Processo | VENDA PERDIDA |
Tarefa | |
Objetivo | |
Evento | |
Abrangência | |
Recursos | |
Passo a Passo
1- No programa CADP0110, o usuário cadastra os tipos de venda de perdida automáticos.
2- O usuário cadastra os Agentes/Vendedores que podem registrar venda perdida de forma automática:
3- No programa BALC2000, neste exemplo, o vendedor requisitou 10 peças e havia somente 9 em estoque. Neste caso, o sistema permite que ele solicite a compra do item faltante. Porém, emite a NF-e somente dos 9 itens em estoque.
4- Como o cliente não aguardou a peça faltante chegar e levou apenas as 9 peças, o sistema registrou a venda perdida conforma abaixo.
Obs.: O mesmo aconteceria se o orçamento fosse Encerrado/Cancelado sem faturamento/NF-e.
REGISTRO DE VENDAS PERDIDAS NA OFICINA (VENDAS CLIENTES)
Como o sistema registra vendas perdidas automaticamente só no BALC2000, o usuário precisa elaborar o orçamento e depois importar na OS. Veremos abaixo que o sistema não registra
vendas perdidas requisitando itens diretamente na OS, uma vez que, se o consultor está fazendo isto, quer dizer que ele já consultou a disponibilidade do item no PROD1000 ou o cliente vai
esperar a peça chegar de um pedido de compra que será feito em seguida.
TESTE 1 – Faturando sem esperar a compra do item faltante.
1- No programa OFIC1000, o consultor registra a OS normalmente.
| Data Abertura: 27/01/2014 19:54 hs. Ordem de Serviço: 168 | ||||||
Agendado | C. Serviço | Prisma | Placa | Prazo Prometido | Prazo Revisado | ||
. | INFORMIX |
| AAA1111 |
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| PRETO-1 |
| 28/01/201418:00 |
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CLIENTE 20741 |
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TRATOR DE ESTEIRAS 750J | Cor: PRETINHO BASICO | ||||||
Forma de Pagamento: A VISTA DINHEIRO |
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Revisão Orçamento: R$ ___________ | Autorizado por __________________ | ||||||
Data: ____/___/______ Hora: ______:_____ |
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| Cliente Agendado |
| Reter Peças Substituídas |
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Cliente Aguarda |
| Retorno |
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Lavar o Veículo |
| Vaga Estacionamento: |
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1º Contato com cliente veículo pronto. ____/___/____ ____:____ |
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2º Contato com cliente veículo pronto. ____/___/____ ____:____ |
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Cliente: CLIENTE 11521 |
| E-mail: [email protected] |
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Endereço: ROD BR 020 KM 110 SN Bairro: CENTRO - CEP: 47820-000 SAO DESIDERIO BA |
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Telefones: Residencial: 77-3684.2095 Celular: 77-3684.2095 Comercial: |
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C.P.F.: 054.470.178.07 | R.G.: 30.398.46-7 BA SSP-PR | I.E.: | Motorista: | ||||
Responsável pelo Pagamento: CLIENTE 11521 |
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Veículo: TRATOR DE ESTEIRAS 750J JOHN DEERE | Km: 2 | Ano/Modelo: 2013/ 2013 |
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Chassi: AAA11111111111111 | Linha: FAMILIA CONSTRUCAO TRATOR DE ESTEIRAS | Placa: AAA1111 |
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Cor: PRETINHO BASICO Código Modelo: 750J | Motor: 11111111111 | Combustível: |
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Distribuidor Vendedor: | Data Venda: 01/01/2014 | ||||||
Endereço: Bairro: - CEP: |
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Solicitações do Cliente |
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1 | CBA | CLIENTE BAIXA TEC.A | |||||
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Serviços |
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| Valor da Mão-de-Obra por Hora: R$ 75,00 |
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Item | Tipo | Código do Serviço | Descrição do Serviço | Tempo Padrão | Valor Final | ||
1 | CBA | 12345678910 | MANUTENCAO CORRETIVA | 2,00 | R$ 75,00 | ||
Total Estimado de Serviços |
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| R$ 75,00 | ||
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Total Geral Estimado | R$ 75,00 | ||||||
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Técnico: ________________________________ | Início: ___:___ hs. Previsão para Término: ___:___ hs. | ||||||
Relatório Técnico: _________________________________________________________________________ |
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_________________________________________________________________________________________ |
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Itens adicionais encontrados durante o serviço: ___________________________________________________________ |
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_________________________________________________________________________________________ |
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_________________________________________________________________________________________ |
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Diagnóstico | Técnico | Controle de Qualidade | Entrega | Acompanhamento Pós-Serviço |
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| Preferência | Comentários | Pessoa Contatada | Data/Realizado por |
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Informações Importantes / Observações | |||||||
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_______________________________________________________________ Assinatura do Cliente ou pessoa por ele autorizada |
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CLIENTE 20741 | PÁGINA 1/1 | ||||||
AV LINX 3280 - - - CEP: 59558-000 - BELO HORIZONTE - RN - Fone: 31-3228.6565 / FAX: |
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- Neste exemplo do OFIC1400, o consultor requisitou 1 peça e não havia quantidade nenhuma em estoque daquele item. Neste caso, ele vai continuar a venda sem o item estar no estoque (situação não comum) e o sistema deixará o item pendente na OS e abaterá ele do faturamento da mesma.
Requisição de compra gerada (ccpcssol):
id_pcssol 23
produto AL157635
id_oscapa 256
nroitem 1
id_orccap 0
id_agentesol 1
quantidade 1,00
dtsolicit 27/01/2014
hrsolicit 20:46
id_pdcomp 0
cancelada N
id_agente 0
dtcancel
descrmotivo
Neste caso, não gera venda perdida (CADP0115), nem demanda/Sales e frequência/Hit (CADA6000), uma vez que o item não fez parte da NF-e emitida.
TESTE 2 – Faturando após recebimento da mercadoria faltante.
- No programa OFIC1000, o consultor registra a OS normalmente.
Requisição de compra gerada (ccpcssol):
id_pcssol 24
produto AL157635
id_oscapa 257
nroitem 1
id_orccap 0
id_agentesol 1
quantidade 1,00
dtsolicit 27/01/2014
hrsolicit 21:07
id_pdcomp 0
cancelada N
id_agente 0
dtcancel
descrmotivo
- No programa PEDC0500, o comprador registra o pedido (forma mais básica do sistema).
O Sistema exibe as requisições de compras pendentes para o produto.
- No programa ENTR1000, o digitador registra a NF de compra normalmente.
O usuário precisa informar o pedido de compra a ser baixado.
- Agora ele já pode faturar a OS normalmente com o item recebido.
Obs.: Situação Fictícia! Neste teste o item estava com um valor exorbitante, causando o problema de estouro do campo Valor Bruto, mas isto não acontece em uma situação real. Aplicando um desconto de 80%, consegui visualizar o valor das peças.
Veja que foi gerada demanda/Sales e frequência/hit, mas não Vendas Perdidas.
Obs.: O saldo contábil de 1 peças veio de outra NF de entrada. Pois fiz um teste de compra sem informar Pedido de Compra e assim, não baixou o Pedido 3 que eu havia feito. Porém, acrescenta estoque normalmente.
Conforme dito anteriormente, o usuário deve gerar um orçamento pelo BALC2000 e incluir posteriormente na OS.
REGISTRO DE VENDAS PERDIDAS INTERNAS (CONSUMO)
O que atribui a uma OS / Orçamento ser Externa (Cliente), Garantia, Revisão ou Interna, é o Tipo de Item usado na OS, que está atrelado a uma transação, que por sua vez, é quem comanda estes tipos de comercializações.