Processo

Rotina Operacional do Módulo Recapagem de Pneus 

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

Este processo consiste em controlar a entrada e faturamento de pneus a serem recapados ou simplesmente consertados, apontando os produtivos envolvidos em cada etapa do processo.
Também possibilita gerenciar a movimentação dos produtos aplicados e avaliar o giro do estoque e sua reposição, baseado nas demandas, além de medir o fluxo de produção e fornecer a qualquer momento volume de faturamento, relatórios de comissões, e informações sobre clientes (frota, pneus utilizados), facilitando os critérios de fidelização, diferenciação dos clientes especiais, e promoções. 
A coleta e produção estão divididas em etapas distintas, como a seguir: 
1.Coleta : Esta etapa é externa, efetuada pelo coletor ou vendedor de recapagem. São mencionados os dados dos pneus a serem enviados para recapagem, em uma ficha de coleta, preenchida manualmente no Cliente, pneu a pneu, e enviada juntamente com os pneus e a respectiva NF de Entrada (simples remessa para conserto). O conteúdo básico desta ficha é: data do preenchimento, dados cadastrais do Cliente, dados dos pneus (dimensão, fabricante, tipo, série, fogo, desenho e preço para remessa), prazo de entrega, condições de pagamento, identificação do vendedor, observações e número da NF de entrada. A NFE deve ser emitida pelo cliente (deverá ser digitada pelo ENTR1000). Caso o Cliente não tenha possibilidade de emitir NF (pessoas físicas ou prestadoras de serviço), deve ser emitida uma NFE (programa ORCA2000) na chegada dos pneus. 

2. Digitação da Coleta : Os pneus são recebidos, acompanhados da Ficha de Coleta e da NF de Entrada por simples remessa. Suas informações são digitadas (BAND1000), gerando neste momento a ficha de produção que acompanhará o pneu durante todo o processo. São impressos apenas as informações do Cliente e dos pneus constantes da Ficha de Coleta, na proporção uma ficha para cada pneu, todas identificadas pelo mesmo número de coleta + a sequência do item (pneu) na ficha.

3. Separação : Processo efetuado pela recepção, separando os pneus por cliente e número de série. Esta etapa não é registrada na ficha de produção. 

4.Inspeção : Nesta etapa é verificado o estado do pneu, sendo apontados furos, rasgos ou defeitos, podendo já nesta fase o pneu ser recusado, para devolução ao cliente, por não possuir mais condições de recauchutagem, neste caso o motivo da recusa deverá ser informado. Esta etapa deve ser registrada, bem como o produtivo que a efetuou. 

5.Raspagem : Nesta fase, é feita a raspagem do pneu (processo automatizado), e os dados fornecidos pela máquina que efetua esta função (raio de raspagem, medida da banda e sua largura) deverão ser transcritos para ficha de produção, bem como o produtivo que a efetuou, os quais deverão ser registrados. 

6.Escariação : Seção onde são verificados os furos existentes, e dependendo de sua extensão, pode ser encaminhado para conserto onde é aplicado um manchão (remendo). Como nas fases anteriores também deverá ser registrada. 

7.Conserto : Aqui são aplicados os manchões (produtos do estoque incluídos através do (ENTR1000BAND0180BAND0135) sendo informados aqui, o tipo de dano, as quantidades de manchões utilizadas no pneu, o tipo e código do manchão, sendo também registrada. 

8.Cimentação ou Aplicação : Aplicação da solução ou cola (renit), deve ser registrada. Quando há necessidade, o pneu é encaminhado para enchimento e retorna a cimentação. Esta solução é um produto controlado no estoque. 

9.Enchimento : É a aplicação de borracha (ralem) nas fendas existentes, fase também registrada na ficha de produção. Este produto também é controlado no estoque. 

10.Montagem : Seguindo especificações contidas no canhoto da ficha de produção, destacado e encaminhado ao almoxarifado para separação e baixa do estoque, a banda (Rizem) selecionada é cortada e nela aplicada a cola para aplicação no pneu. Cabe aqui salientar que a baixa do estoque acontece por unidade (Michelin), e que há fabricantes que fornecem o produto a quilo e há ainda casos em que uma banda apenas não é suficiente para cobrir o aro de pneus de fabricantes diferentes, havendo a necessidade de se mudar a unidade de medida para controle por metro, fazendo as devidas conversões por ocasião da entrada, ou ainda requisitar uma banda a mais, desprezando as sobras, neste caso deve-se atentar ao valor cobrado. É colocada a banda (Rizem) no pneu, e o mesmo é "envelopado" interna e externamente e dele retirado todo ar existente através de prensa. Também esta etapa é registrada. 

11.Vulcanização : O pneu é encaminhado ao autoclave, totalmente automatizada, onde é feito o seu cozimento, havendo também necessidade de ser registrado esta etapa. 

12.Inspeção Final : O pneu é submetido à inspeção final, devendo também ser registrada na ficha de produção. 
Após conclusão de todas estas etapas, a ficha de produção é encaminhada à digitação (programa BAND1000) para digitação das informações. 
Principais Fases do Processamento das Informações. 
Fichas de Produção. 
As Fichas de Produção são utilizadas:

  1. na digitação da coleta e na conclusão da produção, efetuadas pela recepção da oficina (programa BAND1000);
  2. na digitação das informações sobre a execução dos serviços bem como verificação da exatidão das mesmas (programa BAND1100);
  3. na manutenção das tabelas de Coletas ("cbcolcap", "cbcolite" ). Todos os dados poderão ser alterados (programa BAND0200).


Informações sobre a Execução. (programa BAND1100
Normalmente o status da Coleta é passado de "D"(digitada) para "P"(produzido). Somente após esta alteração é possível manusear a coleta (programa BAND0200).
Também deve ser indicado o número da autoclave onde foi efetuada a vulcanização, para futuras pesquisas nos casos de defeitos.
No caso de alteração do valor calculado os parâmetros mencionados no BAND0150 são verificados, não sendo permitidas alterações abaixo do limite parametrizado.
Um "histórico" sobre o processo também pode ser digitado.
O % de garantia aqui solicitado geralmente não é utilizado, pois o desconto calculado é rateado por todos os itens da coleta, o que não é absolutamente correto, já que a garantia restringe-se apenas a um pneu, dificilmente abrange todos enviados na coleta. Além disto, o rateio pode ocasionar diferença entre o valor garantido e o calculado.
Poderíamos questionar a abertura de uma coleta apenas com o pneu incluído na garantia. Porém para cada coleta é mencionada uma NF de simples remessa apenas, para vários pneus.
Está sendo alterado o sistema para contemplar também descontos pelo valor no item.
Depois de concluída a ficha poderá ser novamente impressa com todos os dados preenchidos para arquivo. 

Faturamento da Coleta (programa BAND2000
Neste momento não é possível alterar a condição de pagamento já que os valores dos serviços estão vinculados, além das especificações do pneu, como também a condição de pagamento e limites de descontos.
Após emissão da NF de venda de serviços, é emitida a NF de devolução por simples remessa.
Venda - transação 2101 CFOP 5.999
Devolução - transação 2602 CFOP 5.991 (parâmetros da transação – CADA0160)

Situação tributária – 40

Deve ser emitida uma lista para acompanhamento da NF de Venda (programa BAND2100). Esta listagem é importante, pois nela são mencionados todos os pneus constantes na coleta, bem como o valor da simples remessa, o que não acontece na NF de venda, onde apenas são impressos os dados dos serviços e o total cobrado. 
Esta prevista apenas uma impressão deste relatório, podendo haver re-impressão apenas por um agente (programa CADA0310) cujo cargo esteja como "R" (diretor). 
No cancelamento de uma NF de venda emitida, é necessário abrir nova ficha de coleta, visto que o sistema não disponibiliza a coleta já faturada para alterações e novo faturamento, ficando o status da mesma como "F" (faturada), ocasionando duplicidade nos relatórios de controle.
Quando acontecer esse problema, para se chegar aos totais corretos, devem-se emitir os relatórios de pneus produzidos e recusados totalizando assim os coletados. 
Garantias poderão ser dadas dependendo dos critérios utilizados pela empresa, e das condições do pneu.
Seu controle não é efetuado pelo SISDIA, e os créditos pertinentes a este processo, permanecem em processo manual, sendo apenas mencionado os descontos no momento da emissão da NF, não havendo nenhum vínculo com garantias. A BANDAG possui seu próprio sistema de controle de garantia. 

Controle de Entradas e Saídas dos Produtos 
O estoque se divide em 3 tipos de produtos distintos:

  1. estoque de produtos crus (separados dos demais por haver a necessidade de estar climatizados em até 26O ;
  2. estoque de borrachas (banda de rodagem);
  3. estoque de produtos variados (almoxarifado)


Criar uma linha específica para controlar estes produtos, e um grupo para cada tipo de produto, facilitando assim o processo de compras, já que dessa forma poderá ser emitida uma sugestão para cada fornecedor. 

Entrada:
É efetuado através do programa (ENTR1000), como nota de compra de materiais para uso /consumo, sem crédito de ICMS, informando a diferença de alíquota se for o caso.
Transação – 1157 (verifique parametrização, contabilização = "D" – CADA0160)
Tipo de Item – 1 (item de estoque). Informar somente a alíquota do ICMS. O Código de Tributação deverá ser Isento.
A contabilização (CONT1000) será: Débito de Estoque Almoxarifado (Ativo - ESTOQUE) e Crédito de Fornecedor (FORNEC). 

Saída:
É feita através de débito interno por O.S. É aberta uma O.S. interna para cada coleta (OFIC1000), usando chassi fictício, onde são requisitados todos os produtos utilizados na produção (OFIC1400).
A contabilização (CONT5050) será: Crédito de Estoque Almoxarifado (Ativo - ESTOQUE) e Débito Custo Venda Mão Obra Interna (CUSVEINT). 

Parâmetros do Sistema

(BAND0100)

Desenho do pneu.

(BAND0110)

Marca do pneu.

(BAND0120)

Medidas do pneu. Estas informações vêm mencionadas no pneu.
Ex: 1000R20 onde 1000 = medida
R ou X = Tipo Radial ou X = comum ou C=convencional
20 = diâmetro do raio

(BAND0130)

Tabela de Preços de Recapagem e Restauração: orientada por medida, desenho e condição de pagamento. É desta tabela que são carregados os valores dos serviços a ser faturados. Quando há restauração seu valor é somado ao da recapagem totalizando um único valor. A atualização desta tabela é feita manualmente.

(BAND0135)

Tabela de Preços de Manchão: é atualizada manualmente. Os valores incluídos referem-se a preços de conserto e % de comissão. Sua validade é por períodos informados. Apesar de manchões serem produtos de estoque, é lançado na ficha de produção como serviços e pagos ISS sobre eles, havendo necessidade de sua baixa no estoque através de débitos internos (O.S.).

(BAND0150)

Relação Comissão por Vendedor: são informados o % de comissão que dependem do desconto concedido. Seu acesso é por agente, e contém o % de desconto entre limites informados, e o % a ser aplicado, obedecendo a esse limite.

(BAND0160)

Controle de ciclo (autoclave): controla o número de vulcanizações efetuadas. Utilizado somente pela Bandag. O equipamento Michelin fornece estes dados automaticamente.

(BAND0170)

Medidas de Banda: reflete o catálogo de bandas do fabricante (quando houver), com as especificações dos pneus, como, medida, descrição, unidade medida, raio de raspagem, largura da banda e comprimento.

(BAND0180)

Cadastro de Manchão: refere-se ao produto cobrado na ficha de produção, que é o mesmo incluído no cadastro de produtos em estoque. Como ainda não há relacionamento com a baixa do estoque, é utilizado este cadastro para mencionar na ficha o produto colocado a ser cobrado, possibilitando a valorização da mesma. Os códigos cadastrados são originais do fabricante.
A Recamic criou códigos alternativos, para atender os casos de consertos efetuados sem colocação da banda, mas que passam por todas as etapas da recapagem, e possuem preços diferenciados. (CONS = conserto e ENCH – enchimento), mas não são produtos do estoque.

(BAND0190)

Manutenção Manchão: A chave de acesso é o número da ficha + número da coleta + seqüência do pneu na coleta. Este programa permite incluir, alterar, excluir manchões aplicados na ficha de produção.

(BAND5000)

Clientes Especiais: refere-se a tabela onde são incluídos preços diferenciados para clientes especiais, depende das especificações de cada pneu (medida e desenho) e das condições de pagamento, havendo possibilidade de validade por período.São informados os valores de Recapagem, Restauração, Conserto, além do % de comissão a ser calculado sobre o serviço.


RELATÓRIOS

(BAND3010)

Vendas por Vendedor (Comissão)

(BAND3200)

Resumo Mensal por Condição de Pagamento

(BAND3300)

Lista notas fiscais coletas faturadas

(BAND3600)

Lista de itens estoque

(BAND3700)

Lista mensal estoque

(BAND3800)

Lista mensal de Consumo

(BAND3900)

Lista pneus Recusados

(BAND3910)

Lista Pneus Produzidos

(BAND3920)

Lista pneus Coletados

(BAND4100)

Re-impressão Fichas de Produção (necessária após digitação das informações da produção concluída)

(BAND4101)

Re-impressão fichas antigas (somente Recamic)

(BAND4400)

Lista CNPJ x Coleta


CONSULTAS

(BAND2200)

Consulta de Coletas (por coleta / Cnpj / Número da Autoclave)


Documentação de versões anteriores deste programa

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