Após importar o arquivo, o sistema realizará a conciliação automática (para mais informações vide item "Upload de Extrato Bancário") e em seguida apresentará a página de conciliação que é dividida em quatro partes: Cabeçalho, Lançamentos Importados,  Sugestão de Conciliação / Lançamentos Conciliados e Rodapé.


Página de Conciliação


Cabeçalho

O cabeçalho apresenta:


Cabeçalho


  • Logo do banco: a logo será apresentada conforme extrato;
  • Nomenclatura da conta bancária utilizada e número da conta corrente;
  • Saldo da conta: saldo da conta contábil;
  • Último Lançamento Importado: data do último lançamento importado;
  • Conciliado: apresenta a porcentagem conciliada, tomando como base o total de lançamentos do extrato;
  • Período: será apresentada a data que consta no extrato importado, podendo ser alterado manualmente. 


Caso seja informado um período, no cabeçalho, que não possui extrato será apresentado o seguinte alerta:


Sem extrato para o período


Lançamentos Importados

O grupo apresenta as seguintes informações referente aos lançamentos do extrato:


Lançamentos Importados


  • Data: data do lançamento no extrato;
  • Lançamento: descrição do lançamento;
  • Situação: se a fatura está conciliada ou não, além disso, em algumas situações exibe um ícone informando que a fatura tem sugestão de conciliação.


Sugestão de conciliação / Lançamentos Conciliados

Quando não possuir sugestão de conciliação o sistema apresentará três alternativas ao usuário: Novo Lançamento, Buscar Lançamento e Excluir.


Listagem de Sugestões


As faturas listadas para sugestões de conciliação manual seguem as regras:

  1. Lançamento aproximado pelo valor encontrado: serão sugeridas faturas com diferença de até 10% do valor do extrato, mas aproximando o valor em 10% para mais ou para menos

  2. Lançamento aproximado pela data encontrada: serão sugeridas faturas com diferença de até 3 dias da data da baixa (no caso de faturas baixadas) ou da data de vencimento (no caso de faturas em aberto ou transferência), ou seja, Data + ou - 3 dias.

Na sugestão de conciliação serão apresentadas as seguintes colunas:


Sugestão de conciliação


  • Data: será apresentada a data da baixa, quando a fatura estiver baixada e a data de vencimento, quando a fatura estiver em aberto;
  • Fat/lanç: será apresentado o número da fatura;
  • Valor: será apresentado o valor da fatura;
  • Cliente/Fornec: será apresentado o cliente ou fornecedor da fatura, no caso de transferências esta informação não será apresentada;
  • Info: ao selecionar esta opção serão apresentadas mais informações sobre este lançamento:
    • Tipo: se o lançamento em questão é fatura ou transferência;
    • Status: será apresentado o status da fatura, que pode ser baixada ou em aberto. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Data Emissão: será apresentada a data de emissão da fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Nr. Doc.: será apresentado o número da nota fiscal que originou a fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;

    • Empresa: será apresentada a empresa em que foi realizado o lançamento.

Caso o extrato importado tenha lançamentos dentro do período de proteção contábil, mesmo que o Microvix possua uma fatura correspondente ao lançamento, não haverá conciliação e será apresentado um alerta ao usuário. Neste caso deverá ser gerada uma nova fatura ou o usuário terá que realizar a alteração da data de proteção.


Alerta de proteção de lançamento contábil


Ao realizar a baixa de faturas através do conciliador bancário, o sistema utiliza a data do extrato como a data da baixa, sendo assim, se a data de lançamento da fatura for superior, será apresentado um erro.


Data da baixa inferior a data do lançamento


Rodapé

O rodapé disponibiliza algumas ações que auxiliarão na conciliação, como: Conciliar, Desconciliar, Nova Fatura a Pagar, Nova Fatura a Receber, Nova Transferência, Buscar Lançamento e Excluir.


Rodapé