A pré-venda de produtos ópticos no POS estará disponível apenas para as empresas que possuem a rotina ativada e os parâmetros configurados no Microvix ERP, portanto acesse o menu do ERP em Faturamento > Óptico > Configurações para o Ramo Óptico e verifique se a opção Utilizar Modalidade de Venda Óptica está marcada.

Quando ativado o parâmetro, será possível realizar a pesquisa dos produtos ópticos no POS e fazer a comercialização.


POS - Produtos Ópticos

Acesse a tela de vendas do POS e realize o passo a passo:

1. Selecione o cliente: para esse tipo de venda é obrigatório informar o cliente;

2. Informe o vendedor;

3. Informe o produto: no POS você pode pesquisar através do código, descrição ou incluir através do campo Óptico. Ao informar um produto óptico, será aberta automaticamente a tela para selecionar o tipo, sendo:

  • Armação: selecionando esse tipo de produto o sistema voltará a tela de venda para que seja finalizada a venda ou pré-venda;

  • Lente ou Armação e Lente: essas duas opções solicitam o preenchimento do nome da receita e direcionam a pessoa para o fluxo da venda.


Nota

Selecionando as opções Lente ou Armação e Lente o campo Código Gerencial - OS será liberado para preenchimento do TSO (Talão Serviço Ótico).



4. Após selecionar o tipo de produto e informar o nome da receita e clique em avançar;

5. Na tela de Catálogo Óptico será iniciado o fluxo da venda dos produtos. Nessa rotina utilizamos a comercialização de armação e lente como exemplo, sendo necessário:

  • Informar a armação: ao digitar o código será anexado automaticamente a venda, ao pesquisar pela descrição serão apresentados os produtos para seleção.

  • Selecionar a lente: ao pesquisar o produto será apresentada a listagem com todos os itens. Clique em avançar;

  • Informar tratamento: caso nas configuração do ramo óptico o parâmetro "Adicionar tratamento como produto na venda" esteja habilitado, ao selecionar o tipo de produto "Lente" ou "Armação e Lente", será necessário selecionar o tratamento das lentes antes de passar para a etapa da receita;

6. Informe os dados da receita e clique em avançar.

Dica

  • O campo somente com saldo virá desmarcado para as vendas de lentes. Para a venda de armação o parâmetro será marcado, porém ambos podem ser alterados durante a venda;

  • O preenchimento dos dados da receita será obrigatório somente se o parâmetro Validar Informações Ópticas da Receita estiver marcado nas Configurações do Ramo Óptico.

Além de preencher os dados da receita, o usuário poderá anexar a imagem da receita em "Imagem Receita".

Valores Mínimos e Máximos 

  • Esférico: mínimo -30 e máximo +30;

  • Cilíndrico: mínimo 0 e máximo 10;

  • Eixo: mínimo 0 e máximo 180;

  • Adição: mínimo 0 e máximo 4;

Regras Específicas

  • Transposição: ao ser preenchido um cilíndrico positivo será realizado o cálculo da Transposição:

    • Soma-se o Esférico com o Cilíndrico, tendo como resultado o novo Esférico;

    • Será invertido o Sinal Positivo do Cilíndrico para negativo (Multiplicar por -1);

    • Ao ser preenchido o Eixo deve-se atentar a regra:

      • Abaixo de 90 soma 90;

      • Acima de 90 subtrai 90;

  • Monofocal: ao preencher um campo de perto ou longe será desabilitado o outro tipo (se preencher perto desabilita longe, se preencher o longe desabilita o perto);

Os campos que devem ser testados para verificar se foi preenchido longe ou perto são:

  • Esférico ou;

  • Cilíndrico ou;

  • Eixo ou;

  • DNP;

Qualquer campo acima preenchido indica que a lente é de perto ou de longe de acordo com o campo inserido.


Demais tipos de lentes devem preencher normalmente os campos (Perto/longe)

  • Ao preencher o longe/complemento será realizado a soma do esférico + adição (complemento) e preencher automaticamente o Esférico de Perto, desabilitando o Esférico de Longe.

  • Ao preencher as informações escolhendo outro Tipo de Lente e alterar para Monofocal o comportamento deverá ser por padrão apagar e bloquear os campos Perto e permanecer os valores no Longe possibilitando edição.

  • Caso o usuário apague o campo Longe será permitido o desbloqueio do campo PERTO.


As regras acima serão validadas com o parâmetro "Validar informações ópticas da receita" marcado nas Configurações para o Ramo Óptico.


Importar dados de outra lente

Na parte de inserir as informações da receita (ou editar, para quem vem do painel de OS), o usuário poderá preencher os dados da lente aproveitando uma lente já configurada através do botão "Importar dados de outra lente". Na tela que será exibida, serão apresentados todos os produtos que foram adicionados no carrinho da venda e já configurados (dados da lente e da montagem).



Caso o usuário opte por replicar dados de uma lente já vendida, ele poderá pesquisá-la através da segunda opção "A partir de uma OS antiga" que irá trazer as OSs antigas do cliente. Ao selecionar uma das linhas, o usuário deverá clicar em "Replicar esta receita" e continuar a venda.



Após selecionar a lente a ser replicada por um dos dois caminhos, o usuário retomará pra tela original da receita com os dados preenchidos. E, o botão de importação, ficará com um novo status: "Limpar dados da lente". Caso o usuário venha do painel de OS através da opção "Editar receita", só será permitido realizar uma busca ou verificar nas OSs do histórico do cliente em questão.




Nota

  • Se o parâmetro "Utiliza na receita o Tipo de Lente cadastrado no produto" estiver marcado, para lente monofocal será possível apenas selecionar receita de lente monofocal. Para as demais lentes não haverá bloqueio na importação de receitas. Se o parâmetro estiver desabilitado, poderá ser importado qualquer tipo para monofocal.

  • Para vender lentes a pronta entrega, é necessário que a configuração "Produto com Pronta Entrega" esteja marcado no cadastro do produto;

  • Ao marcar a opção de pronta entrega, na tela de inclusão dos produtos, o campo "Somente produtos com saldo" ficará bloqueado para alteração;

  • Com o parâmetro "Permitir a alteração do preço da lente na hora da venda" disponível nas Configurações para o Ramo Óptico ativado, será possível alterar o preço da lente durante a venda clicando sobre o  e em seguida selecione a opção "Editar Preço da Lente".


Ao finalizar a venda ou pré-venda, será necessário identificar se o parâmetro de alteração de preço "Alterar o preço de venda do produto ao realizar a venda com novo valor" está marcado ou não e executar a mudança do valor no cadastro do produto.

  • Ao preencher os valores do Esférico de Longe e Adição, o valor do Esférico de Perto será calculado e preenchido automaticamente;

  • No campo "Inserir dados da armação", clicando no ícone , será possível visualizar detalhes da armação.



  • Os campos Ponte, Altura, Aro e Diagonal Maior já vem direto do cadastro produto porém podem ser alterado na rotina;




Sobre a Venda Direta Offline

  • O vendedor poderá realizar a venda direta de produtos óticos com POS offline, em formato de contingência, somente para as emissões de SAT e NFC-e, que utilizam a comunicação com o MID-e.

  • A pré-venda ou cobrança de sinal não poderão ser feitas em modo de contingência;

  • A geração das Ordens de Serviços será realizada no momento que o POS estiver online e forem executadas uma destas ações:

    • Acionar a sincronização manual, através do menu do POS;

    • Operação agendada, que estará programada pra rodar quando o sistema ficar online.

  • As informações da receita da OS serão retiradas do que foi preenchido na tela de receitas da venda feita em contingência.

  • Não será possível realizar a impressão da OS após finalização da venda. A impressão ficará disponível apenas via Painel de OS após sincronização.


O sistema direcionará você para a tela inicial da Venda POS, onde será possível:

  • Informar outra venda de produto óptico, possibilitando a inclusão de uma outra receita;

  • Incluir produtos que não sejam do ramo óptico.

Para finalizar o processo de venda, clique em Pagamento. Serão apresentados os dados dos produtos e será possível informar a previsão de entrega, alterar as informações das lentes ou excluir os itens inseridos. Nesta tela de revisão o usuário poderá escolher entre "Salvar", "Cobrar Sinal" ou "Pagar".



Cobrar Sinal

Escolhendo esta opção será exibido o agrupamento dos produtos e basta clicar em "Confirmar".



Nota

As armações e tratamentos virão já marcados e desabilitados para alteração, seguindo a configuração da lente do grupo ao qual pertencem.


Nesta opção poderá ser feita a antecipação financeira que é utilizada para salvar a venda e encaminhar os produtos para preparação, para isso é necessário informar o valor de antecipação. O sistema indica um valor mínimo conforme as configurações da antecipação financeira. Na listagem de DAVs abertas o tipo da DAV será como remessa. Assim, na tela de pagamento será necessário inserir um pagamento mínimo do valor do produto, que poderá ser visualizado no campo "Pag. Mínimo", e o valor deverá ser inserido no campo "Valor Pgto".



Por fim, basta clicar em "Finalizar".


Nota

  • Para editar uma pré-venda com sinal o usuário precisará abrir a remessa na listagem de Vendas em Aberto. Ao abri-la, selecione "Abrir Resumo" > "Finalizar". Na sequencia o usuário poderá realizar as seguintes alterações:

    • Adicionar/Remover novos produtos não óticos;

    • Adicionar produtos óticos com pronta entrega;

Ao realizar PAGAMENTO, será realizada a soma da venda e realizará o desconto do que já foi efetivamente lançado como antecipação.

  • Caso a empresa esteja devidamente configurada com o fluxo de antecipação financeira, ao finalizar o DAV com cobrança de sinal, será gerada uma NF-e de Venda com Entrega Futura. Para saber mais sobre as configurações de antecipação financeira acesse o manual clicando aqui.

  • As antecipações financeiras geradas nas pré-vendas com cobrança de sinal poderão ser canceladas através da rotina de Desfazimento.


Salvar

Na opção de "Salvar", a pré-venda será salva sem o valor do pagamento, essa modalidade funciona como um orçamento. Ou seja, a pessoa escolhe os produtos na loja e apenas orça os valores e com isso é salva as informações, para caso a venda seja finalizada futuramente. Na listagem de DAVs abertas o tipo da DAV será como origem. Assim, após escolher a armação e/ou lente e clicar em "Salvar". Na tela de pagamento não será necessário selecionar nenhum pagamento, apenas prosseguir em "Gravar".



Ainda clicando sobre o  é possível mudar o Dav para uma antecipação financeira.


Nota

  • Caso o parâmetro Adicionar tratamento como produto na venda esteja ativado nas Configurações do ramo óptico, o fluxo da venda dos produtos conterá mais uma etapa onde será possível adicionar um terceiro produto óptico;

  • Quando a venda possuir o tipo de produto armação, o sistema permite realizar uma pré-venda ou venda direta;

  • Quando a venda possuir o tipo de produto lente, é possível apenas gerar uma pré-venda;

  • Não é possível vender produtos ópticos para consumidor final.

  • O pagamento pode ser alterado ou informado na efetivação da venda. Caso a pré-venda esteja sem valor, não será possível alterar ou cancelar

  • O limite da antecipação é configurado em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurações do Ramo Óptico na opção Percentual mínimo de antecipação financeira;

  • Os produtos selecionados na pré-venda serão reservados e retirados do estoque.

  • Ao finalizar a pré-venda, caso o parâmetro "Criar automaticamente um pedido de compra para cada OS na vende de lentes" esteja marcado nas configurações do ramo óptico, será gerado automaticamente o pedido de compra para lentes.

Ao clicar em antecipação, serão apresentados os grupos negociados, sendo a lente e armação. Você poderá verificar os dados do paciente, quantidade de produtos, editar a data de previsão de entrega e reservar. A opção de reservar, representada pelo ícone do calendário, possibilita a edição da previsão de entrega ou alterar se o produto será ou não reservado.

Depois de conferir as informações da venda, clique em confirmar e será direcionado para tela de antecipação, onde é preciso informar o valor de pagamento antecipado e clicar em ok.


Para salvar a venda, clique em Finalizar e será impresso o comprovante venda.

Pergunta no Fim da Venda

Após o pagamento de antecipação financeira ter sido inserida, o sistema apresentará a tela de Pergunta no Fim da Venda, realizada pelo sistema e respondida baseado na experiência do usuário. A pergunta e resposta são guardadas para serem utilizadas na finalização da venda.


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Pergunta do fim da venda

Pagar

Nesta opção, após selecionar os produtos e clicar em "Pagar", será exibida a tela de agrupamento, podendo selecionar o campo de geração de OS dos produtos.



Ao clicar em confirmar, será direcionado para a tela de pagamento, onde poderá realizar o pagamento do valor total da venda. 



Após gerar uma Dav ou uma venda direta, será exibida detalhes do pedido com o número da OS  com a possibilidade de realizar a impressão.



Painel de OS

Através do menu na opção "Painel de OS", será possível visualizar todas as OS geradas pelo sistema a partir de vendas diretas ou pré-vendas do POS em um determinado período e também a partir dessa tela algumas ações poderão ser realizadas. Para saber mais sobre as funcionalidades do Painel de OS, acesse o manual clicando aqui.


Consultar ou Efetivar Venda

Para consultar ou efetivar a venda, acesse o menu do POS e clique em Listagem de DAVs Aberta. 

Aplique os filtros de pesquisa e localize a DAV, clique sobre a numeração para abrir. No resumo da DAV você pode imprimir, finalizar ou compartilhar a venda.




Dica

  • Para manter o seu cliente informado sobre a preparação do produto, consultar o tempo de entrega ou verificar os itens vendidos e valores, realize o compartilhamento da pré-venda através da URL, WhatsApp e E-mail;

Clicando em finalizar é aberta a tela de venda, onde será possível adicionar ou retirar produtos, alterar vendedor ou cliente, cancelar a DAV ou adicionar o pagamento.

Clique em pagamento e confirme novamente os dados dos produtos, quantidade, valores e data de entrega. Após, clique em finalizar vendaNa tela de pagamento informe o valor faltante e clique em ok. Caso queira gravar novamente a DAV ou gerar uma antecipação, clique nos três pontos localizado ao lado do botão finalizar.



Ao clicar em finalizar, será realizado o processo de geração da nota fiscal e a venda será concluída.


Nota

  • Ao finalizar uma antecipação financeira (DAV com Cobrar Sinal), será gerada uma NF-e de Remessa de Entrega;

  • Sem rótulos