NOTA2500 - Alteração de Nota Fiscal

Sumário





VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10






Assunto

Este programa permite alteração de Notas Fiscais e todas as tabelas relacionadas: capa cnnfcapa, itens cnnfitem, serviços cnnfserv, transportador cnnftran, parcelas cnnfparc e comentários cnnftran.

Opções do programa 

Somente podem ser alteradas Notas Fiscais ativas. 
Também deve ser usado para troca de chave da NF (emitente, número e série).

CAMPOS

  • CNPJ Emitente: Informe o CNPJ do Emitente
  • Número Nota: Informe o número da Nota
  • Série Nota: Informe a série da Nota
  • Troca por: Informe a Troca


Após o preenchimento dos campos acima o sistema abrirá a seguinte tela para efetuar manutenção nos dados da Nota Fiscal: 
Na opção Troca Chave


O número e série do documento a pagar PAGA0100 são alterados automaticamente quando for utilizado o mesmo permitindo a alteração do emitente, número e série da NF.
Incluído o campo "Chave da Nota Fiscal Eletrônica", quando selecionado o botão controle, para que o usuário possa realizar a manutenção do mesmo. 

Na opção Capa
Altera dados e valores totais.



 
A modificação do número do CNPJ/CPF através da aba Informações o endereço do responsável da NF também será projetado no documento a pagar. 
Toda alteração efetuada na NF é registrada internamente durante o processo. No final é impressa uma carta de correção discriminando todas as modificações aplicadas à NF. 
Através deste sistema além de efetuar a geração da Carta de Correção Eletrônica nos termos do artigo 19 da Portaria CAT 162/2008, será também possível consultar o retorno efetuado pela SEFAZ. O usuário, após as devidas modificações (alterações) na nota fiscal não mais necessitará se direcionar à opção de 'Geração da Carta de Correção Eletrônica (NOTA6000), concluindo toda a operação automaticamente nesta opção (NOTA2500) – Alteração de Nota Fiscal.
Obs.: O usuário somente irá despender esforços em se direcionar à opção (NOTA6000), quando na conclusão da operação de alteração de nota ocorrer algum erro não previsto. Via de regra não será necessário este esforço.
Para que tal procedimento se torne ativo, nenhum parâmetro adicional será necessário além da configuração de 'Quantidade de tentativas' e 'Intervalo' de tempo. Estas configurações são realizadas através da opção (CADA0222) – Parametrização NF-e. 
Quando da conclusão do procedimento a tela abaixo será apresentada, demonstrando os envios realizados e por fim a autorização concedida (sucesso na operação). Lembrando que o intervalo e a quantidade de tentativas são configuráveis. 


 

O campo Finalidade aceitará o seguinte valor válido (D= Destinatário Final, R= Revenda) da tabela cxpdvend, quando a Nota Fiscal for de um Pedido de Venda de Veículo. 

A aba Retenção Fonte permite manutenção na fonte somente Serviço a Serviço, uma vez que na Capa é recalculado automaticamente a cada ocorrência de alteração nos Serviços.

A aba Retenção Fonte Produto será usada para alteração dos valores da Retenção na Fonte da CSL, do PIS-PASEP e da COFINS, conforme MP 135/2003. Através deste será possível o usuário visualizar as retenções referentes ao produto.

A aba Dev. Pneus Recap. permite a consulta dos valores da NF da recapagem emitida pelo BAND2000, referentes à parte da devolução de pneus recapados.

A aba Informações permite alterar os campos para NFe ou NFSe autorizada através do campo "Cond. Pagamento".
Quando a nota informada for uma NF-e ou NFSe são restringidas as alterações possível das informações da nota, quando isso ocorrer a mensagem abaixo será exibida. Será permitido alterar apenas os campos "Agente", "Agente Externo" e "Setor Responsável";

A aba Controle permite alterar os campos para NFe ou NFSe autorizada através dos campos "Cód. Fiscal", "Cód. Fiscal MO" e "Nro Lançamento".
No caso da Nota Fiscal ter gerado mais de uma fatura, a quantidade é indicada logo à frente do campo "Nro Fatura" 

A aba Município permite visualização e manutenção dos códigos de cidades Origem e Destino das operações que envolvam Transporte ( Modelo de documento fiscal:

  • 07-Nota Fiscal de Serviço de Transporte, modelo 7;
  • 08-Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas, modelo 8;
  • 09-Conhecimento de Transporte Aquaviário de Cargas, modelo 9;
  • 10-Conhecimento Aéreo, modelo 10;
  • 11-Conhecimento de Transporte Ferroviário de Cargas, modelo 11;
  • 17-Despacho de Transporte, modelo 17; 24-Autorização de Carregamento e Transporte, modelo 24;
  • 26-Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas 26;
  • 27-Nota Fiscal De Transporte Ferroviário De Carga
  • 57-Conhecimento de Transporte Eletrônico). 

Na aba "NF compra Orgão Público" poderão ser alteradas as informações sobre a compra referente a uma venda à Órgão Público realizada no Sistema. Essas informações são inseridas manualmente ao ser lançada uma NF de venda para um cliente que seja "Órgão do Governo" (CADA0380: Campo "Uso da Pessoa" igual  "G" - Órgão do Governo):




Para alterar um item, use as setas para posicionar sobre o item desejado e tecle <ENTER> sobre o mesmo. 


Através da aba "Suframa" será permitido da manutenção dos dados de desoneração de ICMS em virtude da operação de vendas com a ZFM a destinatários que possuem inscrição na SUFRAMA. Isenção de ICMS (Convênio ICMS 65/88).
Permitindo alterar as informações dos campos: "Código Suframa", "Código Desoneração" e o valor do "ICMS OP". 
Através da aba "Reidi" será permitido dar manutenção nos dados de desoneração de PIS / COFINS em virtude do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura - REIDI (Lei 11.488/2007), permitindo alterar as informações dos campos de que trata a lei (PIS e COFINS): "Base de Cálculo", "Alíquota" e "Valor".
Através da aba "Oficial" será permitido dar manutenção nos dados de desconto para Oficial de Justiça Avaliador. 


Na aba PIS/CONFINS permite manutenção dos valores de PIS/COFINS Substituição 
Novos campos para atender a Normatização Sped PIS/COFINS vide processo SPED_DIV_PIS_COFINS:



Apenas o campo "Atualizado Sim/Não" pode ser alterado na aba de "PIS/COFINS".
Na aba Dados o campo Tipo de Item de uma NF, desde que, nem o antigo e nem o novo tipo sejam:


  • Item de Estoque CADA0130 – Exige Produto" = S;
  • Serviço CADA0130 – Exige Serviço = S;
  • Veículo CADA0130 – Exige Individual = S;
  • Observação CADA0130 – Debito/Crédito = D ou C.


Permite a manutenção dos dados sobre ISS da NF.
Ao alterar o campo "Tipo de Item" como "Aplicação Direta", são solicitados o usuário e a senha.
O cadastro da senha solicitado é feito através do programa CADA0295 e a tarefa é a do código interno: 281 - Permite o Uso de Item de Aplicação Direta.
Quando a nota informada for uma NF-e ou NFSe são restringidas as alterações possível das informações da nota, quando isso ocorrer a mensagem abaixo será exibida. Será permitido alterar apenas os campos: "Unidade de Medida", "Promoção", "Setor Produtivo" e "Linha/Grupo".

  • Na aba Itens permiti altera os campos para NFe ou NFSe autorizada através do campo "Tributação e Convenio ICMS".
  • Na aba ICMS OP Destac. será permitido manutenção dos valore de ICMS OP somente se o mesmo for destacados na Nota Fiscal.
  • Na opção Serviços
    Altera serviços da nota fiscal.
    Permite altera os dados da nota fiscal de origem, quando da alteração em uma nota fiscal de devolução.
    Permite a manutenção dos dados sobre ISS da NF.


  • Apenas o campo "Atualizado Sim/Não" pode ser alterado na aba de "PIS/COFINS".
  • Na aba Dados quando a nota informada for uma NF-e ou NFSe são restringidas as alterações possível das informações da nota, quando isso ocorrer a mensagem abaixo será exibida. Será permitido alterar apenas os campos: "Unidade de Medida" e "Setor Produtivo";
  • Na aba Itens de devolução Quando a nota informada for uma NF-e ou NFSe são restringidas as alterações possível das informações da nota, quando isso ocorrer a mensagem abaixo será exibida. Será permitido alterar o campo: "Unidade de Medida". 
  • Na opção Parcelas
    Altera desdobramento de nota fiscal.
    O programa não permite alteração de parcelas da NF, as quais utilizaram devolução de NF do cliente RECE7020 ou adiantamentos RECE7000 como pagamento.
    Ao efetuar uma alteração nas parcelas da NF, em que a nova forma de pagamento for "em cheque", (atributo "tituloche" = C), serão solicitados os dados do cheque para que o mesmo seja devidamente cadastrado crcheque.
    Caso a forma de pagamento da parcela seja alterada de cheque para outro tipo, o programa pede os dados do cheque que será alterado pela parcela.
  • Cartões de débitos – parâmetro "Cartão de Crédito" = D no programa CADA0145 - recebem os mesmos tratamentos que os cartões de crédito. Será possível alterar uma forma de pagamento de cartão de crédito para cartão de débito ou vice-versa. 
    Não será permitido utilizar uma condição de pagamento que tenha o tipo de movimento diferente do movimento da transação, ou seja, uma condição de pagamento com tipo de movimento de entrada = E só pode ser usada para transações com movimento de entrada = E, as condições que estiverem para todas as movimentações = T podem ser usadas tanto para entrada como para saída CADA0140. O sistema exibira a seguinte mensagem para esta situação: "Tipo de movimento da condição diferente do movimento da transação – Enter". 


  • Na opção Transporte


O campo "Cidade/UF" dos dados do transportador da nota fiscal passa a validar quando o Estado de cadastro do "proprietário" é EX = exterior, ou seja, quando o programa entender que é uma operação de venda (exportação) não mais será passará ser obrigatório, validando o seu conteúdo com o cadastro realizado na tabela ("cicidade"). Esta opção somente ocorrerá se a Nota Fiscal for igual a "EX" e a operação for V = Venda', caso contrário não será solicitada a respectiva informação.

  • Na opção Observação
    Altera observações da nota fiscal 
  • Na opção Local Entrega
    Altera o endereço do local de entrega das mercadorias.
    Essa informação é utilizada no processo da Partilha de ICMS. 
  • Na opção Observação Física
    Altera e inclui observações para o livro fiscal e ISS

ATENÇÃO:


  • Ao selecionar esta opção é aberta uma janela, onde pode ser descrito as observações fiscais e ISS em até 100 linhas.
  • Não é permitido deixar linhas em branco ("pular linhas") e continuar a descrever a observação na linha seguinte. Ao alterar uma observação, se deixar uma linha em branco o sistema apaga automaticamente todo o restante. Para Adicionar ou Excluir linhas deve ser usado os botões Adicionar/Excluir no canto superior direito.


Esta observação é exibida no FISC4020 para a NF que possuir esta observação informada. 
Observação:


  • Existe o atributo "permitapldir" na tabela cttptran, no qual é responsável por Permitir Aplicação Direta para determinado Tipo de Transação – CONT0100 – Tipos de Transação. Se neste campo estiver informado S = Sim, no programa, ao informar o campo "Tipo de Item", como "Aplicação Direta", são solicitados o usuário e a senha, caso contrário exibe a mensagem: "Transação não permite Aplicação Direta".
  • A base e o valor do ICMS de Operação Própria cnicmsop podem ser mantidos por item (botão "Itens" – "ICMS Op. Própria").
  • Incluído o campo "Chave da Nota Fiscal Eletrônica", quando selecionado o botão controle, para que o usuário, possa realizar a manutenção do mesmo.
  • Não é permitida a utilização de serviços que não estão ativos, atributo "Ativo" do programa CADP0130.
  • Para atender a Nota Técnica 2012/003 com vigência a partir de 01/11/2012, que divulga novas regras para as NFe's de combustível, passa a ser obrigatória a informação da "quantidade de volumes a serem transportados" sempre que forem disponibilizados os dados do transportador da NFe.
  • Se caso a nota utiliza NFe e não utiliza CCe, os campos da descrição de Item e Serviço, e as opções "Transport", "Observac" e "Observação Fiscal", não está sendo permitido para alteração.
  • De acordo com o parâmetro do programa CADA0232, cada alteração que seja efetuada na nota, será gerado o registro da Carta de Correção Eletrônica.
  • De acordo com o parâmetro do programa CADA0222, quando a nota utiliza NFe e CCe (Carta de Correção Eletrônica).
  • O programa grava o agente que autorizou a emissão da Nota Fiscal com Aplicação Direta cmautori / csautori, para que o mesmo seja listado no relatório do VEND2100.
  • Permitirá a alterar as notas fiscais apenas quando a data de emissão (nota fiscal de saída) ou a data de transação (nota fiscal de entrada) forem maiores que o ano-mês de bloqueio, registrado no programa CADA0221.
  • Será obrigatório informar a condição de pagamento apenas se a transação gerar títulos, campo "Tit.Pagar/ReceberCADA0160. Caso já existir uma condição de pagamento cadastrada com código zero sempre será necessário informar uma condição de pagamento.
  • A descrição do artigo do RICMS que é impresso na carta de correção foi alterada.
  • A mensagem "Não atualizou CMESTOQU", passa a ser exibida da seguinte forma: "Não atualizou CMESTOQU – Produto: 08938332", demonstrando qual o produto possui a inconsistência.
  • Incluída a opção "Partilha ICMS" no menu "Itens", para manutenção nas informações da Partilha do ICMS para venda interestadual a não contribuinte. As informações aparecerão no arquivo da NFe.


RELATÓRIO

-------------------------------------------------------------------------------
DIA SYSTEM INFORMATICA LTDA CNPJ : 1.029.570/0001.77
AV.MARECHAL DEODORO, 965SL 02 Fone : 16-6320.2457
CENTRO e-mail: [email protected] 
SAO PAULO - SP CEP : 14870-180
-------------------------------------------------------------------------------
SAO PAULO 18 de OUTUBRO 2.007 
A
MILTON CPF: 262.894.168.63
ACA PARK SAO PAULO - SP 
Prezado(s) Senhor(es): 
REF.: Conferencia de Documento Fiscal e Comunicações de Incorreções 
SUA NOTA FISCAL DE N. 178- DE 30/03/2007 
Nos termos vigentes do RICMS, vimos comunicar-lhe(s) que a nota fiscal acima
mencionada contem a(s) irregularidade(s) que abaixo apontamos, cuja correção
solicitamos que seja providenciada imediatamente. 
RETIFICACOES A SEREM CONSIDERADAS
-------------------------------------------------------------------------------
CAMPO ALTERADO VALOR ANTIGO NOVO VALOR 
-------------------------------------------------------------------------------
000-CNPJ Emitente 1029570000177-2 31708408860-1 
Para evitar sanção fiscal, solicitamos acusarem o recebimento desta, na
copia que a acompanha vendo a via V.(s) Senhoria(s) ficar arquivada juntamente
com a Nota Fiscal em questão. 
Sem outro motivo para o momento, subscrevemo-nos, 
Acusamos o recebimento da 1a. Via Atenciosamente, 
--------------------------------- ---------------------------------
DIA SYSTEM INFORMATICA LTDA 
---------------------- ----------
Local Data 



v10.10 - Setembro/2020


Foi acrescido a este programa (NOTA2400) uma nova opção ao menu dos itens para apresentar as informações do ICMS ST Retido, como mostrado na tela abaixo:





Esta nova tela que representa o ICMS ST Retido foi inserida tanto na opção Consulta quando na opção Alteração. As informações do ICMS ST Retido são importadas a partir do XML da NF de entrada e registrados na tabela CNNFISTR. Estas informações serão utilizadas na nota fiscal de saída e na geração dos blocos 1 e 2 do SPED ICMS IPI. Neste momento (10/09/2020) somente os valores do ICMS ST Retido serão utilizados, os demais valores existentes na tabela CNNFISTR como ICMS Efetivo e ICMS próprio do substituto não serão utilizados.



Solução de problemas 

Encontrado(s) 1 resultado(s) para faq NOTA2500.

Página: CONT1000: Mensagem “N.F. com Tipo Item Invalido para Contabil. Automatica-Enter” | FAQ | Sisdia/LinxMaq (Automotivo)
... manualmente pelo CONT2100 e em seguida informe o número do lançamento gerado na NF utilizando o programa NOTA2500 através da aba  Capa, Controle. sisdia linxmaq automotivo cont1000
set 20, 2021
Rótulos: linxmaq, sisdia, automotivo, cont1000


Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.