Processo

CLIENTES
Tarefa

CONTATOS COM OS CLIENTES

ObjetivoGerenciamento do contato com os clientes
EventoVisitas
Abrangência

Recursos

(CADV0110)Tipos de Percursos
(CADV0140)Tipos de Transportes
(CADV0130)Códigos das Atividades dos Clientes
(CADV0160)Tipos de Agenda
(CLIV1210)Siglas de Resultados das Visitas.
(CLIV1000)Atividades de Cada Cliente
(CLIV1010)Dados do Cliente no Departamento
(CLIV1015)Nome e Dados dos Contatos do Cliente
(CLIV1020)Provedores das Necessidades dos Clientes
(CLIV2000)Manutenção de Frotas de Clientes
(CLIV2050)Tele peças Recebendo Telefonema
(CLIV2010)Agendamento Automático dos Vendedores
(CLIV1600)Relação de Clientes com Filtros Diversos
(CLIV1650)Relação de Clientes com Filtro Chassi
(CLIV1700)Relação de Visitas Com Resultados
(CLIV1800)Relação de Visitas Sem Resultados
(CLIV1900)Lista Clientes Sem Visita Programada
(CLIV1012)Resumo Quantidade Visitas por Vendedor
(CLIV1013)Resumo das Atividades de Vendas (Geral)
(CLIV2500)Relatório de Resultados de Visitas
(CLIV2600)Análise Gerencial de Vendas por Agenda
(CLIE0000)Retrato do Cliente

Passo a Passo 

Objetivo

Registrar as informações de interesse comercial (potencial de compra, composição de frota, ramo de atividade, contatos) das pessoas físicas ou jurídicas.


Descrição

  • Uma parte das informações sobre um cliente não depende do departamento que o está atendendo, como: ramo de atividade do cliente; composição da frota do cliente; concorrentes que atendem as necessidades do cliente e outros CNPJ's que são coligados ao cliente.
    Qualquer departamento que registre estas informações, as disponibiliza para todos os demais.
    OBS: É sugerido à concessionária que escolha um setor para ser responsável pela alimentação destas informações.
  • Outra parte das informações sobre um cliente depende do departamento que o está atendendo (relacionamento Cliente/Departamento), como: dados do cliente no departamento (vendedor que atende potencial de consumo, etc.); nome data de aniversário, hobby, etc.. dos contatos do cliente (compradores, diretores, etc.) e agendas e resultados das visitas.
    Desta forma, cada departamento que registrar estas informações terá acesso exclusivo a elas, não sendo possível a manipulação das mesmas por outro departamento.


Parametrização da Rotina

Antes de gerenciar o contato com o cliente é necessário fornecer os seguintes parâmetros, utilizando os seguintes programas:

(CADV0110) - Cadastrar os tipos de percursos dos clientes. Ex: rodoviário, urbano, terra, etc.

(CADV0140) - Cadastrar os tipos de cargas que os clientes transportam. Ex: passageiros, perecíveis, líquidos, etc.

(CADV0130) - Cadastrar os códigos de atividades dos clientes. Ex: advogado, médico, etc.

(CADV0160) - Cadastrar os tipos de contatos com clientes. Ex: cliente visitando show-room, vendedor telefonando para cliente (ativo), cliente telefonando para vendedor (passivo), pessoal, etc.

(CLIV1210) - Cadastrar os tipos de resultados dos contatos com clientes. Ex: cliente não estava, pediu orçamento, test-drive, etc.


Cadastramento de Dados do Cliente

Devem também ser cadastrados os seguintes dados dos clientes com os quais se deseja manter contato, usando os seguintes programas:

(CLIV1000) - Relacionar as atividades de cada cliente.

(CLIV1010) - Relacionar cada cliente com o(s) departamento(s) que ele mantém contato. Este relacionamento é criado automaticamente no momento da emissão de uma NF para o cliente. Neste caso, deve ser utilizada a opção "alteração" para modificar os dados que são carregados como "default".

(CLIV1015) - Relacionar os nomes e dados das pessoas que trabalham no cliente (compradores). Cada departamento da concessionária pode ter seu contato específico (pessoas diferentes que compram peças, serviços, autos, etc.).

(CLIV1030) - Relacionar a frota do cliente. Se o veículo foi vendido pela concessionária o sistema já fez o registro automático.

(CLIV1020) – Relacionar os fornecedores habituais do cliente (concorrentes).

(CADA0225) - Relacionar os CNPJ's e CPF's que compõem um mesmo "grupo econômico". Ex: os CPF's dos acionistas de uma empresa podem estar ligados ao CNPJ desta mesma empresa, etc.

(CLIV3100) – Registrar o 1º contato ou efetuar manutenção em contatos já registrados.


Agendando Contato / os Clientes

O Agendamento do contato com os clientes é feito usando os seguintes programas:

(CLIV2200) - Informar o resultado dos contatos programados e efetuar novo agendamento do(s) próximo(s) contato(s).

(CLIV2300) - Emitir relatório dos contatos programados.

(CLIV2400) - Consultar os contatos programados e seus resultados.

(CLIV2000) - Registrar ou alterar contatos registrados.

(CLIV2050) - Efetuar telefonema passivo (tele peças recebendo ligações).

(CLIV2010) - Gerar automaticamente um contato para NF de vendas. (Utilizado para acompanhamento satisfação de clientes).


Consultando e Emitido Relatórios

As consultas e relatórios que apoiam o contato com o cliente são feitos pelos seguintes programas:

(CLIE0000) - Histórico do cliente.

(CLIV1600) - Emitir relatório/gerar contato para clientes selecionados de acordo com filtro estabelecido no momento da geração. (Ex.: advogados que possuam Corola em sua frota).

(CLIV1650) - Emitir relatório/gerar contato para veículos cadastrados no sistema que tenham o número do chassi dentro do intervalo solicitado (Ex.: recall).

(CLIV1700) - Listar contatos com resultado já digitado. (Ex: Todos os clientes não encontrados em determinado período por um determinado vendedor).

(CLIV1800) - Listar contatos agendados num determinado período sem resultado digitado.

(CLIV1900) - Listar clientes que não possuem nenhum contato agendado.

(CLIV1012) - Emitir resumos das atividades do tele-marketing.

(CLIV1013) - Emitir resumos das atividades do tele-marketing.

(CLIV2500) - Emitir relatório para resultados dos contatos de um determinado período.

(CLIV2600) - Verificar valores de vendas obtidos com os contatos realizados.


Observação

É importante ressaltar que outros módulos do SISDIA geram automaticamente informações para este módulo quando:

  • Abertura de O.S. para cliente (gera um registro de relacionamento oficina - cliente, contendo nome do contato e seu telefone).
  • Emissão de NF de venda de um veículo (gera um registro de relacionamento vendas - cliente, contendo vendedor que atendeu e gera um registro deste veículo na frota do cliente).
  • Emissão de NF de venda de peças (gera um registro de relacionamento peças - cliente, contendo vendedor que atendeu).

Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.