Veja nesta página: Principais rotinas do processo de condições de pagamento
Objetivo

Condições de Pagamento

Tipos de Pagamento

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever do processo de condições e tipos de pagamentos no e-Millennium GO, que é permitir que a empresa defina e gerencie os termos de pagamento de acordo com suas necessidades e políticas comerciais.

Condições de Pagamento


Condição de pagamento refere-se à configuração das regras e termos que determinam como os clientes ou fornecedores da empresa devem efetuar seus pagamentos, como por exemplo: 

  • Estabelecer e gerenciar prazos de pagamentos 
  • Definir descontos e juros
  • Controlar limite de crédito

Como Incluir uma Condição de Pagamento


  1. Para realizar uma inclusão de condição de pagamento, acesse a tela de condições de pagamento através do caminho: Utilitários > Comercial > Condições de Pagamento, Incluir Condição de Pagamento;
  2. Preencha os campos das seções a seguir:

Cabeçalho

Código: Adicione o registro de um código que representará a condição de pagamento cadastrada.

Descrição: Adicione uma descrição que mostre de imediato do que se trata a condição ( O campo de descrição é apenas informativo, ele não é responsável pela
divisão do valor total em parcelas).

Tipo: Defina o tipo de pagamento (Compra, Venda, Todos).

Seção "Descrição da(s) Parcela(s)"

Tipo de Pagamento: Informe como será feita a cobrança. Boleto bancário, Cartão de crédito, Cartão de débito, Cheque, Devolução, Dinheiro, Indefinido, Pagamento Troca, Venda mista.

Prazo 1° Parcela: Defina a condição de pagamento (ex: 30/60/90 DDD).

Percentual 1°Parcela: Caso as parcelas forem de valores diferentes, defina neste campo o percentual de cobrança para a primeira parcela.

Observação!

Se as parcelas forem divididas em valores iguais, o sistema calculará seus valores automaticamente. Porém, se a condição de pagamento por exemplo, ficou definido que na primeira parcela seria pago 60% do valor total do título e os 40% restantes seriam pagos na segunda e terceira parcelas. Para que o sistema calcule corretamente o valor de cada parcela, preencha o campo Percentual da 1ª. Parcela com a porcentagem da 1ª. a ser paga. As duas parcelas seguintes serão informadas na Tabela de Descrição da Tabela. Nos casos em que as porcentagens forem iguais não será necessário informá-las porque o sistema fará a divisão igualmente entre as parcelas. 

Tabela "Descrição de parcelas"

Lembre-se que a primeira parcela já foi descrita no campo Prazo da 1ª. Parcela. Na tabela descreveremos da segunda em diante.

  1. No campo Prazo informe quantos dias tem entre o vencimento da primeira e da segunda parcela.
  2. No campo Percentual informe qual porcentagem do valor será paga, no caso, 20%.
  3. Em seguida faça o mesmo, para a terceira parcela. Quantos dias tem entre a segunda e a terceira parcela? Também são 30 dias e o valor dela será os 20% restantes.

Se a tabela não for preenchida, o sistema dividirá em valores iguais pelo número de parcelas indicado na condição de pagamento. 

Muda data de Vencimento de Sáb. ou Dom. p/Seg.: Se quiser evitar que os pagamentos caiam nos finais de semana, marque o campo e o sistema fará a alteração dos vencimentos do Sábado e Domingo para a Segunda-feira seguinte. 

Seção "Parâmetros"

Valor Mínimo: Informe o Valor Mínimo para que sistema impeça sua aplicação em transações que não atinjam o montante estipulado. 

Desconto Pré-Estipulado: Preencha a porcentagem de desconto que resultarão no calculo automático do dos valores toda vez que a condição de pagamento for utilizada. 

Observação!

Os títulos gerados a partir da utilização destes recursos serão lançados com seus valores líquidos.
Por exemplo, uma compra de R$ 1.000,00 com desconto financeiro de 5% será lançada no sistema no valor de R$ 950,00. 

Seção" Tipos de Pagamentos Possíveis"

Tabela "Tipos Pagamentos": Deverá informar quais os tipos que podem ser usados com a condição cadastrada. Aqui temos também um recurso criado para dar flexibilidade ao operador de caixa para aumentar o prazo do pagamento do título. 

Como Alterar uma Condição de Pagamento


  1. Clique em Procurar. A lista de todos as condições será apresentada na tela. Para visualizar toda a lista, utilize a barra de rolagem;
  2. Selecione o tipo que deseja alterar e clique em Alterar, ou dê um clique duplo para abrir a tela com o tipo de condição escolhida;
  3. Clique sobre o campo que deseja alterar o digite a nova informação. Para alterar os dados de uma tabela, clique sobre ela para que se expanda e faça as alterações;
  4. Clique em OK para salvar as alterações feitas na tabela e em seguida clique em Efetivar

Como Excluir uma Condição de Pagamento


  1. Clique em Procurar. A lista de todas as condições de pagamento será apresentada;
  2. Selecione aquela que será excluída e dê um clique em Excluir. Uma mensagem pedindo a confirmação da exclusão será apresentada na tela;
  3. Clique em Efetivar para confirmar, ou dê um clique na seta Voltar para retornar à tela anterior. 

Tipos de Pagamentos


O cadastro de tipo de pagamento é para informar como será feita a liquidação do débito, por exemplo: Cartão de débito e crédito, dinheiro, Pix Boleto e etc.

Como Incluir um Tipo de Pagamento


  1. Para realizar uma inclusão de um tipo de pagamento, acesse a tela de tipos de pagamento através do caminho: Utilitários > Comercial > Tipos de Pagamento, Incluir Tipo de Pgto;
  2. Preencha os campos das abas a Seguir:

Geral

Descrição: Informe uma descrição para o Tipo de Pagamento. 

Bandeira: Selecione a Bandeira Utilizada. Visa, Master, Maestro e etc. 

Natureza: Adicione a natureza do pagamento. Cartão de crédito, Cartão de Débito, Pix, Boleto, Dinheiro e etc. (Este campo é muito importante para empresas que utilizam o sistema eletrônico de cobrança bancária.)

Tabela "Condições de Pagamentos": Listagem das condições inclusas para o tipo de pagamento cadastrado.

Aprovação do Crédito de Devolução: Habilite para os créditos que estiverem em devolução possam serem utilizados em uma outra venda.

Prazo de Cancelamento: Defina o prazo de cancelamento do crédito

Dados para Geração e Envio de Boleto Bancário

Banco: Selecione o banco cadastrado que receberá o pagamento.

Conta: Selecione a conta para o recebimento do pagamento.

Carteira: Selecione a carteira de cliente.

Dias Protesto: Defina os dias para protestar o título após o vencimento.

Multa (%): Defina a porcentagem da multa por dias em atraso.

Mora (%): Defina a porcentagem de mora por tempo de atraso.

Observação: Caso necessário, adicione observação na cobrança do boleto.

Conta Cobrança Borderô: Selecione a conta que será utilizada para baixa no momento do retorno.

Como Alterar um Tipo de Pagamento


  1. Clique em Procurar. A tela de visualização do cadastro exibirá todos os tipos de
    pagamento.
  2. Selecione aquele que deseja alterar e dê um clique duplo para acessar seu
    registro.
  3. Faça as alterações necessárias e clique em Efetivar

Como Excluir um Tipo de Pagamento


  1. Clique em Procurar. A tela de visualização do cadastro exibirá todos os tipos de
    pagamento.
  2. Selecione aquele que deseja excluir e clique em Excluir
  3. Clique em Efetivar

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