Este guia tem objetivo de orientar todo o processo de controle de estoque de forma simples completa e ajudar na identificar possíveis erros e divergências nos itens de estoque.
Por onde começar?
Contagem de estoque:
A contagem de estoque mensal é indispensável para o controle de estoque. A contagem com referência do mês anterior, torna-se o saldo inicial do meu estoque no mês atual. Vamos ver os principais tópicos relacionado a contagem de estoque mensal:
Como o Degust entende meu saldo de estoque inicial e final?
A base para obter o controle de estoque é sempre realizar a contagem mensal dos itens no estoque e lançar no sistema. As contagens sempre serão o Saldo Inicial e Saldo Final, este comparado com o Estoque apurado pelo sistema.
Quando realizar a contagem mensal de estoque?
Devemos sempre realizar a contagem física no estoque. A contagem refere-se ao saldo inicial do mês seguinte, portanto tem que ser realizada após o fechamento da loja, no último dia do mês de referência.
O que são itens que compõe produto e que não compõe produto?
Quando o franqueador cadastra um item de estoque, é definido se o item compõe produto ou não compõe.Quando o produto Compõe produto de venda, o mesmo será possível ser acrescentado na ficha técnica de produtos.
Vamos exemplificar:
Item: Hambúrguer - Compõe produto de venda (Faz parte da ficha técnica dos sanduíches)
Item: Detergente - Não compõe produto de venda, porém posso definir se quero controlar este item na minha contagem de estoque,
Como configurar os itens que desejo controlar no meu estoque?
Para configurar os itens que deseja realizar o controle mensal acesse o menu: Cadastro - Estoque - Config. Contagem mensal de item de estoque. Selecione apenas os itens que deseja controlar o estoque (São os itens que vão estar na contagem mensal de estoque):
Onde lançar a contagem de estoque?
Para lançar a contagem de estoque acesse o menu: Estoque - Contagem Mensal de Estoque.
Clique em +Novo Cadastro e selecione o Departamento de Estoque
O que é Referência no lançamento da contagem mensal?
Referência sempre será o saldo inicial do mês seguinte.
Exemplo: Referência 12/2022 será o saldo inicial de Janeiro de 2023
O estoque deverá ser contado dia 31/12/2022 para ser lançado com esta referência.
O que é departamento de estoque?
Departamento de estoque quem vem definido como padrão é o Estoque Loja. Caso você tenha outros departamentos de estoque, deverá identificar qual é o padrão e seleciona-lo, depois clique em Prosseguir.
Como lançar a quantidade na contagem de estoque?
Na coluna Qtde inclua a quantidade existente no estoque físico. Lembrando que a quantidade deve ser exata após o fechamento da loja no último dia do mês.
O que é o custo médio apresentado na contagem de estoque?
O custo médio refere-se ao valor médio pago no item considerando os últimos 365 dias.
O Custo médio está zerado?
O valor do custo médio é alimentado através das compras (Nota fiscal de entrada) ou transferência de estoque. Se o custo médio apresentar R$ 0,00 reais significa que nunca houve entrada deste item no estoque.
Para validar, verifique uma nota que comprou o item e acesse o menu Relatório - Estoque - Notas Fiscais de itens.
Consulte o período dos últimos 365 dias e escolha o item, e marque efetivado SIM. Conforme a imagem:
Neste relatório será apresentado todas as compras realizadas deste item.
Caso você tenha comprado este item e não apresente "Nenhum Registro Encontrado" neste relatório, verifique o lançamento da nota fiscal, pois é provável que tenha dado entrada em um item errado.
O custo médio está incorreto?
O valor do custo médio é alimentado através das compras (Nota fiscal de entrada) ou transferência de estoque. Caso identifique que o valor do custo médio esteja fora do padrão do item, verifique as entradas deste item: Acesse o menu Relatório - Estoque - Notas Fiscais de itens.
Consulte o período dos últimos 365 dias e escolha o item, e marque efetivado SIM. Conforme a imagem:
Consigo lançar a quantidade dos itens com leitor de códigos de barras?
Não. Na contagem já existe o item lançado, faz-se necessário apenas incluir a quantidade dos itens de forma manual
Entrada de itens no estoque:
Você pode dar entrada em seu estoque de três formas:
- Entrada de notas;
- Transferência de estoque;
- Ajuste de estoque;
Veja abaixo como realizar a entrada de notas no sistema:
Entrada de notas:
Erro ao importar a nota XML
Se for exibido uma exclamação amarela, clique sobre ela para verificar o motivo do erro de importação.
Durante a importação de nota, é exibido a seguinte imagem com o Status em Erro
Quando clicamos sobre a exclamação, será exibido os detalhes sobre o erro informado.
Neste caso, podemos observar que existe 1 iten que não estão cadastrados nesse fornecedor.
Portanto será necessário realizar esse cadastro.
Anote os códigos exibidos, pois utilizaremos no cadastro dos itens no Degust.
Com as informações em mãos, podemos realizar o cadastro.
No menu "Cadastro>Estoque>Fornecedor>Relação Item - Fornecedor"
Clique sobre o botão "+ novo cadastro" e preencha com todos os dados necessários.
Após cadastrar todos os itens, basta realizar o processo de importação da nota novamente.
Transferência de estoque:
Através desse módulo é possível realizar a transferência de itens de estoque somente entre lojas de um mesmo proprietário. Acesse o menu Estoque / Transferência de estoque.
Qual será o custo dos itens na loja destino?
O custo do item da loja origem será o mesmo na loja destino.
Como estornar uma transferência de estoque?
Na loja destino poderá ser consultada a transferência após ser efetivada pela loja origem.
Para estornar o lançamento só será possível pela loja origem (loja que fez o lançamento).
Relatório de transferência de estoque
Acesse o menu Relatórios - estoque - transferência de estoque.
Além do relatório de transferência de estoque, as informações poderão ser visualizadas através dos relatórios:
- Movimentação Itens de Saída de Estoque. – para loja origem.
- Apuração de Inventário. – para loja origem e destino.
- Movimentação Diária de Item de Estoque – Kardex - para loja origem.
Ajuste de estoque:
Esse módulo é utilizado para lançar entradas ou saídas de itens ou produtos para ajustar o estoque.