Processo | GARANTIA MUNDIAL JOHN DEERE |
Tarefa | Controle de solicitações de crédito em garantia, revisões e PMP'S. |
Objetivo | Reunir informações necessárias e agilizar o processo de solicitação de forma online, criando assim a solicitação de crédito na John Deere. |
Evento | Periódico. |
Abrangência | |
Recursos | |
(CADA3001) | Cadastro de Aplicação |
(CADA3002) | Cadastro de Tipo de Garantia JD. |
(CADA3003) | Cadastro de Tipo de Cliente. |
(CADA3004) | Cadastro Tipo Intervenção Serviço. |
(CADA3005) | Cadastro de Outros Créditos. |
(CADA3006) | Cadastro Ind. Tempo de Inatividade. |
(CADA3007) | Cadastro de Tipo de Troca. |
(CADA3008) | Cadastro de Tipo de Falha |
(CADA3009) | Cadastro de Status da Máquina. |
(CADA3010) | Cadastro de Uso do Equipamento. |
(CADA3011) | Cadastro de Tipo de Máquina. |
(CADA3012) | Cadastro de Status de Propriedade. |
(CADA3013) | Cadastro Código da Política de Subsídio. |
(CADA3014) | Cadastro de Status da SG retornadas pela JD. |
(CADA3015) | Cadastro de Subtipo da SG para revisão. |
(CADA3016) | Cadastro de Subtipo (Local Realiz. Serviço). |
(CADA3017) | Cadastro Tipo de Serviço |
(CADA3018) | Cadastro Tipo de PIP. |
(CADA3019) | Cadastro Tipo de Garantia. |
(CADA3020) | Parâmetros Solicitação Garantia JD. |
(CADA3021) | Cadastro Unidades de Medida JD. |
(CADA3100) | Cadastro de URL para Webservices. |
(CADA3300) | Cadastro de Usuário JD. |
(CADA3400) | Cadastro de relação agente com mecânico JD |
(CADA3400) | Cadastro de Famílias C&F – JD. |
(GAJD1000) | Solicitação de Garantia JD. |
(GAJD1001) | Registro de Produto. |
(GAJD1003) | Dados Arquivo SPG – JD. |
(GAJD1100) | Envio NF de Garantia para JD. |
(GAJD1200) | Emissão Nota Fiscal Remessa Peça JD. |
(GAJD1300) | Comparação NF Garantia x Credit Memo JD. |
(NOTA1900) | Finaliza Nota Fiscal pelo caixa. |
(OFIC1000) | Abertura da Ordem de Serviço |
(OFIC3000) | Manutenção da Ordem de Serviço. |
(OFIC3500) | Valoriza a OS e emite a NF. |
Passo a Passo
Introdução |
---|
Toda linha de tratores, implementos e peças comercializados pela John Deere possuem garantia assegurada por um prazo em número de meses e/ou horimetro rodado. Isso significa que, se o item apresentar qualquer anormalidade na parte mecânica, elétrica ou carroceria, o cliente tem o direito de pleitear junto à rede um atendimento em garantia. As condições de garantia estão explícitas no manual de garantia do proprietário. No entanto, o fato do cliente pleitear uma garantia não significa que ele vá receber o atendimento em garantia. Somente a análise técnica da Oficina pode validar um atendimento em garantia, pois se for identificado o uso indevido, a aplicação de peças não originais, ou outra anormalidade qualquer, a concessionária pode recusar o atendimento, mesmo porque a montadora não se responsabilizará pelo seu ressarcimento. Uma vez executado o atendimento em garantia procedente, a concessionária deverá gerar uma solicitação de garantia, e enviar a mesma à montadora, para que sejam validados e posteriormente creditados os valores respectivos às peças, serviços e materiais aplicados. A montadora, ao receber a solicitação de garantia, analisa, critica e então aceita ou recusa a mesma. Todas as informações relativas a este processo trafegam via linha de comunicação, através dos processos da montadora. Para a administração e controle do relacionamento com a montadora foi desenvolvido o sistema Garantia Mundial John Deere, que possibilita o controle operacional da movimentação concessionária-montadora, além de tornar disponíveis consultas para análise gerencial. |
Parâmetros |
Definir os parâmetros necessários para o processo de Solicitação de Garantia John Deere, programas, CADA3020, CADA3100, CADA3300, CADA3400. |
Processo Garantia Mundial |
Antes de iniciar o processo de montagem da Solicitação de Crédito em Garantia, primeiramente é necessário, efetuar a abertura da Ordem de Serviço no programa OFIC1000 para os tipo de atendimento Garantia Fábrica, Revisão Externa (característica "Revisão") e Revisão Interna (característica "Revisão"). A Solicitação de Crédito em Garantia será gerada no programa GAJD1000 ao selecionar a Ordem de Serviço, seguindo a numeração informada nos Parâmetros do sistema no programa CADA3020. O Analista de Garantia irá preparar e controlar no programa ("GAJD1000") as informações da Solicitação de Crédito em Garantia para envio à montadora. Para preenchimento do campo "Código de Trabalho", presente na opção Serviço, é importante a execução do processo de importação do arquivo SPG através do programa GAJD1003. Será necessário efetuar o registro das informações do equipamento vendido na concessionária para o envio a John Deere, no programa GAJD1001. Neste processo também serão enviados os dados do cliente/proprietário que adquiriu o equipamento. Se o proprietário mudou de endereço ou se o equipamento mudou de proprietário este registro será efetuado para o envio a John Deere. Esta opção tem como finalidade o registro do equipamento para garantia ou para atualização do histórico de propriedade. Quando a Solicitação de Crédito em Garantia estiver pronta para ser enviada à montadora, com todos os dados devidamente informados, a mesma deverá ser enviada à montadora. Neste momento, serão validadas as informações da SG e caso seja apresentada alguma inconsistência, a mesma deverá ser analisada e efetuada a devida manutenção. Processos com erro não poderão ser enviados, até que os erros sejam sanados. Veja a seguir os possíveis Erros e Advertências que poderão ser apresentados na consistência: •Número da OS/SG não encontrado! •Itens divergentes entre SG e OS! - Quando SG diferente de revisão. •Produto não registrado na John Deere! •Produto registrado para Cliente XX. Enviar Registro do Produto para Cliente atual antes de enviar a solicitação! •Horímetro inferior ao último enviado (XXX). Verifique data da falha! •Comentário de subsídio não informado, aba Falha! - Quando SG diferente de Aut.Especial. •SG XXX similar (peça causadora e data da falha). Informar comentário de falha que diferencie as solicitações! •Peça sem quantidade requisitada! •Falha/ Data/Área/ Causa da falha não informados! •Data da instalação deve ser anterior à data da falha! •Data da falha deve ser anterior à data do reparo! •Peça/Série causadora não informada! •Instalador não informado! - Quando SG dos tipos Bateria, Esteira ou Peça sem garantia para toda a vida. Para a SG que foi rejeitada pela fábrica será possível alterar o tipo de atendimento da Ordem de Serviço com a finalidade de cobrar estes itens do cliente ou assumir como custo interno (alteração do Tipo de OS pelo programa OFIC3000). Para a SG com situações "4 - Rejeitado" e "C - Cancelado", no filtro da SG, efetuar um duplo clique sobre a SG rejeitada/cancelada, no programa (GAJD1000) quando será apresentada uma pergunta para o usuário, se deseja abrir uma nova SG. Confirmando o procedimento, será gerada uma nova SG preservando alguns campos da SG rejeitada/cancelada. No caso de SG do tipo "Autorização Especial" já atualizada pela fábrica, onde Cliente/Concessionária possui responsabilidade financeira na SG, caso haja alguma diferença dos valores enviados (cliente/concessionária/fabrica) com os valores retornados, ao acessar a opção Atualiza OS no programa GAJD1000 será exibida uma mensagem sobre esta diferença e, em seguida será aberta a tela de valores, permitindo redistribuir os valores para cliente e concessionária atualizando na OS. Se não houver diferença, a OS será atualizada com a proporcionalidade acordada, inserindo novos itens da OS, para cliente e concessionária, utilizando os parâmetros do programa CADA3020. Através da opção Atualiza OS no programa GAJD1000 serão atualizados os valores da OS de garantia para a emissão das Notas Fiscais nos programas OFIC3500 / NOTA1900"). Após a emissão da Nota Fiscal deverá enviar as informações de número e data de emissão da Nota Fiscal de Garantia à montadora no programa GAJD1100. Para a SG com situação "7 - Atualizou CreditMemo", que possui itens peças com status "1 - Solicita-se o retorno da(s) peça(s)", será necessário gerar uma Nota Fiscal de Remessa para o envio à fábrica. Este procedimento poderá ser efetuado através do programa GAJD1200. A consulta da Nota Fiscal de Simples Remessa das peças a devolver à montadora poderá ser efetuada através da opção Simples Remessa/RGA no programa GAJD1000. A atualização do CreditMemo e do status da SG poderá ser efetuada, através do programa GAJD1002, nos casos em que a John Deere retornar ou atualizar uma SG fora do processo normal de garantia. As possíveis diferenças nos valores retornados entre o CreditMemo e o WarrMemo poderão ser observados no programa GAJD1300. Observação: "DTF/WARRMEMO" (CreditMemo) é o processo que atualiza os valores pagos pela John Deere na solicitação de garantia. A maneira de obter estes valores é através da atualização do DTF, através do programa GAJD1000. Para verificar se alguma peça precisa ser enviada à Fábrica deverá ser utilizado o processo "Mesmo Crédito" através de botão disponível na tela de manutenção da solicitação de garantia, programa GAJD1000, após envio do número e data da NF de garantia. |