Processo | RECAPAGEM DE PNEUS |
Tarefa | |
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Passo a Passo
Este processo consiste em:
- controlar a entrada e faturamento de pneus a serem recapados ou simplesmente consertados;
- apontar os produtivos envolvidos em cada etapa do processo;
- gerenciar a movimentação dos produtos aplicados, possibilitando avaliar o giro do estoque e sua reposição, baseado nas demandas;
- medir o fluxo de produção;
- fornecer a qualquer momento volume de faturamento, relatórios de comissões, e informações sobre clientes, sua frota e os pneus utilizados, facilitando os critérios de fidelização, diferenciação dos clientes especiais, e promoções.
A coleta e produção estão divididas em etapas distintas, como a seguir.
- 1. COLETA
Tipicamente esta etapa é externa, efetuada pelo "coletor" ou "vendedor de recapagem". São mencionados os dados dos pneus a serem enviados tratados em uma ficha de coleta, preenchidos manualmente, pneu a pneu, no cliente, e enviada a empresa para digitação.
Esta ficha contém:
- Data do preenchimento;
- Dados cadastrais do Cliente;
- Dados dos Pneus (um a um) como dimensão, fabricante, tipo, série, fogo, desenho e preço para remessa;
- Prazo de entrega;
- Condições de Pagamento;
- Vendedor;
- Observações;
- Numero da NF de entrada:
Deve ser emitida pelo cliente (cuja entrada deverá ser digitada pelo ENTR1000) ou, na impossibilidade, pela empresa (através do ORCA2000), NF de remessa dos pneus a serem remetidos.
- 2. DIGITAÇÃO DA COLETA.
Quando a ficha de coleta chega à empresa, com a NF de entrada por simples remessa, seus dados são digitados (BAND1000) gerando neste momento a "Ficha de Produção" que acompanhará o pneu durante toda produção, sendo impresso apenas dados do cliente, e dos pneus constantes na coleta (uma ficha para cada pneu), cada uma com o mesmo número de coleta, mais a sequência do item (pneu) na ficha.
Os dados solicitados são os transcritos na ficha de coleta, cabendo aqui ressaltar alguns detalhes:
| Há 3 tipos de serviços distintos a serem efetuados:
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SÉRIE | Código impresso pelo fabricante no próprio pneu. Atentar para o fato de que alguns fabricantes, diferenciarem a série de seus pneus por lote, significando que vários pneus poderão possuir a mesma série. Neste caso, poderão ser incluídos dígitos no final da série para identificá-los por individualmente. |
CNPJ | Do emitente da NF de remessa, podendo ser o cliente quando for o próprio a enviar a NF de remessa (cadastrado pelo CADA0380 e CADA0385 e FORA1000) ou da empresa, no caso do cliente não possuir a referida NF. |
SIGLA | Marca do pneu, previamente cadastrada no programa (BAND0110). |
DESENHO | Da banda a ser colocada (previamente cadastrado no BAND0110). |
FOGO | Marca (código) do cliente prensada a fogo no pneu, visando evitar possíveis fraudes, bem como facilitar o reconhecimento de propriedade. |
MODELO | Modelo da carcaça (é o código do fabricante) |
VALOR | Valor da carcaça, descrito na NF de simples remessa recebida. |
RECAP | O pneu está aqui para ser recapado ? ( S / N). Se for apenas para conserto ou enchimento informar "N", ou seja, não vai ser recapado. |
VALOR DA RECAP | Se RECAP = "S" este valor é carregado, baseado nas especificações do pneu (BAND0130). |
- 3. SEPARAÇÃO
Processo efetuado pela recepção, separando os pneus por cliente e número de série. Esta etapa não é registrada na ficha de produção.
- 4. INSPEÇÃO
Nesta etapa é verificado o estado do pneu, sendo apontados furos, rasgos ou defeitos, podendo ser recusado para devolução ao cliente por não possuir mais condições de recauchutagem. Neste caso o motivo da recusa deverá ser informado. Esta etapa deve ser registrada, bem como o produtivo que a efetuou.
- 5. RASPAGEM
Nesta fase, é feita a raspagem do pneu (processo automatizado), e os dados fornecidos pela máquina que efetua esta função (raio de raspagem, medida da banda e sua largura) deverão ser transcritos para ficha de produção, bem como o produtivo que a efetuou, os quais deverão ser registrados.
- 6.NDI
- 7. ESCAREAÇÃO
São verificados os furos existentes e, dependendo de sua extensão, poderá ser encaminhado para conserto onde é aplicado um manchão (remendo). Como nas fases anteriores também deverá ser registrada.
- 8.PREPARAÇÃO
- 9. CIMENTAÇÃO ou APLICAÇÃO
Ou aplicação da solução ou cola (renit), devendo ser registrada. Quando há necessidade, o pneu é encaminhado para enchimento e retorna a cimentação. Esta solução é um produto controlado no estoque.
- 10. CONSERTO
Aqui são aplicados os manchões (produtos do estoque incluídos através do ENTR1000, BAND0180, BAND0135) sendo informados aqui, o tipo de dano, as quantidades de manchões utilizadas no pneu, o tipo e código do manchão, sendo também registrada.
- 11. ENCHIMENTO
É a aplicação de borracha (ralem) nas fendas existentes, fase também registrada na ficha de produção. Este produto também é controlado no estoque.
- 12.ENVELOPAMENTO
- 13. MONTAGEM
Seguindo especificações contidas no canhoto da ficha de produção, destacado e encaminhado ao almoxarifado para separação e baixa do estoque, a banda (Rizem) selecionada é cortada e nela aplicada a cola para aplicação no pneu.
Cabe aqui salientar que a baixa do estoque acontece por unidade (michelin), e que há fabricantes que fornecem o produto à quilo e há ainda casos em que uma banda apenas não é suficiente para cobrir o aro de pneus de fabricantes diferentes, havendo a necessidade de se mudar a unidade de medida para controle por metro, fazendo as devidas conversões por ocasião da entrada, ou ainda requisitar uma banda a mais, desprezando as sobras, neste caso deve-se atentar ao valor cobrado.
É colocada a banda (Rizem) no pneu, e o mesmo é envelopado interna e externamente e dele retirado todo ar existente através de prensa.
Também esta etapa é registrada.
- 14. VULCANIZAÇÃO
O pneu é então encaminhado à autoclave, totalmente informatizada, onde e feito o seu cozimento, havendo também necessidade de ser registrada esta etapa.
- 15. INSPEÇÃO FINAL
Finalmente o pneu é submetido à inspeção final, devendo também ser registrada na ficha de produção.
Após conclusão de todas estas etapas, a ficha de produção é encaminhada à digitação (novamente BAND1000) para conclusão da mesma.
As Fichas de Produção são utilizadas nos seguintes programas:
- (BAND1000) – digitação da coleta e na conclusão da produção (ambas efetuadas pela recepção da oficina);
- (BAND1100) – digitação das informações sobre a execução dos serviços bem como verificação da exatidão das mesmas;
- (BAND0200) – manutenção desta tabela (como todos os dados poderão ser alterados, cuidados deverão ser tomados na autorização da utilização deste programa).
Informações sobre a Execução (BAND1100):
Ao passar o status da ficha de "D" (digitada) para "P" (produzido), somente será possível manuseá-la pelo programa (BAND0200).
Aqui também é indicado o número da autoclave (onde foi efetuada a vulcanização), para futuras pesquisas nos casos de defeitos.
No caso de alteração do valor calculado, parâmetros mencionados no (BAND0150), são verificados, não sendo permitido alterações abaixo do limite parametrizado.
Observações:
- O histórico sobre o processo poderá ser digitado neste campo.
- O % de garantia aqui solicitado geralmente não é utilizado, pois o desconto calculado é rateado por todos os itens da coleta, o que não é correto, já que a garantia restringe-se apenas a um pneu (dificilmente abrange todos enviados na coleta, além do rateio ocasionar diferença entre o valor garantido e o calculado). Poderíamos abrir uma coleta apenas com o pneu incluído na garantia. Como para cada coleta é mencionada apenas uma NF de simples remessa, teríamos que ter também um NF exclusiva para este pneu.
- Está sendo alterado o sistema para contemplar também pelo valor no item.
- Depois de concluída a ficha poderá ser novamente impressa com todos os dados preenchidos para arquivo.
Faturamento da Coleta (BAND2000)
Neste momento não é possível alterar a condição de pagamento já que os valores dos serviços estão vinculados, além das especificações do pneu, como também a condição de pagamento e limites de descontos.
Após emissão da NF de venda, é solicitada simultaneamente a confirmação para emissão da NF de devolução por simples remessa. Os parâmetros utilizados são:
Venda – transação 2101 c.f.o.p. 5.999
Devolução – transação 2602 c.f.o.p. 5.991 (verificar parâmetros da transação)
Situação tributária – 40
Importante: No cancelamento de uma NF de venda emitida, é necessário abrir nova ficha de produção (coleta), visto que o sistema não disponibiliza a coleta já faturada para alterações e novo faturamento, ficando o status da mesma como "F"=faturada, ocasionando duplicidade nos relatórios de controle.
Quando acontecer esse problema, para se chegar aos totais corretos, devem-se emitir os relatórios de pneus produzidos e recusados totalizando assim os coletados.
Lista para Acompanhamento da NF de Venda (BAND2100)
Esta listagem é importante, pois nela são mencionados todos os pneus constantes na coleta, bem como o valor da simples remessa, o que não acontece com a NF de venda, onde apenas são impressos os dados dos serviços e o total cobrado.
Esta prevista apenas uma impressão deste relatório, podendo haver re-impressão apenas pelo agente (CADA0310) cujo cargo esteja como "R".
Nota : Garantias poderão ser dadas dependendo dos critérios utilizados pela empresa, e das condições do pneu. Porém seu controle não é sendo efetuado pelo SISDIA. Os créditos pertinentes a este processo, permanecem em processo manual, sendo apenas mencionado descontos no momento da emissão da MF, não havendo nenhum vínculo com garantias.
A marca "Bandag" possui seu próprio sistema de garantia.
Controle de Entrada e Saídas dos Produtos.
O estoque se divide em 3 tipos distintos:
- Produtos crus: separados dos demais por haver a necessidade de estar climatizados em até 26O;
- Borrachas: banda de rodagem;
- Estoque de produtos variados: almoxarifado.
Criar uma linha específica para controlar estes produtos, e um grupo para cada tipo de produto, facilitando assim o processo de compras, já que dessa forma poderá ser emitida uma sugestão para cada fornecedor.
Entrada:
Efetuada através do programa (ENTR1000), como NF de compra de materiais para uso /consumo, sem crédito de ICMS, informando a diferença de alíquota se for o caso. Usar:
Usar transação "1157" (verificar na parametrização se contabilização = D), e Tipo de Item "1" (item de estoque: informar no item somente a alíquota do ICMS, o código de tributação deverá ser Isento).
A contabilização (CONT1000) será:
D = Estoque Almoxarifado (conta do Ativo) (ESTOQUE)
C = Fornecedor (FORNEC)
Saídas:
Efetuada através de débito interno por O.S.
É aberta uma O.S. interna para cada coleta (OFIC1000), usando chassi fictício, onde são requisitados todos os produtos utilizados na produção (OFIC1400)
A contabilização (CONT5050) será:
C = Estoque Almoxarifado (ESTOQUE)
D = Custo Venda Mão Obra Interna (CUSVEINT)
RELATÓRIOS
(BAND3010) | Vendas por Vendedor (Comissão) |
(BAND3200) | Resumo Mensal por Condição de Pagamento |
(BAND3300) | Lista NF's coletas faturadas |
(BAND3600) | Lista de Itens Estoque |
(BAND3700) | Lista mensal estoque |
(BAND3800) | Lista mensal de Consumo |
(BAND3900) | Lista pneus Recusados |
(BAND3910) | Lista Pneus Produzidos |
(BAND3920) | Lista pneus Coletados |
(BAND4100) | Re-impressão das fichas de produção (necessária após digitação das informações da produção concluída) |
(BAND4101) | Re-impressão fichas antigas (somente Recamic) |
(BAND4400) | Lista CNPJ x Coleta |
Relatórios que não estão sendo utilizados pela "Michelin" e eram na "Bandag".
(BAND3100) | Garantia Recapagem |
(BAND3400) | Controle Pneus por cliente / Cidade |
(BAND3500) | Controle de produção mensal |
CONSULTAS
(BAND2200) | Consulta de Coletas (por coleta / Cnpj / Número da Autoclave) |
Parâmetros do Sistema
(BAND0100) | Desenho do Pneu (código e descrição) |
(BAND0110) | Marca do Pneu (código e descrição) |
(BAND0120) | Medidas do Pneu (medida / descrição / tipo e tamanho). Estas informações vêm mencionadas no pneu. Ex: 1000R20, onde 1000 = medida, R = Tipo Radial, 20 = diâmetro do raio. (Tipo = R Radial ou C = Convencional) |
(BAND0130) | Preço dos Pneus: Alimentada obedecendo à medida/desenho/condição de pagamento. Preços de Recapagem e Restauração: é desta tabela que são carregados os valores dos serviços a ser faturados. Quando há restauração seu valor é somado ao da recapagem totalizando um único valor. A atualização desta tabela é feita de forma manual. |
(BAND0135) | Preço Manchão: Esta tabela é atualizada manualmente e os valores incluídos referem-se a preço de conserto e o 5 comissão. Sua validade é pelos períodos informados. Apesar de manchões serem produtos de estoque, são lançados na ficha de produção como serviços e pagos ISS sobre ele, havendo necessidade de sua baixa no estoque através de débitos internos (O.S.). |
(BAND0150) | Relação Comissão por Vendedor: tabela onde são informados o % de comissão, dependendo do desconto concedido. Seu acesso é por agente, contém o % de desconto entre limites informados e o % a ser aplicado, obedecendo a esse limite. |
(BAND0160) | Controle de ciclo (autoclave). Controla o número de vulcanizações efetuadas. Utilizado somente pela Bandag, já que o equipamento Michelin, possui informatização, fornecendo estes dados automaticamente. |
(BAND0170) | Medidas de Banda. Reflete o catálogo de bandas do fabricante, com as especificações dos pneus, como, medida, descrição, unidade medida, raio de raspagem, largura da banda e comprimento. |
(BAND0180) | Cadastro de Manchão. Refere-se ao produto cobrado na ficha de produção, que é o mesmo incluído no cadastro de produtos em estoque. Como ainda não há relacionamento com a baixa do estoque, é utilizado este cadastro para mencionar na ficha o produto colocado a ser cobrado, possibilitando a valorização da mesma. Os códigos cadastrados são originais do fabricante. |
(BAND0190) | Manutenção Manchão. A chave de acesso é o número da ficha + número da coleta + sequência do pneu na coleta. Este programa permite incluir, alterar, excluir manchões aplicados na ficha de produção. |
(BAND0210) | Cadastro de Motivos de Recusa de Pneus. |
(BAND0220) | Cadastro de Motivos de Reprocesso de Pneus. |
(BAND0230) | Cadastro de Transação de Entrada da Coleta. |
(BAND0240) | Cadastro de Tipos de Garantia da Recapagem. |
(BAND5000) | Clientes Especiais. Tabela onde são incluídos preços diferenciados para clientes especiais, dependendo das especificações de cada pneu (medida e desenho) e das condições de pagamento, havendo possibilidade de validade por período. São informados os valores de Recapagem, Restauração, Conserto, além do % de comissão a ser calculado sobre o serviço. |