O Venda Fácil simplifica o processo de venda do produto ou serviço e você realiza a emissão de notas fiscais de maneira fácil e rápida.

Para que esteja disponível, é necessário que a permissão Cadastro de Notas Fiscais esteja habilitada, acesse as permissões do usuário em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais de Nota Fiscal.

Para acessar o Venda Fácil, abra o menu do sistema e clique em Faturamento > Venda Fácil.

Caso esteja acessando pela primeira vez, o sistema exibirá uma mensagem solicitando que sejam feitas as primeiras configurações.

As configurações podem ser editadas a qualquer momento, através do menu do Venda Fácil na opção configurações.


Nota

Caso a senha do usuário que está logando no Venda Fácil esteja expirada, ao tentar entrar será alertado para cadastrar uma nova senha.


Senha expirada

Sobre o Venda Fácil

As Configurações Inicias são realizadas ao acessar pela primeira vez o Venda Fácil, será necessário parametrizar as preferências do Usuário e Loja. Para isso, descrevemos cada campo para auxiliar você.

Aba Configurações

  • Vendedor
    • Nesse campo é possível selecionar o vendedor padrão. Para que os vendedores sejam listados é necessário que ao realizar o cadastro da pessoa o campo Tipo seja preenchido como Vendedor ou Ambos, estar ativo e associado a empresa logada. Caso tenha dúvida sobre essa parametrização no cadastro do vendedor, acesse Faturamento > Cadastros Auxiliares > Vendedores/Compradores.
  • Preferências do usuário
    • Tipo Venda: é necessário selecionar se o tipo de venda será NFC-e, NF-e ou NF Consumidor;
    • Série: deve ser de saída nos modelos NF-e, NFC-e e NF Consumidor, estar associada a empresa logada e possuir as opções Disponível para NF-e e Numeração Automática marcada como Sim;

Nota

  • Atualmente o Venda Fácil permite a realização de vendas utilizando o Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e-SAT) para os estados do Ceará e São Paulo;
  • Para que a opção de CFe SAT esteja disponível no campo Tipo de Venda, é necessário conter uma série do modelo "Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e" cadastrada para cada um dos estados. Para cadastrar ou consultar, acesse Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria.
  • Caso utilize o tipo de venda CFe SAT, é preciso que o aparelho MFe/SAT esteja instalado no mesmo computador da loja que o SCARF e MID encontram-se configurados. Esse aparelho é fundamental para envio da informação junto a SEFAZ. Para saber mais, sobre como configurar esse tipo de venda ou como configurar o MFe/SAT, clique aqui.
    • Natureza de Operação;
    • Permite alterar a Natureza de Operação no momento da venda: essa opção habilita o campo da natureza da operação durante a venda, sendo assim, será possível alterar a informação sem modificar as configurações padrões. Naturezas de operações configuradas como "Estoque de terceiros em minha posse" não aparecerão;
    • Depósito: apresentará todos os depósitos disponíveis para venda, ativos ou não. Para consultar os depósitos ativos ou bloqueados, acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque > Permissão "Depósitos Bloqueados;
    • Tabela de Preço: as tabelas que serão utilizadas devem estar associadas a empresa logada e não podem estar bloqueadas, para isto é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento > Permissão "Tabelas de Preço bloqueadas". Além disso, a tabela apresentada será a preferencial definida em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Tabela de Preços;
    • Nome da impressora não fiscal para transações TEF: é possível informar o nome da impressora cadastrada no Windows;
    • Exibir imagens do produto na tela de atendimento: para que os produtos sejam apresentados com imagens na tela inicial de vendas, será necessário marcar esta opção;
    • Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF: marcando esta opção será obrigatório o preenchimento dos campos NSU e Código de Autorização nas vendas, finalização de pedidos e finalização de pré-vendas que sejam feitas com cartão de crédito ou débito não TEF. Este parâmetro deve ser configurado por usuário.
    • Permitir finalizar venda/pré-venda automaticamente após pagamento: quando este parâmetro estiver marcado, ao informar o valor total da venda no plano de pagamento, a finalização da venda ocorrerá automaticamente. Esta alteração será salva por usuário;
    • Ordenação de formas de pagamento: permite que o usuário ordene os métodos de pagamentos. A ordem definida aqui é como será exibida na tela de pagamento de uma venda. A configuração poderá ser utilizada tanto para a versão Web quanto para a versão Mobile;


Nota

  • Quando o modo Venda Ambulante estiver ativo, o Venda Fácil irá considerar o tipo de venda, série e natureza de operação configurados nas preferências do usuário ou loja;
  • Não haverá uma série padrão para venda interna e outra para venda ambulante. A série será a mesma para as duas situações. Ou seja, se o vendedor do usuário logado for do tipo Ambos, poderá fazer vendas dos dois tipos, mas o tipo de venda, série e natureza de operação serão os mesmos nos dois tipos de venda;
  • Ao gerar uma nota fiscal de Venda Ambulante, o depósito e tabela de preço serão os mesmos da nota fiscal de origem (remessa de origem). Não será utilizado das preferências do usuário;
  • Caso o cliente selecionado tenha uma tabela de preço padrão vinculada ao seu cadastro, esta tabela será automaticamente selecionada na venda. Para alterar a tabela vinculada é necessário que a permissão de usuário "Permite alterar Tabela de Preço do cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja marcada;
  • No campo "Depósito", só serão exibidos os depósitos permitidos para visualização do usuário que poderá ser configurado em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões gerais do grupo estoque > Depósitos bloqueados;
  • As opções disponíveis para o campo Tabela de Preço, tanto para produtos quanto para serviços, devem ser cadastradas previamente na rotina de Cadastro de Tabela de Preço;


  • Preferências da Loja
    • Nessa configuração somente o usuário supervisor poderá alterar as informações, caso contrário os campos ficarão bloqueados para seleção. No entanto, ao selecionar e salvar essas informações o sistema irá sobrescrever a configuração padrão do usuário. Onde poderá definir algumas preferências, como:
      • Realiza Venda de Serviços;
      • Tipo Venda/Série;
      • Natureza de Operação;
      • Depósito;
      • Tabela de Preço;
      • Nome da impressora não fiscal para transações TEF;
      • Exibir Imagem do Produto;
      • Imprimir Comprovante de Pagamento com PIX;
      • Realizar impressão de 2 vias do Comprovante de Pagamento com PIX;
      • Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF;
      • Prazo de validade na Pré-venda;
      • Uf de Embarque: selecionar o estado em que acontece o embarque de produtos vendidos para clientes no exterior, no caso de uma exportação;
      • Local de Embarque: campo para descrever o local de embarque da mercadoria que foi vendida para um cliente no exterior e que passará pela exportação;
      • Realizar impressão de 2 vias para pré-venda: marcando esta opção serão impressas duas vias da pré-venda;
      • Realizar impressão de 2 vias para Sangria: marcando esta opção será definida a impressão de duas vias da Sangria;
      • Incluir espaço para assinatura no layout da pré-venda: marcando esta opção, irá definir um espaço para assinatura do cliente na impressão da pré-venda;
      • Realizar impressão do endereço de entrega para pré-venda: marcando esta opção, irá incluir a informação do endereço de entrega na impressão da pré-venda;
      • Enviar e-mail ao cliente ao cancelar uma pré-venda: com este parâmetro marcado, sempre ao cancelar uma pré-venda, o sistema irá enviar automaticamente um e-mail ao cliente o informando do cancelamento;
      • Realizar consulta de ação promocional ao inserir um produto na venda: marcando esta opção, ao inserir um produto na venda, o vendedor poderá visualizar se possui alguma ação promocional ativa antes de passar para a tela de pagamento;
      • Realizar impressão da DAV em formato de Cupom: marcando esta opção irá definir a impressão da DAV no formato da impressora térmica (80mm);
      • Permitir finalizar venda/pré-venda automaticamente após pagamento: quando este parâmetro estiver marcado, ao informar o valor total da venda no plano de pagamento, a finalização da venda ocorrerá automaticamente. Esta alteração será salva para todos os usuários da loja;
      • Habilitar venda não presencial padrão para clientes de outro estado - NF-e: Para evitar repetições de aviso desnecessárias, foi criado um meio para que o aviso de estados diferentes entre cliente e empresa não apareça, acionando o padrão será “Não presencial”. Feito isso, o aviso não irá mais aparecer em padrão. É possível habilitar e desabilitar a qualquer momento, manualmente. 

Aba Parâmetros Globais


  • Venda

    • Exige CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente nas vendas a partir de: poderá definir o valor de vendas para informar o CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro nas compras com valor mínimo definido na configuração. A obrigatoriedade só será feita caso o valor informado seja maior que zero;
    • Utilizar pré-venda;
    • Reservar estoque automaticamente ao gerar uma Pré-Venda/DAV: esta opção garante que ao realizar uma pré-venda o estoque seja reservado automaticamente;
    • Memorizar saldo em estoque: com este parâmetro marcado, o sistema irá gravar a última marcação do campo saldo em estoque no momento de realizar a pesquisa de um produto. Se foi deixado marcado, estará marcado quando realizar o login novamente. O mesmo será caso seja deixado desmarcado;
    • Habilitar Geração de Números Aleatórios para Vale Presente: marcando este parâmetro permite que seja feito vale presentes com números gerados aleatoriamente, impedindo assim o risco de fraude que poderia ser causada ao usuário.


Nota

  • Ao selecionar a opção Utiliza Pré-Venda no Venda Fácil, automaticamente o sistema irá marcar os dois parâmetros existentes em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS. Na ocasião de já estarem marcados nos parâmetros restritos, o sistema trará o campo preenchido nas configurações do Venda Fácil. Somente o usuário supervisor pode manipular essas informações.

Ao finalizar as parametrizações das configurações do venda fácil e clicar em salvar, você será direcionado para a tela principal do Venda Fácil.

Na tela principal existem os seguintes campos:

  • Consumidor Final: nesse campo é possível selecionar o cliente através do código do cadastro, nome, CNPJ ou CPF, ou cadastrar um novo cliente;

Nota

  • Ao selecionar ou cadastrar um consumidor final, o botão de visualizar a(s) última(s) compra(s) do cliente ficará disponível ao lado no nome do cliente, permitindo a visualização do histórico do cliente em questão.
  • Quando o cliente selecionado for de um Estado diferente da empresa o sistema irá identificar e alertar ao vendedor. Caso desejar prosseguir e clicar em "Sim, então será considerada a CFOP da empresa e não a classificação fiscal do cliente. Além disso, a venda, pré-venda ou faturamento de pedido serão sinalizados com a flag .


  • Caso o vendedor não encontre o cliente na empresa logada, será possível marcar a opção "Pesquisar em toda a rede" que irá realizar a busca em toda a base central de clientes daquela rede. Esta funcionalidade serve para empresas que possuem Franqueador e Franquias;


  • Informe o produto: esse espaço possibilita ao usuário a inserção do item através do código de barras, código do produto ou serial de maneira rápida. Caso seja preenchido o código do produto incorretamente, o sistema abrirá uma segunda tela para auxiliar na busca;
  • Pesquisar Produto: ao clicar nesse botão o usuário será direcionado para a tela de Catálogos de Produtos, assim poderá encontrar o produto que será comercializado;
  • Importar Lista de Produtos: essa funcionalidade permite que seja realizada a inserção de itens através de um arquivo com códigos e quantidades dos produtos, sendo que eles estejam cadastrados no sistema. Em cada linha é necessário informar o código do produto ou código de barras e a quantidade separada por ponto e vírgula, os arquivos para importação deverão ser nas extensões (*.txt) ou (*.csv);
  • Dados Adicionais: nesse campo é possível inserir informações sobre o transportador e dados adicionais da venda;
  • Pré-Venda: após inserir o consumidor final e os itens e clicar em pré-venda, será apresentada uma janela para sejam informados os dados de pagamento;
  • Pagar: depois de inserir os dados do consumidor final, itens e dados adicionais é possível clicar na opção pagar e assim será direcionado para a tela de pagamento. Sendo possível escolher o método de pagamento e definir outras informações;
  • Cancelar: clicando nesse botão o sistema mostrará uma mensagem, onde o usuário irá confirmar o cancelamento da venda e automaticamente será direcionado para tela inicial do venda fácil.


Nota

  • Para vendas no módulo NF-e, caso o cliente selecionado tenha o parâmetro "Obriga o preenchimento do campo Quantidade e Espécie nos dados do transportador" marcado em seu cadastro, será obrigatório informar os campos Quantidade e Espécie nos Dados Adicionais;
  • Caso o parâmetro "Bloquear Consulta de Clientes por Nome" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Fr. de Loja > Grupo Loja esteja habilitado, o botão de Consumidor Final só permitirá a busca pelo CPF ou Código Interno do Cliente. Caso o cliente inserir o nome, não será exibida nenhuma informação.

Informações

As opções de Produtos Ópticos e Vale Presente, estarão disponíveis na tela principal apenas de estiverem habilitados e parametrizados.

Para saber mais sobre:

A venda de produtos e serviços através do Venda Fácil é bem simples. Será necessário que você realize o seguinte passo a passo:

1. Informe o cliente;

2. Selecione o produto ou serviço.

3. Clique em pagar;

Na tela de pagamento é necessário:

4. Adicione o tipo e plano do pagamento.

5. Clique em finalizar, o sistema irá gerar a nota fiscal.

Atualmente, a venda de produtos e serviços é realizada de forma separada. Sendo assim, o vendedor deverá primeiro efetuar a venda dos produtos e depois que finalizar e emitir os documentos fiscais, deverá iniciar uma nova venda com os serviços. Serão vendas e pagamentos separados.


Nota

  • Quando utilizado o modelo de nota NF Consumidor, o sistema irá ignorar a classe fiscal do cliente e sempre irá respeitar a classe configurada em Empresa > Dados da Empresa, pois o modelo NF é apenas para consumidor final;

Após selecionar um cliente para a venda, no ícone serão apresentadas algumas informações sobre o cliente.



Cliente Indicador

Poderá selecionar o cliente que indicou a loja ao cliente que foi selecionado para a venda atual.


Finalidades LGPD

Poderá visualizar quais são os aceites  de Finalidades LGPD no cadastro do cliente.


Formas de pagamento

Ao clicar nesta opção, o sistema irá exibir um pop up listando todas as formas de pagamento vinculadas para esse cliente no seu cadastro (em CRM > Clientes/Fornecedores(Novo) > Planos de Pagamento). Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento configurado no seu cadastro o sistema exibirá uma notificação informando que todas as formas de pagamento estão disponíveis para o cliente selecionado.


Nota

Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento vinculado em seu cadastro, não poderá realizar a venda de um produto com promoção ou ação promocional a ele, apenas com o preço padrão. Porém o sistema irá alertar sobre o produto conter promoção e ação promocional, e informar qual a forma de pagamento que dispõe a promoção e ação promocional.



Histórico Compras

Irá exibir uma listagem com todo o histórico de compras realizadas pelo cliente.


Quando o parâmetro "Solicita CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente na finalização de venda para Consumidor Final" disponível em menu Configurações > Preferências da Loja estiver marcado, na tela de pagamento será disponibilizado um campo para que seja possível inserir o CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente.



Com o parâmetro "Exige CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro do cliente nas vendas a partir de" será obrigatório a inserção do CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro. Caso a venda atinja o valor mínimo definido no parâmetro, não poderá ser finalizada sem inserir as informações.



Nota

  • Os parâmetros também funcionarão para as pré-vendas.
  • O CPF na nota poderá ser utilizado para as emissões NFC-e e CF-e SAT;
  • Se na venda for selecionado um cliente, não será necessária a inserção de CPF, CNPJ ou identificação de estrangeiro;


No Venda Fácil, Web ou Mobile, após realizar a venda, o vendedor poderá realizar a impressão da DANFE após gerar a Nota Fiscal ou através do menu de Minhas Vendas. Para isso, basta obter uma impressora instalada no Windows. Veja agora como é simples utilizar a impressora instalada na rotina do Venda Fácil.

Configuração Venda Fácil

O primeiro passo é informar o nome da impressora instalada no Windows nas configurações do Venda Fácil. Em Menu > Configurações, nas Preferências de Usuários, o usuário deverá selecionar a impressora.



Configuração Scarf (versão 1.0.0.5)

Ao localizar o aplicativo do Scarf no computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Impressora Local (Venda Fácil).


Coloque o login e senha para o acesso.



Selecione a empresa.



E a configuração concluirá com sucesso.



Impressão

Em qualquer momento dos processos no Venda Fácil em que uma impressão for solicitada, será exibida uma mensagem questionando se deseja imprimir pela impressora configurada.