- Criado por Altimara Wrobel Carneiro Schmitz em jan 20, 2023
Lançar Pagamento - Contas a Pagar
Esta rotina possibilita a geração de faturas avulsas sem vinculo com documento fiscal e é utilizada principalmente para gerar faturas para despesas, tais como conta de água, luz, telefone e outras.
As despesas devem ser incluídas manualmente e os campos a serem informados são:
- Cód. do Fornecedor: identificação do fornecedor da fatura. Através do recurso de busca () será possível pesquisá-lo.
- Data de Emissão: data em que a fatura foi emitida;
- Documento: número da nota fiscal de entrada relacionada a fatura;
- Série: série na nota fiscal de entrada relacionada a fatura;
Data de Lançamento: data do cadastro da fatura no sistema;
- Valor total: valor total da fatura;
- Parcelas: quantidade de faturas que o sistema irá gerar. É possível alterar a quantidade máxima de parcelas a serem geradas, por padrão a quantidade máxima já cadastrada é 36 parcelas.
- Prazo: prazo entre as parcelas. A partir da data de emissão do documento são adicionados os dias informados neste campo para calcular a data de vencimento da primeira fatura. As demais levarão em consideração a quantidade de dias da primeira fatura como prazo entre elas.
- Gerar vencimento fixo: alguns meses possuem mais dias, então o dia do vencimento das faturas pode variar, ao selecionar esta opção o dia do vencimento será fixo. Caso a data de vencimento de alguma fatura caia no final de semana (sábado ou domingo) o vencimento será transferido para segunda-feira, para que isso aconteça é necessário habilitar o parâmetro "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana:" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Financeiro;
- Forma de Pgto: para lançamento de faturas a pagar as formas de pagamento disponíveis são: Chq. Vista, Chq. Prazo, Crediário, Cartão e Convênio;
- Empresa: empresa do lançamento da fatura. O usuário poderá estar logado em uma unidade, mas realizar o lançamento por outra empresa, selecionando uma opção neste campo;
Desconto: valor de Desconto que será aplicado sobre o valor total da fatura.
Filtros do Lançamento de Faturas do Contas a Pagar
Nota
- Ao passar o mouse sobre o ícone de informação() será exibida uma dica para o preenchimento do campo em questão;
- As séries utilizadas no lançamento de faturas a pagar são as séries de entrada, porque fatura a pagar é originada de uma nota fiscal de entrada. Estas séries deverão ser previamente cadastradas em Menu Suprimentos > Estoque > Cadastros auxiliares > Série Entrada, para mais informações vide manual Série Entrada;
- Para alterar a quantidade de parcelas geradas acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Financeiro, parâmetro "Quantidade máxima de parcelas para o lançamento de faturas";
Contabilidade
Para que ocorra a integração contábil é necessário informar alguns campos, são eles:
- Histórico: histórico da operação. O usuário poderá pesquisar um histórico através do recurso da lupa. Os campos para as contas de débito e crédito serão exibidos de acordo com o histórico e o tipo de rateio selecionados;
- Conta débito: deve ser selecionada uma conta débito, para selecionar mais de uma conta débito é possível desmembrar o valor da fatura através do ícone ();
- Conta crédito: deve ser selecionada uma conta crédito;
- Conta de fluxo de caixa: a conta de fluxo de caixa escolhida será o local de saída do dinheiro quando a fatura for paga, em caixa ou banco;
- Centro de Custo: será possível selecionar um ou mais centros de custo para a operação.
Quadro Contabilidade da página de lançamento de faturas
Ao clicar no ícone () ao lado do campo "Conta Débito" é possível desmembrar o valor da fatura em mais de uma conta débito, será exibida uma nova janela para que sejam incluídas as novas contas. O valor total da fatura poderá ser desmembrado em no máximo 10 contas débito.
Desmembramento do Débito
A soma dos valores rateados entre as contas débito deverão ser igual ao valor total da fatura, caso seja distribuído um valor incorreto será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de alerta para valor incorreto
Todas as contas selecionadas deverão ser distintas, ao selecionar contas iguais será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de alerta para contas repetidas
Ao clicar em salvar, o campo "Conta Débito" não poderá ser alterado. Caso o valor total da fatura ou o histórico contábil sejam modificados, o desmembramento será cancelado.
Nota
- Para cada conta débito incluída no desmembramento será adicionada uma conta crédito, formando pares de lançamentos contábeis. Para melhor visualização, basta acessar Adm./Financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão > botão "Listar" e clicar no número do lançamento da fatura gerada com desmembramento de contas débito, o usuário será direcionado a tela de alteração de lançamento composto.
Alteração de lançamento composto
- Na baixa de faturas os lançamentos contábeis serão efetuados normalmente sem levar em consideração o desmembramento, ou seja, a conta débito passará a ser a conta crédito e a conta crédito passará a ser a conta fluxo de caixa.
Alteração de lançamento composto baixa de faturas
Os últimos dados a serem informados para o lançamento da fatura são: Comprador, Usuário e Observação Padrão.
Dados do Lançamento de Fatura
- Opção "Adiantamento": para lançar uma fatura de adiantamento referente a um pedido, é necessário ativar a opção "Adiantamento". Ao selecionar esta opção será exibido o campo "Nº do Pedido" para que seja informado o número do pedido desejado;
Campo "N° do Pedido"
- Comprador: deve ser informado o comprador;
- Usuário: deve ser informado o usuário responsável pelo lançamento da fatura;
- Observação Padrão: este campo permite incluir informações complementares do lançamento.
Através do ícone () os dados bancários da conta principal do fornecedor serão copiados para este campo.
Dados bancários do fornecedor copiados através do ícone ()
- Categoria Financeira: deve ser informada uma categoria financeira, caso a escolhida não esteja cadastrada, ao descrevê-la será apresentado um link para que seja possível cadastrá-la.
Após a confirmação dos dados será possível alterar os campos: número, vencimento, valor, observação e portador.
Detalhamento das Faturas.
Nota
- Caso seja necessário alterar o prazo de vencimento das faturas basa clicar no link "Vcto.", será exibida uma aba para que o novo prazo seja incluído.
Alteração do prazo de vencimento.
- Se o histórico selecionado para o lançamento da fatura estiver configurado com o tipo de rateio variável, será exibido o quadro de Rateio entre Centros de Custo. Para alterar os valores de cada centro de custo basta marcar a opção "Não ratear diferença entre centros de custo".
Rateio entre centro de custos
A opção "Não ratear diferença entre centros de custo" somente estará disponível para empresas que trabalham com apenas um (1) nível hierárquico e o histórico selecionado esteja configurado com o tipo de rateio variável. Para configurar os níveis hierárquicos entre em contato com o Suporte Técnico Linx.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
Para configurar os níveis hierárquicos acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Contabilidade > grupo Centro de Custo, parâmetro "Quantidade de Níveis Hierárquicos".
Ao finalizar o lançamento o usuário será direcionado para a última tela da rotina, nela serão apresentadas algumas informações tais como: o número de controle da fatura, o código e o vencimento. Também estão disponíveis opções para imprimir a autorização de pagamento, repetir o último lançamento e continuar lançamento de faturas.
Impressão de faturas
Dica
- O lançamento de faturas é controlado pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Financeiro > Grupo Contas a Pagar > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Pagar, permissão "Lançamento de faturas".
- Se no lançamento de faturas estiver aparecendo o campo "Status" é porque existem status no sistema configurados para serem selecionados no lançamento de faturas. Mais informações vide manual Status - Contas a Receber.
Para definir os históricos que estarão disponíveis no lançamento de faturas basta configurá-los em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > grupo Contabilidade, permissão "Lançamento apenas nos Históricos" e configurar os históricos.
Lançamento apenas nos históricos
Alterar/Excluir Pagamento - Contas a Pagar
Esta rotina é utilizada realizar a alteração/exclusão de faturas integradas (geradas automaticamente) e lançadas manualmente
Para iniciar o processo deve ser informado o código da fatura, ou buscá-los através dos filtros disponíveis em tela.
Alteração individual de faturas
O usuário poderá modificar os dados da fatura, exceto: fornecedor, quantidade de parcelas e o prazo entre elas. Além disso, somente faturas com o status "Em aberto" poderão ser alteradas.
Para incluir uma ou mais anotações sobre as alterações realizadas na fatura, basta clicar no link "clique aqui' ao lado do campo "Para inserir anotações". As anotações não poderão ser alteradas ou excluídas, nelas ficarão salvas informações de usuário, data e hora. Este campo é alfanumérico, caracteres especiais não serão aceitos. A quantidade de caracteres se limitará a 50. No campo de categoria Financeira deve ser informada uma categoria para a fatura, caso a escolhida não esteja cadastrada, ao descrevê-la será apresentado um link para que seja possível cadastrá-la.
Dados da Fatura
Sempre que na entrada de compras o código de barras da fatura for informado, o mesmo passará a ser exibido no campo "Linha Digitável".
Para apagar uma fatura, é necessário selecionar a opção "Excluir" e inserir o motivo da exclusão. Faturas integradas somente poderão ser excluídas por usuários habilitados para esta operação.
Excluir faturas
Depois de confirmar as alterações, o usuário será direcionado para a última tela da rotina na qual será exibida uma mensagem de sucesso e será possível imprimir autorização de pagamento clicando no ícone () ou continuar alterando/excluindo faturas.
Imprimir autorização de pagamento
Nota
Caso o usuário tente alterar ou excluir uma previsão de pedido de compras o sistema o impedirá.
Mensagem de alerta
RECURSO DE PESQUISA ATRAVÉS DOS FILTROS
Ao inserir as informações nos filtros e clicar em "Pesquisar" será exibida uma listagem de faturas com os dados informados na busca.
Resultado da busca através dos filtros
Através do link no código da fatura, disponível na coluna "Fatura/Emp" o usuário será direcionado a tela de alteração/exclusão de faturas já com o código inserido no campo "Código da fatura".
Código inserido através do link no código da fatura
Nota
- Faturas com portadores bloqueados não poderão ser alteradas ou baixadas, para bloquear ou desbloquear um portador acesse Menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários > grupo Financeiro - Contas a Pagar > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Pagar, parâmetro "Portadores bloqueados:".
Portadores bloqueados
- Para bloquear alteração/exclusão de faturas já aprovadas é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- No quadro Contabilidade, as contas débito e crédito estarão disponíveis para alteração somente quando o histórico for alterado.
- A conta débito da fatura poderá ser desmembrada em diversas contas débito, de maneira que o valor total da fatura será rateado entre elas. Para mais informações sobre o desmembramento de conta débito vide item Lançamento de Faturas - Contas a Pagar, tópico Contabilidade.
Ícone para desmembramento de fatura
- Para alterar os campos "Vencimento", "Obs." e "Comprador" a data de lançamento da fatura deve ser inferior a data configurada no parâmetro "Proteger lanctos. anteriores à" (Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade > grupo Proteção de Lançamentos Contábeis). Porém, se a data do lançamento for superior a que foi configurada ou campos diferentes dos citados acima forem alterados, o sistema excluirá a fatura e realizará um lançamento novo.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
Para que seja possível alterar/excluir faturas aprovadas é necessário habilitar o parâmetro "Usa aprovação de faturas" e desabilitar o parâmetro "Bloqueia faturas aprovadas" em Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros.
Baixar Pagamento - Contas a Pagar
Nesta rotina será possível realizar a baixa de faturas. Somente faturas aprovadas poderão receber baixa, que poderá ocorrer de três maneiras: Individual Total, Individual Parcial (ocorrem através do número individual da fatura) e em Lote (que ocorre através dos filtros de pesquisa).
- O sistema dispõe do recurso de envio de e-mail ao fornecedor, desta forma, ao realizar uma baixa de fatura a pagar, um e-mail é enviado ao fornecedor para notificá-lo do pagamento. Para utilizar este recurso é necessário habilitar o parâmetro "Enviar e-mail ao fornecedor na baixa da fatura Contas a Pagar" disponível em Adminitrativo > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Baixa de faturas. Para o remetente do e-mail o sistema considerará primeiramente o endereço de e-mail cadastrado no WorkFlow (Administrativo > Parâmetros Globais > Workflow, item "Contas a Pagar"), caso não esteja configurado o remetente será o e-mail do responsável informado em Dados da Empresa.
Parametrização Restrita
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
- Para que somente faturas a pagar aprovadas possam ser baixadas é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Para bloquear a baixa de faturas não aprovadas é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Baixa Individual Total
Na baixa individual total de faturas o usuário deve inserir o código de identificação da fatura no campo "Número da fatura" e prosseguir.
Campo "Número da fatura"
Ao prosseguir, será direcionado para a baixa de faturas em que será possível modificar alguns campos, exceto: Cliente, Parcela, Documento, Vencimento, Número da fatura/Empresa e Valor da Fatura. Os campos são:
- Data da Baixa: poderá ser escolhida uma data para a baixa, por padrão o sistema sugerirá o dia atual;
- Juros (R$): será possível definir o valor de juros para baixa;
- Desconto (R$): poderá ser concedido um valor de desconto;
- Taxa Financeira (R$): é possível inserir uma taxa financeira;
- Abatimento (R$): é um desconto concedido ao cliente na fatura em questão, a diferença de um abatimento para um desconto é que o abatimento é contabilizado em um histórico diferente.
- Para conceder um abatimento, o sistema buscará as informações configuradas na operação padrão "Abatimentos Obtidos". Para que não ocorra nenhum problema, esta operação padrão deve estar devidamente configurada, para mais informações vide manual Operações Padrões;
- Para conceder um abatimento, o sistema buscará as informações configuradas na operação padrão "Abatimentos Obtidos". Para que não ocorra nenhum problema, esta operação padrão deve estar devidamente configurada, para mais informações vide manual Operações Padrões;
- Quadro Contabilidade: será possível alterar somente a conta débito, conta crédito e o centro de custo;
- Valor Pago (R$): o usuário poderá alterar o valor a ser pago na fatura em questão, porém, ao alterar o valor o tipo de baixa será automaticamente mudada para Baixa Individual Parcial;
- Complemento do Histórico: é possível inserir uma anotação para o histórico;
- Categoria Financeira: deve ser informada uma categoria financeira, caso a escolhida não esteja cadastrada, ao descrevê-la será apresentado um link para que seja possível cadastrá-la.
- Documento/Cheque: caso a fatura seja paga com cheque, o usuário deverá inserir o número do cheque neste campo e selecionar a opção "Lançamento efetivado/compensado" caso o cheque seja efetivado ou compensado;
- Nosso Número: será possível definir o código da fatura neste campo;
- Data para Lançamento na Conta: o usuário poderá definir uma data para o lançamento na conta;
- Portador: é possível alterar o portador da fatura;
- Status: é possível alterar o status da fatura.
Baixa de Faturas
Dica
- Faturas estrangeiras poderão ser recebidas no sistema, logo a moeda que será paga é diferente do real, no campo "Índice de Conversão para R$:" o sistema converterá o valor pago em moeda estrangeira para o valor em reais.
- Para auxiliar na escolha das datas o usuário poderá utilizar o recurso do calendário ().
Nota
- Se a conta crédito selecionada possuir alguma faixa de cheque cadastrada, o número informado no campo "Nosso Número" deverá estar dentro desta faixa de numeração, caso contrário, a fatura não será baixada.
- Faturas com portadores bloqueados não poderão ser alteradas ou baixadas, para bloquear ou desbloquear um portador acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Financeiro - Contas a Pagar > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Pagar, parâmetro "Portadores bloqueados:".
Portadores bloqueados
- Para que a opção "Lançamento efetivado/compensado" esteja disponível é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
- Para bloquear a baixa de faturas não aprovadas e permitir que somente faturas aprovadas possam ser baixadas é necessário habilitar os parâmetros "Usa aprovação de faturas" e "Bloqueia faturas aprovadas" em Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros.
- Para habilitar a opção "Lançamento efetivado/compensado" acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros, parâmetro "Lançamento Efetivado".
Ao clicar no botão "Confirmar Baixa", será exibida a tela de baixa de fatura com rateio entre centro de custo.
Baixa de fatura com rateio entre centro de custo
BAIXA INDIVIDUAL PARCIAL
A baixa individual parcial de faturas tem o mesmo processo inicial da baixa individual total, é necessário inserir o número da fatura e prosseguir. Ao prosseguir será possível modificar alguns campos, exceto: Cliente, Parcela, Documento, Vencimento, Número da fatura/Empresa e Valor da Fatura.
Ao alterar o campo "Valor Pago (R$)" para um valor inferior ao total da fatura será exibida uma mensagem de alerta informando sobre a baixa parcial.
Mensagem de alerta
Ao clicar em "OK" será exibido o grupo Baixa Parcial, no qual será possível conferir o valor restante, informar a nova data de vencimento e uma observação. Ao realizar uma baixa parcial será gerada uma nova fatura com o valor restante da anterior. Também é possível acrescentar juros a nova fatura, através do campo "Juros em R$". Este recurso somente estará disponível caso o parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" esteja habilitado.
Grupo Baixa Parcial
Nota
Para habilitar o parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > grupo Financeiro > subgrupo Baixa Parcial de Faturas.
Ao clicar no botão "Confirmar Baixa", será exibida a tela de baixa de fatura com rateio entre centro de custo.
Baixa de fatura com rateio entre centro de custo
Ao confirmar a baixa e o rateio, o usuário será direcionado para a última tela da rotina, na qual será exibida uma mensagem de sucesso e as opções:
- Através do ícone "" será possível imprimir um Comprovante Contábil (Etiq. Lançto.);
- Através do ícone "" será possível imprimir o cheque;
- Através do ícone "" será possível imprimir uma cópia do cheque;
- Continuar a baixa de faturas através do link "Continuar baixando de faturas".
Tela final da rotina de baixa de faturas
Ao finalizar uma baixa de faturas parcial, na última página da rotina será exibido o código da nova fatura gerada.
Código da nova fatura
Nota
Sobre a impressão de cheques:
- O cheque é impresso de acordo com o layout relacionado com a conta fluxo da fatura (o relacionamento é realizado no plano de contas) e o layout deve estar previamente cadastrado. Para mais informações de configuração de layout é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Para tornar o campo "nominal" editável, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- É possível imprimir a observação da fatura no cheque e na cópia do cheque, para isso é necessário habilitar o parâmetro "Exibir observação da fatura no recibo e na cópia de cheques" em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Baixa de Faturas marcando a opção "Sim".
- É possível agrupar faturas do mesmo fornecedor na impressão de cheque, desta forma, será impresso um único cheque contendo o valor total das faturas baixadas. Para isso é necessário habilitar o parâmetro "Agrupar impressão de cheques por fornecedor" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Baixa de Faturas marcando a opção "Sim".
Caso a empresa utilize este recurso de agrupamento, se no momento da impressão precisar imprimi-los desagrupados, basta clicar no link "Agrupar/Desagrupar Cheques", sem alterar o parâmetro. O mesmo ocorre se a empresa não utilizar o recurso de agrupamento, mas em uma determinada situação necessitar agrupar, basta utilizar este link.
- Também é possível agrupar faturas de fornecedores diferentes, mas somente se os cheques não forem nominais. Para indicar esta situação, basta desmarcar a opção "Cheque Nominal", assim, o nome do fornecedor não será impresso no cheque.
Impressão de cheques
- Na impressão do cheque e na cópia é possível imprimir a informação: "Bom Para" no rodapé do cheque. Porém, somente ocorrerá quando a data da baixa for diferente da data de lançamento na conta (data de previsão de entrada desse cheque no banco). Para habilitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Geralmente a conta fluxo da fatura será selecionada na baixa como a Conta Crédito, caso seja selecionada outra conta, o sistema buscará o layout de cheque configurado à conta selecionada.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
- Para tornar o campo "Nominal" editável basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > Grupo Outros, e marcar o parâmetro "Editar campo Nominal em cheque:".
- Para utilizar a informação "Bom Para" no rodapé do cheque basta acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Financeiro > grupo Outros, marcar o parâmetro "Imprime *Bom Para* em Cheques pelo ERP".
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA
Baixa de fatura com rateio variável entre centro de custo
Na tela "Baixa de fatura com rateio entre centro de custo", caso o rateio configurado na conta for variável, será possível alterar o valor que será dividido entre eles. Se o tipo de rateio for Fixo, somente será necessário confirmar a baixa e o rateio. Isto ocorrerá para a baixa individual parcial e para a baixa individual total. Para mais informações vide manual Históricos.
Baixa de faturas com rateio entre centro de custo
GRUPO DE FILTROS "CASO NÃO SAIBA O NÚMERO DA FATURA, UTILIZE A PESQUISA ABAIXO:"
Caso o número da fatura não seja conhecido, poderão ser utilizados este grupo de filtros, através dos quais o usuário poderá pesquisar as faturas por:
- Faixa de Faturas: permite buscar pela faixa de fatura, digitando os primeiros e últimos números;
- Vencimento entre: permite buscar faturas por data inicial e final;
- Empresa: permite selecionar uma empresa;
- Cliente/Fornecedor: permite buscar faturas por cliente/fornecedor;
- Portador(es): permite buscar por um portador;
- Status: permite buscar faturas por seu status;
- Conta Fluxo de Caixa: permite buscar faturas por sua conta fluxo de caixa;
- Forma de pagamento: permite buscar faturas por sua forma de pagamento;
- Série: permite buscar faturas por sua série;
- Nosso número/cheque: permite buscar faturas por número de cheque;
- Documento (NF): permite buscar faturas pelo número da nota fiscal.
Grupo de filtros para utilizar caso não saiba o número da fatura
BAIXA DE FATURAS DE SERVIÇOS
Ao realizar a baixa individual ou em lote (selecionar mais de uma fatura) de faturas de serviço, o sistema realizará da seguinte forma a contabilização de CSRF e IRRF:
Supondo uma venda cujo valor da nota é de R$1.000,00 em que os valores dos impostos são:
IRRF: 20,00
CSRF: 46,50 (PIS: 6,50; COFINS: 30,00; CSLL: 10,00).
Esta nota foi paga na seguinte proporção: 250,00 no dinheiro (a contabilização do CSRF e IRRF referente a este plano já foi realizada na emissão) e 750,00 no cartão de crédito em 5 parcelas de R$ 140,02 (já deduzido os impostos, supondo que os únicos impostos são IRRF e CSRF). Logo deveríamos realizar o seguinte cálculo para realizar o lançamento contábil do imposto na baixa da fatura:
Valor do lançamento contábil do imposto = (Valor da Fatura / (Total da Nota – Total das retenções) * valor do imposto
Valor do lançamento contábil do IRRF= (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 20,00 = 3,00
Imposto | Valor | CD | Conta |
IRRF
| 3,00 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de IRRF (105) |
3,00 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil do PIS = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 6,50 = 0,97
Imposto | Valor | CD | Conta |
PIS
| 0,97 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de PIS (100) |
0,97 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil da COFINS = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 30,00 = 4,50
Imposto | Valor | CD | Conta |
COFINS
| 4,50 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de COFINS (101) |
4,50 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil da CSLL = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 10,00 = 1,50
Imposto | Valor | CD | Conta |
CSLL
| 1,50 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de CSLL (102) |
1,50 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Se as operações padrões para as retenções de PIS, COFINS, IRRF E CSLL não estiverem devidamente configuradas o sistema não permitirá que a baixa seja efetuada e será exibida uma mensagem de alerta. Para mais informações vide manual Operações Padrões.
Mensagem de alerta
Nota
A baixa de faturas é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir a permissão "Baixa de Faturas" configuradas em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > grupo Financeiro – Contas a Pagar > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Pagar.
A baixa de faturas em lote ocorre após a pesquisa realizada através dos filtros abaixo:
- Faixa de Faturas: permite buscar pela faixa de fatura, digitando os primeiros e últimos números;
- Vencimento entre: permite buscar faturas por data inicial e final;
- Empresa: permite selecionar uma empresa;
- Cliente/Fornecedor: permite buscar faturas por cliente/fornecedor;
- Portador(es): permite buscar por um portador;
- Status: permite buscar faturas por seu status;
- Conta Fluxo de Caixa: permite buscar faturas por sua conta fluxo de caixa;
- Forma de pagamento: permite buscar faturas por sua forma de pagamento;
- Série: permite buscar faturas por sua série;
- Nosso número/cheque: permite buscar faturas por número de cheque;
- Documento (NF): permite buscar faturas pelo número da nota fiscal.
Grupo de filtros para utilizar caso não saiba o número da fatura
Ao clicar em "Pesquisar", o sistema apresentará todas as faturas que se encaixam nos filtros configurados. Por padrão algumas informações exibidas serão fixas:
- Emissão;
- Fatura/Emp;
- NF/ Série;
- Parcela;
- Vencimento;
- Valor Fatura;
- Cliente/Fornecedor;
- Plano de Pagamento.
Busca de faturas através dos filtros da baixa de faturas
Nota
Ao clicar no link da coluna "NF/Série" o documento interno será exibido em outra aba.
Depois de selecionadas as faturas desejadas, basta clicar no botão "Baixar a(s) fatura(s) selecionada(s)". O usuário será direcionado para a tela de faturas selecionadas, na qual será possível alterar algumas informações:
- Nosso Número;
- Juros (R$);
- Desconto (R$);
- Abatimento (R$);
- Taxa Financeira (R$).
Faturas marcadas para baixa
Através do ícone "" na coluna "Fatura/Vcto" será exibida uma nova janela que permitirá utilizar crédito de adiantamento na fatura. Para obter este crédito o usuário deve lançar uma fatura de adiantamento ou utilizar uma fatura de adiantamento que não está associada a nenhum pedido. Caso o cliente em questão não tenha nenhum crédito para associar este ícone não será exibido.
Relacionamento de Fatura com
Através do ícone "" ao lado do valor a ser pago, será possível incluir um ou mais cheques na fatura. A quantidade de cheques que podem ser inseridos se limitam a trinta (30). Para inserir mais um cheque basta clicar no ícone novamente e para excluí-lo basta clicar no ícone excluir "".
Ao clicar neste ícone alguns campos serão exibidos para que o usuário preencha com os dados do cheque:
- Nr. do cheque;
- Valor;
- Data de Vencimento;
- Opção "Lançamento efetivado/compensado".
Incluir cheque a fatura
Ao clicar no botão "Prosseguir" o usuário será direcionado para a tela de Integração com Caixa, na qual será possível alterar a conta crédito, data de baixa, data do lançamento na conta, inserir o número do documento/cheque e informar se o lançamento foi efetivado/compensado. Também é possível escolher um portador para as faturas, selecionando a opção "Escolher portador para as faturas".
Nesta tela será possível utilizar cheques de clientes como parte do pagamento, através do ícone "".
Integração com Caixa
Nota
- Para utilizar cheques de clientes como parte do pagamento basta clicar no ícone "", na página que será exibida deve ser informado: portador, validade do cheque e status. Ao clicar em "Listar cheques" será exibida uma listagem, após a seleção dos itens desejados basta clicar no botão "Confirmar pgto de lote".
Pagamento de contas com cheques de clientes
- Faturas com portadores bloqueados não poderão ser alteradas ou baixadas, para bloquear ou desbloquear um portador acesse Menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários > grupo Financeiro - Contas a Pagar > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Pagar, parâmetro "Portadores bloqueados:".
Portadores bloqueados
Depois de alterados os campos desejados, o usuário deve clicar no botão "Confirmar baixa(s) e débito" e será direcionado para a última tela da rotina, na qual serão apresentadas as informações finais da baixa. Nesta página o usuário terá algumas opções:
- Através do ícone "" será possível imprimir o recibo da baixa;
- Através do ícone "" será possível imprimir um Comprovante Contábil (Etiq. Lançto. xxxxx);
- Através do ícone "" será possível imprimir o Borderô de Pagamento;
- Através do ícone "" será possível imprimir o cheque;
O cheque é impresso de acordo com o layout relacionado com a conta fluxo da fatura (o relacionamento é realizado no plano de contas) e o layout deve estar previamente cadastrado. Mais informações de configuração de layout é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx, do mesmo modo para tornar o campo "nominal" editável.
- Através do ícone "" será possível imprimir uma cópia do cheque;
- Continuar a baixa de faturas através do link "Baixa de Faturas".
Confirmação da baixa
Nota
A baixa de faturas é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário possuir permissão "Baixa de Faturas" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Financeiro – Contas a Pagar > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Pagar.
Estornar Pagamento - Contas a Pagar
Nesta rotina é possível realizar o estorno de faturas. Ao estornar uma fatura, o valor pago que foi contabilizado na baixa será corrigido.
Para realizar um estorno é necessário informar:
- Número da fatura;
- Motivo do estorno;
- Data do Estorno para lançamento na contabilidade: por padrão a data sugerida será a do dia em questão;
- Mudar status para: ao realizar um estorno o usuário poderá alterar o status da fatura.
Estorno de fatura
Nota
- Para auxílio na escolha da data o usuário poderá utilizar o recurso do calendário "".
- Para limpar os campos basta clicar no botão "Limpar'.
Ao clicar no botão "Prosseguir" os dados do estorno e da fatura serão apresentados para conferência e confirmação da operação.
Conferência e Confirmação de dados
Ao confirmar, o usuário será direcionado para a última tela da rotina, na qual será exibida uma mensagem de sucesso e um link para um novo estorno.
Mensagem de sucesso
RECURSO DE PESQUISA
Caso o usuário desconheça o número da fatura, será possível realizar uma pesquisa através dos filtros:
- Cliente/Fornecedor;
- Nosso número/cheque.
Pesquisa de fatura
Nota
Caso o usuário não saiba o código do cliente/fornecedor é possível utilizar o recurso da lupa "".
Ao clicar em "Pesquisar' serão listadas todas as faturas que se encaixaram nos filtros informados. No link da coluna "Fatura/Emp." de cada linha o usuário será direcionado a tela inicial de estorno com o campo "Número da fatura" já preenchido, e inicia novamente o processo explicado anteriormente.
Listagem de faturas pesquisadas através dos filtros
Nota
Para utilizar esta rotina é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Estorno de Faturas" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Financeiro - Contas a Pagar > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro Contas a Pagar.
Lançar Faturas - Contas a Receber
Fatura a receber representa um crédito qualquer que a empresa tem em aberto ou uma venda a prazo que utilizou uma forma de pagamento diferente de dinheiro, ou seja, que não entrou dinheiro em caixa e será recebido em outro momento através do pagamento das faturas. As faturas podem ser do tipo (originadas de): cheque a vista, cheque a prazo, crediário, cartão, convênio ou financeira.
No ERP quando o usuário realiza vendas com estas formas de pagamento e dependendo de algumas configurações (como se a natureza de operação utilizada na operação admitir integração com o financeiro) o sistema lança faturas a receber automaticamente.
Para isso, alguns campos devem ser informados:
Lançamento de faturas
Nota
Através do botão será possível verificar dicas de preenchimento para o campo em questão.
- Código do Cliente: Cliente da fatura. O usuário poderá digitar o código ou realizar a busca através do recurso da lupa.
- Data de Emissão: Data de emissão é a data do documento.
- Data de Lançamento: Data de lançamento é a data do cadastramento da fatura no sistema.Por exemplo, o usuário poderá estar lançando uma fatura hoje no sistema (Data de Lançamento), mas ela ter sido emitida ontem, ou seja, a data real do documento de ontem (Data de Emissão).
- Valor total: Valor total da fatura. A fatura poderá ser lançada em outra moeda, para isso, basta selecionar o símbolo da mesma.
As moedas em que a empresa irá trabalhar geralmente são definidas na implantação do ERP e a atualização dos valores de cotação do dia é realizada na página de entrada do sistema, após a autenticação do usuário.
- Parcelas: Quantidade de faturas que o sistema irá gerar. O sistema divide o valor total informado pelo número de parcelas para gerar o valor de cada fatura. Por padrão é possível gerar no máximo até 36 parcelas, mas este número poderá ser alterado em Parâmetros Globais – Financeiro – Campo "Quantidade máxima de parcelas para o lançamento de faturas".
- Prazo: Prazo entre as parcelas. A partir da data de emissão do documento adiciona os dias informados neste campo para calcular a data de vencimento da primeira fatura, para as demais considera esta quantidade de dias como prazo entre elas.
- Gerar vencimento fixo: Ao gerar a data de vencimento das faturas como alguns meses possuem mais dias, o dia de vencimento poderá variar. Exemplo: Data de emissão: 06/12 então a data de vencimento das faturas ficará: 05/01, 04/02 e 06/03. Marcando esta opção, as parcelas a serem geradas terão o dia de vencimento fixo, por exemplo: Data de emissão: 06/12, assim, data de vencimento das faturas: 06/01, 06/02 e 06/03. Caso a data de vencimento de alguma fatura caia no final de semana (sábado ou domingo) e nos Parâmetros Globais – Financeiro – a opção "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana:" estiver marcada, o sistema colocará o vencimento da fatura em questão para a segunda-feira.
Documento: Número da nota fiscal de saída relacionada a esta fatura a receber.
Série: Série na nota fiscal de saída relacionada a esta fatura. As séries utilizadas no lançamento de faturas a receber são as séries de saída, porque fatura a receber é originada de uma nota fiscal de saída. Estas séries deverão ser previamente cadastradas (Menu Faturamento -> Cadastros auxiliares -> Série de Nota Fiscal).
Forma de Pgto: Tipo de documento da fatura, que pode ser: Chq. Vista, Chq. Prazo, Crediário, Cartão, Convênio e Financeira.
Dica
As formas de pagamento poderão ser bloqueadas nas permissões de usuário no grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Formas de pagamento bloqueadas".
- Empresa: Empresa do lançamento da fatura. O usuário poderá estar logado em uma unidade, mas fazer o lançamento por outra empresa, escolhendo a mesma neste campo.
- Contabilidade: Os dados para a integração contábil também deverão ser informados. O usuário deverá selecionar o histórico da operação ou utilizar o recurso da lupa para localizar o histórico desejado. As contas débito e crédito serão exibidos de acordo com o histórico selecionado e o tipo de rateio também depende do histórico (Mais detalhes sobre os tipos de rateio ver manual de Contabilidade).
A conta fluxo de caixa representa o local de previsão para a entrada do dinheiro quando a fatura for paga e geralmente é caixa ou bancos.
Dados de contabilidade
Os últimos dados a serem informados são: vendedor, usuário do lançamento da fatura e uma observação também poderá ser inserida. Ao informar o código do cliente o sistema sugere automaticamente o vendedor configurado em seu cadastro, mas, permitindo o usuário alterar esta informação.
Dados da conta a receber.
Para lançar uma fatura de adiantamento referente a um orçamento/pedido é necessário ativar a opção "Adiantamento" e no campo "Nº do Pedido" (exibido caso a opção "Adiantamento" for ativada) informar o número do orçamento/pedido desejado.
Após a confirmação dos dados o usuário poderá alterar a data de vencimento de cada fatura, bem como os valores, inserir uma observação diferenciada para cada fatura e também configurar o portador das mesmas.
Gerar faturas à receber
Caso a forma de pagamento escolhida em tela for "Cheq. Vista" ou "Cheq. Prazo" será solicitado os números dos cheques.
Detalhamento das Faturas
Ainda é possível alterar o prazo podendo-se estabelecer um prazo maior ou menor entre as faturas. Para alterar o prazo entre as faturas, é necessário clicar sobre o link "Vcto." e na janela que se abrirá alterar os prazos desejados.
Alteração do prazo de vencimento.
Nota
- É possível configurar para que a data de vencimento das faturas nunca coincida com sábados e domingos (fim de semana). Nesta situação, o sistema colocará o vencimento da fatura para a segunda-feira. Para isso é necessário marcar a opção: "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana" de Parâmetros Globais – Financeiro. É importante lembrar que este parâmetro é válido para todo o sistema, isto é, para todas as rotinas que geram faturas.
- Também é possível configurar para que no lançamento de faturas do Contas a Receber, seja possível informar o nosso número. Esse campo estará disponível ao lado do campo "Portador", mas, para habitar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Nas permissões de usuário - grupo "Financeiro" - opção "Portadores Bloqueados", se o item "Estender bloqueio para lançamento de faturas" estiver marcado, os portadores que foram bloqueadas não estarão disponíveis no momento do lançamento da fatura.
- Não será possível informar caracteres especiais no campo Observação Padrão.
Se o histórico selecionado para o lançamento da fatura estiver relacionado ao rateio variável, os centros de custo serão abertos para que seja informado o valor para cada centro de custo.
Rateio entre centro de custos
Nota
A opção "Não ratear diferença entre centros de custo" permite que o usuário defina os valores manualmente para os centros de custos, esta opção somente é exibida para empresas que estiverem configuradas para trabalhar com apenas um nível hierárquico e caso o histórico selecionado possua rateio variável.
Na última página será possível imprimir dois documentos: O boleto da fatura em Laser/Deskjet (para ser pago em banco) e a Duplicata Mercantil. Para a impressão do boleto bancário é necessário que a fatura esteja configurada com uma cobrança eletrônica previamente cadastrada e associada à conta fluxo da fatura. (Mais explicações ver Manual de Contabilidade – Plano de Contas).
Impressão de fatura
Esta rotina ainda conta com um recurso de envio de faturas para o e-mail do cliente, basta clicar no botão de envio na última página e selecionar as faturas as serem enviadas.
Enviar faturas por e-mail
Nota
É possível personalizar o campo "Assunto" do e-mail de envio ao cliente. Para isso é necessário acessar Parâmetros Globais > Financeiro, e no grupo "E-mails" irá constar o item "Título Personalizado".
Dica
- O lançamento de faturas é controlado pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Lançamento de faturas").
- Se no lançamento de faturas estiver aparecendo o campo "Status" é porque existem status no sistema configurados para serem selecionados no lançamento de faturas (Mais informações vide Item Cadastro de Status).
- É possível determinar/restringir os históricos que poderão ser utilizados no lançamento de faturas. Para isso é necessário configurar em Permissões de Usuário – Grupo "Contabilidade" – Opção "Lançamento apenas nos Históricos".
Para a reimpressão de faturas basta informar o número e escolher o formato: boleto, duplicata ou comprovante de pagamento. E para a reimpressão de carnês será necessário informar o número da nota/cupom, série e ECF. Estes recursos encontram-se ao fim da página de lançamento de faturas.
Reimpressão de faturas
Nota
É possível alterar o modelo de carnê que será impresso, para tanto, é necessário configurar o parâmetro global "Modelo carnê/vale-compras" (Menu Administrativo -> Parâmetros Globais -> Faturamento - Fr.de Loja -> Grupo "Pré-Venda").
Alterar/Excluir Faturas - Contas a Receber
A página inicial de alteração/exclusão de faturas é dividida em duas partes funcionais: Alteração de Faturas e a pesquisa de faturas para proceder à alteração. Este recurso permite a alteração individual de faturas.
Pesquisa de fatura
Caso o usuário não saiba o número da fatura para alteração, poderá utilizar a parte de pesquisa de faturas, informando o cliente e outros filtros poderão ser utilizados, como: Nosso número, documento e série.
Pesquisa de fatura
O usuário poderá modificar todos os seus dados (exceto cliente, parcelas e documento), incluindo a configuração de cobrança eletrônica para emissão de boletos e o campo "nosso número" da fatura. No lançamento de faturas que utiliza a forma de pagamento "cheque", o nosso número assume o número do cheque informado. Além disso, será necessário informar alguns dados do cheque, como Autorização da Garantidora, Banco, Agência e Conta. Caso a fatura tenha sido originada com a forma de pagamento cheque e posteriormente alterada para outro tipo de pagamento, o sistema ainda assim guardará estes dados, desta forma, se usuário modificá-la novamente para cheque os dados serão re-exibidos.
Dados do cheque
É possível excluir a fatura informando um motivo de exclusão. Faturas integradas somente poderão ser excluídas por usuários habilitados para esta operação.
Excluir faturas
Também há uma área para inclusão de anotações para a fatura.
Inserir alterações
Dica
Não será possível informar caracteres especiais no campo Observação.
Nota
- Faturas que são integradas indicam que foram lançadas automaticamente pelo sistema (Ex: Em vendas com forma de pagamento diferente de dinheiro (a prazo) e que tinham integração com o financeiro (através da natureza de operação), faturas geradas através de agrupamento de faturas, entre outros). Faturas não integradas são aquelas lançadas manualmente pelo usuário.
- Na alteração de faturas o usuário também poderá modificar o status, lembrando que serão mostrados somente status que aceitarem o tipo de documento da fatura. Mais informaçãoes vide manual Status - Contas a Receber.
- A alteração de faturas de cartão na venda, é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário possuir permissão. Para tanto, deve-se acessar o Menu Empresa -> Segurança -> Configurar usuários e liberar as permissões no grupo Faturamento – subgrupo POS - > permissões "Alterar data de vencimento das faturas de cartão" e "Alterar valor das faturas de cartão" ou através do POS no Menu Gerencial -> Permissões de usuários.
- Se o status selecionado, estiver configurado em Parâmetros Globais > Financeiro como "Status para fatura protestada", logo abaixo do campo status, irá exibir o campo "Custo do protesto", para que seja informado o custo do protesto nas faturas selecionadas.
- No ERP existe o recurso de bloqueio de portador, ou seja, é possível bloquear portadores nas permissões de usuário, para que, as faturas que tenham portadores bloqueados não possam ser alteradas e não possam ser baixadas, este bloqueio pode ser realizado no grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Portadores bloqueados".
Será possível alterar os campos "Vencimento, Obs. e Vendedor" quando a data do lançamento da fatura for inferior à data definida para o parâmetro "Proteção de Lançamentos Contábeis" (Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade), assim, o sistema realizará a alteração sem excluir o lançamento. Porém, caso sejam alterados campos diferentes dos citados ou a data do lançamento da fatura seja maior que a definida para a proteção, devido a parametrização, o sistema excluirá o lançamento antigo e gerará um novo.
Baixar Faturas - Contas a Receber
A rotina de Baixa de faturas é utilizada para quitar as faturas recebidas.
Pode ocorrer de várias maneiras:
- Individual total ou individual parcial: pelo número de cada fatura. Para realizar a baixa parcial é necessário que a permissão de usuário "Valor pago", disponibilizada em (Financeiro-Contas a Receber > Não alterar na Baixa de Faturas) esteja desmarcada;
- Em lote: através do relatório de faturas do contas a receber, relatório de extrato de cliente ou do relatório que há abaixo da tela inicial da rotina de baixa de faturas;
- Via CMC7: através da rotina de Baixa de faturas via CMC7, específica para cheques (Contas a Receber > Baixa de Faturas via CMC7);
- Via arquivo retorno: para empresas que utilizam a Cobrança Eletrônica;
- Através do módulo Loja.
Após a baixa da fatura, independente de qual rotina foi utilizada, haverá opção para impressão de recibo e serão criados os lançamentos contábeis referente à fatura.
Através da rotina de baixa de faturas poderá ser efetuada a baixa individual total ou parcial. Na página inicial é necessário informar o número da fatura a ser quitada.
PESQUISA DE FATURA
Para casos em que o número da fatura é desconhecido será possível pesquisa-la, conforme abaixo:
Pesquisa de faturas
A pesquisa poderá ser realizada utilizando os seguintes filtros:
- Faixa de faturas: permite buscar por uma faixa de números correspondentes as faturas, por exemplo: de 1 a 100;
- Vencimento entre: permite buscar as faturas conforme a data de vencimento;
- Empresa: permite selecionar as empresas em que a fatura pode ter sido gerada;
- Cliente/Fornecedor: apresenta as faturas geradas para um determinado cliente/fornecedor;
- Classe: permite buscar as faturas conforme a classe associada ao cadastro do cliente no CRM;
- Portador(es): permite listar as faturas conforme os portadores informados;
- Status: permite selecionar o status da fatura: em aberto, pago ou compensado;
- Conta fluxo de caixa: filtra pelas contas cadastradas;
- Forma de pagamento: busca pelo meio de pagamento utilizado na fatura;
- Plano(s) de pagamento: busca por todos os planos de pagamentos vinculados às formas de pagamento utilizadas nas faturas.
- Série: busca pela série utilizada na fatura;
- Nosso número/cheque: apresenta as faturas com um número de cheque cadastrado;
- Documento (NF): busca as faturas pelo número de nota fiscal informado.
Ao selecionar uma ou mais formas de pagamento, o relatório trará todos os planos vinculados à elas. Para identificar o plano de pagamento que originou a fatura, basta marcar o filtro "Mostrar plano de pagamento que originou a fatura", desta forma será exibida a coluna "Plano de Pagamento" no relatório. Caso não seja selecionada nenhuma forma de pagamento, então serão apresentados todos os planos de pagamento.
Caso o usuário tenha conhecimento do código da fatura a ser baixada, basta informar seu número no campo "Número da fatura" e prosseguir.
Baixa de faturas
Se o cliente tiver faturas em aberto com vencimento anterior à fatura que está sendo baixada, o sistema mostrará uma mensagem de advertência.
Mensagem de advertência
LISTAGEM DE FATURAS ATRAVÉS DA PESQUISA
Após realizar a pesquisa, alguns dados fixos serão apresentados: Data de Emissão, Fatura/Empresa, NF/Série, Parcela, Vencimento, Valor Fatura, Cliente/Fornecedor e Plano de Pagamento. A data da baixa o sistema sugere, mas pode ser modificada pelo usuário.
Resultado da pesquisa
Nota
A coluna "NF/Série" possui um link e ao acessá-lo é apresentado o documento interno da nota fiscal emitida.
Como faturas em outras moedas podem ser recebidas no sistema, o índice de conversão para reais da moeda será sugerido de acordo com o valor que está cadastrado na cotação, mas o usuário poderá alterar. Através deste índice o sistema irá converter o valor da fatura, pois a baixa é realizada sempre em reais.
Índice
Ao selecionar uma ou mais faturas para a realização da baixa e prosseguir, serão apresentadas as informações referente a Juros, Desconto, Custo Protesto, Multa e Valor Pago.
Desconto e juros
O cálculo de juros e desconto é efetuado somente para faturas que tenham a forma de pagamento Crediário (4) e eles influenciam diretamente no valor pago sugerido pelo sistema.
- Desconto:o sistema calcula multiplicando o valor da fatura pelos dias de antecedência e pelo valor do desconto diário informado nos Parâmetros Globais do Financeiro. Se o valor de desconto calculado para a fatura ultrapassar o estabelecido, o que foi configurado nos parâmetros que será sugerido pelo sistema.
- Juros: o sistema calcula considerando os dias de atraso, a taxa de juros diária em % informada nos Parâmetros Globais do Financeiro juntamente com o tipo de juros escolhido pelo usuário: simples ou composto.
Configurações de juros
Nota
Nos casos onde há devolução de cheque também é possível calcular juros, isto é, o sistema também poderá calcular juros para faturas do tipo "cheque à prazo" ou "cheque à vista". Para isso, se faz necessário selecionar o status das faturas utilizado para cheque devolvido no campo "Cheque à Vista / Prazo" do parâmetro global "Status da Fatura para cobrança de Juros" (Menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Financeiro). Nesse campo somente serão listados os status que possuírem o tipo de documento configurado como Chq.Vista (2) e/ou Chq.Prazo (3). Então na baixa se o status da fatura for o mesmo do configurado no parâmetro, o sistema calculará automaticamente juros. Para não calcular juros nessa situação, basta deixar o parâmetro global configurado com a opção "Nenhum". Mais informações sobre status de fatura vide item "Status" nesse manual.
Há dois fatores que influenciam diretamente no cálculo dos juros: Carência e Compensação.
É possível utilizar a carência para cobrança de juros nas faturas vencidas. Para isso, é necessário informar a quantidade de dias, em: Parâmetros Globais -> Financeiro, item "Dias de carência para juros". Assim, será possível determinar a quantidade de dias de carência antes da cobrança de juros nas faturas vencidas.
Exemplo: Carência configurada como 2 dias.
Situação A:
Data atual: 15/08/2007
Data de Vencimento: 13/08/2007
Qtde de dias de atraso: 2 dias.
→ Como a carência é de 2 dias, não será calculado juros se a baixa for hoje.
Situação B:
Data atual: 15/08/2007
Data de Vencimento: 12/08/2007
Qtde de dias de atraso: 3 dias.
→ Como a carência é de 2 dias, será calculado juros normalmente se a baixa for hoje, isto é, juros pelos três dias de atraso. A carência somente determina uma quantidade de dias após o vencimento da fatura que não será calculado juros, mas não reduz a quantidade de dias de atraso para o cálculo de juros, como acontece com a compensação.
É possível configurar uma quantidade de dias para compensação para cobrança de juros nas faturas vencidas.
Compensação representa a quantidade de dias que após o vencimento da fatura a receber não será calculado juros, pois é o tempo necessário para a compensação do cheque. Um exemplo disso, é o pagamento de uma fatura pelo cliente no dia do vencimento, mas o banco deposita (compensa o cheque) na conta da empresa em até dois dias após o vencimento. Então este período não pode ser cobrado como juros do cliente. No sistema, representa a quantidade de dias que será descontado dos dias de atraso para o cálculo de Juros:
Exemplo: Compensação D+2.
Situação A:
Data atual: 15/08/2007
Data de Vencimento: 12/08/2007
Qtde de dias de atraso: 3 dias.
→ Como a compensação é D+2:
Qtde de dias de atraso – compensação: 3 – 2 = 1
Desta forma será calculado juros sobre 1 dia de atraso.
Para saber a compensação da fatura: Deve-se verificar a conta fluxo da fatura (Rotina de Alteração de Faturas) e no plano de contas, verificar qual cobrança eletrônica está associada.
Saldo da conta
Neste exemplo a conta fluxo da fatura é "28-Bradesco" e a Configuração de Cobrança associada é a "Bradesco (088775-7)", assim, é possível acessar esta configuração de cobrança (Menu Adm/Financeiro -> Contas a Receber -> Cobrança Eletrônica -> Configurar) e verificar a compensação que será aplicada na baixa da fatura.
Compensação
Nas rotinas de baixa de faturas a receber (Baixa individual, Baixa em lote e Recebimento de faturas) também é possível considerar um valor de multa sobre a fatura que estiver em atraso. Para habilitar este recurso:
1 - Deverá ser informado um percentual de multa em Parâmetros Globais - Financeiro - Campo "Percentual multa %".
Observações: O percentual é calculado sobre o valor da fatura e o resultado será sugerido no campo "Multa (R$)" quando a fatura estiver em atraso; a multa não é diária, ou seja, não é incrementada a cada dia de atraso e este percentual pode ser configurado um valor diferente para cada empresa. O cálculo de Multa é efetuado para toda a forma de pagamento, isto é, não somente para faturas que tenham a forma de pagamento Crediário (4).
2 - Em Empresa -> Parâmetros Globais -> Financeiro no campo "Dias de carência para multa" poderá ser informado um número de dias de carência para cobrança de multa de faturas atrasadas. Se não for informado nenhum valor, o sistema vai considerar o valor 0 para o número de dias. A carência para cobrança de multa funciona da mesma forma que a carência para cobrança de juros, ou seja, indica após quantos dias, a contar da data de vencimento da fatura, o valor da multa vai ser cobrado.
Exemplo: Carência configurada como 5 dias.
Situação A:
Data atual: 20/04/2010
Data de Vencimento: 15/04/2010
Quantidade de dias de atraso: 5 dias.
→ Como a carência é de 5 dias, não será cobrada multa se a baixa for feita na data atual (20/04/2010).
Situação B:
Data atual: 21/04/2010
Data de Vencimento: 15/04/2010
Quantidade de dias de atraso: 6 dias.
→ Como a carência é de 5 dias e a quantidade de dias de atraso é maior que 5, será cobrada multa normalmente se a baixa for feita na data atual, isto é, será somado ao valor da fatura o percentual de multa configurado em Parâmetros Globais –> Financeiro no campo "Percentual multa %".
3 - Deverá ser configurada a operação padrão para o recebimento do valor da multa: Multa sobre faturas a receber (999).
4 - Em permissões de usuário - Financeiro Contas a Receber - Quadro "Não alterar na Baixa de Faturas" - Campo "Valor Multa", poderá ser informado se o usuário terá a permissão de alterar ou não o valor da multa nas rotinas de baixa de faturas.
No campo "Protesto (R$)", será possível informar o custo do protesto referente a fatura vencida, o valor informado será somado no campo Valor Pago da fatura. Para utilizar este recurso, é necessário primeiramente configurar a operação padrão do grupo "Financeiro" item "Protesto sobre faturas a receber", não é recomendada a alteração sem auxílio do Suporte Técnico Linx.
Quando a fatura a ser recebida for originada de uma baixa parcial, será exibido um ícone com a descrição "Fatura Origem", assim, basta passar com o mouse para que sejam mostrados os dados da fatura de origem: código, data de emissão, data de vencimento, data de pagamento e valor pago.
Dados da fatura de origem
Quando a fatura a ser recebida for originada de um cheque a prazo com juros e multa antecipados pela rotina de Recebimento de Faturas pelo Frente de Loja, será exibido um ícone ao lado da calculadora, com a descrição "Este é um cheque a prazo com juros e multa antecipados", assim, basta clicar em cima da figura para obter mais informações. (Mais informações vide Manual Frente de Loja, item Recebimento de Faturas, explicações sobre valor de juros e multa antecipados).
Neste caso os valores de juros e multa não serão recalculados na Baixa da Fatura, pois são valores acordados e informados na geração do cheque, mas, poderão ser alterados pelo usuário, caso necessário. A compensação e a carência já foram consideradas na geração do cheque, por isso, não serão consideradas novamente na baixa.
Juros e multa antecipados
Ao alterar o campo "Valor Pago (R$)" para um valor inferior ao total da fatura será exibido um alerta para informar sobre a baixa parcial.
Mensagem de alerta
Ao clicar em "OK" será exibido o grupo Baixa Parcial, no qual será possível conferir o valor restante, informar a nova data de vencimento e incluir uma observação. Ao realizar uma baixa parcial será gerada uma nova fatura com o valor restante da anterior. Além disso, será possível informar um valor de juros para a nova fatura que será gerada, através do campo "Juros em R$". Este recurso somente estará disponível se o parâmetro "Juros/Multa na nova fatura" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > Grupo Baixa Parcial de Faturas.
Grupo Baixa Parcial
Os dados para o lançamento na contabilidade deverão ser informados: histórico, conta débito e conta crédito. Um complemento para o histórico também poderá ser informado. Se a fatura for paga com cheque o usuário deverá inserir o número do cheque no campo "Documento/Cheque" e marcar se o lançamento é efetivado.
O nosso número traz o número do cheque da fatura (se a forma de pagamento da fatura quando cadastrada foi cheque) e o sistema sugere a data para lançamento na conta, podendo ser alterado pelo usuário.
O portador e o novo status para a fatura também poderão ser informados na baixa.
Alteração de fatura
Na página seguinte é possível utilizar cheque de terceiro para efetuar o pagamento e o usuário deverá confirmar a baixa e o rateio. Quando o tipo de rateio for "variável" os valores para cada centro de custo poderão ser alterados nesta tela.
Baixa de fatura com rateio
Caso a fatura a ser baixada seja originada de uma nota fiscal cujo o plano de pagamento foi "Crediário" será apresentada a opção "Usar crédito de terceiros como parte do pagamento" onde será apresentado o saldo dos créditos disponíveis e poderá ser informado o valor de créditos a descontar para realizar o pagamento da fatura..
Créditos
Na última página poderá ser impresso o comprovante de pagamento (recibo).
Impressão de comprovante de pagamento, impressora fiscal, impressora matricial, etiqueta de lançamento contábil
Ao finalizar uma baixa de faturas parcial, na última tela da rotina será exibido o código da nova fatura gerada.
Código da nova fatura
Dica
- A baixa de faturas é controlada pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Baixa de faturas").
- A alteração dos dados da fatura na baixa pode ser totalmente controlada por usuário, ou seja, nas permissões de cada usuário é possível configurar campos que o mesmo não poderá alterar. Esta configuração pode ser realizada no grupo Financeiro – Contas a Receber, no subgrupo Não alterar na baixa de faturas.
- No ERP existe o recurso de bloqueio de portador, ou seja, é possível bloquear portadores nas permissões de usuário, para que, as faturas que tenham portadores bloqueados não possam ser alteradas e não possam ser baixadas. Este bloqueio pode ser realizado no grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro – Contas a Receber, permissão "Portadores bloqueados".
Depósitos não Identificados
Ao lado do número da fatura/empresa é exibido o link que abre uma janela pop-up listando os lançamentos de depósitos não identificados.
Caso o usuário selecione um lançamento da listagem o mesmo será cancelado. Esta operação deve ser realizada quando a fatura a ser baixada refere-se ao lançamento de depósito não identificado, então, o mesmo precisa ser anulado porque será feito um novo lançamento na baixa da fatura.
Lançamento de depósitos não identificados
Nota
- É possível efetuar a baixar de fatura, utilizando um lançamento de depósitos não identificados, com valor maior do que o valor da fatura. E será gerado um novo lançamento de depósitos não identificados com o valor restante, para que possa ser utilizado em outras baixas.
- Será possível também, baixar uma fatura, que contém valor maior do que o valor do lançamento de depósitos não identificados. O sistema irá tratar da mesma forma que é realizado na baixa parcial de faturas, ou seja, será criada uma nova fatura com o valor restante, com os dados da fatura de origem.
- Como faturas em outras moedas podem ser recebidas no sistema, o índice de conversão para reais da moeda será sugerido de acordo com o valor que está cadastrado na cotação, mas o usuário poderá alterar. Através deste índice o sistema irá converter o valor da fatura, pois a baixa é realizada sempre em reais.
Dica
Os lançamentos de depósitos não identificados podem ser efetuados nas rotinas de lançamentos contábeis (Mais informações sobre lançamentos contábeis vide Manual Contabilidade) e a conta para classificá-los deve ser previamente configurada em Parâmetros Globais -> Financeiro -> Campo "Conta para depósito não identificado".
Baixa de faturas
BAIXA DE FATURAS DE SERVIÇOS
Ao realizar a baixa individual ou em lote (selecionar mais de uma fatura) de faturas de serviço, o sistema realizará da seguinte forma a contabilização de CSRF e IRRF:
Supondo uma venda cujo valor da nota é de R$1.000,00 em que os valores dos impostos são:
IRRF: 20,00
CSRF: 46,50 (PIS: 6,50; COFINS: 30,00; CSLL: 10,00).
Esta nota foi paga na seguinte proporção: 250,00 no dinheiro (a contabilização do CSRF e IRRF referente a este plano já foi realizada na emissão) e 750,00 no cartão de crédito em 5 parcelas de R$ 140,02 (já deduzido os impostos, supondo que os únicos impostos são IRRF e CSRF). Logo deveríamos realizar o seguinte cálculo para realizar o lançamento contábil do imposto na baixa da fatura:
Valor do lançamento contábil do imposto = (Valor da Fatura / (Total da Nota – Total das retenções) * valor do imposto
Valor do lançamento contábil do IRRF= (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 20,00 = 3,00
Imposto | Valor | CD | Conta |
IRRF
| 3,00 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de IRRF (118) |
3,00 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil do PIS = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 6,50 = 0,97
Imposto | Valor | CD | Conta |
PIS
| 0,97 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de PIS (122) |
0,97 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil da COFINS = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 30,00 = 4,50
Imposto | Valor | CD | Conta |
COFINS
| 4,50 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de COFINS (120) |
4,50 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
Valor do lançamento contábil da CSLL = (140,02/(1000,00 - 66,50)) * 10,00 = 1,50
Imposto | Valor | CD | Conta |
CSLL
| 1,50 | Débito | Conta débito da operação padrão Retenção de CSLL (121) |
1,50 | Crédito | Conta débito da operação padrão do plano de pagamento cartão |
A baixa de faturas em lote ocorre após a pesquisa realizada através dos filtros abaixo:
- Faixa de Faturas: permite buscar pela faixa de fatura, digitando os primeiros e últimos números;
- Vencimento entre: permite buscar faturas por data inicial e final;
- Empresa: permite selecionar uma empresa;
- Cliente/Fornecedor: permite buscar faturas por cliente/fornecedor;
- Portador(es): permite buscar por um portador;
- Status: permite buscar faturas por seu status;
- Conta Fluxo de Caixa: permite buscar faturas por sua conta fluxo de caixa;
- Forma de pagamento: permite buscar faturas por sua forma de pagamento;
- Planos de Pagamento: deve ser informado o plano de pagamento;
- Série: permite buscar faturas por sua série;
- Nosso número/cheque: permite buscar faturas por número de cheque;
- Documento (NF): permite buscar faturas pelo número da nota fiscal.
Grupo de filtros para utilizar caso não saiba o número da fatura
Ao clicar em "Pesquisar", o sistema apresentará todas as faturas que se encaixam nos filtros configurados. Por padrão algumas informações exibidas serão fixas:
- Emissão;
- Fatura/Emp;
- NF/ Série;
- Parcela;
- Vencimento;
- Valor Fatura;
- Cliente/Fornecedor;
- Plano de Pagamento.
Listagem
Depois de selecionada as faturas desejadas, o usuário deve clicar no botão "Baixar Faturas Selecionadas" e será direcionado para a página Faturas marcadas para baixa onde o usuário poderá informar os seguintes dados:
Faturas marcadas para baixa
- Nosso Número;
- Juros (R$);
- Desconto (R$);
- Custo Protesto (R$);
- Multa (R$);
- Vlr. Pago (R$);
Ao prosseguir o usuário será direcionado para a integração com o caixa, onde verá informar a contra débito, ou seja, a conta que irá receber o dinheiro e as datas de baixa e do lançamento na conta e o número do cheque, se necessário.
Integração com caixa
Ao prosseguir será confirmada a baixa e serão apresentadas algumas informações complementares, como Imprimir Borderô, Imprimir Cheque e Imprimir Cópia do Cheque.
Confirmação de baixa
Impressão do Borderô
Através do ícone (Clique aqui para imprimir Borderô) serão apresentadas as informações da fatura. O borderô é utilizado como uma forma de consulta dos dados de pagamento das faturas baixadas, ao acessá-lo será possível gerar um arquivo em Excel das informações apresentadas.
Borderô
Borderô em Excel
Estornar Faturas - Contas a Receber
Estornar uma fatura é cancelar o valor pago e corrigir os lançamentos da contabilidade realizados na baixa.
Para realizar este procedimento basta informar o número da fatura, um motivo do estorno e a data do estorno para lançamento na contabilidade. O status da fatura também poderá ser alterado neste momento.
Estorno de fatura
Caso o usuário não saiba o número da fatura, poderá realizar a pesquisa abaixo, informando o cliente ou o nosso número.
Pesquisa de fatura
Após a confirmação, os dados do estorno e da fatura serão mostrados para conferência e confirmação da operação de estorno.
Conferência e confirmação de estorno
Dica
O estorno de faturas é controlado pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário tiver permissão para acesso (Grupo Financeiro – Contas a Receber, subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber, permissão "Estorno de Faturas").
Nota
Ao realizar o estorno de uma fatura que foi recebida em lote pelo módulo Frente de Loja, obrigatoriamente será necessário estornar todas as faturas pertencentes ao lote da fatura informada.
Fluxo de Caixa
O principal objetivo do Fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível da empresa para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos. Além disso o fluxo de caixa também possibilita o controle das contas a pagar e receber dentro de um determinado período.
Apesar do nome, o fluxo de caixa não deve ser considerado apenas referente ao dinheiro da empresa. Em sua elaboração, devem ser considerados também aqueles valores que estão na conta corrente e nas aplicações de curto prazo. Estes valores são considerados equivalentes de caixa devido à facilidade para conversão em dinheiro no caso de necessidade de utilização.
O fluxo de caixa é fundamental para a gestão de uma empresa, pois permite identificar de forma precisa quais serão os valores que deverão ser pagos para cumprir com as obrigações, quais os valores serão recebidos e no fim das contas saber qual será a diferença entre aquilo que será recebido e aquilo que será pago, ou seja, qual será o saldo.
Permissão de Usuário
- A permissão de usuário "Previsão de fluxo de caixa" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Grupo "Tesouraria" > Subgrupo "Permissões Gerais para o Grupo Tesouraria" deve estar marcada.
Para gerar o relatório Fluxo de Caixa é necessário acessar Financeiro > Fluxo de Caixa, e definir os seguintes filtros:
Filtros
- Empresas: devem ser selecionadas uma ou mais empresas. Por padrão estará selecionada a empresa logada;
- Período: deve ser informado se o período demonstrado no relatório deve ser diário ou mensal.
- Diário: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por dia do período selecionado;
- Mensal: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por mês do período selecionado;
- Data Inicial: deve ser informado dia, mês e ano inicial para a busca;
- Data final: deve ser informado dia, mês e ano final para a busca;
- Contas: devem ser selecionadas uma ou mais contas para a geração do relatório, por padrão, todas serão apresentadas como selecionadas. Somente serão exibidas contas analíticas classificadas como Conta Fluxo;
- Tipo de Fluxo: deve ser selecionado o tipo de fluxo de caixa que o relatório apresentará.
- Previsto: demonstra os valores de fluxo de caixa previsto, ou seja, os valores de faturas em aberto com vencimento no período selecionado;
- Realizado: demonstra os valores de fluxo de caixa realizado, ou seja, os valores de faturas baixadas no período selecionado;
- Previsto x Realizado: realiza um comparativo referente aos valores previstos e realizados;
- Visão: deve ser selecionada a forma de exibição do relatório.
- Vertical: apresenta o relatório na vertical;
- Horizontal: apresenta o relatório na horizontal;
- Considerar:
- Previsões de despesas não compensadas: quando marcado o relatório listará as despesas com data de vencimento dentro do período informado e que estão cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas. Esta opção somente estará disponível para as visões "Previsto" e "Previsto x Realizado";
- Transferências: quando marcado o relatório considerará as transferências entre contas do período informado. Esta opção somente estará disponível para as visões "Realizado" e "Previsto x Realizado";
- Utilizar previsão para dinheiro e débito: quando marcado habilita o campo "Porcentagem de Projeção", após informar a porcentagem os campos "Dinheiro" e "Cartão" passarão a apresentar valores relativos aos recebimentos considerando o percentual de projeção;
- Porcentagem de Projeção: deve ser informado o percentual de projeção desejado referente aos valores de dinheiro e débito, ou seja, caso seja informado "10" o relatório apresentará o valor de dinheiro e débito do mesmo período do ano anterior com adicional de 10%, para informar percentuais negativos basta adicionar o sinal de menos (-) antes da porcentagem desejada.
- Previsões de despesas não compensadas: quando marcado o relatório listará as despesas com data de vencimento dentro do período informado e que estão cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas. Esta opção somente estará disponível para as visões "Previsto" e "Previsto x Realizado";
Conciliador Bancário
A conciliação bancária consiste na comparação do saldo de uma conta de movimento com uma informação externa (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise.
Permissão de Usuário
A permissão de usuário "Conciliador Bancário" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Tesouraria deve estar marcada.
Obs.: ao marcar a permissão de usuário citada acima, o usuário terá acesso a toda a rotina de conciliação bancária, ou seja, através do conciliador o usuário poderá acessar o plano de contas, lançamento e baixa de faturas a receber e a pagar. Vale lembrar que cada uma dessas funcionalidades possuem suas próprias permissões, desta forma, se o usuário tiver apenas a permissão do conciliador, não poderá acessar essas funcionalidades individualmente.
Ao acessar o Conciliador Bancário, em Financeiro > Conciliador Bancário, serão apresentadas as contas configuradas como "Bancárias" no plano de contas.
Conciliador bancário
No cabeçalho do conciliador bancário será possível realizar algumas ações, tais como: Seleção de Empresa, Upload de Extrato Bancário, Acessar Plano de Contas e Acessar Cadastro de Regras. Além disso, a listagem das contas bancárias permite: Acessar Conciliação, Acessar Relatório de Extrato Bancário e Editar Conta Contábil.
Cabeçalho
A seleção de empresa pode ser realizada para que a listagem apresente as contas bancárias de uma ou várias empresas. As empresas exibidas neste campo serão apenas as que o usuário tem permissão, e por padrão, estará selecionada a empresa logada.
Seleção de Empresas
Para conceder ou retirar a permissão do usuário em alguma empresa é necessário acessar Empresa > Segurança > Configurar usuário > Listar > Alteração dos dados cadastrais.
Para realizar o upload do extrato bancário é necessário selecionar o arquivo que deve estar salvo no computador. O sistema apresentará a logo do banco e as contas contábeis que não estão vinculadas a conta corrente do banco, o usuário deve selecionar a conta contábil desejada e clicar em "Salvar".
Upload de arquivo
Após importar o arquivo será apresentada a página do conciliador bancário.
Como Obter o Extrato Bancário
Para realizar o download do extrato bancário é necessário acessar a conta corrente (via Internet Banking) e realizar o download no formato "OFX".
Conciliação Automática
Após o upload do arquivo OFX, o sistema tentará realizar conciliações automáticas caso encontre lançamentos (Faturas e Transferências) correspondentes aos lançamentos verificados no extrato bancário.
Regras para a Conciliação Automática
O sistema realizará uma busca no Microvix ERP para encontrar faturas/lançamentos correspondentes aos lançamentos do extrato, considerando as seguintes regras:
- Faturas em aberto: valor da fatura e data do vencimento igual ao valor do extrato;
- Faturas baixadas: valor pago e data pagamento igual ao valor do extrato;
- Lançamentos (transferências): data de emissão e valor igual ao do extrato.
Caso não encontre nenhuma fatura/transferência baseada na primeira regra para a conciliação automática, o sistema tentará aplicar as regras criadas pelo usuário (se houver, para mais informações clique aqui), para o lançamento em questão. Além disso, caso não seja encontrada fatura/lançamento baseada na primeira regra e não exista regra e/ou não se enquadrou em nenhuma regra do segundo item, o sistema buscará faturas/transferências para listar como sugestão.
Sugestões
Caso o conciliador não consiga conciliar nenhuma fatura/transferência baseado-se nas regras acima, ele irá sugerir faturas/transferências que se assemelham ao lançamento bancário. O usuário poderá selecionar a sugestão e concilia-la manualmente com o extrato. Regras para as sugestões:
- Faturas em aberto: valor do extrato deve estar entre valor da fatura com uma diferença de + ou - 0,10 centavos e a data do extrato deve estar entre data vencimento com uma diferença de + ou - dias;
- Faturas baixadas: valor do extrato deve estar entre valor pago + 0,10 centavos e valor da fatura - 0,10 centavos e a data do extrato deve estar entre a data da baixa com uma diferença de + ou - dias;
- Lançamentos (transferências): data de emissão e valor igual ao do extrato.
Observações Gerais:
Conciliação Automática:
Para conciliação automática deve existir apenas um lançamento do sistema idêntico ao lançamento do extrato, caso existam duas faturas/lançamentos a conciliação automática não será realizada (serão exibidas como sugestão). Caso a fatura esteja em aberto e a conciliação automática aconteça, será efetuada a baixa automática da fatura. Além disso, para conciliação automática não deve existir dois lançamentos (fatura e transferência) com o mesmo valor.
Conciliação por Sugestão:
Caso o usuário selecione uma sugestão cuja fatura esteja baixada e possua a data da baixa e/ou o valor pago divergente, será realizado o estorno da baixa e baixada novamente com a data e o valor pago de acordo com o extrato.
Após importar o arquivo, o sistema realizará a conciliação automática (para mais informações vide item "Upload de Extrato Bancário") e em seguida apresentará a página de conciliação que é dividida em quatro partes: Cabeçalho, Lançamentos Importados, Sugestão de Conciliação / Lançamentos Conciliados e Rodapé.
Página de Conciliação
Cabeçalho
O cabeçalho apresenta:
Cabeçalho
- Logo do banco: a logo será apresentada conforme extrato;
- Nomenclatura da conta bancária utilizada e número da conta corrente;
- Saldo da conta: saldo da conta contábil;
- Último Lançamento Importado: data do último lançamento importado;
- Conciliado: apresenta a porcentagem conciliada, tomando como base o total de lançamentos do extrato;
- Período: será apresentada a data que consta no extrato importado, podendo ser alterado manualmente.
Caso seja informado um período, no cabeçalho, que não possui extrato será apresentado o seguinte alerta:
Sem extrato para o período
Lançamentos Importados
O grupo apresenta as seguintes informações referente aos lançamentos do extrato:
Lançamentos Importados
- Data: data do lançamento no extrato;
- Lançamento: descrição do lançamento;
- Situação: se a fatura está conciliada ou não, além disso, em algumas situações exibe um ícone informando que a fatura tem sugestão de conciliação.
Sugestão de conciliação / Lançamentos Conciliados
Quando não possuir sugestão de conciliação o sistema apresentará três alternativas ao usuário: Novo Lançamento, Buscar Lançamento e Excluir.
Listagem de Sugestões
As faturas listadas para sugestões de conciliação manual seguem as regras:
Lançamento aproximado pelo valor encontrado: serão sugeridas faturas com diferença de até 10% do valor do extrato, mas aproximando o valor em 10% para mais ou para menos
Lançamento aproximado pela data encontrada: serão sugeridas faturas com diferença de até 3 dias da data da baixa (no caso de faturas baixadas) ou da data de vencimento (no caso de faturas em aberto ou transferência), ou seja, Data + ou - 3 dias.
Na sugestão de conciliação serão apresentadas as seguintes colunas:
Sugestão de conciliação
- Data: será apresentada a data da baixa, quando a fatura estiver baixada e a data de vencimento, quando a fatura estiver em aberto;
- Fat/lanç: será apresentado o número da fatura;
- Valor: será apresentado o valor da fatura;
- Cliente/Fornec: será apresentado o cliente ou fornecedor da fatura, no caso de transferências esta informação não será apresentada;
- Info: ao selecionar esta opção serão apresentadas mais informações sobre este lançamento:
- Tipo: se o lançamento em questão é fatura ou transferência;
Status: será apresentado o status da fatura, que pode ser baixada ou em aberto. No caso de transferência esta informação não será apresentada;
Data Emissão: será apresentada a data de emissão da fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;
Nr. Doc.: será apresentado o número da nota fiscal que originou a fatura. No caso de transferência esta informação não será apresentada;
- Empresa: será apresentada a empresa em que foi realizado o lançamento.
Caso o extrato importado tenha lançamentos dentro do período de proteção contábil, mesmo que o Microvix possua uma fatura correspondente ao lançamento, não haverá conciliação e será apresentado um alerta ao usuário. Neste caso deverá ser gerada uma nova fatura ou o usuário terá que realizar a alteração da data de proteção.
Alerta de proteção de lançamento contábil
Ao realizar a baixa de faturas através do conciliador bancário, o sistema utiliza a data do extrato como a data da baixa, sendo assim, se a data de lançamento da fatura for superior, será apresentado um erro.
Data da baixa inferior a data do lançamento
Rodapé
O rodapé disponibiliza algumas ações que auxiliarão na conciliação, como: Conciliar, Desconciliar, Nova Fatura a Pagar, Nova Fatura a Receber, Nova Transferência, Buscar Lançamento e Excluir.
Rodapé
Esta opção estará disponível apenas quando forem listadas sugestões de conciliação.
Conciliar
Sendo assim, ao selecionar a fatura que deve ser conciliada e selecionar esta opção ocorrerá a conciliação manual. Lembrando que a sugestão de conciliação segue as seguintes regras:
Lançamento aproximado pelo valor encontrado: serão sugeridas faturas com diferença de até 10% do valor do extrato, mas aproximando o valor em 10% para mais ou para menos
Lançamento aproximado pela data encontrada: serão sugeridas faturas com diferença de até 3 dias da data da baixa (no caso de faturas baixadas) ou da data de vencimento (no caso de faturas em aberto ou transferência), ou seja, Data + ou - 3 dias.
Para faturas com status "Faturadas"
- Se a fatura possuir diferença de valor o conciliador estorna a baixa e seu lançamento contábil, e realiza uma nova baixa e lançamento contábil com o valor apresentado no extrato.
- Se a fatura possuir diferença de dias o conciliador altera a data de vencimento para a apresentada no extrato.
Para faturas com status "Em Aberto"
- Se a fatura possuir diferença de valor o conciliador altera e realiza a baixa, essa diferença é apresentada nos relatórios que listam faturas como juros ou desconto, mas o lançamento contábil realizado é com o valor do extrato.
- Se a fatura possuir diferença de dias o conciliador altera a data da baixa para a apresentada no extrato.
Nota
No momento do lançamento de fatura, se na pesquisa for informado um cadastro que esteja configurado como "Transportador" no CRM, será listado para gerar a fatura.
Dica
É possível realizar a conciliação de mais de um lançamento do mesmo dia, basta pressionar a tecla Ctrl e selecionar nos lançamentos desejados. Após a seleção, ao lado direito, será exibido o valor total dos lançamentos e as ações disponíveis.
Múltiplos lançamentos selecionados
Com a seleção, caso tenha valor negativo, será habilitada a opção "Nova Fatura a Pagar". Se ficar tudo positivo, será habilitada a opção "Nova Fatura a Receber". Após realizar a conciliação, será possível visualizar os lançamentos conforme a legenda.
Legendas dos lançamentos
Ao selecionar um lançamento que tenha sido conciliado em conjunto, será exibida uma legenda em cinza indicando todos os outros lançamentos da mesma conciliação.
Legenda da conciliação múltipla
Para os lançamentos conciliados, esta opção permitirá efetuar o desvínculo através do botão "Desconciliar".
Desconciliar
Executando a Rotina
Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no rodapé da página.
Desconciliar lançamento
Ao selecionar a opção "Desconciliar" será necessário confirmar a operação na mensagem exibida.
- Não permitir mais conciliação automática para este lançamento: marcando esta opção, antes de confirmar a operação, será desabilitada a conciliação automática dos mesmos lançamentos cuja a desconciliação já foi realizada ao selecionar o período de busca de extrato;
Confirmar desconciliação
Impactos da Desconciliação
As conciliações ocasionarão um lançamento contábil e somente poderão ser desconciliadas desde que não estejam dentro do período de proteção contábil (disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade, item "Proteção de lançamentos contábeis).
As faturas baixadas através do ERP e conciliadas no Conciliador Bancário, ao serem desconciliadas por algum motivo não sofrerão alterações. No entanto, ao efetuar a baixa de uma fatura através do Conciliador Bancário, conciliá-la e depois desconciliá-la, a fatura voltará para o status "em aberto" e será realizado um lançamento de estorno. Além disso, faturas conciliadas com alteração de data ou valor, quando desconciliadas retornam ao status inicial.
Para transferências geradas no Conciliador Bancário, ao realizar a desconciliação, o lançamento contábil será excluído. Caso a operação faça parte de uma transação entre duas contas diferentes constantes no Conciliador, e em ambas, as transferências estejam conciliadas, ao realizar a desconciliação em uma delas o sistema exibirá um alerta solicitando que seja confirmada a ação.
Alerta
Ao selecionar a opção "Sim" a desconciliação ocorrerá nas duas contas e os lançamentos serão excluídos.
Regras exclusivas para estorno de faturas
As faturas conciliadas e baixadas através do conciliador somente poderão ser estornadas por usuários com a permissão "Conciliação Bancária", desta forma, o lançamento do extrato ficará com o status "Não conciliado" e o lançamento contábil também será desfeito. Sempre que uma fatura for estornada, para que ela volte ao status "Conciliada" será necessário acessar a rotina novamente e realizar o vínculo com o lançamento. Para faturas lançadas diretamente no Conciliador, ao efetuar a desconciliação, ela será excluída.
Para faturas conciliadas em lote não será possível realizar o estorno e o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Alerta
Regras exclusivas para exclusão de transferência
As transferências poderão ser excluídas livremente pelo usuário, desta forma, o lançamento correspondente será desconciliado e os lançamentos contábeis também serão deletados. Para tanto, o usuário deverá possuir a permissão "Conciliação Bancária".
Lançamentos Contábeis
Os lançamentos contábeis das faturas lançadas no conciliador ou transferências não poderão ser alterados, ao acessar as rotinas abaixo e tentar alterá-los ou excluí-los, será exibida uma mensagem de alerta.
- Adm/financeiro > Contabilidade > Lançamento Contábil > Alteração de Lançamento;
- Adm/financeiro > Contabilidade > Relatórios > Livro Razão;
- Adm/financeiro > Tesouraria > Transferência.
Alerta
O botão "Nova Transferência" será apresentado para lançamentos a pagar e a receber que não estejam conciliados.
Nova fatura a Receber
A tela de lançamento apresentará os seguintes campos:
Transferência
Data: apresentará a data importada do arquivo;
Valor: apresentará o valor importado do arquivo;
Histórico: deve ser informado um histórico contábil;
Conta de Saída: deve ser informada uma conta de saída. Este campo ficará desabilitado quando o lançamento do extrato for negativo;
Conta de Entrada: deve ser informada uma conta de entrada. Este campo ficará desabilitado quando o lançamento do extrato for positivo;
Centro de custo: deve ser informado um centro de custo. Este campo é obrigatório quando o lançamento do extrato for positivo;
Observação: permite inserir informações complementares.
Sempre que finalizada uma transferência será gerado um lançamento contábil com as contas selecionadas nos campos "Conta de Entrada" e "Conta de Saída".
Exemplo: Transferência entre contas do banco Bradesco para o banco Itaú com o valor de R$ 500,00 (Valor está saindo da conta que está sendo conciliada).
Transferência/ Lançamento contábil:
Saída: (conta crédito): Bradesco - 500,00
Entrada: (conta débito): Itaú - 500,00
O botão "Nova Fatura a Receber" somente será apresentado ao selecionar um lançamento a receber que esteja desconciliado.
Nova fatura a Receber
A tela de lançamento apresentará os seguintes campos:
Fatura a Receber
Data: apresentará a data importada do arquivo;
Valor: apresentará o valor importado do arquivo;
Cliente: deve ser informado o cliente da fatura;
- Observação: permite inserir informações complementares;
- Categoria: deve ser informada uma categoria financeira. Caso a categoria desejada não esteja previamente cadastrada, ao digitar uma nomenclatura será exibido um link de cadastro;
- Empresa: devem ser informadas as empresas nas quais devem ser realizados os lançamentos, por padrão, será apresentada a empresa logada;
- Documento: permite informar um número de nota fiscal, este dado é apenas de nível informativo;
- Série: permite informar uma série de nota fiscal, este dado é apenas de nível informativo;
- Histórico: deve ser informado um histórico contábil;
- Centro de Custo: deve ser informado o centro de custo;
- Conta Débito: deve ser preenchido com a conta débito;
- Conta Crédito: deve ser preenchido com a mesma conta contábil do banco e não será possível alteração.
Ao gerar a fatura, o sistema gera também os lançamentos contábeis correspondentes, baixa a fatura, gera os lançamentos contábeis da baixa e concilia automaticamente. Assim que gerada a fatura seu número passa a ser apresentado no quadro "Lançamentos Conciliados".
Rotinas Complementares
O relatório Faturas Recebidas é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório faturas recebidas
O relatório Faturas Lançadas é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório faturas lançadas
O relatório Extrato de Clientes é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório extrato de clientes
O relatório Faturas Excluídas é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador, ao realizar a desconciliação ela será excluída e passa a ser apresentada neste relatório. Para mais informações clique aqui.
O relatório Faturas do Contas a Receber é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório faturas do contas a receber
O relatório Previsão de Fluxo Caixa é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Receber > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador esses valores passam a ser apresentados neste relatório, ao realizar a desconciliação ela será excluída e seus valores não são mais exibidos. Para mais informações clique aqui.
O botão "Nova Fatura a Pagar" somente será apresentado ao selecionar um lançamento a pagar que esteja desconciliado.
Nova fatura a pagar
A tela de lançamento apresentará os seguintes campos:
Fatura a Pagar
Data: apresentará a data importada do arquivo;
Valor: apresentará o valor importado do arquivo;
- Fornecedor: deve ser informado o fornecedor da fatura;
- Observação: permite inserir informações complementares;
- Categoria: deve ser informada uma categoria financeira. Caso a categoria desejada não esteja previamente cadastrada, ao digitar uma nomenclatura será exibido um link de cadastro;
- Empresa: devem ser informadas as empresas nas quais devem ser feitos os lançamentos. Por padrão, será apresentada a empresa logada;
- Documento: permite informar um número de nota fiscal, este dado é apenas para nível informativo;
- Série: permite informar uma série de nota fiscal, este dado é apenas para nível informativo;
- Histórico: deve ser informado um histórico contábil;
- Centro de Custo: deve ser informado o centro de custo;
- Conta Débito: deve ser preenchido com a conta débito;
- Conta Crédito: deve ser preenchido com a mesma conta contábil do banco e não será possível alteração.
Ao gerar a fatura, o sistema gera também os lançamentos contábeis correspondentes, baixa a fatura, gera os lançamentos contábeis da baixa e concilia automaticamente. Assim que gerada a fatura seu número passa a ser apresentado no quadro "Lançamentos Conciliados".
Nota
- Estas faturas no caso de desconciliação serão excluídas;
- Faturas lançadas pelo conciliador bancário utilizarão a forna de pagamento "Dinheiro".
Rotinas Complementares
O relatório Faturas do Contas a Receber é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório faturas pagas
O relatório de Faturas Lançadas é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório Faturas lançadas
O relatório Extrato de Fornecedor é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório extrato de fornecedores
O relatório Faturas Excluídas é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador, ao realizar a desconciliação ela será excluída e passará a ser apresentada neste relatório. Para mais informações clique aqui.
O relatório Faturas do Contas a Pagar é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário. Para mais informações clique aqui.
Relatório Faturas do contas a Pagar
O relatório Previsão de Fluxo Caixa é exibido em Adm. / Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios, e sempre que for gerada uma fatura no conciliador esses valores passam a ser apresentados neste relatório, ao realizar a desconciliação ela seerá excluída e seus valores não são mais exibidos. Para mais informações clique aqui.
O botão "Buscar Lançamento" será apresentado para lançamentos a pagar e a receber que não estejam conciliados. O sistema identifica se o lançamento do extrato selecionado é negativo ou positivo e assim acondiciona a busca.
Buscar Lançamento
Busca de Faturas pelo Tipo
Para a busca de faturas a pagar são disponibilizados os seguintes campos:
Pesquisa de faturas a pagar
- Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Faturas";
- Tipo Lançamento Fatura: deve ser informado o tipo "Faturas a Receber", esta opção somente estará disponível ao selecionar um lançamento positivo do extrato. O campo somente ficará visível quando o tipo "Faturas" for selecionado no campo de "Tipo Lançamento";
- Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;
- Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;
- Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;
- Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;
- Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;
- Fornecedor: deve ser informado um fornecedor;
- Formas de Pagamento: deve ser informada uma ou mais formas de pagamento;
- Fatura/Documento: deve ser informado o número de fatura ou documento;
Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadram nos filtros, com as seguintes informações:
Listagem
- Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";
- Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";
- Fatura: será apresentado o número da fatura. Clicando sobre o ícone será exibida a informação das cores das faturas;
Cores das faturas
- Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de desconto;
- Juros: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de juros;
- Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;
- Fornecedor: será apresentado o fornecedor da fatura;
No lado diteiro da página serão apresentados apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:
- Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;
- Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;
- Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;
- Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));
- Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;
- Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.
Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal das fatura a conciliação pode ser realizada. Além disso, os dados das faturas conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".
Lançamentos conciliados
Para a busca de faturas a receber são disponibilizados os seguintes campos:
Pesquisa de faturas a receber
- Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Faturas";
- Tipo Lançamento Fatura: deve ser informado o tipo "Faturas a Receber", esta opção somente estará disponível ao selecionar um lançamento positivo do extrato. O campo somente ficará visível quando o tipo "Faturas" for selecionado no campo de "Tipo Lançamento";
- Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;
- Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;
- Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;
- Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;
- Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;
- Cliente: deve ser informado um cliente;
- Formas de Pagamento: deve ser informada uma ou mais formas de pagamento;
- Tipo Cartão: deve ser informado débito ou crédito;
- Fatura/Documento: deve ser informado o número de fatura ou documento;
Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:
Listagem
- Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";
- Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";
- Fatura: será apresentado o número da fatura. Clicando sobre o ícone será exibida a informação das cores das faturas;
Cores das faturas
- Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de desconto, caso não tenha;
- Juros: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de juros, caso não tenha;
- Taxa Adm. Cartão: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de taxa, caso não tenha;
- Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;
- Cliente: será apresentado o cliente da fatura;
No lado direito da página serão apresentados apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:
- Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;
- Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;
- Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;
- Taxa Adm. Cartão: será apresentada a taxa administrativa sobre a fatura;
- Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));
- Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;
- Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.
Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal das fatura a conciliação poderá ser realizada e os dados das faturas conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".
Lançamentos conciliados
Para a busca de faturas a pagar e a receber serão disponibilizados os seguintes campos:
Pesquisa de faturas a receber e a pagar
- Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Faturas";
- Tipo Lançamento Fatura: deve ser informado o tipo "Faturas a Receber", esta opção somente estará disponível ao selecionar um lançamento positivo do extrato. O campo somente ficará visível quando o tipo "Faturas" for selecionado no campo de "Tipo Lançamento";
- Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;
- Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;
- Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;
- Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;
- Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;
- Cliente/Fornecedor: deve ser informado um cliente/fornecedor;
- Formas de Pagamento: deve ser informada uma ou mais formas de pagamento;
- Tipo Cartão: deve ser informado débito ou crédito;
- Fatura/Documento: deve ser informado o número de fatura ou documento.
Nota
Caso a fatura tenha sido gerada com um cadastro que esteja configurado como "Transportador" no CRM, será possível realizar a busca pelo próprio transportador no campo "Cliente/Fornecedor".
Após informar os dados serão apresentadas as faturas que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:
Listagem
- Situação: será apresentado o status da fatura, podendo ser "Aberto" ou "Pago";
- Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";
- Fatura: será apresentado o número da fatura;
- Valor bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de desconto, caso não tenha;
- Juros: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de juros, caso não tenha;
- Taxa Adm. Cartão: quando selecionada a fatura o usuário poderá informar um valor de taxa, caso não tenha;
- Valor Líquido: será apresentado o valor da fatura com juros ou desconto;
- Cliente/Fornecedor: será apresentado o cliente da fatura;
No lado direito da página serão apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:
- Quantidade de Faturas: quantidade de faturas selecionadas;
- Valor Bruto: será apresentado o valor da fatura sem juros ou desconto;
- Desconto: será apresentado o desconto concedido sobre as faturas;
- Juros: será apresentado o juros concedidos sobre as faturas;
- Taxa Adm. Cartão: será apresentada a taxa administrativa sobre a fatura;
- Subtotal Faturas: será apresentado o subtotal de todas as faturas selecionadas, ou seja, é o ((valor bruto - desconto) + juros));
- Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;
- Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.
Nota
Ao selecionar as faturas, o campo de totalizador deve somar as faturas a receber e diminuir as faturas a pagar para compor o saldo desejado pelo usuário.
Para a busca de transferências são disponibilizados os seguintes campos:
Pesquisa de Transferência
- Tipo Lançamento: deve ser informado o tipo "Transferência" que estará disponível ao selecionar qualquer lançamento do extrato;
- Data inicial: deve ser informada uma data inicial para o período de busca;
- Data final: deve ser informada uma data final para o período de busca;
- Valor Mínimo: deve ser informado um valor mínimo para a busca;
- Valor máximo: deve ser informado um valor máximo para a busca;
- Empresa: deve ser informada uma ou mais empresas para a busca;
- Número Lançamento: deve ser informado o número de lançamento da transferência;
- Observação/Complemento: permite inserir informações complementares.
Após informar os dados serão apresentadas as transferências que se enquadrem nos filtros, com as seguintes informações:
Listagem
- Data: será apresentada a data do vencimento quando a fatura estiver "Em aberto" ou a data da baixa quando a fatura estiver "Baixada";
- Número Lanc.: será apresentado o número do lançamento;
- Valor: será apresentado o valor do lançamento;
- Observação: será apresentada a observação descrita na geração da transferência;
- Conta Saída: será apresentada a conta contábil da qual o dinheiro está saindo;
No lado direito da página serão apresentados os totais que compõem o valor total da fatura, como:
- Quantidade de Lançamentos: quantidade de faturas selecionadas;
- Valor Bruto: será apresentado o valor do lançamento;
- Desconto: este campo não será utilizado para transferências;
- Juros: este campo não será utilizado para transferências;
- Subtotal Lançamento: será apresentada a soma de todos os lançamentos selecionados;
- Valor Total Extrato: será exibido o valor presente no extrato para o lançamento em questão;
- Diferença: será apresentada a diferença entre o subtotal e o valor do extrato.
Quando não houver divergência de valores entre o extrato e o subtotal dos lançamentos a conciliação pode ser realizada e os dados dos lançamentos conciliadas poderão ser observados no quadro "Lançamentos Conciliados".
Lançamentos conciliados
O botão "Excluir" somente será apresentado quando os lançamentos do extrato bancário estiverem desconciliados.
Excluir
Qualquer lançamento desconciliado poderá ser excluído. Caso algum lançamento tenha sido excluído por engano, basta realizar o upload do arquivo que o lançamento passará a ser exibido novamente.
Transferência entre Contas
Esta rotina permite que o usuário tenha controle sobre as transferências realizadas entre contas.
- Data: deve ser informada a data desejada;
- Valor: deve ser informado o valor a ser transferido;
- Observação: permite inserir uma observação sobre a transferência, porém não é obrigatório;
- Histórico: deve ser informado um histórico;
- Conta de Saída: deve ser informada uma conta de saída;
- Conta de Entrada: deve ser informada uma conta de entrada;
- Centro de Custo: deve ser informado um centro de custo.
Transferência entre Contas
Ao realizar uma transferência uma mensagem de sucesso será exibida.
Mensagem de Sucesso
Será possível visualizar todas as transferências realizadas na Listagem de Transferências, abaixo dos campos de lançamentos. Através da coluna "Ações" será possível excluir ou alterar um lançamento.
Listagem de Transferências
Os lançamentos realizados poderão ser filtrados através do campo "Período", considerando o dia atual, os últimos 7 dias, os últimos 15 dias, os últimos 30 dias ou também uma data específica. Ao escolher filtrar as transferências por "Informar período" serão exibidos dois campos para que sejam incluídas as datas inicial e final da busca.
Informar pedido
Para excluir ou alterar uma transferência basta clicar no ícone na coluna ações.
Ações
Ao clicar em "Alterar" todas as informações da transferência aparecerão no cadastro para que sejam modificadas e salvas. Ao clicar em excluir será exibida uma mensagem de alerta para que seja confirmada a exclusão.
Mensagem de Alerta
Dica
- A partir da segunda vez que o usuário utilizar a rotina, as informações do Histórico, Conta de Saída, Conta de Entrada e Centro de Custo do último lançamento ficarão gravadas, desde que tenha sido realizado nos últimos 30 dias.
- A data pode ser inserida, ou também escolhida através do calendário. Para visualizar o calendário basta clicar no ícone (), através das setas (/) poderão ser selecionadas datas mais antigas ou futuras.
Calendário
Para escolher um mês diferente, basta clicar no cabeçalho do calendário e selecionar o item desejado. O mesmo pode ser realizado para visualizar outros anos.
Meses do ano atual
Outros anos no calendário
Nota
- Caso não tenha sido realizada nenhuma transferência no dia, ao acessar a rotina uma mensagem de alerta será exibida.
Mensagem de alerta
- A inclusão, alteração e exclusão da data irão respeitar o que está configurado no parâmetro "Proteger lancts. anteriores à" que se encontra em Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade, grupo Proteção de Lançamentos Contábeis. Se for inserida uma data bloqueada por esse parâmetro, será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de Alerta
- Sem rótulos