Esta rotina é utilizada para apoiar a cobrança dos valores devidos. O setor, na medida que recebe a informação da liquidação total ou parcial de um título, transfere esta informação para o sistema. A informação pode vir de "Carteira" que recebeu o valor, do "Banco" que portava o título, ou do próprio setor de vendas, nos casos em que houve devolução parcial ou total dos produtos/serviços que originaram o título. Existe um tipo de título que é baixado a parte dos demais: é o Cartão de Crédito. Este possui uma rotina de baixa específica para facilitar sua manipulação. Diariamente, após a digitação de todas estas informações, devem ser processados os programas que emitem Cartas de Cobrança, Atualizam o Conceito do Cliente, e seu Histórico Financeiro. h8.BAIXAS DE DUPLICATAS RECEBIDAS Para controle das baixas efetuadas utilize o relatório (RECE3300). Existem 4 processos de baixas a saber : 1.De Cobrança Escritural, através de arquivo retorno do banco (RECE0940) - Baixa de Títulos em Cobrança Escritural. Transferir o arquivo recebido para o diretório "/sisdia/intbanco" através do "WS_FTP", em modo ASCII, e informar na tela o nome do arquivo. Baixar a cobrança (RECE0940), selecionando o banco correspondente. As duplicatas recebidas serão baixadas e contabilizadas, inclusive juros e descontos, gerando lançamentos no módulo financeiro. 2..Baixa duplicatas geradas através de vendas por Cartões de Crédito (RECE0980) - Baixa de Títulos Cartão de Crédito. O desconto automático calculado encontra-se parametrizado no Tipo de Título a que se refere o cartão (CADA0145), podendo ser alterado no momento da baixa, bastando apenas digitar o valor líquido desejado, que sobreporá o valor informado, sendo recalculado o valor do desconto. O relatório do (RECE0980), pode ser utilizado para controle das baixas efetuadas por Cartões de Crédito. 3.Baixa Individual (RECE0930), utilizado para os seguintes casos: - Baixa de duplicatas em carteira : o portador do título deve estar com código de Carteira (zero).
- Baixa de duplicatas que não envolvam movimento financeiro (caixa ou bancos), mas somente controle contábil, bastando apenas informar a conta onde será efetuado débito. (Utilizado para os casos de baixas por devolução, adiantamentos, c/c entre filiais, etc.).
- Empresas que não utilizam processo de cobrança escritural: nesse caso verificar se o portador do título está com o código do Banco onde deverá cair o recebimento.
4.Baixas individuais, facilitadas pela elaboração de memorandos: - Relacionam-se os títulos a serem baixados (RECE5100) que tenham uma única forma de recebimento (c/c filiais, caixa, cheque, etc.).
- Efetua-se a baixa do memorando (RECE4200).
h8.ESTORNO DE BAIXAS DE DUPLICATAS RECEBIDAS O estorno de baixa de títulos recebidos deve ser feito pelo (RECE0970). Estes estornos são sempre individuais, independente da baixa ter sido feita por memorando ou não. O estorno só pode ser feito título a título, devendo ser estornado o título e, em seguida se necessário, os respectivos descontos e/ou acréscimos. Nos casos de baixas contra conta informada, onde não foram movimentados caixa ou bancos, mas somente contabilidade, o processo de estorno deverá obedecer ao mesmo critério, devendo ser informada a mesma conta utilizada para baixa.
|