Através desta rotina é possível finalizar as vendas com o método de pagamento PIX, está funcionalidade facilita e agiliza o recebimento de valores em segundos, tudo isso dentro do ponto de vendas! (grande sorriso)

Para habilitar esta nova funcionalidade acesse o cadastro de Planos de Pagamento em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento, defina a Forma de Pagamento selecionando a opção PIX, insira o Nome do Plano e a Empresa, esses campos são obrigatórios para o funcionamento desta rotina, os demais serão de acordo com cada configuração do plano:

Forma de pagamento: Neste campo selecione a forma de pagamento PIX;

Nome do Plano: Defina um nome para o plano cadastrado;

Empresa(s): Selecione a empresa que está sendo cadastrada o plano de pagamento, podendo adicionar mais de uma empresa;

Gestão do Financeiro

  • Não gerar fatura: Ao selecionar está opção o plano de pagamento pix não irá gerar faturas;
  • Gerar fatura em nome da Instituição Financeira: Ao selecionar está opção o plano de pagamento pix irá gerar faturas em nome da instituição (banco) configurada;
  • Gerar fatura em nome do Cliente: Ao definir está opção o plano irá gerar faturas em nome do cliente selecionado no momento da venda.

Baixar primeira fatura automaticamente (Válido somente p/ vendas): Ao habilitar está opção o sistema irá gerar a fatura e já baixá-la no momento da realização da venda. 

Instituição Financeira: Este campo deverá representar o registro correspondente ao banco (itau, bradesco, etc..) no CRM.

Quantidade de Parcelas: Ao habilitar o plano de pagamento para gerar faturas, será necessário definir também a quantidade de parcelas neste campo;

Conta Destino: Este campo é utilizado para inserir contas diferentes por plano de pagamento, ao definir este campo será desconsiderada a conta contábil debito cadastrada na operação padrão. Ao informar uma conta contábil para que o valor da venda seja contabilizado corretamente é importante conferir se a conta informada pertence a todas as empresas que utilizarão o plano de pagamento em questão.

Prazo entre parcelas: Neste quadro defina um prazo para as parcelas. Caso o plano de pagamento esteja configurado para gerar faturas é necessário informar o prazo entre a venda e as parcelas, para que o sistema calcule o vencimento corretamente.

Após configurar, na listagem dos planos cadastrados irá listar o novo grupo criado com a forma de pagamento PIX podendo ser editados:


O segundo passo é realizar a configuração da Operação Padrão em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade, na opção Faturamento preencha os campos da coluna Venda PIX:


Nota

  • Caso a conta contábil esteja configurada no cadastro do plano de pagamento PIX, a contabilização será feita na conta do plano. Caso esta opção não esteja configurada a contabilização será feita diretamente do cadastro da operação padrão. 
  • No POS, esta funcionalidade estará disponível a partir da versão 7.0.0.0.


Prontinho! Feito isso a forma de pagamento já estará disponível para ser utilizada dentro do Venda Fácil e POS. 😉


O próximo passo é realizar vendas com a nova forma de pagamento, vamos lá?

Em Faturamento > Venda Fácil clique sobre o botão PIX e adicione o valor que será pago, podendo também selecionar mais de uma forma de pagamento para a venda:

Nota

  • Caso o plano de pagamento PIX não esteja configurado, o botão ficará visível na tela no momento da venda, ao clicar irá retornar uma mensagem informando que para utilizá-lo será necessário cadastrar um plano em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Planos de Pagamento.

Após adicionar o valor pago finalize a venda clicando sobre o botão Finalizar


A nota será gerada podendo ser visualizada através do botão Documento Interno, onde irá constar todas as informações referente a venda realizada com a forma de pagamento o PIX.



Ainda no Venda Fácil no Fechamento de Caixa, irá conter uma coluna denominada como Outros meios de pagamento, podendo inserir o total das vendas recebidas com a forma de pagamento PIX:

Para realizar vendas faturadas com a forma de pagamento PIX é bem simples, no momento da configuração do plano de pagamentos caso a opção Gestão do Financeiro esteja configurado para gerar faturas em nome da Instituição Financeira (banco) ou as vendas sejam para consumidor final, elas serão faturadas para o banco configurado.

Caso o plano esteja configurado para futurar em nome do Cliente, as vendas via pix serão faturadas para o cliente selecionado na venda.

Em Faturamento > Venda Fácil clique sobre o botão PIX e adicione o valor que será pago, podendo também selecionar mais de uma forma de pagamento para a venda:


Após adicionar o valor pago finalize a venda clicando sobre o botão Finalizar


Ao finalizar a venda o sistema retornará a tela de sucesso da finalização e será apresentado um botão para Visualizar Faturas, onde irá constar todas as informações referente a venda realizada com a forma de pagamento o PIX.



No comprovante da venda irá constar o número da fatura, valor, vencimento e as parcelas geradas, após conferir clique no botão Salvar.


As faturas serão geradas no nome da Instituição Financeira ou do Cliente e ficará disponível para serem baixadas através do Contas a Receber > Baixa de Faturas. 

Caso a opção Baixar primeira Fatura automaticamente esteja selecionada no Cadastro de Planos de Pagamento o sistema irá gerar a fatura e já baixá-la no momento da realização da venda. 

Nota

  • Caso a configuração do PIX tenha mais de uma parcela configurada a opção da baixa automática da fatura irá funcionar apenas para a primeira parcela.

Para utilizar o pagamento via PIX no POS será necessário configurá-lo no parâmetro global em Empresa > Parâmetros Globais > POS. Na opção Configuração de planos utilizados no POS selecione o plano de pagamento cadastrado no primeiro passo, e caso for utilizar mais contas de recebimentos via pix, poderá selecionar mais de um plano para as vendas:

Acesse o Microvix POS e realize a sincronização para que a configuração seja executava com sucesso, em seguida basta realizar as vendas utilizando a forma de pagamento PIX:


Nota

  • A forma de pagamento PIX só estará disponível na modalidade de venda NF-e, NFC-e, SAT e NF Consumidor, não enquadrando-se no Cupom PAF-ECF.
  • No POS é possível gerar relatórios para obter informações referente as vendas realizadas com a forma de pagamento PIX em NF-e (Ctrl + F) > Relatório de VendasNF-e (Ctrl + F) > Relatório de Vendas Espelho.
  • É necessário ativar o parâmetro Empresa > Parâmetros Globais > POS > Utilizar o FiscalFlow para impressão do DANFE (NFCe/SAT) no POS, para que seja possível imprimir a forma de pagamento PIX no DANFE ou Extrato CF-e quando finalizar vendas no POS. Importante lembrar dos ajustes necessários na impressora, nos campos de contraste conforme a descrição do parâmetro, assim como a versão do FiscalFlow.

Com a nova forma de pagamento também será possível realizar o recebimento das parcelas via PIX, acessando Faturamento > Crediário > Recebimento de parcelas.

Para realizar a baixa com a forma de pagamento pix é bem simples, basta encontrar o cliente e selecionar a fatura que deseja baixar, em seguida será aberto uma nova tela para inserir a forma de pagamento do crediário, selecione a opção PIX e na sequência insira o plano:


Está opção também permitirá realizar os pagamentos de forma parcial. Após confirmar o recebimento a fatura será baixada com sucesso e poderá ser gerado um comprovante de pagamento:


Nota

  • Para que a opção PIX esteja habilitada ao realizar a baixa das faturas, é necessário que cadastro do plano esteja configurado para utilizá-lo.

Através do menu Adm/Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contas a Receber é possível visualizar ou baixar as faturas efetuadas com a forma de pagamento PIX. Utilize os filtros para pesquisar a fatura que deseja visualizar ou baixar.

As faturas em aberto serão listadas e na coluna Plano de Pagamento será possível verificar que fatura pertence a uma venda realizada com a forma de pagamento PIX

Selecione as faturas que deseja baixar e clique em Prosseguir.

Após concluir o sistema retornará com a confirmação da baixa da fatura, podendo imprimir o comprovante do recibo.


A conciliação bancária irá ocorrer com base no lançamento contábil referente ao pagamento com PIX.

Se o lançamento contábil obedecer às regras do conciliador (como data e valor igual ao da venda) então a conciliação ocorrerá automaticamente, como já ocorre com as faturas.

Caso não entre nas regras para conciliar automático, será possível realizar a conciliação manual, utilizando o recurso de Buscar Lançamentos e informar o tipo de transação como PIX que o sistema irá buscar os lançamentos contábeis que se enquadram nos filtros para conciliação

Desta forma, não será necessário gerar nenhuma fatura para efetuar a conciliação.


  • Sem rótulos