Processo

LINX DMS TEF

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

Linx DMS TEF foi desenvolvido para possibilitar ao cliente o pagamento da ordem de serviço utilizando cartão de crédito ou débito, sem a necessidade de ir ao caixa da empresa.
Esta opção é apresentada ao consultor técnico no momento de encerramento da ordem de serviço, onde o mesmo poderá encerrar pelo processo normal ou pelo pagamento através de TEF.
OBS: Não será aceito pagamento com cartão + dinheiro, cartão + cheque, e múltiplos cartões. Além disso, o pagamento será igual ao valor devido pelo cliente para a(s) nota(s).

Pré-requisitos

Requisitos mínimos para o correto funcionamento do aplicativo:

Software

  • Sistema Operacional Windows (Versão 7 ou superior, 32 ou 64bits);
  • .Net Framework 1.1;
  • .Net Framework 2.0;
  • .Net Framework 3.5;
  • Microsoft Visual J# .NET Version 1.1 Redistributable Package;
  • Microsoft Visual J# .NET Version 2.0 Redistributable Package;
  • Gerenciador Linx TEF D-TEF (Módulo D-POS), contratado pelo Cliente;
  • Módulo Linx DMS TEF;
  • Sisdia parametrizado para utilização do módulo (ver em Parametrização).

Hardware

  • PINPAD instalado/conectado à estação;
  • Impressora não fiscal instalada/conectada à estação ou em rede. Modelo da Impressora homologada: Bematech MP-4200 TH.
  • Pode-se utilizar também qualquer impressora não fiscal configurada no Windows (mais informações no tópico "Parametrização do Linx DMS TEF").

OBS: O sistema não reconhecerá impressoras fiscais!
Antes de iniciar a instalação do Linx DMS TEF certifique que a impressora esteja instalada e funcionando corretamente no Windows. Utilize o software de teste do fabricante (no caso da Bematech utilize o "Bematech User Software") para garantir que a impressora está corretamente instalada (confirme se a impressora está imprimindo um texto qualquer).
Certifique-se também de que o Client TEF e todos os requisitos estejam instalados na ordem descrita anteriormente. 

ATENÇÃO!
No caso de uso da impressora Bematech MP-4200, caso apresente problemas frequentes de comunicação com o Linx DMS TEF, certifique que as versões dos arquivos da Bematech informados abaixo estão corretas.
Os arquivos estão localizados em "C:\Windows\System32" (ambiente 32bits) ou "C:\Windows\SysWOW64" (ambiente 64bits). Para verificar a versão/tamanho, abra o Explorer, localize o diretório de acordo com o ambiente, e clique com o botão direito sobre cada um, selecionando a opção "Propriedades", aba "Detalhes":

  • mp2032.dll: Versão do arquivo 4.4.2.6
  • SiUSBXp.dll: Versão do arquivo 3.1.0.0

    OBS: Os arquivos corretos estão no diretório de instalação do Linx DMS TEF: "C:\Linx Sistemas\LinxDMSTEF\bin".
    Verifique também o conteúdo do arquivo "mp2032.ini", que deve estar da seguinte forma:
    <ac:structured-macro ac:name="unmigrated-wiki-markup" ac:schema-version="1" ac:macro-id="98972248-8730-4ee2-8f4d-0fc0ee54a6dc"><ac:plain-text-body><![CDATA*_[Sistema]_* \]></ac:plain-text-body></ac:structured-macro>
    Log=1
    _Path=C:_
    ControlePorta=0
    SetComando=2
    IniciaPortaMS=10
    CharsetSistema=Windows 1252
    CharsetImpressora=CP850


Instalação do Linx DMS TEF


A instalação do Linx DMS TEF deverá ser feita através da execução do arquivo "Instalar Linx DMS TEF vxx.xx.exe".
O instalador deve ser obtido no Sistema de Chamado – Atualizações – Programas e Pacotes – Pacotes de Atualização – Produto: LINX DMS TEF.
Após baixá-lo e descompactá-lo, o executável deve ser acionado dando início à instalação:

Clique em "Avançar" para todas as telas que forem apresentadas e, mantenha as sugestões de diretório de instalação e criação de atalho. Ao final do processo, o instalador criará um atalho no menu "Iniciar" do Windows: 
Iniciar > Programas > Linx Sistemas > Linx DMS TEF > Executar Linx DMS TEF
OBS: Pode ser necessário atribuir permissão (leitura/escrita) para o usuário do Windows nas seguintes pastas e subpastas após a instalação:
Caminho "C:\LinxSistemas":

Caminho "C:\LinxDMSTEF":

Parametrização Sisdia e Samba


Abaixo seguem alguns ajustes que devem ser feitos no Sisdia:
COPE0300: conferir a existência do DTEF1000. Caso não exista, incluir:



COPE0100: para o registro de arquivos que fazem parte da comunicação da solução, é necessário cadastrar um diretório padrão para os registros. Esse diretório será comum ao Sisdia e ao Linx DMS TEF, para troca de informações sobre o processamento da transação TEF. Segue exemplo abaixo onde, "f01" representa a Filial 1, isso pode variar conforme o código da filial (exemplo: f02, f10 e etc.):



Esse diretório é o do servidor do Sisdia, sobre ele deve ser considerado no SAMBA e mapeado no Windows (Estação). Esse mapeamento será informado, posteriormente, na parametrização do Linx DMS TEF - Diretório Comum DMS.
Abaixo segue exemplo da parametrização no SAMBA:


FINA0100: Criar um "Tipo de Conta Caixa" para ser atribuída ao usuário, marcando como SIM ("S") as opções "Gera Lançamentos", "Pode Lançamentos" e "É Caixa ou Banco".



FINA0200: Habilitar o usuário para o encerramento de OS através de TEF. (atribuir a "Conta Caixa Destino" criado na FINA0100 e marcar "S" para a opção "Opera TEF").


 
Obs: Deverá ter o sistema parametrizado para que o vendedor finalize a venda.

Parametrização do Linx DMS TEF

Importante: É necessário que o Gerenciador TEF esteja instalado, configurado e ativo para depois executar o Linx DMS TEF.
Para realizar a parametrização do Linx DMS TEF, execute o módulo através do atalho criado no processo de instalação pelo menu iniciar do windows:
Iniciar > Programas > Linx Sistemas > Linx DMS TEF > Executar Linx DMS TEF

Na tela apresentada, clique em Parâmetros.
 

Nesta tela, informe os seguintes dados:

Gerenciador Padrão:

D-TEF (DIREÇÃO).

Diretório Comum DMS:

O diretório de troca de informações com o Sisdia (mapeado no Windows referente ao que foi definido no COPE0100 e mapeado através do Samba no servidor Linux do Sisdia. (Ver Parametrização Sisdia e Samba).

Impressora:

A impressora utilizada.

Imprimir Direto para a Impressora Padrão:

Caso seja selecionada a impressora "Windows", este parâmetro permite que seja assumida a impressora que estiver definida como default.

Impressora Windows

Seleciona uma impressora já configurada no Windows. Essa opção somente será apresentada caso o campo 'Impressora', possua o valor igual a 'Windows'. Em caso de outra opção, essa opção não será visível. Com essa opção seleciona , a impressão dos comprovantes TEF serão enviadas para a impressora selecionada nessa opção.

Modelo:

O modelo da impressora.

Tipo de Conexão:

Forma pela qual a impressora estará conectada à estação (Serial, Paralela, USB ou Ethernet). No caso de impressora conectada à rede, deve-se informar "Ethernet".

Tipo de Conexão "Serial"
Porta (COMn):

A porta COM que foi atribuída à impressora (pode ser verificado através do "Gerenciador de Dispositivos do Windows"). Deve-se informar o texto "COM" seguido do número da porta. Ex: "COM5".

Tipo de Conexão "Paralela"
Porta (LPTn):

A porta LPT que foi atribuída à impressora (pode ser verificado através do "Gerenciador de Dispositivos do Windows"). Deve-se informar o texto "LPT" seguido do número da porta. Ex: "LPT1". e no caso de impressora da rede deve ser informado somente o endereço IP da impressora.

Tipo de Conexão "Ethernet"
Endereço IP:

Informar o endereço IP da impressora. Ex: "192.168.10.10".

Tipo de Conexão "Serial"
Taxa de Transmissão:

Taxa de transmissão da impressora (pode ser encontrado no manual da mesma): 9600 (padrão) ou 115200.

Após configurar a impressora, utilize o botão "Testar Impressão" para verificar se a parametrização ficou correta. Deverá ser impresso o seguinte texto:
Teste de impressão do Linx DMS TEF
Linha1
Linha2
Linha3

Transação TEF

Quando chamado pelo Sisdia BDS, o Linx DMS TEF será executado automaticamente para processar uma transação TEF. 
No processamento de transação TEF pelo Sisdia Evolution, o processamento não será automático. O Linx DMS TEF precisará ser executado manualmente e acesssada a opção "Transação TEF". Esta opção apresentará as transações TEF pendentes de processamento.

Selecione a transação desejada e clique em "Processar". Após o processamento, esta tela será aprtesentada novamente sem constar a transação efetivada.

Administrativo TEF

Linx DMS TEF possibilita a chamada administrativa ao gerenciador TEF para permitir realizar operações de parametrização deste, a reimpressão e cancelamento de comprovantes, entre outras opções.
Para isso, acesse o módulo Linx DMS TEF como descrito no tópico anterior e clique na opção "Administrativo TEF". Será apresentado o gerenciador TEF conforme figura abaixo:

Realizando o Pagamento com Cartão

Para realizar o encerramento da ordem de serviço e pagamento com cartão de crédito ou débito, o módulo Linx DMS TEF será executado automaticamente pelo Sisdia quando executando o programa OFIC3500, opção "Encerramento TEF" – ver documentação específica deste programa.
Durante a transação TEF, o módulo Linx DMS TEF fará a interação com o gerenciador TEF parametrizado, e será responsável basicamente pela solicitação da venda e o tratamento do retorno da transação TEF processada pela operadora do cartão.
Importante: as mesmas condições de pagamento informadas no momento do encerramento da OS pelo OFIC3500, devem ser respeitadas na interação com o Linx DMS TEF.
Ao término, a execução do processo retornará ao Sisdia para finalização da operação.

Para utilização de múltiplos cartões

Pré-requisitos:

  1. Estar atualizado com o pacote da v10.10
  2. Estar atualizado com o HotFix a partir do dia 11/07/2020
  3. Estar parametrizado e já funcionando com o recebimento pelo NOTA1000 de cartões com a operadora D_TEF.
  4. Utilizar o LinxDMSTEF na versão: v02.00.00

Sisdia

Rotina:

Baixar os programas disponibilizados com esta documentação.

Para a utilização do processo de múltiplos cartões é importante salientar que esta rotina, inicialmente, limitará o recebimento de mais de um cartão quando forem da mesma bandeira. Será possível receber na mesma nota fiscal um cartão bandeira MASTERCARD, um VISA e etc, não podendo ter por exemplo, 2 cartões bandeira MASTERCARD.

Foi criado no CADA9000 o parâmetro para habilitar o uso dos Múltiplos Cartões no sistema.

Segue tela de parametrização do mesmo, sendo os dados de Tipo Servidor = MCP e Status = A obrigatórios, caso estejam diferentes a opção não será habilitada.

Após esta parametrização o sistema já estará preparado para aceitar múltiplos cartões.

 

No NOTA1000 quando selecionado um ou mais orçamentos que tenham a condição de pagamento definida no CADA0140 com uma “Forma Pgto” que seja “Cartão de Credito” = “S” sim ou “D”debito, logo após passar pela condição de pagamento, abrirá uma nova tela permitindo que o usuário informe um ou  mais cartões (veja imagem abaixo):

Nesta tela será apresentado como default a condição de pagamento que foi aberta no orçamento porém, será possível troca-la por outra que também seja de cartão. Quando não informado uma condição que seja de cartão será apresentada a mensagem:

Poderá ser informado nesta tela quantas condições forem necessárias de cartão e o valor de cada uma, até que o valor total do orçamento seja atingido, caso tenha sido fechado o valor por engano o sistema antes de continuar com o processo do TEF apresentará a mensagem de confirmação:

Caso se deseje retornar para a tela anterior e alterar cartões ou  os valores basta clicar em “Não” na mensagem acima.

OBS: Para alteração de qualquer dado já digitado na coluna de valores basta alterar o mesmo para o valor desejado e caso esteja na aba de valor e se deseje alterar uma condição de pagamento deve ser digitado “0”( zero) no campo valor para que o sistema troque para a coluna de condição de pagamento para efetuar a alteração.

Após a confirmação da tela de múltiplos cartões o sistema executará a mesma rotina utilizada para recebimento com um cartão, porém, na tela do LinxDMSTEF (veja abaixo)  será aberto uma solicitação de cartão para cada cartão informado, seguindo a mesma ordem dos cartões digitados na tela de seleção de múltiplos cartões demostrado acima.

 

Importante:

Caso seja informado na tela de múltiplos cartões uma condição de pagamento que tenha a mesma bandeira de uma outra já informada será apresentada a mensagem:


LinxDMSTEF

 

Foi alterado o LinxDMSTEF para a Versão: v02.00.00 para que passe a suportar a rotina de múltiplos cartões.

 

O LinxDMSTEF irá solicitar os cartões de credito com a mesma ordem em que foram digitados na tela do sisdia, e caso alguns destes cartões apresente algum problema será apresentado a mensagem:

Se optar por “SIM “o sistema tentará passar o cartão que deu problema novamente e se optar por “NÃO” como descrito na própria mensagem será estornado automaticamente o recebimento dos cartões já recebidos, apresentando uma mensagem confirmando os cartões estornados (conforme imagem abaixo) e retornando ao Sisdia para nova seleção do orçamento que permanecerá disponível no caixa.



Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.