Para finalizar uma entrada é necessário selecionar uma NF e acionar o botão "Finalizar", no entanto os seguintes campos devem ser preenchidos:


Finalizar


Dados Adicionais

  • Pedidos de Compra: caso os produtos vinculados à nota possuam pedidos de compras no Microvix, o sistema irá apresenta-los neste campo, permitindo a seleção de um ou mais;
  • Data de Entrada: apresentará a data atual, porém o usuário poderá alterar;
  • Natureza de Operação: deve ser informado uma natureza de operação de compra;
  • Alterar CFOP: poderá alterar a CFOP dos produtos que estão dando entrada na nota;
  • Comprador: deve ser informado o comprador;
  • Depósito: deve ser informado o depósito que receberá a mercadoria;
  • Transportador: deve ser informado o transportador responsável;
  • Conhecimento de Frete: caso haja algum conhecimento de frete cadastrado, poderá ser informado neste campo. Do contrário, será possível cadastrá-lo;
  • Modalidade de Frete: permite alterar o frete para Emitente, Destinatário, Terceiros ou Sem Cobrança. Caso a modalidade selecionada seja diferente de Destinatário, será exibido um aviso de que o valor do frete não será considerado no custo dos produtos da NF-e;


Mensagem de valor do frete não considerado na NF-e


  • Frete: campo para definir o valor referente ao frete da nota;
  • Seguro: campo para definir valor referente ao seguro dos produtos que constam na nota;
  • Desconto: campo para definir o valor de desconto que será oferecido na nota;
  • Despesas Acessórias: campo para definir o valor das despesas acessórias;
  • Observações: poderá inserir observações conforme necessário sobre a nota;


Grupo Dados Adicionais


Nota

  • Caso seja vinculado um pedido de compra com faturas de previsão geradas, essas faturas deverão ser excluídas/baixadas para que não ocorram duplicidade no contas a pagar e consequentemente dúvidas na conciliação bancária. O usuário poderá visualizar o status das faturas de previsão geradas e das faturas geradas na finalização da entrada de compra no relatório de Faturas a Pagar, disponível em Adm./Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Faturas a Pagar.
  • Ao realizar a associação do pedido de compra à nota de compra, se a quantidade de itens que constam na nota (no XML) possuir uma quantidade de itens menor do que a quantidade que consta no pedido de compra, quando o usuário selecionar a opção "Finalizar", serão geradas as faturas referentes à entrada da nota de compra (se o plano de pagamento for do tipo que gere faturas) e será realizado o recálculo das faturas de previsão devendo conter a diferença de quantidade e valor dos itens restantes (que não constam na nota), ficando a fatura em aberto/pendente até que seja gerada uma nova nota de compra com o restante dos itens do pedido de compra. Com esse recálculo das faturas de previsão, o plano de pagamento que constam nas faturas de previsão do pedido não serão alterados, continuando o mesmo e no futuro, se necessário, o usuário poderá realizar o ajuste dessa informação.
  • No campo "Pedido(s) de Compra", com o parâmetro "Buscar o número do pedido de compras através da tag 'xPed' do XML" habilitado, serão verificados todos os pedidos que estão listados no XML, sob a tag det.xPed. Assim, se houver um pedido na lista da finalização que tenha o mesmo código do pedido no fornecedor que o conteúdo do xPed, será selecionado automaticamente;



Contabilidade

  • Categoria Financeira: é possível definir uma categoria financeira da NF-e. Para isso é necessário que o histórico contábil esteja previamente cadastrado em Adm/Financeiro > Cadastros Auxiliares > Categoria Financeira. Caso não tenha um histórico cadastrado será definida a operação padrão;
  • Centro de Custo: neste campo o Centro de Custo pode ser alterado sobrepondo o mesmo de cada operação padrão vinculada a nota. Caso não realize a alteração por esta tela, a ordem de utilização do centro de custo será através da configuração geral da NF-e ou utilizará o centro de custo das Operações Padrões.
  • Alterar Históricos e Contas Contábeis para essa venda: neste campo é possível alterar o histórico contábil e deverá ser habilitado apenas quando estiver selecionado uma a forma de pagamento.


Grupo Contabilidade


Sobre contabilização da Entrada XmL (NF-e)

A contabilização da Entrada XML (NF-e) obedecerá à seguinte hierarquia de regras, por prioridade: 


Alteração manual 

Ao finalizar a nota, em primeiro lugar, o sistema dará prioridade à Alteração Manual, ou seja, a configuração feita na própria tela no momento de finalizar a Entrada de NF-e. Para isto, no grupo "Contabilidade", é preciso marcar a opção “Alterar históricos de contas Contábeis para essa compra” e em seguida realizar a alteração manualmente dos campos "Histórico", "Conta débito" e "Conta credito", que surgirão logo abaixo. Então o sistema contabilizará a finalização da nota priorizando esta configuração definida manualmente. Caso não seja feita alguma alteração manual neste local citado, o sistema seguirá para a próxima prioridade. 

 

Opção para realizar alteração manual do histórico de contas contábeis 


Histórico vinculado à Regra por CFOP

Em segundo lugar, caso não seja feita configuração manual, na finalização da Entrada XML (NF-e), o sistema então obedecerá ao Histórico vinculado à Regra por CFOP que tiver sido definido para o CFOP que está sendo utilizado nesta nota. As regras por CFOP podem ser acessadas, criadas ou alteradas por meio do menu Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Regras por CFOP.

  


 Tela de cadastro e visualização de Regas Por CFOP


Histórico vinculado a Categoria Financeira

Em terceiro lugar, caso não exista uma Regra por CFOP para o CFOP que está sendo utilizado, o sistema contabilizará a Entrada NF-e pelo Histórico vinculado a Categoria Financeira escolhida no campo "Categoria Financeira" do grupo "Contabilidade" na mesma tela de finalização de NF-e. Mas, para isso, é necessário que o histórico contábil da categoria financeira esteja previamente cadastrado em Adm/Financeiro > Cadastros Auxiliares > Categoria Financeira. Caso não tenha sido definido um histórico de categoria financeira, o sistema buscará a próxima prioridade.



Detalhe do campo de seleção da Categoria Financeira


Histórico vinculado à Operação Padrão do Plano de pagamento

E então por último, caso nenhuma das regras citadas anteriormente tenha sido definida, o sistema realizará contabilização com base nas informações das contas contábeis definidas na operação padrão do plano de pagamento escolhido. As informações das operações padrões podem ser acessadas no menu Adm/Financeiro > Cadastros auxiliares > Contabilidade > Operações Padrões.



Acesso à listagem das operações padrões


Pagamento

Deve ser definida a forma de pagamento. Serão aceitas as formas: dinheiro, cheque, crediário, cartão e adiantamento e elas somente serão exibidas caso possuam planos configurados e ativos;

  • Plano de Pagamento: deve ser informado o plano de pagamento. Podem ser adicionados um ou mais planos, no entanto, eles devem cobrir o valor total da venda.
  • Valor: será apresentado o valor total da compra. Para utilizar múltiplos planos basta dividir o valor deste campo entre os planos disponíveis;
  • Conta Fluxo: para planos cuja a conta fluxo não é sugerida será necessário vinculá-la através desta opção;
  • Totalizadores: no final da página serão apresentados três totalizadores: total da nota, total pago e restante, a venda somente poderá ser finalizada quando o total da nota e o total pago estiverem iguais.


  • Caso ao finalizar a nota seja apresentada a mensagem "Atenção! A NF-e indica que o pagamento deve ser feito em X parcela(s)", se deve a existência de faturas encontradas na nota que foi importada ao sistema.
  • Caso as informações de parcelas das faturas sejam diferentes do que consta na nota importada, será exibida uma mensagem alertando.


Informações divergentes

  • No momento de finalizar a nota, caso existam produtos desativados associados a NF-e, será exibido um alerta para que o usuário possa revisar o cadastro do produto e ativá-lo ou ou remover a associação;


Produtos desativados

  • Os planos de pagamentos exibidos para o Fornecedor da nota no momento da finalização, serão somente os que estão cadastrados para o Fornecedor em seu CRM. Se algum plano não for exibido, significa que este não está cadastrado para o Fornecedor no CRM. Para saber mais sobre o cadastro de CRM acesse o manual clicando aqui.


Adiantamento

Ao selecionar o "Adiantamento" como forma de pagamento, será possível vincular uma fatura ao pagamento com o valor que já foi pago anteriormente para o fornecedor. O adiantamento poderá ser feito de forma parcial ou total. Para vincular a fatura, após selecionar a opção de adiantamento, deverá inserir o número da fatura do pagamento.



Caso o adiantamento seja total, ao vincular a fatura basta adicionar o valor total. Se não, defina o valor do adiantamento parcial que já foi feita a baixa na fatura e adicione no plano de pagamento.


Nota

  • O valor inserido no plano de pagamento do "Adiantamento", seja total ou parcial, deverá ser o mesmo valor que consta na fatura já paga.
  • Quando o valor do adiantamento for parcial, o usuário deverá adicionar outro plano de pagamento para realizar o pagamento restante do valor da nota.


CFOP

Ao clicar na opção de "Alterar CFOP", será exibida uma nova janela com os produtos da nota. Na coluna "CFOP", deverá ser selecionada uma nova CFOP de cada produto.


Alterar CFOP


Na opção de "Dividir", o item em específico poderá ser dividido em outra linha para definir CFOP diferentes para cada um.


Dividir itens


Itens divididos


Para desfazer as alterações basta clicar em "Reverter Alterações" e todas voltarão para como estavam antes. Para prosseguir com as alterações, clique em "Salvar Alterações".

Dados Fiscais

Na opção de dados fiscais o usuário poderá visualizar todas as informações referente aos valores de ICMS ST Antecipado que serão calculados.


Detalhes da NF-e


NOTA

  • Sobre exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, na Entrada NF-e (XML)

    • Ao emitir a nota, caso no parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na emissão dos documentos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja MARCADA a opção "Entrada", e a Natureza de Operação utilizada também for de Entrada, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS desta nota;
  • Sobre exclusão de FCP da base de cálculo do PIS e COFINS, na Entrada NF-e (XML)

    • Caso o parâmetro "Exclui também o FCP (Fundo de Combate a Pobreza) nas operações definidas acima" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS, esteja MARCADO, o FCP também será excluído da Base de Cálculo do PIS e COFINS, das notas que tenham a mesma opção marcada no parâmetro de exclusão do ICMS, citado acima;
  • Esta dedução tanto do ICMS quanto do FCP só ocorre caso o produto esteja com a CST 00, 20 e 90.
  • Caso esses parâmetros citados estejam DESMARCADOS, ao se emitir a nota, o ICMS e o FCP serão calculados normalmente, nas notas emitidas.
  • A Alíquota de PIS e COFINS é obtida do Detalhamento da Configuração Tributária vinculada ao produto, e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.

Parâmetros para exclusão de ICMS e FCP, da Base de cálculo do PIS e COFINS


Finalizar

Ao clicar em finalizar, caso haja alguma divergência de configuração tributária, será apresentado o seguinte alerta:


Alerta


Então será exibida a tela para realizar a identificação da localização/endereçamento dos produtos existentes na nota.


Localização de produtos


Selecione o produto que deseja realizar a identificação e clique em "Associar Produto(s)". Feito isso, a coluna "Conferido" do produto mudará o sinal para .


Associação dos produtos à localização


Caso na nota exista um produto que não esteja relacionado a uma localização, ele será exibido na aba "Não Identificados" e será necessário selecionar uma localização primária e se secundária se preciso.


Nota

  • Os fornecedores que não possuírem cadastro no Microvix ERP serão cadastrados durante o processo de finalização;
  • Caso no XML conste uma série de entrada que não esteja cadastrada, o sistema realizará o cadastro automaticamente;
  • No campo "Modalidade de Frete" serão exibidos todos os tipos (Emitente, Destinatário, Terceiros e Sem Frete) independente de estarem parametrizados ou não;
  • Caso o tipo de frete que consta na NF-e não esteja configurado na empresa atual, ainda assim será permitido dar entrada na nota,
  • O cadastro da localização deverá ser feito previamente na entrada da mercadoria, pois a rotina de cadastro de localização possui diferentes níveis de controle, inviabilizando a realização do cadastro durante o processo de entrada de nota.
  • Caso uma nota ainda não finalizada tenha recebido o evento do cancelamento da SEFAZ, ela será removida da listagem, não sendo mais permitida a importação da nota;


Ao prosseguir a nota será finalizada e será apresentado um resumo de suas informações, como: Número da nota fiscal, Valor total, Fornecedor, Data de emissão, Natureza de Operação e Quantidade de parcelas a serem pagas. Através do botão "IMPRIMIR NOTA" o usuário será redirecionado para o documento interno da NF, podendo realizar a impressão da mesma. Através do botão "CONFERIR PREÇOS", o usuário será redirecionado para o relatório Conferência de Preços da Nota Fiscal.



Resumo NF-e


Nota

  •  No relatório Conferência de Preços da Nota Fiscal, caso o usuário tenha permissão, será possível alterar os valores de preço, markup e custo do produto. Assim, ao finalizar a alteração em "Atualizar Preço/Mark-Up", já será atualizado no cadastro do produto;
  • Caso a Nota Fiscal de Entrada esteja associada a uma Nota Fiscal de Faturamento Antecipado/Entrega Futura, estará disponível o botão de Entregar Remessa, que permitirá executar a rotina de conferência e entrega.
  • Para conferir os preços na conferência é necessário que a permissão "Realizar Conferência de Preços Entrada NF-e" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque esteja marcado;


Conferência de pedido


Após entregar, o processo será finalizado e a nota será listada na rotina de "Remessa e Entrega" com o status Entregue.


Se houver valor de ICMS ST Antecipado na nota fiscal, na finalização será exibido o grupo "Dados relativos ICMS-ST Antecipado" e através do link "clique aqui" será possível preencher dos dados relativos ao imposto. Serão apresentados os seguintes dados para preenchimento:

  • Código do modelo do documento de arrecadação: deverá ser selecionada uma opção entre "Selecione um código", "0 - DARE" ou "1 - GNRE". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção selecionada e permite a alteração caso necessário;
  • Número do DARE: caso o campo "Código do modelo do documento de arrecadação" estiver preenchido como "0 - DARE", este campo será liberado para inserir o número da DARE;
  • Código do Ajuste de débito: deverá inserir o "Código do Ajuste de débito informado no Registro C197 da EFD ICMS/IPI". Após preencher este campo pela primeira vez, nas próximas entradas, o sistema traz a última opção digitada e permite a alteração caso necessário.


Pagamento do ICSM ST Antecipado


Caso o plano selecionado gere faturas, na finalização será possível alterar as datas de vencimento, o valor das faturas e o código de barras, basta modificá-las e acionar o botão "Atualizar Faturas". Além disso, ao clicar no link do número das faturas será possível visualizar os dados de cada uma.


NOTA

Referente ao cálculo de ICMS ST

  • Caso o ICMS ST venha destacado na nota, constando na tag <vICMSST> do XML, o sistema irá calcular o valor com base neste ICMS ST que está destacado.

Ao exibir os detalhes da nota, o os cálculos do ICMS ST estarão definidos com base no que está no XML da nota.

Exemplo de valores do ICMS ST destacado na nota (XML)


Detalhe do cálculo do ICMS ST com base no que está definido no XML.


  • Mas se por acaso a nota não vier com o ICMS ST destacado, o sistema irá calcular com base no que estiver definido referente ao ICMS ST, no detalhamento da Configuração Tributária.

Ao acessar a pagina de detalhes da NF-e, os dados dos cálculos estarão definidos conforme a Configuração Tributária.

Detalhe do cálculo do ICMS ST com base no que está definido na Configuração Tributária.


Para mais informações de como configurar o ICMS ST na Config. Tributária, acesse: Como configurar ICMS ST num detalhamento de Config. Tributária




Faturas geradas


Nota

  • Ao finalizar uma entrada, caso o sistema identifique que existe uma Nota Fiscal de Remessa para o mesmo Fornecedor que consta na nota, com itens que exigem controle de serial a baixa da Remessa será efetuada automaticamente, sem a necessidade de efetuá-la posteriormente na rotina de Remessas e Retornos;
  • Para que a baixa seja efetuada automaticamente, é necessário que o parâmetro "Permite realizar vendas no acerto" esteja desmarcado;
  • Da mesma forma como ocorre quando é gerada uma Nota Fiscal de Retorno pela empresa, os itens devolvidos constarão na listagem de Remessas e Retornos e no Relatório, na coluna de "Devolvidos";
  • Não será gerada a Nota Fiscal de Retorno Físico, somente a baixa da remessa dos itens;
  • Caso a totalidade da remessa tenha sido "devolvida", então a Remessa terá sua situação atualizada para "Concluída";
  • Caso o produto finalizado na nota tenha em seu cadastro múltiplo de compra (campo "Qtde Compra" da seção "Dados Adicionais") que seja maior que um (1), então será realizado um recálculo, multiplicando a quantidade que está dando entrada pelo valor do campo.
  • O vencimento e valor das faturas será ajustado automaticamente conforme o que vier indicado no XML da nota finalizada;
  • Na finalização de uma entrada, caso a nota possua mais de um pedido de compra vinculado, existindo divergência entre a nota e ambos os pedidos, será exibida uma mensagem de divergência na tela final da nota fiscal gerada;

Referente ao cálculo do Diferencial de ICMS

  • Ao gravar a Nota Fiscal de Entrada, o sistema irá realizar o cálculo do Diferencial de Alíquota (DIFAL), conforme a fórmula: Base de Cálculo de ICMS * [Alíquota Interna – Alíquota Interestadual];
  • O cálculo será realizado tanto nas empresas de Regime Tributário Normal, quanto do Simples Nacional;
  • Somente será calculado o Diferencial de Alíquota quando a alíquota interna for superior a alíquota interestadual;
  • Caso o parâmetro "Adicionar o diferencial de alíquota de ICMS ao custo médio" esteja marcado, então o valor do Diferencial de Alíquota do produto deverá ser adicionado ao Custo de Aquisição do produto que será utilizado para o cálculo do Custo Médio. Se o parâmetro esteja desmarcado, o valor deverá ser ignorado, não sendo somado nem diminuído;
  • Caso o parâmetro "Utilizar Base de Cálculo Dupla" esteja marcado na Configuração Tributária, então a fórmula a ser utilizada será: [(Valor da Operação – ICMS origem) / (1 – Alíquota Interna)] * [Alíquota Interna – Alíquota Interestadual]. Este cálculo será feito somente para empresas de Regime Tributário Normal.

  • Sem rótulos