a permissão de usuário "Permite alterar Tabela de Preço do cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja marcada;
- No campo "Depósito", só serão exibidos os depósitos permitidos para visualização do usuário que poderá ser configurado em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões gerais do grupo estoque > Depósitos bloqueados;
- As opções disponíveis para o campo Tabela de Preço, tanto para produtos quanto para serviços, devem ser cadastradas previamente na rotina de Cadastro de Tabela de Preço;
- Preferências da Loja
- Nessa configuração somente o usuário supervisor poderá alterar as informações, caso contrário os campos ficarão bloqueados para seleção. No entanto, ao selecionar e salvar essas informações o sistema irá sobrescrever a configuração padrão do usuário. Onde poderá definir algumas preferências, como:
- Realiza Venda de Serviços;
- Tipo Venda/Série;
- Natureza de Operação;
- Depósito;
- Tabela de Preço;
- Nome da impressora não fiscal para transações TEF;
- Exibir Imagem do Produto;
- Imprimir Comprovante de Pagamento com PIX;
- Realizar impressão de 2 vias do Comprovante de Pagamento com PIX;
- Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF;
- Prazo de validade na Pré-venda;
- Uf de Embarque: selecionar o estado em que acontece o embarque de produtos vendidos para clientes no exterior, no caso de uma exportação;
- Local de Embarque: campo para descrever o local de embarque da mercadoria que foi vendida para um cliente no exterior e que passará pela exportação;
- Realizar impressão de 2 vias para pré-venda: marcando esta opção serão impressas duas vias da pré-venda;
- Realizar impressão de 2 vias para Sangria: marcando esta opção será definida a impressão de duas vias da Sangria;
- Incluir espaço para assinatura no layout da pré-venda: marcando esta opção, irá definir um espaço para assinatura do cliente na impressão da pré-venda;
- Realizar impressão do endereço de entrega para pré-venda: marcando esta opção, irá incluir a informação do endereço de entrega na impressão da pré-venda;
- Enviar e-mail ao cliente ao cancelar uma pré-venda: com este parâmetro marcado, sempre ao cancelar uma pré-venda, o sistema irá enviar automaticamente um e-mail ao cliente o informando do cancelamento;
- Realizar consulta de ação promocional ao inserir um produto na venda: marcando esta opção, ao inserir um produto na venda, o vendedor poderá visualizar se possui alguma ação promocional ativa antes de passar para a tela de pagamento;
- Realizar impressão da DAV em formato de Cupom: marcando esta opção irá definir a impressão da DAV no formato da impressora térmica (80mm);
- Permitir finalizar venda/pré-venda automaticamente após pagamento: quando este parâmetro estiver marcado, ao informar o valor total da venda no plano de pagamento, a finalização da venda ocorrerá automaticamente. Esta alteração será salva para todos os usuários da loja;
- Habilitar venda não presencial padrão para clientes de outro estado - NF-e: Para evitar repetições de aviso desnecessárias, foi criado um meio para que o aviso de estados diferentes entre cliente e empresa não apareça, acionando o padrão será “Não presencial”. Feito isso, o aviso não irá mais aparecer em padrão. É possível habilitar e desabilitar a qualquer momento, manualmente.
Aba Parâmetros Globais
Venda
- Exige CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente nas vendas a partir de: poderá definir o valor de vendas para informar o CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro nas compras com valor mínimo definido na configuração. A obrigatoriedade só será feita caso o valor informado seja maior que zero;
- Utilizar pré-venda;
- Reservar estoque automaticamente ao gerar uma Pré-Venda/DAV: esta opção garante que ao realizar uma pré-venda o estoque seja reservado automaticamente;
- Memorizar saldo em estoque: com este parâmetro marcado, o sistema irá gravar a última marcação do campo saldo em estoque no momento de realizar a pesquisa de um produto. Se foi deixado marcado, estará marcado quando realizar o login novamente. O mesmo será caso seja deixado desmarcado;
- Habilitar Geração de Números Aleatórios para Vale Presente: marcando este parâmetro permite que seja feito vale presentes com números gerados aleatoriamente, impedindo assim o risco de fraude que poderia ser causada ao usuário.
Nota
- Ao selecionar a opção Utiliza Pré-Venda no Venda Fácil, automaticamente o sistema irá marcar os dois parâmetros existentes em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS. Na ocasião de já estarem marcados nos parâmetros restritos, o sistema trará o campo preenchido nas configurações do Venda Fácil. Somente o usuário supervisor pode manipular essas informações.
Ao finalizar as parametrizações das configurações do venda fácil e clicar em salvar, você será direcionado para a tela principal do Venda Fácil.
Na tela principal existem os seguintes campos:
- Consumidor Final: nesse campo é possível selecionar o cliente através do código do cadastro, nome, CNPJ ou CPF, ou cadastrar um novo cliente;
Nota
- Ao selecionar ou cadastrar um consumidor final, o botão de visualizar a(s) última(s) compra(s) do cliente ficará disponível ao lado no nome do cliente, permitindo a visualização do histórico do cliente em questão.
- Quando o cliente selecionado for de um Estado diferente da empresa o sistema irá identificar e alertar ao vendedor. Caso desejar prosseguir e clicar em "Sim, então será considerada a CFOP da empresa e não a classificação fiscal do cliente. Além disso, a venda, pré-venda ou faturamento de pedido serão sinalizados com a flag .
- Caso o vendedor não encontre o cliente na empresa logada, será possível marcar a opção "Pesquisar em toda a rede" que irá realizar a busca em toda a base central de clientes daquela rede. Esta funcionalidade serve para empresas que possuem Franqueador e Franquias;
- Informe o produto: esse espaço possibilita ao usuário a inserção do item através do código de barras, código do produto ou serial de maneira rápida. Caso seja preenchido o código do produto incorretamente, o sistema abrirá uma segunda tela para auxiliar na busca;
- Pesquisar Produto: ao clicar nesse botão o usuário será direcionado para a tela de Catálogos de Produtos, assim poderá encontrar o produto que será comercializado;
- Importar Lista de Produtos: essa funcionalidade permite que seja realizada a inserção de itens através de um arquivo com códigos e quantidades dos produtos, sendo que eles estejam cadastrados no sistema. Em cada linha é necessário informar o código do produto ou código de barras e a quantidade separada por ponto e vírgula, os arquivos para importação deverão ser nas extensões (*.txt) ou (*.csv);
- Dados Adicionais: nesse campo é possível inserir informações sobre o transportador e dados adicionais da venda;
- Pré-Venda: após inserir o consumidor final e os itens e clicar em pré-venda, será apresentada uma janela para sejam informados os dados de pagamento;
- Pagar: depois de inserir os dados do consumidor final, itens e dados adicionais é possível clicar na opção pagar e assim será direcionado para a tela de pagamento. Sendo possível escolher o método de pagamento e definir outras informações;
- Cancelar: clicando nesse botão o sistema mostrará uma mensagem, onde o usuário irá confirmar o cancelamento da venda e automaticamente será direcionado para tela inicial do venda fácil.
Nota
- Para vendas no módulo NF-e, caso o cliente selecionado tenha o parâmetro "Obriga o preenchimento do campo Quantidade e Espécie nos dados do transportador" marcado em seu cadastro, será obrigatório informar os campos Quantidade e Espécie nos Dados Adicionais;
- Caso o parâmetro "Bloquear Consulta de Clientes por Nome" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Grupo Loja esteja habilitado, o botão de Consumidor Final só permitirá a busca pelo CPF ou Código Interno do Cliente. Caso o cliente inserir o nome, não será exibida nenhuma informação.
Informações
As opções de Produtos Ópticos e Vale Presente, estarão disponíveis na tela principal apenas de estiverem habilitados e parametrizados.
Para saber mais sobre:
- Venda de Produtos Ópticos, clique aqui;
- Vale Presente, clique aqui
A venda de produtos e serviços através do Venda Fácil é bem simples. Será necessário que você realize o seguinte passo a passo:
1. Informe o cliente;
2. Selecione o produto ou serviço.
3. Clique em pagar;
Na tela de pagamento é necessário:
4. Adicione o tipo e plano do pagamento.
5. Clique em finalizar, o sistema irá gerar a nota fiscal.
Atualmente, a venda de produtos e serviços é realizada de forma separada. Sendo assim, o vendedor deverá primeiro efetuar a venda dos produtos e depois que finalizar e emitir os documentos fiscais, deverá iniciar uma nova venda com os serviços. Serão vendas e pagamentos separados.
Nota
- Quando utilizado o modelo de nota NF Consumidor, o sistema irá ignorar a classe fiscal do cliente e sempre irá respeitar a classe configurada em Empresa > Dados da Empresa, pois o modelo NF é apenas para consumidor final;
Após selecionar um cliente para a venda, no ícone serão apresentadas algumas informações sobre o cliente.
Cliente Indicador
Poderá selecionar o cliente que indicou a loja ao cliente que foi selecionado para a venda atual.
Finalidades LGPD
Poderá visualizar quais são os aceites de Finalidades LGPD no cadastro do cliente.
Formas de pagamento
Ao clicar nesta opção, o sistema irá exibir um pop up listando todas as formas de pagamento vinculadas para esse cliente no seu cadastro (em CRM > Clientes/Fornecedores(Novo) > Planos de Pagamento). Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento configurado no seu cadastro o sistema exibirá uma notificação informando que todas as formas de pagamento estão disponíveis para o cliente selecionado.
Nota
Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento vinculado em seu cadastro, não poderá realizar a venda de um produto com promoção ou ação promocional a ele, apenas com o preço padrão. Porém o sistema irá alertar sobre o produto conter promoção e ação promocional, e informar qual a forma de pagamento que dispõe a promoção e ação promocional.
Histórico Compras
Irá exibir uma listagem com todo o histórico de compras realizadas pelo cliente.
Quando o parâmetro "Solicita CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente na finalização de venda para Consumidor Final" disponível em menu Configurações > Preferências da Loja estiver marcado, na tela de pagamento será disponibilizado um campo para que seja possível inserir o CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente.
Com o parâmetro "Exige CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente nas vendas a partir de" será obrigatório a inserção do CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro. Caso a venda atinja o valor mínimo definido no parâmetro, não poderá ser finalizada sem inserir as informações.
Nota
- Os parâmetros também funcionarão para as pré-vendas.
- O CPF na nota poderá ser utilizado para as emissões NFC-e e CF-e SAT;
- Se na venda for selecionado um cliente, não será necessária a inserção de CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro;
No Venda Fácil, Web ou Mobile, após realizar a venda, o vendedor poderá realizar a impressão da DANFE após gerar a Nota Fiscal ou através do menu de Minhas Vendas. Para isso, basta obter uma impressora instalada no Windows. Veja agora como é simples utilizar a impressora instalada na rotina do Venda Fácil.
Configuração Venda Fácil
O primeiro passo é informar o nome da impressora instalada no Windows nas configurações do Venda Fácil. Em Menu > Configurações, nas Preferências de Usuários, o usuário deverá selecionar a impressora.
Configuração Scarf (versão 1.0.0.5)
Ao localizar o aplicativo do Scarf no computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Impressora Local (Venda Fácil).
Coloque o login e senha para o acesso.
Selecione a empresa.
E a configuração concluirá com sucesso.
Impressão
Em qualquer momento dos processos no Venda Fácil em que uma impressão for solicitada, será exibida uma mensagem questionando se deseja imprimir pela impressora configurada.