Processo

RECAPAGEM DE PNEUS 

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

Este processo consiste em:

  1. controlar a entrada e faturamento de pneus a serem recapados ou simplesmente consertados;
  2. apontar os produtivos envolvidos em cada etapa do processo;
  3. gerenciar a movimentação dos produtos aplicados, possibilitando avaliar o giro do estoque e sua reposição, baseado nas demandas;
  4. medir o fluxo de produção;
  5. fornecer a qualquer momento volume de faturamento, relatórios de comissões, e informações sobre clientes, sua frota e os pneus utilizados, facilitando os critérios de fidelização, diferenciação dos clientes especiais, e promoções.


A coleta e produção estão divididas em etapas distintas, como a seguir. 

  • 1. COLETA

Tipicamente esta etapa é externa, efetuada pelo "coletor" ou "vendedor de recapagem". São mencionados os dados dos pneus a serem enviados tratados em uma ficha de coleta, preenchidos manualmente, pneu a pneu, no cliente, e enviada a empresa para digitação. 
Esta ficha contém:

  1. Data do preenchimento;
  2. Dados cadastrais do Cliente;
  3. Dados dos Pneus (um a um) como dimensão, fabricante, tipo, série, fogo, desenho e preço para remessa;
  4. Prazo de entrega;
  5. Condições de Pagamento;
  6. Vendedor;
  7. Observações;
  8. Numero da NF de entrada:


Deve ser emitida pelo cliente (cuja entrada deverá ser digitada pelo ENTR1000) ou, na impossibilidade, pela empresa (através do ORCA2000), NF de remessa dos pneus a serem remetidos. 

  • 2. DIGITAÇÃO DA COLETA.

Quando a ficha de coleta chega à empresa, com a NF de entrada por simples remessa, seus dados são digitados (BAND1000) gerando neste momento a "Ficha de Produção" que acompanhará o pneu durante toda produção, sendo impresso apenas dados do cliente, e dos pneus constantes na coleta (uma ficha para cada pneu), cada uma com o mesmo número de coleta, mais a sequência do item (pneu) na ficha. 
Os dados solicitados são os transcritos na ficha de coleta, cabendo aqui ressaltar alguns detalhes: 

 

Há 3 tipos de serviços distintos a serem efetuados:

  1. RECAPAGEM;
  2. ENCHIMENTO E CONSERTO;
  3. RESTAURAÇÃO.

SÉRIE

Código impresso pelo fabricante no próprio pneu. Atentar para o fato de que alguns fabricantes, diferenciarem a série de seus pneus por lote, significando que vários pneus poderão possuir a mesma série. Neste caso, poderão ser incluídos dígitos no final da série para identificá-los por individualmente.

CNPJ

Do emitente da NF de remessa, podendo ser o cliente quando for o próprio a enviar a NF de remessa (cadastrado pelo CADA0380 e CADA0385 e FORA1000) ou da empresa, no caso do cliente não possuir a referida NF.

SIGLA

Marca do pneu, previamente cadastrada no programa (BAND0110).

DESENHO

Da banda a ser colocada (previamente cadastrado no BAND0110).
Através deste código identifica-se o serviço a ser efetuado.

FOGO

Marca (código) do cliente prensada a fogo no pneu, visando evitar possíveis fraudes, bem como facilitar o reconhecimento de propriedade.
Este código poderá ser informado no lugar da série, quando o mesmo existir, ficando a critério do usuário.

MODELO

Modelo da carcaça (é o código do fabricante)

VALOR

Valor da carcaça, descrito na NF de simples remessa recebida.

RECAP

O pneu está aqui para ser recapado ? ( S / N). Se for apenas para conserto ou enchimento informar "N", ou seja, não vai ser recapado.

VALOR DA RECAP

Se RECAP = "S" este valor é carregado, baseado nas especificações do pneu (BAND0130).
Se for apenas conserto ou enchimento, ficará zerado, pois dependerá do conserto a ser efetuado (CONS=Concerto ou ENCH=Enchimento).


  • 3. SEPARAÇÃO

Processo efetuado pela recepção, separando os pneus por cliente e número de série. Esta etapa não é registrada na ficha de produção. 

  • 4. INSPEÇÃO

Nesta etapa é verificado o estado do pneu, sendo apontados furos, rasgos ou defeitos, podendo ser recusado para devolução ao cliente por não possuir mais condições de recauchutagem. Neste caso o motivo da recusa deverá ser informado. Esta etapa deve ser registrada, bem como o produtivo que a efetuou. 

  • 5. RASPAGEM

Nesta fase, é feita a raspagem do pneu (processo automatizado), e os dados fornecidos pela máquina que efetua esta função (raio de raspagem, medida da banda e sua largura) deverão ser transcritos para ficha de produção, bem como o produtivo que a efetuou, os quais deverão ser registrados. 

  • 6.NDI


  • 7. ESCAREAÇÃO

São verificados os furos existentes e, dependendo de sua extensão, poderá ser encaminhado para conserto onde é aplicado um manchão (remendo). Como nas fases anteriores também deverá ser registrada. 

  • 8.PREPARAÇÃO


  • 9. CIMENTAÇÃO ou APLICAÇÃO

Ou aplicação da solução ou cola (renit), devendo ser registrada. Quando há necessidade, o pneu é encaminhado para enchimento e retorna a cimentação. Esta solução é um produto controlado no estoque. 

  • 10. CONSERTO

Aqui são aplicados os manchões (produtos do estoque incluídos através do ENTR1000BAND0180BAND0135) sendo informados aqui, o tipo de dano, as quantidades de manchões utilizadas no pneu, o tipo e código do manchão, sendo também registrada. 

  • 11. ENCHIMENTO

É a aplicação de borracha (ralem) nas fendas existentes, fase também registrada na ficha de produção. Este produto também é controlado no estoque. 

  • 12.ENVELOPAMENTO


  • 13. MONTAGEM

Seguindo especificações contidas no canhoto da ficha de produção, destacado e encaminhado ao almoxarifado para separação e baixa do estoque, a banda (Rizem) selecionada é cortada e nela aplicada a cola para aplicação no pneu.
Cabe aqui salientar que a baixa do estoque acontece por unidade (michelin), e que há fabricantes que fornecem o produto à quilo e há ainda casos em que uma banda apenas não é suficiente para cobrir o aro de pneus de fabricantes diferentes, havendo a necessidade de se mudar a unidade de medida para controle por metro, fazendo as devidas conversões por ocasião da entrada, ou ainda requisitar uma banda a mais, desprezando as sobras, neste caso deve-se atentar ao valor cobrado.
É colocada a banda (Rizem) no pneu, e o mesmo é envelopado interna e externamente e dele retirado todo ar existente através de prensa.
Também esta etapa é registrada. 

  • 14. VULCANIZAÇÃO

O pneu é então encaminhado à autoclave, totalmente informatizada, onde e feito o seu cozimento, havendo também necessidade de ser registrada esta etapa. 

  • 15. INSPEÇÃO FINAL

Finalmente o pneu é submetido à inspeção final, devendo também ser registrada na ficha de produção. 
Após conclusão de todas estas etapas, a ficha de produção é encaminhada à digitação (novamente BAND1000) para conclusão da mesma. 

As Fichas de Produção são utilizadas nos seguintes programas:

  1. (BAND1000) – digitação da coleta e na conclusão da produção (ambas efetuadas pela recepção da oficina);
  2. (BAND1100) – digitação das informações sobre a execução dos serviços bem como verificação da exatidão das mesmas;
  3. (BAND0200) – manutenção desta tabela (como todos os dados poderão ser alterados, cuidados deverão ser tomados na autorização da utilização deste programa).


Informações sobre a Execução (BAND1100):
Ao passar o status da ficha de "D" (digitada) para "P" (produzido), somente será possível manuseá-la pelo programa (BAND0200). 
Aqui também é indicado o número da autoclave (onde foi efetuada a vulcanização), para futuras pesquisas nos casos de defeitos. 
No caso de alteração do valor calculado, parâmetros mencionados no (BAND0150), são verificados, não sendo permitido alterações abaixo do limite parametrizado. 
Observações:

  1. O histórico sobre o processo poderá ser digitado neste campo.
  2. O % de garantia aqui solicitado geralmente não é utilizado, pois o desconto calculado é rateado por todos os itens da coleta, o que não é correto, já que a garantia restringe-se apenas a um pneu (dificilmente abrange todos enviados na coleta, além do rateio ocasionar diferença entre o valor garantido e o calculado). Poderíamos abrir uma coleta apenas com o pneu incluído na garantia. Como para cada coleta é mencionada apenas uma NF de simples remessa, teríamos que ter também um NF exclusiva para este pneu.
  3. Está sendo alterado o sistema para contemplar também pelo valor no item.
  4. Depois de concluída a ficha poderá ser novamente impressa com todos os dados preenchidos para arquivo.


Faturamento da Coleta (BAND2000
Neste momento não é possível alterar a condição de pagamento já que os valores dos serviços estão vinculados, além das especificações do pneu, como também a condição de pagamento e limites de descontos. 
Após emissão da NF de venda, é solicitada simultaneamente a confirmação para emissão da NF de devolução por simples remessa. Os parâmetros utilizados são: 

Venda – transação 2101 c.f.o.p. 5.999
Devolução – transação 2602 c.f.o.p. 5.991 (verificar parâmetros da transação)
Situação tributária – 40 
Importante: No cancelamento de uma NF de venda emitida, é necessário abrir nova ficha de produção (coleta), visto que o sistema não disponibiliza a coleta já faturada para alterações e novo faturamento, ficando o status da mesma como "F"=faturada, ocasionando duplicidade nos relatórios de controle.
Quando acontecer esse problema, para se chegar aos totais corretos, devem-se emitir os relatórios de pneus produzidos e recusados totalizando assim os coletados. 


Lista para Acompanhamento da NF de Venda (BAND2100)
Esta listagem é importante, pois nela são mencionados todos os pneus constantes na coleta, bem como o valor da simples remessa, o que não acontece com a NF de venda, onde apenas são impressos os dados dos serviços e o total cobrado.
Esta prevista apenas uma impressão deste relatório, podendo haver re-impressão apenas pelo agente (CADA0310) cujo cargo esteja como "R". 
Nota : Garantias poderão ser dadas dependendo dos critérios utilizados pela empresa, e das condições do pneu. Porém seu controle não é sendo efetuado pelo SISDIA. Os créditos pertinentes a este processo, permanecem em processo manual, sendo apenas mencionado descontos no momento da emissão da MF, não havendo nenhum vínculo com garantias.
A marca "Bandag" possui seu próprio sistema de garantia. 
Controle de Entrada e Saídas dos Produtos. 
O estoque se divide em 3 tipos distintos:

  1. Produtos crus: separados dos demais por haver a necessidade de estar climatizados em até 26O;
  2. Borrachas: banda de rodagem;
  3. Estoque de produtos variados: almoxarifado.


Criar uma linha específica para controlar estes produtos, e um grupo para cada tipo de produto, facilitando assim o processo de compras, já que dessa forma poderá ser emitida uma sugestão para cada fornecedor. 
Entrada: 
Efetuada através do programa (ENTR1000), como NF de compra de materiais para uso /consumo, sem crédito de ICMS, informando a diferença de alíquota se for o caso. Usar:
Usar transação "1157" (verificar na parametrização se contabilização = D), e Tipo de Item "1" (item de estoque: informar no item somente a alíquota do ICMS, o código de tributação deverá ser Isento). 
A contabilização (CONT1000) será:
D = Estoque Almoxarifado (conta do Ativo) (ESTOQUE)
C = Fornecedor (FORNEC) 
Saídas:
Efetuada através de débito interno por O.S.
É aberta uma O.S. interna para cada coleta (OFIC1000), usando chassi fictício, onde são requisitados todos os produtos utilizados na produção (OFIC1400
A contabilização (CONT5050) será:
C = Estoque Almoxarifado (ESTOQUE) 
D = Custo Venda Mão Obra Interna (CUSVEINT) 
RELATÓRIOS 

(BAND3010)

Vendas por Vendedor (Comissão)

(BAND3200)

Resumo Mensal por Condição de Pagamento

(BAND3300)

Lista NF's coletas faturadas

(BAND3600)

Lista de Itens Estoque

(BAND3700)

Lista mensal estoque

(BAND3800)

Lista mensal de Consumo

(BAND3900)

Lista pneus Recusados

(BAND3910)

Lista Pneus Produzidos

(BAND3920)

Lista pneus Coletados

(BAND4100)

Re-impressão das fichas de produção (necessária após digitação das informações da produção concluída)

(BAND4101)

Re-impressão fichas antigas (somente Recamic)

(BAND4400)

Lista CNPJ x Coleta


 Relatórios que não estão sendo utilizados pela "Michelin" e eram na "Bandag".

(BAND3100)

Garantia Recapagem

(BAND3400)

Controle Pneus por cliente / Cidade

(BAND3500)

Controle de produção mensal


CONSULTAS 

(BAND2200)

Consulta de Coletas (por coleta / Cnpj / Número da Autoclave)


Parâmetros do Sistema

(BAND0100)

Desenho do Pneu (código e descrição)

(BAND0110)

Marca do Pneu (código e descrição)

(BAND0120)

Medidas do Pneu (medida / descrição / tipo e tamanho). Estas informações vêm mencionadas no pneu. Ex: 1000R20, onde 1000 = medida, R = Tipo Radial, 20 = diâmetro do raio. (Tipo = R Radial ou C = Convencional)

(BAND0130)

Preço dos Pneus: Alimentada obedecendo à medida/desenho/condição de pagamento. Preços de Recapagem e Restauração: é desta tabela que são carregados os valores dos serviços a ser faturados. Quando há restauração seu valor é somado ao da recapagem totalizando um único valor. A atualização desta tabela é feita de forma manual.

(BAND0135)

Preço Manchão: Esta tabela é atualizada manualmente e os valores incluídos referem-se a preço de conserto e o 5 comissão. Sua validade é pelos períodos informados. Apesar de manchões serem produtos de estoque, são lançados na ficha de produção como serviços e pagos ISS sobre ele, havendo necessidade de sua baixa no estoque através de débitos internos (O.S.).

(BAND0150)

Relação Comissão por Vendedor: tabela onde são informados o % de comissão, dependendo do desconto concedido. Seu acesso é por agente, contém o % de desconto entre limites informados e o % a ser aplicado, obedecendo a esse limite.

(BAND0160)

Controle de ciclo (autoclave). Controla o número de vulcanizações efetuadas. Utilizado somente pela Bandag, já que o equipamento Michelin, possui informatização, fornecendo estes dados automaticamente.

(BAND0170)

Medidas de Banda. Reflete o catálogo de bandas do fabricante, com as especificações dos pneus, como, medida, descrição, unidade medida, raio de raspagem, largura da banda e comprimento.

(BAND0180)

Cadastro de Manchão. Refere-se ao produto cobrado na ficha de produção, que é o mesmo incluído no cadastro de produtos em estoque. Como ainda não há relacionamento com a baixa do estoque, é utilizado este cadastro para mencionar na ficha o produto colocado a ser cobrado, possibilitando a valorização da mesma. Os códigos cadastrados são originais do fabricante.
Observação: a "Recamic" criou códigos alternativos, para atender os casos de consertos efetuados sem colocação da banda, mas que passam por todas as etapas da recapagem, e possuem preços diferenciados. (CONS = conserto e ENCH = enchimento), mas não são produtos do estoque.

(BAND0190)

Manutenção Manchão. A chave de acesso é o número da ficha + número da coleta + sequência do pneu na coleta. Este programa permite incluir, alterar, excluir manchões aplicados na ficha de produção.

(BAND0210)

Cadastro de Motivos de Recusa de Pneus.

(BAND0220)

Cadastro de Motivos de Reprocesso de Pneus.

(BAND0230)

Cadastro de Transação de Entrada da Coleta.

(BAND0240)

Cadastro de Tipos de Garantia da Recapagem.

Clientes Especiais. Tabela onde são incluídos preços diferenciados para clientes especiais, dependendo das especificações de cada pneu (medida e desenho) e das condições de pagamento, havendo possibilidade de validade por período. São informados os valores de Recapagem, Restauração, Conserto, além do % de comissão a ser calculado sobre o serviço.
Obs.: Foi solicitado % diferenciado para consertos (Recamic)




Documentação de versões anteriores deste programa

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