O principal objetivo do Fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível da empresa para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos. Além disso o fluxo de caixa também possibilita o controle das contas a pagar e receber dentro de um determinado período.
Apesar do nome, o fluxo de caixa não deve ser considerado apenas referente ao dinheiro da empresa. Em sua elaboração, devem ser considerados também aqueles valores que estão na conta corrente e nas aplicações de curto prazo. Estes valores são considerados equivalentes de caixa devido à facilidade para conversão em dinheiro no caso de necessidade de utilização.
O fluxo de caixa é fundamental para a gestão de uma empresa, pois permite identificar de forma precisa quais serão os valores que deverão ser pagos para cumprir com as obrigações, quais os valores serão recebidos e no fim das contas saber qual será a diferença entre aquilo que será recebido e aquilo que será pago, ou seja, qual será o saldo.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Permissão de Usuário
A permissão de usuário "Previsão de fluxo de caixa" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Tesouraria" > Subgrupo "Permissões Gerais para o Grupo Tesouraria" deve estar marcada.
Executando a Rotina Para gerar o relatório Fluxo de Caixa é necessário acessar Adm./Financeiro > Tesouraria > Relatórios > Fluxo de Caixa, e definir os seguintes filtros: Filtros Empresas: devem ser selecionadas uma ou mais empresas. Por padrão estará selecionada a empresa logada; Período: deve ser informado se o período demonstrado no relatório deve ser diário ou mensal. Diário: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por dia do período selecionado; Mensal: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por mês do período selecionado; Data Inicial: deve ser informado dia, mês e ano inicial para a busca; Data final: deve ser informado dia, mês e ano final para a busca; Contas: devem ser selecionadas uma ou mais contas para a geração do relatório, por padrão, todas serão apresentadas como selecionadas. Somente serão exibidas contas analíticas classificadas como Conta Fluxo; Tipo de Fluxo: deve ser selecionado o tipo de fluxo de caixa que o relatório apresentará. Previsto: demonstra os valores de fluxo de caixa previsto, ou seja, os valores de faturas em aberto com vencimento no período selecionado; Realizado: demonstra os valores de fluxo de caixa realizado, ou seja, os valores de faturas baixadas no período selecionado; Previsto x Realizado: realiza um comparativo referente aos valores previstos e realizados; Visão: deve ser selecionada a forma de exibição do relatório. Vertical: apresenta o relatório na vertical; Horizontal: apresenta o relatório na horizontal; Considerar: Previsões de despesas não compensadas: quando marcado o relatório listará as despesas com data de vencimento dentro do período informado e que estão cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas. Esta opção somente estará disponível para as visões "Previsto" e "Previsto x Realizado"; Transferências: quando marcado o relatório considerará as transferências entre contas do período informado. Esta opção somente estará disponível para as visões "Realizado" e "Previsto x Realizado"; Utilizar previsão para dinheiro e débito: quando marcado habilita o campo "Porcentagem de Projeção", após informar a porcentagem os campos "Dinheiro" e "Cartão" passarão a apresentar valores relativos aos recebimentos considerando o percentual de projeção; Porcentagem de Projeção: deve ser informado o percentual de projeção desejado referente aos valores de dinheiro e débito, ou seja, caso seja informado "10" o relatório apresentará o valor de dinheiro e débito do mesmo período do ano anterior com adicional de 10%, para informar percentuais negativos basta adicionar o sinal de menos (-) antes da porcentagem desejada. Tipos de fluxo de Caixa No campo “Tipo de fluxo”, será possível escolher se serão exibidos os valores de Contas a Receber e Contas a Pagar, como também, Contas Recebidas e Contas Pagas, do fluxo de caixa. Fluxo de caixa: "Previsto" Para visualizar os valores, de faturas que estão "Em Aberto", tanto de contas a receber, quanto de contas a pagar, deve ser selecionado o Tipo de fluxo: “Previsto”. Fluxo de caixa: "Realizado" Para visualizar os valores das faturas em que já houve baixa, ou seja, contas recebidas ou contas pagas, deve ser selecionada o Tipo de fluxo: “Realizado”. Fluxo de caixa: "Previsto/Realizado" Para visualizar os valores de ambos os fluxos, previsto e realizado, na mesma listagem, deve ser escolhida a opção Tipo de fluxo: “Previsto/Realizado”. A única particularidade deste tipo de listagem é que são apresentados ambos os valores, previstos e realizados, de cada dia/mês conforme o filtro realizado. Os detalhes de faturas são exatamente os mesmos apresentados nos demais tipos de listagem. Relatório de fluxo de caixa apresentado o Tipo de Fluxo "Previsto/Realizado" NOTA Só é possível gerar esta listagem, na Visão Vertical. Visão Vertical / Visão Horizontal Ao executar o filtro de pesquisa, será aberta a tela de "Fluxo de Caixa", contendo um cabeçalho com os botões "IMPRIMIR", "GERAR EXCEL" e "FILTROS e é exibido também um totalizador e a listagem dos valores das formas de pagamento de Receita e Despesa, que pode vir na Visão Vertical ou Visão Horizontal, conforme o que foi definido no campo "Visão" do filtro da pesquisa. Exemplo da tela do Fluxo de Caixa, exibindo a listagem na "Visão Vertical" Detalhamento das Faturas Nos valores de cada Forma de Pagamento e Totais referente às Receita ou Despesa, tanto na Visão Vertical, quanto na Visão Horizontal, há um link para que seja possível acessar o detalhamento de faturas da forma de pagamento na data selecionada. Link no Valor da forma de pagamento Cartão Crédito na Visão Vertical Ao clicar em um desses valores, será aberta a tela de "Detalhamento de Faturas", conforme a figura abaixo, exibindo a lista de faturas referentes ao valor e plano de pagamento que foi clicado. Exemplo de Detalhamento de faturas - Forma de Pagamento e Total Receitas Cabeçalho No cabeçalho é apresentada a data selecionada, a definição se o tipo da forma de pagamento é de Receita ou de Despesa e o valor total do detalhamento. Quando detalhar faturas do Contas a Receber, estará descrito no cabeçalho a indicação "Receita". E quando detalhar faturas do Contas a Pagar, estará descrito como "Despesa". Exemplo do Cabeçalho detalhando faturas de Receita ou Contas a Receber Listagem de Faturas Na listagem são apresentadas as faturas que compõem o valor total a receber ou a pagar, da forma de pagamento, com os seguintes dados: Listagem de faturas Data de emissão: será apresentada a data de emissão da fatura; Data de vencimento: será apresentada a data de vencimento da fatura; Data da Baixa: este campo estará preenchido apenas no tipo de fluxo "Realizado", pois neste caso, já houve baixa das faturas. Número da Fatura/Parcela: será apresentado o número da fatura e o número da parcela; Número do documento: será apresentado o número do documento emitido que origina a fatura, caso esta fatura tenha sido criada a partir de um lançamento de compra, venda, entrada ou emissão de nota no sistema. Quando a fatura for avulsa, lançada manualmente pelo usuário, não terá Nº do documento; Cliente/fornecedor: será apresentado o nome e código do cliente ou fornecedor responsável pela fatura; Valor: apresenta o valor da fatura; Status: será apresentado o status da fatura, que quando estiver no Tipo de fluxo: Previsto exibirá o Status: "Em Aberto", e quando estiver no Tipo de Fluxo: Realizado, exibirá o Status: "Pago"; Empresa: será apresentada a empresa na qual a fatura foi gerada; Botões de ação do Detalhamento de Faturas Na tela de detalhamento de Faturas é possível realizar, baixa, estorno, alteração e exclusão de faturas, ver espelho da fatura, e também exportar a lista de faturas da tela para arquivo do Excel. Baixar Fatura Só é possível realizar a BAIXA DE FATURA, quando no filtro do fluxo de caixa estiver com Tipo de Fluxo: "Previsto". Neste caso o Status das faturas estarão como "Em Aberto" e o botão "BAIXAR" estará disponível. Para mais informações sobre a Baixa de Fatura, clique aqui. Estornar Fatura Só é possível realizar o ESTORNO DE FATURA, quando no filtro do fluxo de caixa estiver no Tipo de Fluxo: " Realizado". Neste caso o Status das faturas estarão com "Pago", haverá data de baixa e o botão "ESTORNAR" estará disponível. Para mais informações sobre Estorno de Fatura, clique aqui. Alterar fatura Só é possível alterar dados de uma fatura de cada vez. Para mais informações sobre Alteração de Fatura, clique aqui. Ver espelho Só é possível ver espelho de uma fatura de cada vez. Para mais informações sobre Ver Espelho, clique aqui. Exportar Excel O botão "EXPORTAR EXCEL", disponibiliza um arquivo da listagem de faturas, que está na tela de Detalhamento, em formato .xls, que pode ser aberto no Excel. Neste caso não é necessário selecionar faturas. Todas as faturas da listagem constarão no arquivo. Excluir Fatura Para realizar exclusão, basta selecionar a(s) fatura(s) desejada(s) e clicar no botão "EXCLUIR". Então o sistema exibirá uma mensagem, informando sobre a exclusão e pedindo a confirmação. É possível excluir várias faturas, de uma só vez. Mensagem de confirmação para exclusão de faturas NOTA