A inclusão de itens irá conter os itens da nota fiscal de origem, será permitido inserir uma quantidade de itens menor ou igual da que consta na nota.


Inserção de itens para devolução


Colunas:

  • Código;
  • Nome do Produto / Referência;
  • Valor Nota de Origem;
  • Qtde.;
  • Unidade;
  • IPI (%);
  • Saldo Empresa;
  • Motivo da Devolução (NF-e).

Pesquisar NF Durante a Inserção de Itens

Se no cadastro da nota fiscal a opção "Pesquisar NF durante a inserção dos itens" for marcada, ao prosseguir a operação será apresentada a página para a inserção de itens na qual deve ser realizada a busca normalmente.


Inserção de itens para devolução

 

Assim que for informada a quantidade, será exibido um subgrupo denominado "Listagem de Notas Fiscais de Origem que contem o produto: (código do produto pesquisado)", nele serão apresentadas as notas que foram geradas anteriormente que possuem o mesmo Cliente/Fornecedor e quantidade de produtos igual ou acima da quantidade informada para a devolução. Será possível selecionar somente uma nota por produto. É possível bloquear a exibição de notas com CFOPs de retorno nas operações de devolução, para isso é necessário habilitar o parâmetro "Bloquear CFOPs de retorno ao referenciar a nota fiscal" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > Grupo "Devolução de Compra". Para mais informações clique aqui, tópico "Grupo - Nota Fiscal". 


Selecionando a nota de origem na inserção de itens


Caso a quantidade de produto da nota for maior que a informada, o sistema apresentará um alerta e não será possível realizar a seleção da nota.

Inclusão de Itens - Controle Serial

Se o parâmetro "Inserir produtos pelo controle na Emissão/Transferência de NFs", estiver marcado, então será possível incluir itens diretamente pelo número do controle de serial.


Inclusão de itens pelo serial


Desta forma, ao inserir o item com serial, a Nota de Origem que contém o item será localizada e selecionada automaticamente. No entanto, caso o item esteja com algum erro de configuração tributária, ele não será inserido automaticamente na listagem.

Ao prosseguir com a emissão, na página de "Processamento de Controles" os itens já estarão inseridos automaticamente;


Processamento de controles


Nota

Para ativação do parâmetro "Inserir produtos pelo controle na Emissão/Transferência de NFs" é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnicos/Consultores Linx Microvix

O parâmetro "Inserir produtos pelo controle na Emissão/Transferência de NFs" está disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Gerais.


Inclusão de Itens - Fator de Conversão

Caso a empresa utilize o conceito de Fator de Conversão os campos: Unid. p/ venda, Unid. p/ Compra e Fator de conversão devem estar devidamente configurados no cadastro do produto. Além disso, mesmo utilizando o fator de conversão, a inserção de itens ocorrerá da mesma maneira em todos os modos de inserção.


Nota

  • Para utilizar o conceito de Fator de Conversão é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a abertura de uma OS de configuração para o Banco de Dados.
  • Caso a empresa ja tenha utilizado o conceito fator de conversão e venha a desabilitá-lo, ao emitir uma nota utilizando produtos que possuíam esta configuração, pode ser que o sistema continue considerando as opções de unidade devido ao histórico do produto.


Ao informar uma natureza de operação que caracterize "Devolução de Compra" na inserção de itens, poderá ser informado se o produto que está sendo devolvido está utilizando a unidade de Compra ou a unidade de Venda.

No exemplo abaixo o produto está configurado para utilizar: 

  • Unidade de Compra: caixa;
  • Unidade de venda: peça;
  • Fator de Conversão: 10.

Na listagem serão apresentadas as seguintes informações do produto:

  • Código: apresenta o código do produto;
  • Nome do Produto/Referência: apresenta o nome do produto e referência;
  • Valor Nota de Origem: apresenta o valor unitário da unidade do produto;
  • Qtde: será definida conforme a unidade selecionada e poderá ser alterada; 
  • Unidade: serão apresentas as opções de unidade para seleção de acordo com o configurado no cadastro do produto;
  • IPI(%): alíquota de IPI incidente sobre o produto;

Inserção de Itens com unidade


Em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais > Parâmetro "Fator de conversão padrão para devoluções e transferências" é possível definir qual unidade será apresentada marcada por padrão na inclusão de itens. Os produtos incluídos via inserção rápida serão considerados com a unidade definida neste parâmetro.


Cálculo utilizado para definir o valor da nota de devolução quando utiliza fator de conversão


  • Caso a devolução de compra seja realizada utilizando a unidade de compra, o valor apresentado na coluna "Valor Nota de Origem" será o mesmo que o valor do produto (campo "Custo ICMS $" do cadastro de produto), multiplicado pelo fator de conversão.
  • Caso a devolução de compra seja realizada utilizando a unidade de venda, o valor apresentado na coluna "Valor Nota de Origem" será o mesmo que o valor do produto (campo "Custo ICMS $" do cadastro de produto), divido pelo fator de conversão.

 

Nota

  • Ao realizar uma devolução de compra o estoque será atualizado conforme a unidade de venda utilizada.
  • Quando a natureza de operação utilizada não possuir a opção "Exige Nota Fiscal de Origem" marcada, a inserção de itens ocorrerá normalmente, sendo assim será considerada a definição de preço da natureza de operação do grupo "Utilizar Preço" e a quantidade deve respeitar a unidade selecionada na emissão da nota fiscal.

Mais informações sobre a rotina

Quando for realizada uma devolução de venda, o sistema limitará a devolução dos itens vendidos de acordo com a quantidade de itens que consta na nota de origem vinculada, ou seja, a quantidade para devolução não pode ser maior que a quantidade existente na nota de origem, caso isso aconteça o sistema emitirá o seguinte alerta:


Bloqueio de quantidade de itens

 

Esse controle é realizado através dos parâmetros "Contabiliza Estorno de Compra/Venda" e "Exige Nota Fiscal de Origem", no entanto, sob as seguintes condições :

  • Se o parâmetro "Exige Nota Fiscal de Origem" estiver marcado, em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação, será obrigatório informar a nota fiscal de origem, e consequentemente o sistema bloqueará a quantidade de itens quando for maior que a constante na nota de origem.
  • Se o parâmetro "Contabiliza Estorno de Compra/Venda" estiver marcado, mas o item "Exige Nota Fiscal de Origem" estiver desmarcado, será opcional a inclusão da nota fiscal de origem, porém, se a nota for informada, será realizado o bloqueio de quantidade de itens quando for maior que o constante na nota de origem. Caso contrário, a inserção de itens ocorrerá normalmente.


Para ativar o parâmetro "Contabiliza Estorno de Compra/Venda" é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para ativar o parâmetro "Contabiliza Estorno de Compra/Venda" é necessário acessar Empresa > Acesso Restrito > Contabilidade > grupo Gerais.


Nota

Referente a natureza de operação

Se a natureza de operação utilizada caracterizar "Devolução de Venda" a coluna "Unidade" não será apresentada.

Referente a desconto/acréscimo

Ao realizar uma devolução de venda, se a nota de origem possuir desconto no item, desconto do plano, desconto do usuário e/ou acréscimo, os produtos serão apresentados com os preços rateados com o desconto/acréscimo concedido na nota de origem.

Referente ao custo

Ao realizar uma nota fiscal de devolução, o sistema utilizará o mesmo custo envolvido na nota fiscal de origem. Caso não houver nota fiscal de origem serão consideradas as informações contidas na natureza de operação.

Referente a alteração de valores da nota

No grupo "Informações Editáveis na Entrada de Compras via XML e Devoluções" encontrado em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque, será possível definir se na finalização da nota fiscal de devolução poderão ser alterados os valores de desconto, frete, seguro e despesas acessórias.

Validação referente ao CSOSN

Para empresas com sistema de tributação do Simples Nacional, caso a nota esteja sendo emitida para um cliente Não Contribuinte (opção Contribuinte do ICMS desmarcada no cadastro de CRM), o campo de CSOSN no detalhamento da configuração tributária deve estar configurado com as opções 102, 103, 300, 400 ou 500, caso contrário, o sistema emitirá o seguinte bloqueio. 



CSOSN inválido


Destaque de ICMS para Empresas do Simples Nacional

Para empresas do Simples Nacional será possível que o usuário determine, durante a inserção dos itens, se deseja ou não destacar ICMS. Desta forma, após a inserção dos itens, caso a alíquota de ICMS esteja zerada no detalhamento de configuração tributária, o sistema exibirá a mensagem abaixo solicitando que ela seja definida e após isso configurará automaticamente o cadastro do Fornecedor com a opção "Lança ICMS/IPI na entrada e devolução de compras". 


Configurar Alíquota de ICMS para destaque


Porém, em casos em que a alíquota de ICMSesteja configurada, o sistema apresentará apenas uma mensagem para que o Fornecedor seja configurado para lançar o ICMS. A configuração será realizada automaticamente ao acionar a opção "Clique aqui" da mensagem. 



Configurar fornecedor para destaque de ICMS


Fornecedor configurado