Este programa é utilizado para realizar venda direta de serviços, com impressão de RPS. Estará liberado quando o produto "48-NFS-e" estiver habilitado para a filial.  É preciso, também, que as configurações da impressora térmica para  NFS-e tenham sido realizadas.

Para a venda NFS-e, poderá inserir apenas itens com tributação final do tipo ISS. Após a venda ser finalizada, será gerado o RPS de acordo com a Alíquota de ISS, código de Serviço Municipal, CNAE e Atividade do grupo de itens. A série do RPS, será a série definida para o terminal nas configurações da impressora térmica.


Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NFS-e



Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
F3:Nova venda
F4:Finalizar venda
F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
F7:Vias adicionais
F8:Editar NFS-e
F10:Selecionar pessoas autorizadas
F11:Calculadora
F12:Consultar produtos com estoque positivo
ALT+NConsulta rápida de notas
ALT+MCompras por cliente
ALT+GControle de Tele Entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TContas a Receber
ALT+PCadastro de Produtos
ALT+FSair do programa


CTRL+GAbrir gaveta de dinheiro
CTRL+PInforma posologia
CTRL+OOpções de integração

Como funciona?

Para gerar uma venda em NFS-e deverá efetuar os passos abaixo:

  • Informar/pesquisar o/pelo código de barras dos produtos, após carregar em tela será preenchida automaticamente a descrição do produto.

  • Informar a quantidade a ser dispensada, este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção "Pedir quantidade na venda" no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).

  • No campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.

  • O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto. Quando, nas parametrizações da empresa, o parâmetro "Pedir Desconto por Item" estiver marcado, o ícone presente ao lado do campo permanecerá na cor verde, sinalizando que é possível alterar o valor unitário do item e, se para o tipo de produto do item o parâmetro "Alterar preço na venda?" estiver desmarcado, a diferença entre o preço de venda do produto e o novo valor inserido, será calculada e inserida como desconto para o item.

  • Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Em caso de tele entregas pode ser informado o telefone se o mesmo já estiver cadastrado no sistema, logo após carregar em tela as informações do cliente será preenchido automaticamente o convênio a qual pertence.

  • Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda.

    • Quando desmarcada a tabulação 02 (vide Configurações do Usuário), permitirá substituir a forma de pagamento, ao consultar as formas de pagamento, estarão habilitadas somente as condições de pagamento disponíveis para essa venda.

    • As condições de pagamento que poderão ser trocadas no caixa deverão ter os mesmos percentuais de descontos (com senha, sem senha ou cobertura de oferta) configurado entre ela.

  • Marque o parâmetro Tele Entrega quando a venda for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 

Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a venda  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

  • Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

    • Observação: Ao lado de cada item inserido na fita detalhe, será exibido um indicador em formato de ( i ). Quando clicado com o mouse sobre esse indicador, será exibido uma mensagem informando qual o tipo de desconto aplicado para esse(s) produto(s) sem a necessidade de editar a venda.

  • Totalizadores: nesses campos são apresentados a somatória dos itens da pré-venda

    • Em Total bruto informa o total da compra do cliente sem os descontos dos produtos.

    • Em Promoção média informa o valor dos descontos dos produtos que estão em promoção.

    • Informe o percentual de desconto negociado com o cliente. Este percentual somente será sob os produtos que não estão na promoção e que estejam liberados no cadastro Tipo de Produto para dar desconto.

    • No campo total da compra mostra o valor final do orçamento do cliente e pode ser utilizado para efetuar arredondamento na venda. Se o vendedor optar por digitar o valor cobrado do cliente, o sistema calculará automaticamente o valor do desconto e o percentual correspondente a este desconto. Porém, este arredondamento segue algumas regras:

      • Se o valor informado pelo vendedor exceder o valor total da nota, o sistema mantém o valor original.

      • Se o valor informado for menor que o permitido nos parâmetros do sistema, é solicitada uma senha de liberação para desconto acima do permitido.

      • Se o sistema estiver configurado nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas)para arredondar somente os centavos, somente isto será permitido, uma vez que esses centavos arredondados não ultrapassem o máximo de desconto permitido para a condição de pagamento em que foi feita a venda.

      • Porém, permite o arredondamento da última casa dos centavos sem informar senha e sem respeitar o teto máximo de descontos da condição de pagamento.

      • Com isso, pretende-se reduzir as divergências de valores no caixa diário, vinculadas aos centavos de arredondamento em cada venda, além de facilitar e agilizar o fechamento do caixa ao final do período.

      • Exemplo: Valor da venda = R$ 18,45– Neste caso o usuário poderá arredondar até 98,40 sem informar senha de liberação. Importante: Alguns Estados da Federação não permitem o arredondamento do valor da venda.

  • O número de requisição é solicitado em todas as vendas a prazo para convênios que exigem o número de requisição de compra. Este número é enviado ao convênio no fechamento do mesmo para controle interno. Este campo somente é exibido se no Cadastro de Convênios estiver marcada a opção "Pedir número requisição na venda?".

  • Os campos Dólar/Peso/Guarani/Euro são exibidos somente quando o cliente configurar a cotação das moedas de câmbio nos Parâmetros da Empresa (Parâmetros > Parâmetros > Vendas). Neste caso o sistema exibe o valor total da compra do cliente já convertido para estas moedas, que são as mais utilizadas nas cidades de fronteira e no Paraguai.

Observações gerais

  • O atalho CTRL+O é utilizado para reimprimir o último RPS impresso na impressora térmica. Junto a impressão serão gerados  também os comprovantes vinculados.

Como realizar vendas (condições de pagamento)?

As vendas da farmácia podem ser realizadas em diferentes formas de pagamento. A mais usual é a venda à vista, feita para o cliente que não tem cadastro na farmácia, ou seja, que faz compras ocasionalmente. Caso o usuário informe um cliente com o nome "CLIENTE ESPECIAL", na hora da venda o sistema permite que o usuário altere o nome do cliente que será impresso no cupom fiscal. Este cliente utiliza o mesmo padrão do cliente Balcão, com a diferença de que pode ser alterado o nome do cliente.

As vendas à vista podem ser feitas para clientes cadastrados em um convênio à vista, somente para fins de controle da farmácia e estatística (utilizado para clientes fiéis), ou para o cliente Balcão (cliente que não possui cadastro no sistema). O ponto a ressaltar é que o cliente Balcão não guarda as informações de venda em relatórios de compras, não lança razão de cliente e nenhum outro controle que permita um pós-venda ou geração de estatística.

No fechamento da venda à vista o sistema solicita ao usuário o mapa de caixa em que será paga a conta, conforme cadastrados em Condições de Pagamento do sistema. O troco, quando existente, é informado automaticamente pelo sistema a fim de facilitar ao caixa.


Ao contrário das vendas à vista, para efetuar vendas a prazo o cliente precisa estar cadastrado no sistema. Isso se deve ao fato de que serão gerados títulos ativos no nome do cliente para que sejam pagos futuramente, no vencimento de cada data base. Quando o dia de vencimento do convênio não existir no mês (por exemplo, dia 30 não existe em fevereiro), o sistema lança o título com vencimento no último dia do mês de vencimento (no exemplo, o vencimento cairia no dia 28 ou 29 de fevereiro, conforme ano bissexto).

As datas bases dos títulos são definidas no cadastro das condições de pagamento. Já a data de fechamento e vencimento do título é configurada no Cadastro de Convênios.

Ao finalizar uma venda oriunda de pré-venda, o sistema faz novamente a verificação de situação do cliente e do convênio, e caso tenha sido alterado o valor da venda ou o cliente, também refaz a validação do limite de crédito do mesmo.

Limite de Crédito

O ponto mais importante a ser dito nas vendas a prazo se refere ao controle do limite de crédito que o cliente terá disponível para suas compras. Para controlar o limite de seus clientes, a farmácia deverá configurar o valor no Cadastro de Clientes. e a forma de controle do limite no Cadastro de Convênios Veja mais informações sobre o cálculo do limite no manual de Cadastro de Clientes.

Nota Promissória

Na impressão da nota promissória o sistema imprime o número da parcela e o número total de parcelas em que foi efetuada a venda. Por exemplo: Em uma venda em 3 parcelas, as notas promissórias da primeira, segunda e terceira são impressas com as informações "Parcela 1/3", "Parcela 2/3" e "Parcela 3/3", respectivamente. Este processo facilita a separação de notas para envio à central de convênios, onde pode ser identificada facilmente a parcela a que se refere determinada nota fiscal.

Juros na venda

As farmácias que desejarem cobrar acréscimo de seus clientes no momento da venda podem fazê-lo configurando essa opção no Cadastro de Convênios. Além disso, é necessário informar o percentual de juros que deseja cobrar dos clientes no cadastro da condição de pagamento. Esta funcionalidade somente pode ser utilizada nas vendas a prazo, visto que possui datas bases dos títulos para configurar os percentuais de juros.

No momento de finalizar a venda, o sistema informa o valor das parcelas e as datas de vencimento, já calculadas com o valor do juro. Se o cliente preferir dar uma entrada na venda o valor restante é recalculado para cada parcela da venda.

Para realizar vendas nas condições cheque pré-datado, assim como nas vendas a prazo, é preciso que o cliente esteja cadastrado no sistema. Isso se deve ao controle dos cheques recebidos pela farmácia, que somente são compensados na data do 'bom para'.

Na venda com cheque pré-datado o sistema solicita informações do cheque que está sendo emitido pelo cliente (Cheque, Data de bom para, Valor...), podendo fazer o recebimento em até 20 cheques.

Sempre que realizada uma venda na condição de pagamento "cheque" é lançado um título pago no movimento de títulos do cliente e um lançamento ativo no Controle de Cheque, que deve ser baixado no momento em que o cheque for compensado pelo banco.

Se as condições de pagamento estiver configurada para não sugerir data de bom para, esta data vem em branco, porém o sistema utiliza os dias informados na condição de pagamento para cálculo de data limite de bom para. A partir de X dias, solicita ao usuário a senha de liberação.

Nas vendas com Cheque Pré-datado as informações referentes ao cheque são: banco; número do cheque; telefone, Bom Para (dias), Bom Para (a data), valor do cheque. Nessa tela tem o botão "Ver Limite" onde permite ao usuário verificar o total disponível do limite de crédito do cliente.

Pelo fato das vendas com cartão de crédito serem consideradas de recebimento certo, ou seja, a farmácia nunca perde, mesmo que o cliente não pague seu cartão, as vendas nesta modalidade podem ser feitas inclusive para cliente Balcão, ou seja, que não possui cadastro no sistema.

Sempre que realizada uma venda na condição de pagamento "cartão", é lançado um título pago no movimento de títulos do cliente e um lançamento ativo no Movimento de cartão, que deverá ser baixado no momento em que a farmácia receber os valores da operadora de cartão de crédito.

Nas vendas com cartão de crédito, o sistema verifica as regras de negociação com cada bandeira, lançando o título com vencimento de acordo com as regras configuradas no Cadastro de Bandeiras (x dias após a venda, x dias úteis após a venda ou intervalos de data específicos). Independentemente do parâmetro "Considerar dias úteis" na configuração da bandeira, quando a data de vencimento da fatura cair em sábado, domingo ou feriado – conforme cadastro no programa Cadastro de feriados – será automaticamente alterado o vencimento para o próximo dia útil. Veja maiores detalhes sobre as regras no manual do programa Cadastro de Bandeiras .

Quando a opção Cartão for selecionada no fechamento da venda o sistema solicitará algumas informações tais como:

  • Número de Cartões: o sistema disponibiliza que o pagamento seja realizado em até 02 cartões;

  • Bandeira: pressionando F2-Consultas permitirá que selecione qual cartão está sendo utilizado. Por Exemplo: Visa Crédito.

  • NSU: código da autorização impresso no comprovante do POS (maquineta da Operadora)

  • Parcelas: marcar a quantidade de parcelas autorizada para essa venda.

Na realização de vendas NFC-e com a  condição de pagamento "Cartão", é necessário informar o CNPJ da operadora do cartão, verificar o Cadastro de Bandeiras . Quando a farmácia utilizar o controle GPRS, no qual as informações do cartão são lançadas somente na baixa da tele entrega e não no ato da venda, ao realizar uma venda NFC-e com T.E, no XML e no DANFE da venda, a condição se pagamento sairá como: 99-Outros.


Vendas com múltiplos vendedores

Para utilizar o processo de múltiplos vendedores em uma venda é preciso configurar o sistema para tal. Para isso, acesse os Parâmetros do Sistema, e na guia Vendas, marque a opção "Aceitar múltiplos vendedores na venda?". É interessante também marcar a opção "Pedir senha do vendedor ao iniciar a venda?", pois desta forma, um vendedor não terá acesso a alterar os itens lançados por outro, a menos que tenha sua senha. Esta alteração visa atender as necessidades dos clientes que desejam separar as vendas de perfumaria e medicamentos, por exemplo, onde a comissão da venda é paga para a perfumista e para o balconista.

Atenção!


Para utilizar múltiplos vendedores é preciso entrar em contato com a Linx Softpharma para executar um processo de inicialização de vendedores – UPD156 - que deve ser feito manualmente.

O processo deve funcionar da seguinte forma:

  • O primeiro vendedor abre uma pré-venda informando os itens que são de sua área. A partir de então, o cliente pode "circular" pela loja adquirindo mais produtos, que podem ser adicionados em sua pré-venda por outro vendedor, utilizando a opção "Editar pré-venda" (Ctrl + O na pré-venda). Dessa forma, cada vendedor recebe a comissão referente aos itens que adicionou à pré-venda do cliente.

  • Um vendedor não tem acesso a alterar as promoções negociadas por outro vendedor, nem tampouco editar ou remover os itens lançados pelo outro.

  • Quando utilizado o processo de múltiplos vendedores e desmarcado o parâmetro "Pedir senha do vendedor ao iniciar a venda", o sistema solicita apenas o código do vendedor, não sendo necessário informar sua senha.

  • No formato de múltiplos vendedores, o sistema utiliza o processo de repetir itens ao processar a venda, mesmo que o respectivo parâmetro esteja desmarcado nos parâmetros do sistema, visto que um vendedor não pode editar um item lançado por outro e este deve ser considerado um novo item, diferente do já adicionado.

  • Com relação aos descontos negociados, uma sugestão é que a farmácia trabalhe com a configuração de Desconto por Item, para evitar que um vendedor de Perfumaria, por exemplo, informe um desconto alto, interferindo nas negociações de Éticos ou Psicotrópicos.

  • Nos relatórios e nos lançamentos de nota fiscal em que a venda foi feita utilizando múltiplos vendedores, sempre é exibido o vendedor "990-VÁRIOS". Dessa forma é possível saber que houve mais de um vendedor, e deve-se emitir um relatório por item da nota, por exemplo, Espelho de Nota Fiscal, onde ao lado de cada item é mostrado o vendedor que o lançou.

  • Na Razão de Produtos, pós-venda e controle de Psicotrópicos, o sistema lança sempre o vendedor que fez a lançou o item na nota.

Configuração por usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Venda NFS-e - FAT105" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Ao desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "*", isso é devido ao bloqueio feito pelo EST198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.