Processo | ATENDIMENTO GARANTIA RENAULT PARA AS BANDEIRAS RENAULT/NISSAN. |
Tarefa | |
Objetivo | |
Evento | |
Abrangência | Processo destinado a clientes das bandeiras Renault/Nissan. |
Recursos | |
CADA9000 | Manutenção da Tab. de Controle de Servidor |
RENA7000 | Importar Dados das Tabelas referente à Garantia Renault |
OFIC1400 | Requisição de Peças para Serviços |
OFIC2005 | Requisição de Peças pelo Orçamento |
RENA0001 | Parametrização de Tipos de O.S. para as Categorias |
RENA3501 | Aplicar desconto Catalogo Grade da Renault na O.S. |
RENA3502 | Desfaz O.S. Tipo Catalogo Grade |
RENA7100 | Manutenção Garantia Renault |
RENA7200 | Geração Arquivo Garantias Renault (EDR) |
RENA7300 | Garantia de Peças Renault |
RENA7400 | Geração Arquivo Solicitação Balcão - Garantia Renault |
RENA7500 | Baixa Contas a Receber Garantia Renault |
Passo a Passo
VISÃO GERAL
DIAGRAMA DE PROCESSOS
PONTOS CRÍTICOS
- Todas as ordens de serviço emitidas pelo "dealer", independente do tipo de intervenção, devem ser enviadas à Renault através dos registros do arquivo EDR.
- O envio das O.S. de garantia deverá ser realizado antes do seu encerramento e emissão da nota fiscal, já no caso das demais O.S. elas serão enviadas somente após a emissão da nota fiscal.
- As intervenções de garantia devem conter os dados referentes ao arquivo EDR.
- As intervenções referentes ao catálogo grade e OTS devem conter algumas informações adicionais, mas apenas veículos da marca Renault são cobertos por este tipo de intervenção.
- As informações básicas do processo de garantia são importadas dos arquivos texto fornecidas pela própria Renault, através do sistema ICM (Renault .Net).
- As peças vendidas no balcão e que tiverem de ser substituídas em garantia, devem ser enviadas em leiaute específico (GARMAG).
- Algumas informações são baseadas em dados específicos do veículo e devem ser consultadas pelo usuário no sistema ICM. Para isto o usuário deve ter em mãos os dados da plaqueta oval, como o número do chassi e o número de fabricação.
- O DMS (Sisdia) informa ao usuário a existência de OTS em aberto, porém não obriga sua utilização.
- Não existe arquivo de retorno ou de crítica de envio. Assim caso sejam verificados problemas na exportação dos registros, as informações devem ser alteradas pelo usuário no ICM e também no Sisdia.
Legenda:
EDR – Conjunto de arquivos contendo dados das intervenções realizadas e peças substituídas
ICM – Sistema de Comunicação entre "dealer" e fabricante em substituição ao GCM
OTS – Operação Técnica Especial. Intervenção indicada pela Renault com base em ocorrências.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E INOVAÇÕES
- Todas as ordens de serviço emitidas pelo "dealer", independente do tipo de intervenção, devem ser enviadas à Renault através dos registros do arquivo EDR.
- Foram criados arquivos de manutenção, pré-exportação de registros, para que os usuários informem no sistema os dados de ordens de serviços que ainda estiverem incompletos. Da mesma forma, há uma aplicação para manutenção dos registros referentes às substituições de peças vendidas no balcão.
- Foi também criada uma rotina para tratamento do arquivo de aviso de pagamentos (dados importados através do RENA7000), que lista ou faz a baixa automática dos pagamentos realizados pelo fabricante, referente aos atendimentos em garantia, revisões e catálogo grade.
- Para geração dos registros referentes ao catálogo grade foram criadas duas novas aplicações: A primeira faz a divisão do item da ordem de serviços, gerando um novo item do tipo catálogo grade e a segunda reverte este processo.
CADA9000 - MANUTENÇÃO DA TAB. DE CONTROLE DE SERVIDOR
Pré condição para utilizar este programa
- O usuário deve cadastrar nesse programa o processo de garantia Renault, para que o sistema possa passar a tratá-lo.
- Se bandeira "REN - Renault"
- Tipo Servidor: Deverá ser preenchido com "GRE" para bandeira Renault e "GNI" para bandeira Nissan
- Descrição: Bandeira Renault "Garantia Renault", bandeira Nissan deverá ser "Garantia Nissan".
- Status: A
RENA7000 – IMPORTAR DADOS DAS TABELAS REFERENTE À GARANTIA RENAULT
O usuário deve selecionar a qual layout pertence o arquivo a importar, sendo:
- GARFOU – Dados básicos, como Fornecedores, Objeções e Comentários do Cliente
- GARNAD – Parâmetros do Sistema
- GARCAT – Dados do Catálogo Grade
- GAROTS – Dados das OTS em Aberto
- GAREXP – Avisos de Pagamento Renault
Depois de selecionado o tipo de arquivo, o usuário informa o nome de arquivo texto a ser importado.
O arquivo deve estar armazenado na pasta parametrizada para a aplicação COPE0100.
Na importação do arquivo de aviso de pagamento (GAREXP) o usuário informa à data que servirá como referência para os dados importados.
RENA0001 – TIPO DE ORDENS POR CATEGORIA
Para cada categoria (que representa o responsável pelo pagamento da intervenção da OS, definidas pela Renault), deverá ser informado seu respectivo tipo de ordem de serviço. Essa informação será utilizada pelo programa RENA3501 para realizar o rateio dos percentuais definidos para cada pagador.
OFIC1400 - REQUISIÇÃO DE PEÇAS PARA SERVIÇOS
Ao inserir peças em uma ordem de serviços via requisição, é verificada a bandeira do veículo.
Caso o veículo seja Renault, tenha os dados referentes ao processo de garantia cadastrado e ainda não tenha nenhuma peça identificada como causa do problema, o sistema solicita ao usuário a confirmação de peça causadora para cada uma das peças lançadas.
Quando uma peça é identificada como causa do problema, o sistema solicita ao usuário o tipo de produto (Motor, Câmbio, Outros), o código do fornecedor da peça no sistema Renault e, quando Motor ou Câmbio, o número de série da nova peça.
OFIC2005 - REQUISIÇÃO DE PEÇAS PELO ORÇAMENTO
De forma semelhante ao OFIC1400, ao vincular um orçamento à uma ordem de serviços, é verificada a bandeira do veículo e, caso o veículo seja Renault, tenha os dados referentes ao processo de garantia cadastrados e ainda não tenha nenhuma peça identificada como causa do problema, o sistema solicita ao usuário a confirmação de peça causadora para cada uma das peças lançadas.
Quando uma peça é identificada como causa do problema, o sistema solicita ao usuário o tipo de produto (Motor, Câmbio, Outros), o código do fornecedor da peça no sistema Renault e, quando Motor ou Câmbio, o número de série da nova peça.
RENA3501 – APLICAR DESCONTO CATALOGO GRADE DA RENAULT NA O.S.
Caso algum item da ordem de serviço possua mais de um pagador, antes de realizar o seu encerramento e a emissão da nota fiscal, esse programa deverá ser utilizado para que os percentuais definidos através do programa RENA7100 sejam reateados. Se necessário, um novo item será criado na O.S.
RENA3502 – DESFAZ O.S. TIPO CATALOGO GRADE
Caso haja a necessidade de reverter à divisão do item feito através do RENA3501, pode-se informar o número da ordem de serviços nesta aplicação.
É verificada se a ordem de serviços ainda não foi enviada ao caixa.
Basta confirmar a operação para que todo o processo seja revertido.
RENA7100 - MANUTENÇÃO GARANTIA RENAULT
Antes do envio do arquivo de intervenções realizadas (EDR) é necessária a revisão dos dados de cada uma das ordens de serviços emitidas.
Para isto poderá ser utilizado nesse programa como filtro das O.S. um intervalo de números, um período de emissão e o status que define as seguintes situações em relação ao seu envio para a montadora:
- T = todos;
- A = aberta;
- C = cancelado;
- E = enviado;
- P = pronta para envio.
Caso o filtro selecionado corresponda a alguma ordem de serviço, ela será apresentada e as opções para manutenção dos dados poderão ser utilizadas. Não será permitida a alteração de qualquer informação caso ela já tenha sido enviada para a montadora.
- Na opção F3 – Capa: Poderá ser preenchido o campo TAPV (pós-venda).
- Na opção F4 – Itens: Deverão ser preenchidos os seguintes campos: função, reclamação, comentário do cliente, se o defeito ocasionou a parada do veículo, se é uma solicitação de cliente e o número do acordo (se houver). Há funções de ajuda (<CTRL+E>) para o campo reclamação do cliente. Dentro desta opção existem também outras informações para serem definidas, como o defeito (peça ou mão de obra causadora, caso não tenha sido informado através dos programas (OFIC1400) ou (OFIC2005), dados da reparação (se houver) e os pagadores da intervenção. Essa última é de extrema importância para todo o processo de garantia. Dentro dela deverá ser definido também o código de despesa (para este campo existe a função de ajuda (<CTRL+E>)).
- F3 – Pec/Ser
- F5 – Pegadores
- F7 – Comentário
- Após definidos todos os dados, deverá ser utilizada a opção F5 - Encerra para que assim a ordem de serviço seja marcada como "Pronta para envio" e ao rodar o programa RENA7200 ela seja incluída no arquivo EDR. Caso alguma informação tenha sido preenchida de forma incorreta ou a ordem de serviço não tenha sido validada na montadora, a opção F6-Cancela deverá ser utilizada para marcar a O.S. como "Cancelada".
RENA7200 - GERAÇÃO ARQUIVO GARANTIAS RENAULT (EDR)
Para exportação dos dados das intervenções para a Renault (EDR), basta ao usuário informar o CNPJ do Fabricante (que deverá ter um número de inscrição de nove dígitos vinculado a ele, com zeros à esquerda; ex: 000012345).
Serão selecionadas todas as ordens de serviços marcadas como "Pronta para envio" e o padrão de geração do nome do arquivo é:
"AAAAAAAA.WAR.DFN.AAAAAAAA.NNNN"
Onde:
- AAAAAAAA = Dealer Number
- NNNN = Sequencial do 'DFN'
Além das ordens de serviço de garantia, serão selecionadas também todas as demais notas fiscais dentro do período do último dia em que o arquivo EDR foi gerado até a data atual.
Após a digitação dos dados o sistema solicita a confirmação do usuário para a geração do arquivo texto.
Depois de gerado as informações NÃO PODEM ser geradas novamente, uma vez que não é aceito pelo sistema Renault.
RENA7300 - GARANTIA DE PEÇAS RENAULT
Para exportação dos dados referentes às substituições em garantia de peças vendidas no balcão, é necessário antes realizar a manutenção dos registros, para inclusão dos campos necessários à exportação.
O usuário deve informar a nota fiscal de garantia, a peça trocada, o código do fornecedor, o código de despesa (NDP), e a nota fiscal de venda de origem.
RENA7400 - GERAÇÃO ARQUIVO SOLICITAÇÃO BALCÃO - GARANTIA RENAULT
Para geração do arquivo de exportação das peças substituídas em garantia (GARMAG), basta ao usuário informar o período de emissão de notas, o CNPJ do Fabricante (que deverá ter um número de inscrição de nove dígitos vinculado à ele, com zeros à esquerda; ex: 000012345) e o nome do arquivo texto à ser gerado.
Após a digitação dos dados o sistema solicita a confirmação do usuário para a geração do arquivo texto.
Após gerado pela primeira vez as informações NÃO PODEM ser geradas novamente, uma vez que não é aceito pelo sistema Renault.
Após a geração do arquivo é emitido relatório com um resumo do movimento gerado.
RENA7500 – BAIXA CONTAS A RECEBER GARANTIA RENAULT
Após a importação do arquivo GAREXP através da aplicação RENA7000, é possível fazer o processamento dos dados recebimentos e através das informações contidas no arquivo, realizar a baixa automática dos pagamentos realizados pelo fabricante.
Há duas opções na tela inicial, sendo possível apenas listar o movimento ou autorizar a baixa automática.
O sistema solicita a filial dos títulos que serão listados/baixados, o período de recebimento (período de referencia do arquivo), o CNPJ do fabricante, a data da contabilização da baixa e a forma de classificação da contabilização.
Depois de digitados os dados e confirmada a operação, o sistema exibe relatório contendo resumo do movimento processado.