Processo

D-CHECK Envio dos Dados das OSs

TarefaSistema de realização do Checklist de inspeção em formato digital via Tablet, onde já ocorre a integração quanto ao envio para o D-CHECK das informações da OS no fechamento pelo OFIC3500, se tratando de efetuar o pagamento a partir do Mobile nas concessionarias Toyota e Abradit.
Objetivo

Descrever o processo de Integração entre Sisdia e D-CHECK, em relação ao envio dos dados das Ordens de Serviços, quando não for o caso de pagamento a partir do Mobile.

Sendo a finalidade de preencher, automaticamente, os dados no OFIC2900, quando for o caso do técnico utilizar o dispositivo mobile do D-CHECK para o cliente e OS.

Evento
AbrangênciaPrograma de uso exclusivo para concessionárias da montadora Toyota.

Recursos



Passo a Passo 

Atenção:

  • Este processo só pode ser utilizado a partir da versão 10.10 do Sisdia/LinxMaq.
  • Antes de executar o passo a passo descrito neste manual é necessário estar com o ambiente configurado para integrar ao D-CHECK, sendo: possuir o arquivo abradit.jar no diretório/lib onde se encontra instalado o Sisdia e o arquivo cmd_abradit.sh em /shell onde se encontra instalado o Sisdia (cmd_abradit.sh e abradit.jar encontrados na página de Aplicativos) , além de estar parametrizado a filial como "Ativo" e "Envio OS" como SIM no programa CADA3600.


Resumindo: o arquivo cmd_abradit.sh deverá estar no diretório /shell, que se encontra dentro do local onde se está instalado o Sisdia; e o arquivo abradit.jar deverá estar no diretório /lib, que se encontra dentro do local onde que está instalado o Sisdia.

Consistências e Restrições do sistema:

Ao tentar realizar o envio da OS será realizado a validação se existe parâmetro cadastrado e ativo para a filial da OS, e não possuindo então emitirá a mensagem de erro:

Parâmetro não está cadastrado ou ativo (CADA3600 Ativo = S) para filial:


Imagem 01

Passo a Passo 

  • Ao realizar a manutenção da Ordem de Serviços, nas tabelas cscapas, csitens, csitensp, csserexe ou cspecasa para inclusão, alteração ou até mesmo exclusão, será realizado a inserção do registro na tabela de controle dcheckos para posterior integração com o D-CHECK por intermédio do cron ou ainda de forma manual a partir do MOBI0000, nos seguintes programas:

➔ Abertura da OS (OFIT1000)
➔ Manutenção da OS (OFIC3000)
➔ Importação de Orçamento para OS (OFIC2005)
➔ Cancelamento da OS (OFIC2400)
➔ Encerramento da OS (OFIC3500)
➔ Reabertura da OS pelo Cancelamento da NF (NOTA2450)
➔ Alteração de Chassis-Serie (CLIV1071)
➔ Abertura Aut.OS Revisão Entrega-V.Direta (OFIC1901)
➔ Abertura de OS de Instalação Acessórios (OFIC1010)
➔ Requisição de Pecas (OFIC1400)
➔ Requisição Pecas que estavam c/Mecânicos (OFIC2060)
➔ Abertura Automática OS Contrato Especial (OFIC3050)
➔ Transferência serviços tempo entre os (OFIC1810)
➔ Transferência de Itens entre Tipo de OS (OFIC1800)
➔ Abertura Automática OS Revisão Entrega (OFIC1900)
➔ Gera Tipo de Ordem Franquia (OFIC3501)
➔ Projeção tempos aplicados nos itens OS (OFIC1650)
➔ Auto apontamento (OFIC1570)



O foco deste processo é deixar completo o relatório do OFIC2900, com o tipo de OS, Sintomas e Pacotes, que podem sofrer alteração por parte do Consultor.

Conforme documentação do web service D-CHECK, Inserção de Dados OS, o layout para os dados a serem enviados segue a estrutura:

int_id_os = [integer]
int_id_preos = [integer]
str_cnpj = [integer]
int_numeroos = [integer]
str_tipoos = [string]
int_numeroitem = [string]
str_pacote = [string]
str_sintoma = [string]
str_descricaodoservico = [string]
str_descricaopecas = [string]
int_km = [integer]
int_nparcelas = [integer]
int_tipopagamento = [integer]
str_nomepagamento = [integer]
int_valoros = [integer]
int_descontoos = [integer]
int_status = [integer]


  • Os campos referentes aos valores da OS (int_tipopagamento, str_nomepagamento, int_valoros, int_descontoos e int_nparcelas) serão enviados zerados (para os campos do tipo inteiro) e em branco (para os campos do tipo caractere).
  • As tags abaixo serão enviadas como sendo uma lista, representando a estrutura e de onde provém os dados no Sisdia:
    • tag str_tipoos:
      Número do Item; Descrição do Item ( csitens.tpordem)|
    • tag str_pacote:
      Número do Item; Descrição do Item ( csitens.descritem)|
    • tag str_sintoma:
      Número do Item; Descrição do Item ( csitensp.sintoma)|
    • tag str_descricaodoservico:
      Número do Item; Código do serviço SISDIA (csservic.codservico); Descrição (csserexe.descrservico); Quantidade (csserexe.quantidade); Valor Unitário (csserexe.unitario)|
    • tag str_descricaopecas:
      Número do Item; Código da peça SISDIA (cspecasa.produto); Descrição (cspecasa.descrproduto); Quantidade (cspecasa.quantidade); Valor Unitário (cspecasa.unitario); Peça no Estoque (1 sim, 0 não) se existir o produto para filial da  OS na CMESTOQU|


  • Para as OSs pendentes de envio serem transmitidas automaticamente, se faz necessário a configuração no crontab, ficando a critério da concessionária estabelecer o intervalo de tempo desejado para comunicação com o web service do D-Check. Abaixo tem-se um exemplo de parametrização, onde ocorre o envio todos os dias às 12h30.
    30 12 * * * sudo -u informix /root/bin/Run_MOBI0000.sh 1>/tmp/Run_MOBI0000.1.log 2>/tmp/Run_MOBI0000.2.log
    Observação: o arquivo Run_MOBI0000.1.log se encontra no portal de aplicativo.

Além da possibilidade de envio automático (crontab) das OSs, opcionalmente é possível o envio da OS a partir do MOBI0000, o programa possibilita o envio de todas Ordens de Serviços pendentes de envio(status igual a "1" na tabela dcheckos) assim como há opção de enviar apenas uma OS desejada mediante o MOBI0000.


  • Integra OS Pendentes
    Ao acessar a opção Integra OSs Pendentes (Imagem 02), o sistema busca todas as Ordens de Serviços que estão com 'STATUS' como 1 na tabela 'DCHECKOS' e faz o envio e de todas as OSs, atualizando a tabela para o 'STATUS' como 2. 
  • Envio Pre-os
    Ao acessar a opção Envio OS (Imagem 02), o sistema possibilita a inserção do número da OS. Após este passo, o sistema efetua o envio dos dados desta OS para o Mobile Abradit. Caso ocorra alguma divergência é exibido um relatório com todos os erros encontrados.


Imagem 02

  • Ao realizar a integração e caso ocorra algum erro será exibido o relatório para usuário, opcionalmente marcando sim ou não caso deseja exibir, assim como é possível rastrear todo processo de envio mediante o log do Sisdia FX



Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.