Processo

FINANCEIRO – CONTAS A RECEBER
Tarefa

FATURAMENTO

ObjetivoGerar títulos a receber a partir das vendas a prazo
EventoDiariamente, após o encerramento da emissão das NFs de venda
Abrangência

Recursos

(NOTA1920)Lista Movimento Diário do Caixa
(RECE2000)Geração Faturamento
(RECE3060)Relação de Faturas por data de emissão
(RECE0905)Alteração do Portador de Títulos a Receber
(RECE2050)Emissão / Remissão de Faturas
(RECE2100)Emissão Duplicatas / Geração Escritural
(RECE0960)Listagem de Duplicatas de Cobrança Escritural
(RECE2150)Emissão de Etiquetas do Faturamento
(RECE6100)Faturamento CDCI

Passo a Passo 

Faturamento e envio de cobrança

O SISDIA trata todas as NF's de vendas a prazo, emitidas até a data informada e ainda não faturadas, gerando as faturas e suas respectivas duplicatas.
As duplicatas e/ou boletos emitidos, assim como o arquivo eletrônico gerado para quem usa Cobrança Escritural devem, então, ser encaminhados ao respectivo portador.

  1. Verificar as Condições de Pagamento das NF's de vendas emitidas, por meio do programa (NOTA1920) - Lista Movimento Diário do Caixa.

  2. Caso hajam vendas faturadas ou em Cartões de Crédito recebidos, gerar o faturamento, usando o programa (RECE2000) - Geração Faturamento. Para que as duplicatas sejam geradas já direcionadas ao banco de cobrança, verificar as seguintes situações, pois o sistema assume por "default" o portador "carteira".

  3. Boletos impressos junto com a NF: o título já estará direcionado ao banco, não há necessidade de alteração do portador. Neste caso as mensagens a serem impressas nos
    boletos devem estar parametrizadas nas Observações Padrão (CADA0150) com os códigos "BOL0", "BOL1", "BOL2" e "BOL3".

  4. Cobrança Escritural: o arquivo é enviado ao banco e este imprime os boletos. Neste caso, devo me preocupar com o portador. Em principio quem orienta o sistema quanto ao portador é o atributo "Banco Cobrança" do cadastro de Endereços do Cliente (CADA0385). Se este atributo estiver "zerado" o sistema assumirá "Carteira" como sua alternativa final. Caso este atributo esteja apontando para um banco o sistema procura na tabela da Filial (CADA0220) se existe um banco indicado para a Filial. Se houver, prevalece o que está na Filial, caso contrário, prevalece o que está no Endereço do Cliente.

  5. Cartões de Crédito: pode ser mencionado no Endereço da Administradora do Cartão (ver o CNPJ da Administradora no (CADA0145), o banco onde cairá o crédito, direcionando automaticamente o título para ele, evitando alteração posterior do portador. Quando o Banco onde são efetuados os créditos referente aos cartões e a cobrança escritural, diferenciar o Banco/Agência dos Cartões, informando o digito da agencia diferente do digito do Banco da Cobrança Escritural, mantendo o mesmo CNPJ em ambos, onde serão movimentados os lançamentos no Caixa e Bancos.

  6. Conferir o portador dos títulos, listando as faturas geradas, usando o programa (RECE3060) - Relação de Faturas por data de emissão.

  7. Se necessário, alterar o portador dos títulos gerados, usando o programa (RECE0905) - Alteração do Portador de Títulos a Receber.

  8. Se necessário, emitir faturas, usando o programa (RECE2050) - Emissão / Remissão de Faturas.

  9. Emitir as duplicatas e gerar arquivo para ser enviado ao banco (Cobrança Escritural), usando o programa (RECE2100) - Emissão Duplicatas / Geração Escritural. Este programa emite duplicatas, bloquetos e também gera o arquivo que deverá ser remetido ao banco. Mensagens que deverão ser impressas nos boletos a serem emitidos pelo banco, poderão ser informadas neste programa, e geralmente serão apenas consideradas pelo banco como observações, ou parametrizadas conforme instruções do banco (ver manual disponibilizado pelo banco), no programa (CADA0235).

  10. Emitir relatório das duplicatas enviadas como Cobrança Escritural (RECE0960).

  11. Através do WS_FTP trazer o arquivo gerado no diretório "/sisdia/intbanco" com o nome de "rmXXDDMM.YYY", onde "XX" = número da filial, "DDMM" = dia e mês do faturamento e "YYY" = código do banco, para o drive "C:" do micro onde está instalado o software de comunicação com o banco, com padrão ASCII, obedecendo os critérios estipulados pelo banco. No caso de reemissão da cobrança, quando necessário, este arquivo será gerado no diretório "/sisdia/report".

Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.