Processo

GARANTIA MUNDIAL JOHN DEERE

TarefaControle de solicitações de crédito em garantia, revisões e PMP'S.
ObjetivoReunir informações necessárias e agilizar o processo de solicitação de forma online, criando assim a solicitação de crédito na John Deere.
EventoPeriódico.
Abrangência

Recursos

(CADA3001)Cadastro de Aplicação
(CADA3002)Cadastro de Tipo de Garantia JD.
(CADA3003)Cadastro de Tipo de Cliente.
(CADA3004)Cadastro Tipo Intervenção Serviço.
(CADA3005)Cadastro de Outros Créditos.

(CADA3006)

Cadastro Ind. Tempo de Inatividade.
(CADA3007)Cadastro de Tipo de Troca.
(CADA3008)Cadastro de Tipo de Falha
(CADA3009)Cadastro de Status da Máquina.
(CADA3010)Cadastro de Uso do Equipamento.
(CADA3011)Cadastro de Tipo de Máquina.
(CADA3012)Cadastro de Status de Propriedade.
(CADA3013)Cadastro Código da Política de Subsídio.
(CADA3014)Cadastro de Status da SG retornadas pela JD.
(CADA3015)Cadastro de Subtipo da SG para revisão.
(CADA3016)Cadastro de Subtipo (Local Realiz. Serviço).
(CADA3017)Cadastro Tipo de Serviço
(CADA3018)Cadastro Tipo de PIP.
(CADA3019)Cadastro Tipo de Garantia.
(CADA3020)Parâmetros Solicitação Garantia JD.
(CADA3021)Cadastro Unidades de Medida JD.
(CADA3100)Cadastro de URL para Webservices.
(CADA3300)Cadastro de Usuário JD.
(CADA3400)Cadastro de relação agente com mecânico JD

(CADA3400)

Cadastro de Famílias C&F – JD.
(GAJD1000)Solicitação de Garantia JD.
(GAJD1001)Registro de Produto.
(GAJD1003)Dados Arquivo SPG – JD.
(GAJD1100)Envio NF de Garantia para JD.
(GAJD1200)Emissão Nota Fiscal Remessa Peça JD.
(GAJD1300)Comparação NF Garantia x Credit Memo JD.
(NOTA1900)Finaliza Nota Fiscal pelo caixa.
(OFIC1000)Abertura da Ordem de Serviço
(OFIC3000)Manutenção da Ordem de Serviço.
(OFIC3500)

Valoriza a OS e emite a NF.

Passo a Passo 

Introdução
Toda linha de tratores, implementos e peças comercializados pela John Deere possuem garantia assegurada por um prazo em número de meses e/ou horimetro rodado. Isso significa que, se o item apresentar qualquer anormalidade na parte mecânica, elétrica ou carroceria, o cliente tem o direito de pleitear junto à rede um atendimento em garantia. As condições de garantia estão explícitas no manual de garantia do proprietário.
No entanto, o fato do cliente pleitear uma garantia não significa que ele vá receber o atendimento em garantia. Somente a análise técnica da Oficina pode validar um atendimento em garantia, pois se for identificado o uso indevido, a aplicação de peças não originais, ou outra anormalidade qualquer, a concessionária pode recusar o atendimento, mesmo porque a montadora não se responsabilizará pelo seu ressarcimento.
Uma vez executado o atendimento em garantia procedente, a concessionária deverá gerar uma solicitação de garantia, e enviar a mesma à montadora, para que sejam validados e posteriormente creditados os valores respectivos às peças, serviços e materiais aplicados.
A montadora, ao receber a solicitação de garantia, analisa, critica e então aceita ou recusa a mesma. Todas as informações relativas a este processo trafegam via linha de comunicação, através dos processos da montadora.
Para a administração e controle do relacionamento com a montadora foi desenvolvido o sistema Garantia Mundial John Deere, que possibilita o controle operacional da movimentação concessionária-montadora, além de tornar disponíveis consultas para análise gerencial.
Parâmetros
Definir os parâmetros necessários para o processo de Solicitação de Garantia John Deere, programas, CADA3020CADA3100CADA3300CADA3400.
Processo Garantia Mundial
Antes de iniciar o processo de montagem da Solicitação de Crédito em Garantia, primeiramente é necessário, efetuar a abertura da Ordem de Serviço no programa OFIC1000 para os tipo de atendimento Garantia Fábrica, Revisão Externa (característica "Revisão") e Revisão Interna (característica "Revisão"). A Solicitação de Crédito em Garantia será gerada no programa GAJD1000 ao selecionar a Ordem de Serviço, seguindo a numeração informada nos Parâmetros do sistema no programa CADA3020.
O Analista de Garantia irá preparar e controlar no programa ("GAJD1000") as informações da Solicitação de Crédito em Garantia para envio à montadora. Para preenchimento do campo "Código de Trabalho", presente na opção Serviço, é importante a execução do processo de importação do arquivo SPG através do programa GAJD1003.
Será necessário efetuar o registro das informações do equipamento vendido na concessionária para o envio a John Deere, no programa GAJD1001. Neste processo também serão enviados os dados do cliente/proprietário que adquiriu o equipamento. Se o proprietário mudou de endereço ou se o equipamento mudou de proprietário este registro será efetuado para o envio a John Deere. Esta opção tem como finalidade o registro do equipamento para garantia ou para atualização do histórico de propriedade.
Quando a Solicitação de Crédito em Garantia estiver pronta para ser enviada à montadora, com todos os dados devidamente informados, a mesma deverá ser enviada à montadora. Neste momento, serão validadas as informações da SG e caso seja apresentada alguma inconsistência, a mesma deverá ser analisada e efetuada a devida manutenção. Processos com erro não poderão ser enviados, até que os erros sejam sanados. 
Veja a seguir os possíveis Erros e Advertências que poderão ser apresentados na consistência:
•Número da OS/SG não encontrado!
•Itens divergentes entre SG e OS! - Quando SG diferente de revisão.
•Produto não registrado na John Deere!
•Produto registrado para Cliente XX. Enviar Registro do Produto para Cliente atual antes de enviar a solicitação!
•Horímetro inferior ao último enviado (XXX). Verifique data da falha!
•Comentário de subsídio não informado, aba Falha! - Quando SG diferente de Aut.Especial.
•SG XXX similar (peça causadora e data da falha). Informar comentário de falha que diferencie as solicitações!
•Peça sem quantidade requisitada!
•Falha/ Data/Área/ Causa da falha não informados!
•Data da instalação deve ser anterior à data da falha!
•Data da falha deve ser anterior à data do reparo!
•Peça/Série causadora não informada!
•Instalador não informado! - Quando SG dos tipos Bateria, Esteira ou Peça sem garantia para toda a vida.
Para a SG que foi rejeitada pela fábrica será possível alterar o tipo de atendimento da Ordem de Serviço com a finalidade de cobrar estes itens do cliente ou assumir como custo interno (alteração do Tipo de OS pelo programa OFIC3000).
Para a SG com situações "4 - Rejeitado" e "C - Cancelado", no filtro da SG, efetuar um duplo clique sobre a SG rejeitada/cancelada, no programa (GAJD1000) quando será apresentada uma pergunta para o usuário, se deseja abrir uma nova SG. Confirmando o procedimento, será gerada uma nova SG preservando alguns campos da SG rejeitada/cancelada.
No caso de SG do tipo "Autorização Especial" já atualizada pela fábrica, onde Cliente/Concessionária possui responsabilidade financeira na SG, caso haja alguma diferença dos valores enviados (cliente/concessionária/fabrica) com os valores retornados, ao acessar a opção Atualiza OS no programa GAJD1000 será exibida uma mensagem sobre esta diferença e, em seguida será aberta a tela de valores, permitindo redistribuir os valores para cliente e concessionária atualizando na OS. Se não houver diferença, a OS será atualizada com a proporcionalidade acordada, inserindo novos itens da OS, para cliente e concessionária, utilizando os parâmetros do programa CADA3020.
Através da opção Atualiza OS no programa GAJD1000 serão atualizados os valores da OS de garantia para a emissão das Notas Fiscais nos programas OFIC3500 / NOTA1900").
Após a emissão da Nota Fiscal deverá enviar as informações de número e data de emissão da Nota Fiscal de Garantia à montadora no programa GAJD1100.
Para a SG com situação "7 - Atualizou CreditMemo", que possui itens peças com status "1 - Solicita-se o retorno da(s) peça(s)", será necessário gerar uma Nota Fiscal de Remessa para o envio à fábrica. Este procedimento poderá ser efetuado através do programa GAJD1200. A consulta da Nota Fiscal de Simples Remessa das peças a devolver à montadora poderá ser efetuada através da opção Simples Remessa/RGA no programa GAJD1000
A atualização do CreditMemo e do status da SG poderá ser efetuada, através do programa GAJD1002, nos casos em que a John Deere retornar ou atualizar uma SG fora do processo normal de garantia.
As possíveis diferenças nos valores retornados entre o CreditMemo e o WarrMemo poderão ser observados no programa GAJD1300.
Observação: "DTF/WARRMEMO" (CreditMemo) é o processo que atualiza os valores pagos pela John Deere na solicitação de garantia. A maneira de obter estes valores é através da atualização do DTF, através do programa GAJD1000. Para verificar se alguma peça precisa ser enviada à Fábrica deverá ser utilizado o processo "Mesmo Crédito" através de botão disponível na tela de manutenção da solicitação de garantia, programa GAJD1000, após envio do número e data da NF de garantia.

Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.