Logo quando entramos na tela, existe na parte superior esquerda e central, algumas ferramentas: Menu , Pesquisa , Troca de Filial , Dicas , Sobre Linx DMS .
Opções do programa
Tela responsável por permitir visualizar, criar e editar atendimentos de clientes.
Quando o usuário acessa essa tela, automaticamente o sistema puxa os atendimentos que foram criados por aquele usuário naquele dia, preenchendo automaticamente os campos Vendedores, Data Inicio, Data Fim e Situação.
Para visualizar um determinado atendimento, basta informar algumas das seguintes informações: Vendedores, Cliente, Placa, Data Inicio, Data Fim, Situação, Contato, Numero O.S e Numero Orçamento, feito isso, clicar em PESQUISAR, em seguida será possível visualizar o(s) registro conforme tela abaixo:
Também permite ao usuário realizar um novo atendimento, sendo necessário clicar em NOVO ATENDIMENTO, feito isso o usuário será direcionado para a tela Atendimento,
Além das opções acima, também permite realizar a edição do Atendimento, sendo necessário fazer a pesquisa do Atendimento e clicar em EDITAR, onde o usuário realiza a alteração, caso seja necessário pode-se voltar para a tela de Recepção Atendimento.
Dentro da tela Atendimento, o usuário realiza todo o processo de venda. Nesta tela temos as opções CLIENTE, VEICULO, PEÇAS, SERVIÇOS, DESCONTO, IMPRIMIR, CRIAR ORCAMENTO, ABRIR ORDEM DE SERVIÇO e CANCELAR ATENDIMENTO.
Com o atendimento aberto o usuário ira adicionar um cliente ao atendimento, sendo assim, o usuário deve clicar em CLIENTE, feito isso, ficam disponíveis todas as opções referentes a tela clicando em Pesquisar Cliente | Manuais de operação | Linx Auto Shop.
Com o cliente inserido, o usuário deve adicionar um veiculo ao atendimento, sendo assim o usuário deve clicar em VEICULO, feito isso, ficam disponíveis todas as opções referentes a tela clicando em Consulta Ficha Seguimento | Manuais de operação | Linx Auto Shop.
Com o veiculo inserido, o usuário vai adicionar uma peça ao atendimento, sendo assim o usuário deve clicar em PEÇAS, feito isso, ficam disponíveis todas as opções referentes a tela clicando em Peças | Manuais de operação | Linx Auto Shop
Com a(s) peça inserida, o usuário vai adicionar um serviço ao atendimento, sendo assim o usuário deve clicar em SERVIÇOS, feito isso, ficam disponíveis todas as opções referentes a tela clicando em Serviços | Manuais de operação | Linx Auto Shop
Com os itens inseridos ao Atendimento, caso seja necessário, o usuário consegue aplicar um determinado DESCONTO, ficam disponíveis as informações referente a tela clicando em Desconto | Manuais de operação | Linx Auto Shop
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Com os itens inseridos ao atendimento, o usuário tem a opção de realizar a impressão caso o Cliente solicite uma via, para isso, basta clicar em IMPRIMIR, feito isso, o sistema ira direcionar para uma nova pagina, sendo possível realizar o download e impressão do arquivo.
Com os itens inseridos ao atendimento, contendo um cliente e um veiculo, para dar continuidade ao atendimento, o usuário deve abrir um orçamento, sendo assim, o usuário deve clicar em CRIAR ORCAMENTO, em seguida clicar em SIM, caso contrario clicar em NAO.
Lembrando que não precisa ter um Orçamento aberto para abrir direto a Ordem de Serviço.
Com o Orçamento aberto, caso seja necessário alterar o Cliente, o usuário vai se deparar com uma mensagem informando que ocorrera uma nova analise de credito, clique em SIM para continuar, caso contrario NAO.
Caso clique em SIM, o sistema automaticamente cancela seu orçamento e te leva para a tela Pesquisar Cliente, ao realizar a troca, será necessário abrir novamente o orçamento.
Caso seja necessário realizar a troca do Veiculo, o sistema disponibiliza duas opções, sendo elas: Cancelar o Orçamento ou Abrir a Ordem de Serviço e depois efetuar a troca. Caso o usuário clique no botão Veiculo, ira se depara com a mensagem, segue abaixo os exemplos citados.
- Mensagem ao clicar no botão VEICULO
- Realizar a troca do veiculo Cancelando o Orçamento
- Realizar a troca do veiculo Abrindo a Ordem de Serviço
Caso o usuário não tenha determinadas funções cadastradas, apresentara algumas mensagens informativas, conforme abaixo.
- Mensagem informativa referente a falta das funções 227 e 480
- Mensagem informativa referente a falta das funções 97 e 344
- Mensagem informativa referente a falta da função 127
Caso o usuário tenha todas as funções, ira conseguir utilizar as funcionalidades normalmente, conforme no Atendimento, exceto o Veiculo.
Com os itens inseridos ao atendimento, contendo um cliente e um veiculo, para dar continuidade ao atendimento, o usuário deve abrir a ordem de serviço, sendo assim, o usuário deve clicar em ABRIR ORDEM DE SERVIÇO, feito isso, será necessário preencher os campos Categoria e Quilometragem do veiculo selecionado e clicar em SALVAR, caso o contrario clicar em CANCELAR.
Após realizar a abertura da ORDEM DE SERVIÇO será apresentado uma mensagem no canto superior direito da tela, na cor verde.
Caso o usuário não tenha determinadas funções cadastradas, apresentara algumas mensagens informativas, conforme abaixo.
- Mensagem informativa referente a falta das funções 227 e 480
- Mensagem informativa referente a falta das funções 97 e 344
- Mensagem informativa ainda referente a falta da função 97, ao clicar no botão CANCELAR O.S
Com a ordem de serviço aberta, caso seja necessário realizar o cancelamento o sistema disponibiliza o botão CANCELAR ORDEM DE SERVIÇO.
Mesmo com a ORDEM DE SERVIÇO aberta, as opções ficam disponíveis para serem alteradas, CLIENTE, VEICULO e SERVIÇOS.
Com a ordem de serviço aberta, o sistema disponibiliza a opção formas de pagamento, onde o usuário informa como o cliente deseja realizar o pagamento da ordem de serviço.
Para adicionar um pagamento ao atendimento, o cliente deve clicar em FORMAS DE PAGAMENTO, feito isso, ficam disponíveis todas as opções referentes a tela clicando nesse link > Formas de Pagamento | Manuais de operação | Linx Auto Shop
Após adicionar a Forma de Pagamento, será necessário clicar em ENCERRAR O.S. para enviar o atendimento ao Frente de Caixa, feito isso, ficam disponíveis todas as informações referentes a tela clicando nesse link > Frente de Caixa | Manuais de operação | Linx Auto Shop
Enviado o Atendimento para o Frente de Caixa, será necessário abri-lo, conforme descrito no documento Frente de Caixa | Manuais de operação | Linx Auto Shop, feito isso, vai ser possível visualizar todos os Atendimentos com situação FRENTE DE CAIXA, sendo necessário procurar pelo Atendimento em que deseja emitir a nota fiscal.
Após clicar em Nota Fiscal, será necessário acessar oLinx DMS pelo caminho: Faturamento > Nota Fiscal > Manutenção e efetuar a pesquisa.